Autor Tópico: Preciso de um help!  (Lida 3158 vezes)

Naiberg

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.212
  • Sexo: Masculino
Online: 02 de Outubro de 2008, 20:43:38
Pessoal!

Aqui em Luanda tem uma discoteca que se chama "Elinga lost sessions" e vou fazer uns clicks para praticar amanhã a noite!
O ambiente é cheio de loucos e exóticos com visuais diferenciados. Imagino que deva ser escuro com pontos de luzes coloridas...
Quero ver se faço com tripe, na mão e sem flash! Quero fazer umas fotos riscadas da galera dançando, fotos do DJ discotecando e tbm usar a 10-22mm pra pegar uns rostos muito loucos de perto! Tbm os malucos dançando etc etc etc

Preciso de um help quanto a técnica, e quem tiver dicas pelo amor de D's!!! É um teste que vou fazer porém sempre os caras ficam na expectativa e nnao gostaria de decepcionar...

Tô ansioso..heheh :eek:
« Última modificação: 10 de Dezembro de 2008, 11:29:17 por Kika Salem »


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #1 Online: 03 de Outubro de 2008, 01:48:36
Se for só longa exposição e sem flash, num ambiente assim, vai pegar só uns borrões.
Faltará rostos e formas.
(não to dizendo que foto precisa ter formas mais definidas, mas como tu tá falando da expectativa de outros, em geral é algo desejável)

Use flash também. Longa exposição E flash. A fração de segundo com o flash dará uma imagem mais congelada na sua fotografia, com os corpos, rotstos, etc. Dai, ao "redor" disso, ficam os borrões, maluquices de luz, etc.
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 03 de Outubro de 2008, 01:54:07
Se for só longa exposição e sem flash, num ambiente assim, vai pegar só uns borrões.
Faltará rostos e formas.
(não to dizendo que foto precisa ter formas mais definidas, mas como tu tá falando da expectativa de outros, em geral é algo desejável)

Use flash também. Longa exposição E flash. A fração de segundo com o flash dará uma imagem mais congelada na sua fotografia, com os corpos, rotstos, etc. Dai, ao "redor" disso, ficam os borrões, maluquices de luz, etc.

 :ok: :ok:

Mas no caso o tripé que você falou que levará não pode atrapalhar na locomoção?


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 03 de Outubro de 2008, 08:37:46
Naiberg,
Você pode usar ISO mais altos também. Assim você pode regular sua câmera para velocidades mais altas e consequentemente conseguir maior nitidez. Faça fotos com vários tipos de regulagens. Usando flash, usando ISO mais alto, velocidades baixas e altas e tente conseguir alguns efeitos aproveitando a luz do inferninho (rsrsrs). Use a própria luz do ambiente a seu favor se tiver oportunidade. O uso do tripé é meio incômodo (como o Pedro disse) em locais com muita bagunça a não ser que vc fique num lugar estratégico. Se for ficar no meio da galera é melhor nem levar.
Bom, não tenho muita experiência em fotografar nessas condições mas tentaria agir dessa forma. Quem poderia lhe dar dicas mais precisas e relevantes é o pessoal que fotografa shows e eventos pois estão acostumados a trabalhar em ambientes com baixa iluminação.
Não se esqueça de postar algumas fotos que fizer por lá aqui no fórum. Já fiquei curioso de saber como vai ser essa balada exótica em Luanda.
abs.  :ok:
« Última modificação: 03 de Outubro de 2008, 08:50:57 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 03 de Outubro de 2008, 08:52:44
Tinha escrito errado mas já corrigi : ISO alto e Velocidade alta para conseguir maior nitidez em ambientes escuros sem usar o flash.  :ok:
« Última modificação: 03 de Outubro de 2008, 08:54:05 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Fransergio Paiva

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.521
  • Sexo: Masculino
    • http://www.fransergiopaiva.com.br/
Resposta #5 Online: 03 de Outubro de 2008, 08:58:09
Completando o que a turma escreveu.  Use ISO auto (como o Guto orientou) e flash.  Com relação à velocidade, tenha atenção em como estará a luz do local.

O flash "congela" o assunto em primeiro plano, portanto ficará nítido não importando a velocidade... MMMMMAAAAASSSSS  se a velocidade não for compatível com a iluminação do local, a luz externa poderá "invadir" a foto e isto provocará degradação na nitidez.

Portanto, a velocidade deverá ser baixa suficiente para registrar o ambiente mas alta o suficiente para não prejudicar o assunto em primeiro plano (iluminado pelo flash).

O bom será que você chegue antes e efetue alguns testes.

 :ok:
Fransergio Paiva
Analista de Sistemas
Belo Horizonte - MG  - 
Nikon D7200
Nikon D300s
Nikon D50
Nikon 50mm 1.8 / Nikon 80-200mm 2.8 / Tamron 28-75mm 2.8
SB-600 / SB-900
Sekonic L-358 Flash Master Light

http://www.fransergiopaiva.com.br/


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 03 de Outubro de 2008, 09:18:14
Completando o que a turma escreveu.  Use ISO auto (como o Guto orientou) e flash.  Com relação à velocidade, tenha atenção em como estará a luz do local.

O flash "congela" o assunto em primeiro plano, portanto ficará nítido não importando a velocidade... MMMMMAAAAASSSSS  se a velocidade não for compatível com a iluminação do local, a luz externa poderá "invadir" a foto e isto provocará degradação na nitidez.

Portanto, a velocidade deverá ser baixa suficiente para registrar o ambiente mas alta o suficiente para não prejudicar o assunto em primeiro plano (iluminado pelo flash).

O bom será que você chegue antes e efetue alguns testes.

 :ok:
:clap: :clap: :clap:
Como disse, quem tem mais experiência dão as dicas mais relevantes.  :ok:
Não tenho muita intimidade com flash por isso sempre tento contornar a situação com o ISO mais alto somente. Porém sabendo usar o flash conjugado com o ISO alto de forma correta como o Fransergio sugeriu, o resultado realmente deve ser melhor.
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Fransergio Paiva

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.521
  • Sexo: Masculino
    • http://www.fransergiopaiva.com.br/
Resposta #7 Online: 03 de Outubro de 2008, 10:04:53
Obrigado Guto.. peguei o gosto de fotografar com flash fazendo o workshop e curso virtual do Leo Terra.  Quase sempre estou com o flash na máquina, não importando a situação.

Tem um truque que normalmente fica legal.  Velocidade Baixa (1/5 ou menos) + flash na 2o cortina.

Isto provocará o efeito fantasma onde a pessoa estiver quando o obturador abrir, e o congelamento quando o obturador for fechar (por causa da luz do flash).

 :ok:
Fransergio Paiva
Analista de Sistemas
Belo Horizonte - MG  - 
Nikon D7200
Nikon D300s
Nikon D50
Nikon 50mm 1.8 / Nikon 80-200mm 2.8 / Tamron 28-75mm 2.8
SB-600 / SB-900
Sekonic L-358 Flash Master Light

http://www.fransergiopaiva.com.br/


Ricardo Dias Lopes

  • Trade Count: (25)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.888
Resposta #8 Online: 03 de Outubro de 2008, 10:47:19
Fransergio, que curso é esse que você está citando "workshop e curso virtual do Leo Terra" ?

Tem o link ai para eu dar uma olhada ?

Abs,
Nikon D300s + Nikon 17-55 F2.8 + Nikon 80-200 F2.8 + 2 SB 900 + Manfrotto 055XPROB
http://www.flickr.com/photos/ricardodiaslopes/


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 03 de Outubro de 2008, 11:02:25
Fransergio, que curso é esse que você está citando "workshop e curso virtual do Leo Terra" ?

Tem o link ai para eu dar uma olhada ?

Abs,
Ricardo,
Tem um banner com o link do curso aqui mesmo na página do MF. Bem aí no topo da página...do lado da logo marca do MF. Para facilitar: http://www.teiadoconhecimento.com/
O workshop que o Leo Terra realiza ocorre geralmente de acordo a demanda e logicamente com a disponibilidade dele. Quando está para acontecer algum, em alguma cidade, o próprio Leo coloca um aviso aqui no fórum. Bom...quem poderá tirar suas dúvidas à respeito do curso e de WS é o Leo. Mande uma MP para ele.
abs
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Ricardo Dias Lopes

  • Trade Count: (25)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.888
Resposta #10 Online: 03 de Outubro de 2008, 11:15:09
Fransergio, que curso é esse que você está citando "workshop e curso virtual do Leo Terra" ?

Tem o link ai para eu dar uma olhada ?

Abs,
Ricardo,
Tem um banner com o link do curso aqui mesmo na página do MF. Bem aí no topo da página...do lado da logo marca do MF. Para facilitar: http://www.teiadoconhecimento.com/
O workshop que o Leo Terra realiza ocorre geralmente de acordo a demanda e logicamente com a disponibilidade dele. Quando está para acontecer algum, em alguma cidade, o próprio Leo coloca um aviso aqui no fórum. Bom...quem poderá tirar suas dúvidas à respeito do curso e de WS é o Leo. Mande uma MP para ele.
abs


Valeu Guto,

Vou dar uma olhada ...  :ok:
Nikon D300s + Nikon 17-55 F2.8 + Nikon 80-200 F2.8 + 2 SB 900 + Manfrotto 055XPROB
http://www.flickr.com/photos/ricardodiaslopes/


Naiberg

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.212
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 03 de Outubro de 2008, 14:57:14
Valeu pessoal!

Boas dicas! Quanto ao uso do tripé, fui hoje a tarde ao local e tem um ponto bacana que a 10-22 pega a pista de dança toda e o DJ que qco que pode ficar bom! Vou usar a camera solta com a 10 22 pra pegar o rosto dos malucos em primeiro plano...Quero ver se consigo fazer com a iluminação ambiente, com e sem flash... quero ver se tiro tbm umas fotos borradas da pista pra ter passar uma certa "licergia" da rapaziada!

Tô ansioso!!! Heheheh

Hoje fui numa produção de um quadro do programa que eu edito aqui na produtora e foi na Orla daqui de Luanda...a luz de fim de tarde tava linda...O único problema é que eu tô viciado na 10-22mm!!! Depois que fizer a selecção eu posto na galeria!

Abraços e obrigadão pelas dicas mais uma vez!


Naiberg

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.212
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 05 de Outubro de 2008, 06:44:38
Rapaziada...só pra avisar que a "festinha" furou...o céu desabou aqui em Luanda e por consequencia ficou pra semana q vem.
Aguardarei :)
abços!


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #13 Online: 05 de Outubro de 2008, 13:25:37
testa iso alto 1600 3200
explora o IS da 28-135.
flash ayuda, mas as vezes nesses lugares, nao pode usar.
tripe , vai pegar bem a iluminaçao, mas tambem pegara o movimento,atençao,pode sair coisa boa
boas fotos
Angelo :ok:


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #14 Online: 05 de Outubro de 2008, 13:27:41
com o IS da lente podes tentar usar velocidades bem baixas
testa ja que a festa furo
sucesso
testa e qualquer coisa pergunta
estamos para isso
 :ok: