Autor Tópico: Técnica demais, fotografia de menos.  (Lida 7187 vezes)

SharPx

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 78
    • http://
Resposta #15 Online: 30 de Novembro de 2004, 16:49:02
Citar
Citar
um motorista pode ate não pensar toda hora onde é o acelerador, mas ele não utiliza nenhuma automação. é tudo manual.
Não foi eu quem inventou o termo "processo automático" referente ao comportamento do cérebro. É um termo amplamente usado pela medicina e psicologia (que é a minha área).  ;)

E do resto que eu falei? Discordastes também?  B)
ah ta! entendi onde vc quis chegar! qdo vc tocou em automação eu pensei em cambio automatico, regulagens automaticas e tal!! mas eu ainda acho q o pré foto é muito mais 'regulagem de motor' do que 'dirigir o carro'.

mas concordo em genero numero e grau q aqui tem espaço pra todo mundo!


herbert

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #16 Online: 01 de Dezembro de 2004, 00:01:55
Olá amigos,

Vejo que há dois enfoques diferentes aqui:
1- A ênfase na imagem, na fotografia propriamente dita, na discussão sobre o resultado final e nem tanto no equipamento usado para obtê-lo;

2- A ênfase na técnica fotográfica, no domínio dos recursos para a obtenção da boa foto, das escolhas teóricas norteando a procura pelos resultados e no pós processamento.

Gostaria de propor uma combinação dos 2 enfoques, isto é:
1- Quando alguém for discutir uma questão técnica, ilustrá-la com exemplos por meio de imagens, fotos. Assim, quando o assunto for "latitude" , que tal mostrar, por meio de imagens-exemplo, a boa e/ou a má exploração desse quesito (que eu nem faço idéia do que seja :D )
2- Quando alguém colocar uma imagem para análise - e eu sugiro que todos o façam (vejam as "Fotos que vc gostaria de mostrar prá todo mundo"), que os amigos mais experientes fizessem comentários construtivos sobre as virtudes e erros do ponto de vista técnico (e não só "gostei-não gostei") e dessem dicas de como a foto poderia ser melhorada ou mesmo feita de uma maneira melhor.

Acho que isso enriqueceria o fórum, difundindo conhecimento e tornando as coisas mais divertidas.

Um abraço,
« Última modificação: 01 de Dezembro de 2004, 00:04:28 por herbert »


lincão

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 289
  • Sexo: Masculino
    • System Adm BR
Resposta #17 Online: 01 de Dezembro de 2004, 00:48:45
Citar
2- Quando alguém colocar uma imagem para análise - e eu sugiro que todos o façam (vejam as "Fotos que vc gostaria de mostrar prá todo mundo"), que os amigos mais experientes fizessem comentários construtivos sobre as virtudes e erros do ponto de vista técnico (e não só "gostei-não gostei") e dessem dicas de como a foto poderia ser melhorada ou mesmo feita de uma maneira melhor.
não sei....posso estar sendo infeliz no comentário que irei fazer...mais lá vai !

Acho que seria interessante criar um forum novo. Assim como o "A arte atrás das lentes" ou "Manipulações Digitais" onde cada um pudesse abrir um tópico para postar uma foto e pedir sugestões sobre tal foto....

Acho que se todos forem colocar no "Fotos que vc gostaria de mostrar prá todo mundo" fica meio zoneado...é neguinho postando foto pra análise e mais embaixo alguem fazendo comentários de uma foto que está a 3 páginas pra tras...

É só uma opnião.....

Abracos
Lincoln Zuljewic Silva
São Paulo/SP
lsilva@system.adm.br

System Adm BR




Matheus

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.381
  • Sexo: Masculino
    • http://www.mundofotografico.com.br
Resposta #18 Online: 01 de Dezembro de 2004, 09:20:31
Talvez não seja necessário criar uma outra seção só para isso ... asta postar na "A arte atrás das lentes" com o titulo, e na descrição ou lá dentro no post coloca algo do tipo .. foto para análise ... etc ...


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #19 Online: 01 de Dezembro de 2004, 11:31:11
Gostaria de fazer um comentário sobre isso.

Eu não sei o que tem acontecido, mas o topico de mostrar as fotos para todo mundo é ruim... Muitas vezes eu não consigo ver as imagens que foram postadas lá. Infelizmente deve haver algum problema.

Talvez o pessoal da administração do forum pode dar maiores detalhes!

Fernando  
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


Alezao

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 48
Resposta #20 Online: 01 de Dezembro de 2004, 11:50:56
Gente..... o fato da discussão anterior é o seguinte.....O pintor Pablo Picasso, nem sempre foi um mestre da pintura e criador de estilo. Ele teve q aprender as técnicas básicas, usar materiais diferentes, fazer pinturas "academicas"antes de ter "estrada" suficiente pra criar o cubismo...portanto é muito bom aprender o máximo de técnicas, pra uma hora vc conseguir sublimá-las e fazer o q foi dito no primeiro post deste tópico, q é "esquecer" a técnica....... fazer meio q por instinto.... claro q sempre tem pessoas com mais jeito q outras, o q facilita esse processo!
 


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 04 de Outubro de 2008, 15:48:02
JCMaciel,

Jé pensou em estudar arqueologia??

Tô falando porque desenterrou um tópico de 2004...  :shock:  :hysterical: :hysterical:

Brincadeira....  :D

Abraço!  :ok:
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br