Autor Tópico: SLR : parâmetros para uma decisão consistente de upgrade  (Lida 2235 vezes)

maxcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 760
  • Sexo: Masculino
Online: 04 de Outubro de 2008, 01:49:49
Pessoal,

Gostaria de saber se existe um conjunto básico de critérios ou parãmetros que possam ser utilizados para se decidir sair do segmento das compactas e entrar neste mundo novo das SLR(analógicas ou digitais) ou isto é uma decisão extremamente pessoal e não dá par ter parâmetros básicos que possam nortear uma decisão mais consistente ?

Agradece,

Max Carvalho
Max Carvalho
___________________________________________
Samsung NX3000 | 16-50mm f/3.5-5.6 PZ
2 cartões microSDHC/microSDXC (8Gb e 16Gb)
2 baterias originais | carregador externo


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 04 de Outubro de 2008, 08:41:30
Pessoal,

Gostaria de saber se existe um conjunto básico de critérios ou parãmetros que possam ser utilizados para se decidir sair do segmento das compactas e entrar neste mundo novo das SLR(analógicas ou digitais) ou isto é uma decisão extremamente pessoal e não dá par ter parâmetros básicos que possam nortear uma decisão mais consistente ?

Agradece,

Max Carvalho

Tem alguns parametros sim. Depende so uso.

* Um fotógrafo de jornal precisa de uma câmera rápida, robusta, que tenha ISO alto bom e qua seja à prova de chuva, que tenha lentes à prova de chuva etc.

* Um usuário comum porém exigente com as imagens e que veio de boas câmeras de filme precisa de um sensor com imagens excelentes, boa latitude, pouco ruído, boas cores etc.

* Um usuário que veio de compacta e quer melhorar apenas a qualidade das imagens pode querer uma cam com bons recursos automáticos, live view etc.

* Um fotógrafo de estúdio precisa de sensor bom e lentes boas no mínimo.

E por aí vai... decide primeiro o tipo de uso, daí saem os itens mais importantes pra vc. Depois procura a cam que seja melhor nesses aspectos.
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


LuizNdo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.407
  • Sexo: Masculino
  • Tente, invente.
Resposta #2 Online: 04 de Outubro de 2008, 10:08:13
Para ir da compacta pras DSLRs recomendo:

Sobre câmeras:
- Entenda que há 3 categorias de DSLR basicamente(Entrada/Intermediária/Top) e as Full Frame, a parte.

Você precisará definir onde se encaixa para limitar sua gama de escolhas ($$$)

Sobre lentes:
- Compreenda o que é Distância Focal, os "mm" que definem o alcance das lentes.
- Wide, Tele, Macro. Veja quais dessas características te agrada.

Não há uma lente "faz tudo". As que fazem quase-tudo costumam não ser boas em quase-nada.
Mas entendendo os pontos acima, você poderá escolher melhor suas lentes iniciais ou pelo o menos compreender as limitações das lentes que você puder ter logo de início.

E lembre-se: em DSLR compensa mais investir em lentes do que em câmera(corpo).
As melhores câmeras sofrem com as piores lentes.

Tá aí meus palpites.
>> Belo Horizonte <<
Fotógrafo Entusiasta.
Sony P100
Canon 7D e XT + 18-55 mm + 75-300 mm USM III + Canon 50mm f1.8 + Sigma 10-20mm + Canon 100-400mm L IS + Adaptador de Telescópio!
Meu Flickr


maxcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 760
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 04 de Outubro de 2008, 16:10:05
LuizNdo,

  Sua resposta foi curta e objetiva, como eu esperava.
  Eu já tinha ideía das categorias.
  Quanto às lentes, aí é o mundo à parte, terei que ler um pouco mais, estudar um pouco, enfim.
  Penso na possibilidade de aquisição a curto ou médio prazo, de uma SLR analógica com uma lente boa ou intermediária.
  Não sei se é um bom caminho, mas, pelo menos essa lente eu gostaria de aproveitar em um upgrade futuro para uma DLSR.
  Gostaria de saber o que achas destas SLRs analógicas :

  NIKON
  * Nikon FM2

  PENTAX
  * Pentax K-1000

  CANON
  * EOS REBEL 300N DATE(ela coloca data nas fotos)
  * ELAN 7E (acho que é isto, é uma que tá à venda no site da Consigo)
  * AE-1

  Terias algo comentar sobre estes modelos, ou sobre algum deles especificamente falando.
  Agradeço-lhe pela atenção,

  Max W. V. Carvalho
   
Max Carvalho
___________________________________________
Samsung NX3000 | 16-50mm f/3.5-5.6 PZ
2 cartões microSDHC/microSDXC (8Gb e 16Gb)
2 baterias originais | carregador externo


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 04 de Outubro de 2008, 22:19:22
Max, não entendo de câmeras analógicas, mas tanto a FM2 quanto a K1000 e a AE-1 são muito bem faladas. Então a escolha que deve fazer é em que mount você pretende seguir futuramente. E saber também se há compatibilidade de lentes. Sei que na Pentax há, mas quanto a Nikon e Canon acho que precisa de adaptadores em algumas situações, mas não tenho certeza.

Talvez seja mais vantagem também ir para uma reflex digital.
Hoje há opções  bem mais em conta do que há 2 anos atrás. E usadas então... Eu, por exemplo, comprei a minha Pentax K100D por R$2.000,00 em uma loja na época. Isso porque paguei a vista, pois o valor era R$2.300,00. O Marcelo vendeu a dele aqui por R$990,00 (ele deu a câmera na verdade rs). Então é só ficar de olho nos classificados que sempre há algumas ótimas oportunidades  :ok:


Ahh e sobre quando ir para uma reflex?
Simples. Se não estiver satisfeito com a qualidade da sua câmera e prezar por uma boa latitude, sentir necessidade de usar ISOs mais altos com qualidade aceitável ou quando quiser controlar melhor a profundidade de campo... Creio que no seu caso não seria por velocidade de foco, frames por segundo, flash externo (não a princípio) ou recursos em geral...
Agora se você está satisfeito com sua câmera, não há porque mudar :)
« Última modificação: 04 de Outubro de 2008, 22:23:41 por pedro_raythz »


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #5 Online: 05 de Outubro de 2008, 11:45:05
Alo Max
depende do uso
esse e o primer paso
PARA QUE EU QUERO EQUIPAMENTO FOTOGRAFICO???
A partir disso se quiser te ajudo a comprar,
e legal escolher bem ,porque certos equip. nao sao faceis de revender,
ou vira coleçao ou lixo.
sou PRO documentarista, uso Nikon, ha alguns anos.
A primeira foi uma FA, a ultima uma D700.
Abraço.
Angelo. :ok:
 


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #6 Online: 06 de Outubro de 2008, 06:57:34
No preço que estão as analógicas, não tem erro. Compre todas que citou, experimente e curta o que cada uma tem de melhor.  :D


Rostev

  • Trade Count: (13)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 166
  • Sexo: Masculino
    • Rostev.com
Resposta #7 Online: 06 de Outubro de 2008, 13:51:04
maxcarvalho,
Das que você citou, gosto muito da Nikon FM2.
Além de ser uma câmera analógica conceituadíssima em termos de qualidade, construção e recursos, ela mantém a compatiblidade tanto de lentes analógicas quanto lentes AF, sem que seja necessário qualquer tipo de adaptador.
Em suma, qualquer lente nikon que possua anel para regulagem de abertura, irá funcionar nela.
Nisso, você se dá bem, principalmente na hora de encontrar lentes usadas para comprar.

Melhor ainda se futuramente você resolver pegar uma reflex digital da Nikon com motor de foco no corpo.
Podeá continuar usando as lentes AF e se for uma D200, D300, poderá inclusive ter fotometria das lentes analógicas (AI e AIS).

Minha escolha seria ela.  :ok:
[rostev.com] • [blog] • [35mm] • [flickr] • [twitter]


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #8 Online: 06 de Outubro de 2008, 17:45:46
Pro upgrade ser consistente, só precisa uma coisa:
Tu saber que teu fotogafar (e teus limites) precisam do que só uma SLR pode oferecer.

Pra saber qual pegar, precisa saber o que tu quer e quanto pode gastar.

O resto é preocupação à toa com detalhes míseros que pra 99% das pessoas, na prática, não faz preticamente diferença alguma. Não tem mistério.
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


rickmoon

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 61
  • Sexo: Masculino
    • Ricardo Montero
Resposta #9 Online: 07 de Outubro de 2008, 18:30:59
Importante conhecer um pouco de teoria e aplicá-la. Existe um ponto em que uma compacta não oferece resultado suficiente para o que se busca; ótimo momento para passar para SLR.

Seja digital ou analógica, a qualidade de imagem e as possibilidades criativas de uma SLR sao muitíssimo superiores a de qualquer compacta!
Ricardo Montero - www.pbase.com/rickmoon - São Paulo/Santos, SP