Autor Tópico: A arte do crop!  (Lida 6076 vezes)

amv

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 121
Resposta #15 Online: 05 de Outubro de 2008, 17:37:54
Olá Blasius.
Sou da seguinte opinião. O crop é uma ferramenta que auxilia bastante o fotógrafo assim como outras tantas existentes. Muitas vezes fazemos uma foto bacana com a fotometria correta mas que o enquadramento não ficou agradável ou então houve um pequeno desnível mas que incomoda. Outras vezes descobrimos um elemento indesejado na foto que pode ser retirado com um crop sem alterar de forma drástica o conjunto da foto. Pela limitação do range da lente, por exemplo,  também podemos cortar (se a resolução e a qualidade permitir) para destacarmos um elemento. Enfim...são vários fatores que devemos considerar. Só não devemos fotografar já pensando na possibilidade de cortar ou ficaremos preguiçosos para não dizer relapsos. O enquadramento bem feito é tão importante quanto a fotometria e outros fundamentos porém se não ficou bom ou pode ser melhorado então porque não fazer ? Como vc disse, existe momentos (ou lugares) que é difícil ou impossível acertar no enquadramento. Nessa hora o crop nos dá essa tranquilidade. Certa vez, fiz algumas fotos dentro de um barco que balançava pra caramba. Lógico que não consegui deixá-las com o horizonte correto porém todas ficaram muito bonitas. Fazer o que então ??? deletá-las ??? Claro que não. Girar e cortar. Todas ficaram perfeitas (depois do tratamento) e uma delas foi para a estante da minha casa.  ;)
Abs.

Legal Guto! Realmente concordo com você, em todas essas ocasiões é possível o crop (ou até necessário)...  :ok: :ok: :ok:
Particularmente, fiz muito pouco na vida...

Abraço, Blasius.

Penso exatamente da mesma forma :ok: considero o uso do crop como uma ferramenta a mais da qual podemos eventualmente lançar mão.

abs

amv


Naiberg

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.212
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 05 de Outubro de 2008, 18:42:10
Se precisar eu cropo mesmo...hehehehe :fight:
 :snack:
« Última modificação: 05 de Outubro de 2008, 18:42:43 por Naiberg »


wdantas

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • WDantas Fotogaleria
Resposta #17 Online: 05 de Outubro de 2008, 20:39:33
Gente, as vezes é necessário mesmo, até como estudo de caso.
Eu fui fotografar uma vaquejada e nunca tinha ido a uma antes, mas tinha certeza que daria fotos dramáticas no ato da derrubada do coitado do boi.

Pois bem, fui munido de uma 70-200 com TC x2, montei tudo num tripé e fiquei perseguindo a cena. Dois vaqueiros montado em dois cavalos com um boi no meio até que um deles pega o rabo do boi e com a ajuda do outro, desequilibra o bicho fazendo ele cair na marca colocada no terreno.

Depois do décimo boi já tava de saco chei daquilo mas continuie clicando. Quando abri as fotos, elas não tinham o impacto que imaginava. Dias depois, abrindo em full screen, ví que a foto tinha que ser feita nas patas dos animais. Era alí que tava toda a dramaticidade da cena. Cropei umas 8 em até i/4 do frame de 12Mpx e ficaram exatamente como queria, mas com a desvantagem nas grandes ampliações. Em 20x30 até que vai.

Resumo: depois deste estudo de caso com crop e tudo, vou voltar lá. Agora sabendo exatamente o que fazer.

abs a todos


Sebastião Tavares

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #18 Online: 05 de Outubro de 2008, 22:12:42
A técnica foi inventada pra ser usada. Ou não?
abraços, Tavares


Beto Eterovick

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.390
  • Sexo: Masculino
  • NOVO SITE: www.betoeterovick.fot.br
Resposta #19 Online: 05 de Outubro de 2008, 23:58:48
A técnica foi inventada pra ser usada. Ou não?
abraços, Tavares

Claro que sim! Este recurso é útil porém não estamos discutindo aqui o seu uso ou desuso e sim as formas de se usar e a periodicidade e necessidade de se lançar mão deste recurso.


JCMACIEL

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 296
Resposta #20 Online: 06 de Outubro de 2008, 02:32:03
Olá Blasius.
Sou da seguinte opinião. O crop é uma ferramenta que auxilia bastante o fotógrafo assim como outras tantas existentes. Muitas vezes fazemos uma foto bacana com a fotometria correta mas que o enquadramento não ficou agradável ou então houve um pequeno desnível mas que incomoda. Outras vezes descobrimos um elemento indesejado na foto que pode ser retirado com um crop sem alterar de forma drástica o conjunto da foto. Pela limitação do range da lente, por exemplo,  também podemos cortar (se a resolução e a qualidade permitir) para destacarmos um elemento. Enfim...são vários fatores que devemos considerar. Só não devemos fotografar já pensando na possibilidade de cortar ou ficaremos preguiçosos para não dizer relapsos. O enquadramento bem feito é tão importante quanto a fotometria e outros fundamentos porém se não ficou bom ou pode ser melhorado então porque não fazer ? Como vc disse, existe momentos (ou lugares) que é difícil ou impossível acertar no enquadramento. Nessa hora o crop nos dá essa tranquilidade. Certa vez, fiz algumas fotos dentro de um barco que balançava pra caramba. Lógico que não consegui deixá-las com o horizonte correto porém todas ficaram muito bonitas. Fazer o que então ??? deletá-las ??? Claro que não. Girar e cortar. Todas ficaram perfeitas (depois do tratamento) e uma delas foi para a estante da minha casa.  ;)
Abs.

Concordo plenamente.


Sermarini - RJ

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 221
Resposta #21 Online: 07 de Outubro de 2008, 00:23:31
Galera, o que acham desse crop??

1 -


2 -
Sermarini_RJ
www.flckr.com/photos/sermarini

Canon EOS 350D XTI
Lentes: Canon EFS 18-55mm + Canon EF 75-300mm


Shinon

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 141
  • Sexo: Masculino
    • Shinon's Multiply
Resposta #22 Online: 07 de Outubro de 2008, 16:17:30
A técnica foi inventada pra ser usada. Ou não?
abraços, Tavares

Claro que sim! Este recurso é útil porém não estamos discutindo aqui o seu uso ou desuso e sim as formas de se usar e a periodicidade e necessidade de se lançar mão deste recurso.

Concordo plenamente, e com o que o Guto falou também. O Crop deve ser uma ferramenta de auxilio para pequenas correções. Sempre que possivel eu tiro a foto e confiro na hora se o enquadramento ficou certo, pois minha camera tem um "range" de captura um pouco maior que o visor. Se eu não compensei o enquadramento e não há consições de se repetir a foto, Crop, senão, refaço a foto depois só faço o tratamento básico e acabou.

Quanto as fotos Sermarini, eu não sei se eu faria esse Crop. A composição para tal não me agradou muito. Se essa "macro", por assim dizer, já foi a intenção ao fazer a foto, eu teria esperado um momento para tentar pegar esse detalhe com a mão da pessoa em uma outra posição. A mim não agradou muito, mas essa é apenas uma opinião de um quase leigo.
Belo Horizonte/MG
Nikon D80 + Nikon 18-135mm f/3.5-5.6G ED-IF AF-S DX + Nikon 70-300mm f/4.5-5.6G ED-IF AF-S VR

http://www.flickr.com/photos/shinon_sze/
http://shinon.multiply.com


Sermarini - RJ

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 221
Resposta #23 Online: 07 de Outubro de 2008, 23:59:55
Shinon, na verdade, eu estava fotografando um momento entre amigos, essa menina está tocando a zabumba, assim como tinha outra tocando a sanfona, então eram movimentos ininterruptos, e a mão da zabumbeira não pára e com movimentos repetitivos, e se vc reparar, ela tinha pouco espaço, então a mão dela nunca sairia do quadro, só se eu mudasse de lugar. Quanto a pergunta se já era a minha intenção em fazer esse macro, não, não era, estava simplesmente fotografando, a idéia do crop veio depois que baixei as fotos e achei que se eu desse mais valor aos instrumentos seria mais legal a composição (na minha opinião de também quase leigo) :ok:
Sermarini_RJ
www.flckr.com/photos/sermarini

Canon EOS 350D XTI
Lentes: Canon EFS 18-55mm + Canon EF 75-300mm


Hamilton Sousa

  • Trade Count: (10)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 700
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo Social
Resposta #24 Online: 08 de Outubro de 2008, 00:52:16
O crop te deixa mais a vontade na hora de diagramar um álbum de casamento por exemplo.....é muito útil.
7d   /   sl1 /   18-50 2.8 sigma    / 7mm fisheye  vivitar  /  85mm f1.8 / 430ex ll


Alessandro D.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 129
  • Sexo: Masculino
    • AD-PHOTOS
Resposta #25 Online: 08 de Outubro de 2008, 17:17:07
Também sou da opinião que crop tem que ser usado com moderação, só em último caso mesmo. Quando sou obrigado a fazer um crop, fico com vergonha de mim mesmo e penso "putz , poderia ter feito melhor!"  :ponder: :doh: :aua:

Prá mim, se é foto já tem que sair pronta na hora do click  :), senão vira "arte sobre foto".
Alessandro D.
São Paulo-SP
Canon Elan 7N (EOS30) + Canon EF 28-105mm f/3.5-4.5 II USM + Canon EF 70-300mm f/4-5.6 IS USM
http://www.flickr.com/photos/AD-PHOTOS


Blasius

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.254
Resposta #26 Online: 08 de Outubro de 2008, 23:16:36
recurso interessante e util so.
fotografia e outra coisa :ok:

Há, pois é!  :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Canon Rebel XTi - Canon 6D - Pentax K1000
Críticas são para construir, não destruir... Faça com sabedoria e conhecimento. Aceite e aproveite o melhor. Discutir é crescer!


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 09 de Outubro de 2008, 10:05:56
Eu não vejo problema, pois quem vê a foto não sabe se ela foi cortada ou não.


Shinon

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 141
  • Sexo: Masculino
    • Shinon's Multiply
Resposta #28 Online: 09 de Outubro de 2008, 11:07:22
Eu não vejo problema, pois quem vê a foto não sabe se ela foi cortada ou não.
Sim, quem vê não sabe, mas quem fez sabe. Se a intenção é a fotografia, eu acho que deve ser evitado, mas se for para fazer imagens, tanto faz.
Se eu tiver a opção de fazer a foto de novo para evitar um crop, eu até prefiro do que cropar. Vai do refinamento da técnica do fotógrafo de conseguir fazer a foto na camera, não produzir uma imagem depois no computador.
« Última modificação: 09 de Outubro de 2008, 11:07:57 por Shinon »
Belo Horizonte/MG
Nikon D80 + Nikon 18-135mm f/3.5-5.6G ED-IF AF-S DX + Nikon 70-300mm f/4.5-5.6G ED-IF AF-S VR

http://www.flickr.com/photos/shinon_sze/
http://shinon.multiply.com


Anderson Fonseca

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 691
  • Tião Carreiro e Pardinho Salva!!!!!!
Resposta #29 Online: 09 de Outubro de 2008, 11:40:06
o crop é apenas um recurso.

e recursos são usados por quem precisa deles...então se vc tem condições de fazer uma foto perfeita, logo no primeiro enquadramento, não vai precisar dele. Caso contrário, se vc não é bom de composição em campo, ou não teve condições de fazer oque queria, ele se torna um aliado seu.

eu não gosto de crop...não tenho o costume de cropar...mas quando preciso, quando acho nescessário cropar, o falo sem remorso algum. :ok: :ok: :ok: