Autor Tópico: Problemas com Flash externo na Canon300D  (Lida 1168 vezes)

Portella

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 59
Online: 08 de Agosto de 2005, 23:21:57
:heat: Oi nóis de novo...
Pergunto aos companheiros de fórum: Alguém já teve problemas com a Canon 300D no que diz respeito a uso de flash externo? Pois tenho notado uma tendencia a sub exposição na leitura de luz quando uso o meu flash (380 EX)acoplado a ela. Também pude perceber que essa tendencia aparece quando a luz incide sobre superfícies mais claras do que o assunto principal. Será que tenho de fazer esse tipo de trabalho no modo manual?
Obs: Alguns amigos que possuem esse tipo de máquina já tinham avisado a esse respeito, então nota-se que é algo cronico do modelo. Alguem tem sugestões para driblar esse problema?

Portella

:drinks2:  


Fravin

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 550
    • www.instagram.com/fravin
Resposta #1 Online: 09 de Agosto de 2005, 16:54:39
Cara, eu tenho uma Rebel e uso este mesmo flash, o guerreiro 380EX.

Todas as fotos no modo automatico saem subexpostas pela simples razão de a Canon preferir salvar as altas luzes e evitar que elas estourem.

Lendo um pouco sobre a lógica (???) do A-TTL, eu descobri que voce resolve o problema travando a exposição pontual (use o botão de trava de exposição).

Usando o Firmware UD voce pode ainda utilizar o FEC, e usar compensação de exposição do flash. Isso resovle a maioria das paradas.

Fravin


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #2 Online: 09 de Agosto de 2005, 19:52:14
Como o Fravin disse é uma tendência da Canon, o sistema deles não é tão preciso e ela prefere gerar subexposição para preservar as luzes altas do que arriscar um erro para cima.

Use o FEL antes de cada foto que reduz bastante o problema.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Portella

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 59
Resposta #3 Online: 10 de Agosto de 2005, 14:18:56
Legal pessoal, fiz uns testes usando o comando FEL e ajudou bastante, agora, fiquei curioso sobre o firmware UD citado por vc Fravin, ele está instalado em sua camera? é dificil fazer esse "upgrade"? poderia me ajudar com informações? Uma delas é se é realmente necessário ter um leitor de cartão de memória externo a máquina para instalar esse firmware.


Valeu e abraços

Portella
 :thmbup:  :thmbup: