Autor Tópico: OBJETIVA 70-200 4L, EM SHOWS.  (Lida 5132 vezes)

dantas

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 112
  • Sexo: Masculino
  • Tudo posso naquele que me fortalece.
Online: 02 de Outubro de 2008, 16:38:03
 :ponder: :ponder:Ola pessoal, quero dizer a todos que me sinto muito melhor nas tecnicas da fotografia, fui investindo em lentes, e esquecir aquela ficção de querer mudar de camara. Meu conjunto hoge é: Canon xti + grip, lentes, canon 70-200 4L, Sigma 17-70mm 2.8/ 4.5, Canon 50mm 1.8, Mais filtros uv nas lentes. A minha duvida é o seguinte, na realidade são duas; qual seria uma configuração boa para tentar conseguir boas fotos de shows com à 70-200? qual o ISO e velocidade? 2º E num casamento com à 17-70 sigma, estaria + ou - velocidade de 60, ISO 400, com exposição de flash em + 01, juntamente com rebatedor constante, e aí? Seria pra mais ou menos? Obrigado pela ajuda.
Canon 50D(02), Canon 5D clássica- Flash 430 ex, Canon 50mm 1.8, sigma 70-200mm 2.8, Cânon 24-105 4L


Rostev

  • Trade Count: (13)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 166
  • Sexo: Masculino
    • Rostev.com
Resposta #1 Online: 03 de Outubro de 2008, 11:29:02
Difícil dar a receita do bolo de bandeja.
Porque em fotografias sempre irá depender da luz que você irá ter no local na hora da cobertura.
Mesmo com o uso de flash.

Em eventos noturnos por exemplo, com a 18-70mm costumo usar 1/60, f4 ou f5,6 e ISO800, WB flash e de resto deixo o flash TTL trabalhar. O ISO elevado é para garantir poder buscar mais da luz de fundo.
Mas esse ISO elevado pode ser mais baixo se a iluminação do local for boa.
Por isso é difícil dizer o que você pode fazer

Em shows, o importante é não usar velocidade de disparo tão lenta, para não sair borradas as fotos, já que os artistas tendem a se movimentar bastante. Modo shutter, com no mínimo de velocidade casando com o comprimento focal da lente irá ajudar. Tipo, usar 1/200 para a sua 70-200, ISO elevado e mandando ver nos clicks.

Mas isso é por alto. Só pra dar uma idéia a guiar, porque volto a frisar que a luz do lugar é que vai ditar os ajustes da sua câmera.

Abraços.  :ok:
[rostev.com] • [blog] • [35mm] • [flickr] • [twitter]


dantas

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 112
  • Sexo: Masculino
  • Tudo posso naquele que me fortalece.
Resposta #2 Online: 03 de Outubro de 2008, 20:26:22
 :ok: Obrigao Rostev, pela força.
Canon 50D(02), Canon 5D clássica- Flash 430 ex, Canon 50mm 1.8, sigma 70-200mm 2.8, Cânon 24-105 4L


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #3 Online: 04 de Outubro de 2008, 23:34:22
Difícil dar a receita do bolo de bandeja.
Porque em fotografias sempre irá depender da luz que você irá ter no local na hora da cobertura.
Mesmo com o uso de flash.

Em eventos noturnos por exemplo, com a 18-70mm costumo usar 1/60, f4 ou f5,6 e ISO800, WB flash e de resto deixo o flash TTL trabalhar. O ISO elevado é para garantir poder buscar mais da luz de fundo.
Mas esse ISO elevado pode ser mais baixo se a iluminação do local for boa.
Por isso é difícil dizer o que você pode fazer

Em shows, o importante é não usar velocidade de disparo tão lenta, para não sair borradas as fotos, já que os artistas tendem a se movimentar bastante. Modo shutter, com no mínimo de velocidade casando com o comprimento focal da lente irá ajudar. Tipo, usar 1/200 para a sua 70-200, ISO elevado e mandando ver nos clicks.

Mas isso é por alto. Só pra dar uma idéia a guiar, porque volto a frisar que a luz do lugar é que vai ditar os ajustes da sua câmera.

Abraços.  :ok:

"Difícil dar a receita do bolo de bandeja.
Porque em fotografias sempre irá depender da luz que você irá ter no local na hora da cobertura.
Mesmo com o uso de flash.

Em eventos noturnos por exemplo, com a 18-70mm costumo usar 1/60, f4 ou f5,6 e ISO800, WB flash e de resto deixo o flash TTL trabalhar. O ISO elevado é para garantir poder buscar mais da luz de fundo.
Mas esse ISO elevado pode ser mais baixo se a iluminação do local for boa.
Por isso é difícil dizer o que você pode fazer

Em shows, o importante é não usar velocidade de disparo tão lenta, para não sair borradas as fotos, já que os artistas tendem a se movimentar bastante.
"

Até aqui eu concordo plenamente. :ok:

Mas aqui:

"Modo shutter, com no mínimo de velocidade casando com o comprimento focal da lente irá ajudar."

Discordo... Para aprender mesmo a trabalhar com luz de cena e pensar em exposições mais criativas usando a luz disponível, o melhor é o modo manual. E a velocidade "casada" com o comprimento vale mais para tele mesmo, e isso se não houver qualquer base de apoio da câmera/lente. Fora isso, a velocidade deve ser escolhida a partir da leitura que você faz dos movimentos de cena e da forma como deseja registrá-los. :ok:

Abraços!
« Última modificação: 04 de Outubro de 2008, 23:34:57 por B.Gomes »


Blasius

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.254
Resposta #4 Online: 07 de Outubro de 2008, 11:35:58
Pois é, já falaram e disseram tudo...  :ok:
Canon Rebel XTi - Canon 6D - Pentax K1000
Críticas são para construir, não destruir... Faça com sabedoria e conhecimento. Aceite e aproveite o melhor. Discutir é crescer!


Fabio - FAMA

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 07 de Outubro de 2008, 11:44:42
Bom Dia fera, você realmente tem que compensar pra +1 mesmo, A ideia de investir em Objetivas é realemente a melhor, mais por você ter uma camera de linha Intermediaria, você acaba sofrendo um pouco com a sensibilidade, isso porque um ISO maior na sua camera é igual a muito ruido, e vale ativar o NOISE REDUCTION, pra compensar um pouco. Conversando com varios amigos, chegamos a uma conclusão. Use uma velocidade mais baixa, lembrando que quanto maior a distancia focal, mais tem que compensar a velocidade.. mais enfim, no altar use 1/15, 1/30, pra ganhar e muito a luz de fundo, mais espere o momento certo pra nao ter foto tremida, e um diafrgma mais aberto f3,5, 4... nais cuide tambem do close pois isso é igual a ter uma linda orelha fora de foco, e  nariz nitido como uma foto de areia, no inicio da tarde... espero ter ajudado

Abraço

Fabio - FAMA Comércio de Artigos Fotográficos
 :worship:


Rostev

  • Trade Count: (13)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 166
  • Sexo: Masculino
    • Rostev.com
Resposta #6 Online: 07 de Outubro de 2008, 14:06:14
Mas aqui:

"Modo shutter, com no mínimo de velocidade casando com o comprimento focal da lente irá ajudar."

Discordo... Para aprender mesmo a trabalhar com luz de cena e pensar em exposições mais criativas usando a luz disponível, o melhor é o modo manual. E a velocidade "casada" com o comprimento vale mais para tele mesmo, e isso se não houver qualquer base de apoio da câmera/lente. Fora isso, a velocidade deve ser escolhida a partir da leitura que você faz dos movimentos de cena e da forma como deseja registrá-los. :ok:

Abraços!

Mas o título do tópico se refere a uma tele.
E em um show, a não ser que você esteja em um local bastante privilegiado, estar com a câmera montada num tripé é quase impossível.

Como disse, minhas sugestões são uma idéia.
Eu mesmo não sou muito de usar modos pré selecionados de operação. Gosto do Manual e ficar viajando no que queremos fazer no exato momento do click. Mas eles em situações generalizadas podem ajudar sim.
São sugestões principalmente pra quem está começando nesta tarefa.
Não servem como regra (até porque regra em algo tão criativo como a fotografia nunca se estabelece).  :D

Abraços.
[rostev.com] • [blog] • [35mm] • [flickr] • [twitter]


dantas

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 112
  • Sexo: Masculino
  • Tudo posso naquele que me fortalece.
Resposta #7 Online: 07 de Outubro de 2008, 14:48:19
 :ok: :ok: Valeu Rastev, é porque falei tb do uso de uma sigma 17-70 2.8  4.5, para fotografar eventos sociais. Obrigado a todos pela ajuda.
Canon 50D(02), Canon 5D clássica- Flash 430 ex, Canon 50mm 1.8, sigma 70-200mm 2.8, Cânon 24-105 4L


Rostev

  • Trade Count: (13)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 166
  • Sexo: Masculino
    • Rostev.com
Resposta #8 Online: 07 de Outubro de 2008, 15:40:07
:ok: :ok: Valeu Rastev, é porque falei tb do uso de uma sigma 17-70 2.8  4.5, para fotografar eventos sociais. Obrigado a todos pela ajuda.

Ah tá...
Então fica registrado que a minha dica de shutter mode seria para a tele, ok?  :ok:
[rostev.com] • [blog] • [35mm] • [flickr] • [twitter]


Fabio - FAMA

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 07 de Outubro de 2008, 16:13:38
"E num casamento com à 17-70 sigma, estaria + ou - velocidade de 60, ISO 400, com exposição de flash em + 01, juntamente com rebatedor constante, e aí? Seria pra mais ou menos? Obrigado pela ajuda." desculpa, mais levei mais em conta isso.... todas as dicas são validas. hj o pessoal anda usando muito os monopés tmb.. é mais uma coisa pra carregar, mais se soma pontos... um abraço a todos

Fabio Foster
 


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #10 Online: 07 de Outubro de 2008, 16:32:34
:ok: :ok: Valeu Rastev, é porque falei tb do uso de uma sigma 17-70 2.8  4.5, para fotografar eventos sociais. Obrigado a todos pela ajuda.

Ah tá...
Então fica registrado que a minha dica de shutter mode seria para a tele, ok?  :ok:
:ok: :ok:

Eu uso uma 70-200 e, como não uso tripé nem monopé, acabo fixando a velocidade em 1/200 e não baixo disso. De certa forma é o mesmo que você disse: mesmo que eu use o modo manual com a tele, a prioridade do ajuste é a velocidade. :ok:


rickmoon

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 61
  • Sexo: Masculino
    • Ricardo Montero
Resposta #11 Online: 07 de Outubro de 2008, 18:22:54
Se necessa´rio, pode usar ISO 800 sem medo, pois o ruído ainda não compromete. ISO 1600 já demanda maior cuidado; se for para internet ou ampliações não muito grandes, também é ok.
Ricardo Montero - www.pbase.com/rickmoon - São Paulo/Santos, SP


Rostev

  • Trade Count: (13)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 166
  • Sexo: Masculino
    • Rostev.com
Resposta #12 Online: 08 de Outubro de 2008, 10:36:49
"E num casamento com à 17-70 sigma, estaria + ou - velocidade de 60, ISO 400, com exposição de flash em + 01, juntamente com rebatedor constante, e aí? Seria pra mais ou menos? Obrigado pela ajuda." desculpa, mais levei mais em conta isso.... todas as dicas são validas. hj o pessoal anda usando muito os monopés tmb.. é mais uma coisa pra carregar, mais se soma pontos... um abraço a todos

Fabio Foster
 

Mas neste caso também pode usar um valor estipulado, deixando que o flash TTL compense a luz necessária para a cena.
Se o TTL foi feito para ser uma luz inteligente, nada melhor do que explorar isso, não é mesmo?

Isso se enquadra bem em eventos noturnos, onde o flash é indispensável. :ok:
[rostev.com] • [blog] • [35mm] • [flickr] • [twitter]


Fabio - FAMA

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 08 de Outubro de 2008, 11:12:39
Olha... me desculpem a ignorância, mais eu até que queria criar umas barrinhas dessas ai pra indicar a qual pessoa estou comentando, mais num consegui.... novatoo aqui... Mais comentando ao Rostev...

Com toda certeza se pode usar um valor estipulado, é mais fácil e pratico, porem todos sabe que o modo TTL ou E-TTL ou ate o ETTl II, não é a coisa mais exata dos flash, em algumas situações o Ettl acaba se enganando um pouco. Tudo ajuda, cada recurso e opção, se os modos automáticos fossem os mais indicados não se usaria os modos TV, AV e M. Se conseguir fotografar em modo M do flash, vale a pena arriscar, mais é claro...Os modos ETTL são mais práticos e fáceis de se usar.

Abraço a todos
« Última modificação: 08 de Outubro de 2008, 11:13:34 por Fabio - FAMA »


Azuma

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 390
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 08 de Outubro de 2008, 12:41:38
Mas vai depender também do tipo de show...
Fui fazer um de dança... e sofri um pouco.. e olha que tava com uma lente fixa f/2.0 e fotografando com ISO3200...

5D | EX 12-24 | EF 17-40 f/4L | EF 28-70 f/2.8L | EF 24-105 f/4L | EF 70-200 f/4L IS | EF 15 f/2.8 | EF 50 f/1.4 | EF 85 f/1.2L II | EF 100 f/2.8 | EF 135 f/2L | EX 50-500