Autor Tópico: Fotos com ISO 3600  (Lida 2236 vezes)

carloy

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Online: 29 de Setembro de 2008, 09:41:59
[font=Verdana]:(Recentemente fiz um casamento um pouco apressado, depois ao descarregar as fotos notei que as mesmas foram feitas com ISO 3600, na qual a maioria principalmente as partes pretas estão com bastante ruidos, uma falta de atenção minha não observei a informação da iso na maquína, e não sei como o mesmo foi mudado. Existe algum programa que posso mudar essas fotos para dimunuir essa anomalia, Equipamento NIKON D200. Flash SB800,pode ser dica no photoshop.[/font]


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #1 Online: 29 de Setembro de 2008, 10:08:52
Você pode usar algum software de redução de ruído, mas vai perder nitidez e textura. Você foi contratado para o casamento ou foi "hobby" ?
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


carloy

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #2 Online: 29 de Setembro de 2008, 12:13:14
Você pode usar algum software de redução de ruído, mas vai perder nitidez e textura. Você foi contratado para o casamento ou foi "hobby" ?

Fui contratado, mas estava preocupado com outro evento, foi muito rápido a cerimônia, apesar de notar que estava vendo as fotos um pouco claras.
Qual o nome do programa?


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 29 de Setembro de 2008, 12:46:25
Um bom programa pra ruído é o Noise Ninja. Mas funciona dentro do Photoshop e funciona bem melhor com RAW.
Trabalhar com o curves ou similar deixando as sombras mais subexpostas tb ajuda a disfarçar o ruído.

O Ivan de Almeida aqui do fórum tá sempre imprimindo as fotos dele e ele acha que vale mais à pena imprimir só com o mínimo de tratamento de ruído que ficar passando esses programas. Ele trata só o ruído cromático que é mais notável.

Eu tb notei num album de aniversário que fiz que o ruído diminui muito na impressão. Sugiro que experimente primeiro fazer uma impressão com e sem o tratamento pra ver como ficam.

Se a impressão ficar razoável mas o ruído ainda for visível, sugiro compensar os clientes de algum modo, por exemplo, entregando já um álbum completo com as fotos do melhor jeito possível e devolver o dinheiro pago.
« Última modificação: 29 de Setembro de 2008, 12:47:32 por rogerio_prazeres »
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


Discaciate

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 208
  • Sexo: Masculino
    • Portifolio Online
Resposta #4 Online: 29 de Setembro de 2008, 12:53:53
ISO 3600 em uma D200 é algo bem cruel.
Acho complicado tu conseguir um resultado muito bom, mesmo com bons softwares de reduão de ruído.
Tenta usar o Noise Ninja, e trabalhe como disse o colega, atacando o ruído de croma.
Tentem algumas em P&B pois nossos olhos aceitam melhor ruído nesse formato.

Mas como disse acho difícil ter um resiltade verdadeiramente bom. A idéia de compensar o cliente de alguma forma me parece super justa.


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #5 Online: 29 de Setembro de 2008, 14:17:19
Fiquei muito curioso para ver algumas fotos da D200 em ISO 3600 (não seria 3200?). Se o pessoal já reclama que ela dá para usar com sacrifício em ISO800, fico imaginando em 3600...
Posta uma foto aí  :ok:

Em tempo: Boa sorte na recuperação..
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


carloy

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #6 Online: 29 de Setembro de 2008, 14:45:09
Fiquei muito curioso para ver algumas fotos da D200 em ISO 3600 (não seria 3200?). Se o pessoal já reclama que ela dá para usar com sacrifício em ISO800, fico imaginando em 3600...
Posta uma foto aí  :ok:

Em tempo: Boa sorte na recuperação..

Vou postar uma foto.O ISO é 3200..
Obrigado :ponder:


Blasius

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.254
Resposta #7 Online: 29 de Setembro de 2008, 15:32:55
Pois é, vou concordar com o pessoal, usa o Noise Ninja (eu uso com o Bibble para conversão RAW). Funciona muito bem, mas dependendo do tamanho da impressão, não vai faz muito tratamento de ruido não, pois vai haver mais perda do que ganho na qualidade final (diminui o ruido, mas perde muito em detalhe). Caso você tenha fotometrado bem todas as fotos, o ganho na qualidade fazendo um ligeiro aumento no contraste (como já foi citado), deixando as áreas de sombras subexpostas, ajuda a disfarçar o ruido... A dica do Discaciate é a melhor, faça aquelas que você mais gostou (as cenas mais legais), porém que ficaram com muito ruido, em P&B, o ruido dá até um charme legal para a foto!

Abraço, Blasius.  :ok: :ok: :ok:
Canon Rebel XTi - Canon 6D - Pentax K1000
Críticas são para construir, não destruir... Faça com sabedoria e conhecimento. Aceite e aproveite o melhor. Discutir é crescer!


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #8 Online: 29 de Setembro de 2008, 19:01:29
Já cansei de me perder com o ISO (felismente não em trabalhos), pois a D70e D50 não tem indicação de ISO em tempo real. Agora com a D300 a coisa mudou. Olhando no visor para enquadrar a cena tem lá o ISO usado de forma permanente. Colocou o olho para fazer a foto e já vejo logo o ISO q tá...
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.