Autor Tópico: Canon EF-S 60mm  (Lida 2606 vezes)

padovaz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 143
  • Na busca da luz perfeita
Online: 03 de Junho de 2008, 08:46:31
Recebi há uma semana minha EF-S 60mm e apesar de não ter completado minha rodada de testes, já senti que fiz um ótimo negócio! Primeiro tive que superar o preconceito inicial pelas lentes EF-S (para sensores sub-full frame) fiquei muito tempo no fórum do dpreview, onde acabei contaminado.. :( Confiei no review do PhotoZone, que disse se tratar de uma excelente lente.

Finalidade:
Antes de qquer coisa, o que eu queria e o que eu esperava com as lentes: sou amador entusiasta, e queria uma lente macro 1:1 e uma lente para retratos. Pensei inicialmente em 2 lentes, cada uma para um fim, ambas prime. Mas acabei convergindo para essa lente, que cumpriria sem problemas as 2 funções, talvez deixando um pouco a desejar, mas seria uma boa economia.

Primeiras impressões:
O que me quebra em reviews de grandes siter é que o critério para definir qualidade de construção, nível de ruído, rapidez no foco, etc.. é sempre a comparação com lentes que dificilmente eu vou ter dinheiro pra comprar :D, e às vezes o que é "barulhento" ou "lento" para eles, pra mim é excelente... por isso que antes de mais nada deixei claro que sou amador  ;)
Continuando, ela tem boa construção, é rígida, não fica bamboleando nenhum anel. Adorei o ajuste do encaixe da bainha, e adorei também o manual focus override, ou seja, depois do AF, dá pra vc ajustar o foco manualmente ainda pressionando o meio botão. Achava isso meio desnecessário, mas é excelente para macro! É uma lente pequena, comparando com as lentes zoom. E leve também. Como não tinha visto ela na minha mão antes de comprar, me espantei com o tamanho da caixa quando a recebi pelo correio.
O motor me impressionou tb. Talvez não impressione muitos de vcs, mas me entendam , foi minha primeira lente com motor ultrassônico de anel. A menos que vc esteja em um ambiente muito silencioso, vc nem vai perceber a ação do motor. Pra mim, que tenho uma tamrom 17-50mm com motor convencional, é uma diferença no mínimo cavalar. Minha canon 70-300 também é utrassonic, mas acho que é outro tipo de motor, não é o tipo anel, e apesar de ser bastante silencioso, também perde para o da EF-S 60mm.

Detalhes:
Ok, não é uma série "L", mas é bem acabada, tem os botõezinhos (na verdade só um - AF/MF) bem justo e firme, o anel de foco (que a propósito não roda durante o AF) é bem justinho também. O material é de boa qualidade, é plástico, mas tem um acabamento bem legal, lembrando o corpo da minha XT. O lado bom disso é que por ser de plástico, resulta naturalmente em um objeto relativamente leve. O tamanho também é um ponto positivo. No meu set de lentes, é a menorzinha, claro que é a única prime também  ;). Não é muito rápida no foco, mas é de se esperar de uma macro 1:1.

Qualidade ótica:
Não diria surpreendente pois é o que eu esperava dela, mesmo porque estamos falando de uma prime. Tenho uma tamron 17-50 (que classifico como de excelente qualidade ótica) e uma EF 70-300, que eu classifico como muito boa (nada que com um tapa de photoshop não passe imediatamente para excelente). Em comparação com elas, a EF-S 60mm é superior. Prime é prime, só fotografando com uma para se saber exatamente o que eu estou falando. Nítida e com excelentes cores. Como já postei em algum lugar desse fórum, "A maioria das lentes é melhor do que a maioria dos fotógrafos". Esse é um exemplo de lente que pra você por a culpa nela por uma foto de baixa qualidade, vc tem que ser muuuuuuito bom mesmo! :D :D

Para retrato:
Como disse antes, comprei ela para usar para macro e retratos. Para retratos, gostei da distância focal, me pareceu batante adequada. Numa câmera APS-C como a canon XT, ela se comporta como uma lente próxima de 100mm, o que garante uma distância de trabalho legal para retratos. Não é o ideal para retratos mais fechados, mas é possível. Para uso profissional imagino que fique muito curta a distância para os closes, mas para meu uso, que seria retratos de pessoas conhecidas, não vejo maiores problemas.
Ah, e agora o melhor de tudo: o buquê! A profundidade de campo miserável que essa lente permite e um diafragma de 8 pétalas resulta em um buquê de qualidade. De todos adjetivos que eu já vi sendo aplicados para definir buquês, vou usar o meu predileto: cremoso! Definitivamente, obtemos um buquê realmente CREMOSO!!

Macro:
Para macro a lente é show. Não poderia ser diferente, é life size (1:1). A distância mínima de trabalho é bacana, porém alguns vão achar meio curta, é coisa de 20 cm. Dependendo do que se pretende, realmente é muito curta, quero dizer, assustaria a maioria dos insetos  :D. Mas para flores, texturas, objetos inanimados em geral, pode até ser uma vantagem. E com esses 20cm, é possível se usar um flash (na sapata, por favor) em modo macro sem que a lente faça sombra no assunto.

Exemplos:
Essa vou ficar devendo. Em breve postarei algumas imagens relevantes para a avaliação, pois como disse ainda não conclui a "rodada de testes" ;)

Conclusão:
A lente pode deixar a desejar para alguns profissionais, por questões quanto à velocidade de foco e durabilidade do material, mas para o uso amador, essas lentes são um pacote bastante versátil. Cumpre muito bem as funções de meia tele e de macro, é luminosa e com uma excelente qualidade ótica. Portanto, apesar de ser prime, impressiona por sua flexibilidade. Por não ser muito cara, a EF-S 60mm mostra um excelente custo-benefício.
Resultado final: palmas pra ela :clap:
Canon 350D + Tamron 17-50mm + EF 70-300mm IS
-> Visite minha galeria <-


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 04 de Junho de 2008, 17:17:49
Excelente relato Padovaz.

Depois coloca umas fotos para apreciação da galera....

Abraço


Blasius

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.254
Resposta #2 Online: 01 de Outubro de 2008, 22:33:36
Bom relato, principalmente na parte "cremosa"!!!  :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Brincadeira, muito boa descrição da lente! Bastante incisivo. Essa é uma lente que nunca me chamou muita atenção, mas que realmente merece respeito! Vou ver alguns review dela...

Abraço, Blasius.
Canon Rebel XTi - Canon 6D - Pentax K1000
Críticas são para construir, não destruir... Faça com sabedoria e conhecimento. Aceite e aproveite o melhor. Discutir é crescer!