Autor Tópico: ISO: Quando e como usar?  (Lida 26545 vezes)

marinabellini

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 111
  • Sexo: Feminino
    • Batalha de fãs
Resposta #15 Online: 05 de Outubro de 2008, 12:57:32
Muito obrigada a todos!
Mas paira a dúvida: Como assim 'puxar' o filme?
Nikon D50 + Nikkor 18 - 55mm
Sony a300 + Sony Macro 18 - 70mm
Olympus Trip
Kodak CX7300 / C743

www.flickr.com/photos/marinabellini
www.fotolog.com/mahbellini


pumba

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.007
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 07 de Outubro de 2008, 19:26:29
O que sempre busco eh ir fazendo testes em varias condicoes de luz..
sempre deixo meus amigos esperando pras fotos.. na verdade estou mais testando meu equipamente do que tirando foto deles.. mas no final.. um dia eu tirarei efetivamente foto deles!


marinabellini

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 111
  • Sexo: Feminino
    • Batalha de fãs
Resposta #17 Online: 08 de Outubro de 2008, 10:41:10
O que sempre busco eh ir fazendo testes em varias condicoes de luz..
sempre deixo meus amigos esperando pras fotos.. na verdade estou mais testando meu equipamente do que tirando foto deles.. mas no final.. um dia eu tirarei efetivamente foto deles!

ahuahua eu adoro enrolar meus amigos, acho muito chato quando ficam 'tá tirando foto? tira uma nossa' ou vc vai pro BAR e algm sempre comenta 'nossa, pensei que você fosse trazer sua câmera pra tirar fotos' ou até antes de sair alguém te liga 'traz a câmera!'
o dia que eles me pagarem eu levo, quero ver se eles querem minha companhia ou fotos bonitas da turma feliz e bebendo
Nikon D50 + Nikkor 18 - 55mm
Sony a300 + Sony Macro 18 - 70mm
Olympus Trip
Kodak CX7300 / C743

www.flickr.com/photos/marinabellini
www.fotolog.com/mahbellini


matusalem

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 199
Resposta #18 Online: 08 de Outubro de 2008, 18:21:36
É acho que a regra básica já foi postada...

Mas tenho uma dúvida, por favor... No caso do uso do iso baixo eu não poderia utilizar a compesação do valor de exposição (EV) antes de aumentar o iso ?!

Obrigado.
[Cameraless !]


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 09 de Outubro de 2008, 11:08:37
É acho que a regra básica já foi postada...

Mas tenho uma dúvida, por favor... No caso do uso do iso baixo eu não poderia utilizar a compesação do valor de exposição (EV) antes de aumentar o iso ?!

Obrigado.

A compensação de exposição não tem muito a ver com isso. É só um ajuste fino do fotômetro.

Ela serve para fazer um ajuste em situações que o fotômetro não está conseguindo resolver bem a luz disponível (ou a cena) e vc vai clicar várias fotos semelhantes, portanto não vai querer ficar ajustando a exposição a cada clique.

Exemplo: Vc está na pria clicando fotos de surf e nota que a luz na crista da onda ou na camisa amarela do surfista está estourando. Por outro lado, tá ruim de usar modo manual pois de vez em quando passa uma nuvem e a luz muda um pouco e vc não quer perder fotos interessantes. Qual a solução?

Vc compensa o EV, porém deixa no a exposição no automático. Clica um monte de fotos e a grande maioria sai com a fotometria correta, sem estourar nem ficar subexposta.

Outro bom uso de compensação de exposição é no uso de flashs em festas à noite, onde é muito comum o uso de roupas brilhantes que às vezes enganam o fotômetro.

Fotos na neve tb por ter muito branco intenso enganam o fotômetro. Aliás, toda cena muito diferente no que a que vemos no dia-a-dia pode enganar o fotômetro.

Abraços!
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 09 de Outubro de 2008, 11:16:39
Muito obrigada a todos!
Mas paira a dúvida: Como assim 'puxar' o filme?

**** Puxando o ISO ****

Agora, respondendo à pergunta da Marina e de outro ponto de vista também a do Matuzalem o que dá pra fazer se quiser manter a cam o ISO baixo é clicar a foto subexposta e depois "puxar" ( ou levantar) no tratamento.
Em digitais o problema é que provavelmente ficará tão ou mais ruidosa do que se usar o ISO necessário para a exposição correta.

Já no filme ( mais uma vez me corrijam se estiver errado) com a puxada é possível manter a granulação de um ISO menor porém obter fotos com pouca luz. Perde-se em bastante em latitude mas se a cena não for muito contrastada fica bom.

Vc clica o filme inteiro subexposto (no manual, ajustando o ISO "errado" ou compensando no EV ) e depois pede pra compensar na revelação.

Mas o efeito é bem diferente. Depende muito de cada filme... Tem uns que o contraste fica altíssimo, outros as cores saturam etc, etc etc.

É só coisa que ouvi falar, infelizmente essa experiência eu não tenho.

Cadê o pessoal do filme? Bacamarte? Ivan? Help!! hehe
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


Anderson Fonseca

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 691
  • Tião Carreiro e Pardinho Salva!!!!!!
Resposta #21 Online: 09 de Outubro de 2008, 11:23:36
voltando a questão da compensação de exposição, desde que comecei no digital abandonei esse resurso, que acho muito bom...

esse negócio de errar e poder acertar logo em, seguida deixa a gente um pouco mal acostumado..


Shinon

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 141
  • Sexo: Masculino
    • Shinon's Multiply
Resposta #22 Online: 10 de Outubro de 2008, 17:53:08
voltando a questão da compensação de exposição, desde que comecei no digital abandonei esse resurso, que acho muito bom...

esse negócio de errar e poder acertar logo em, seguida deixa a gente um pouco mal acostumado..
Eu acho que essa compensação de exposição é uma ferramenta útil para, por exemplo, cobrir um evento ou fotografar em um local no qual a composição local "engana" o fotometro, como o sitado caso de neve.
Tem algumas câmeras que tem o recurso de BKT, no qual se tira uma série de 2 ou 3 fotos, uma com o fotometro na posição inicial(zerado, espera-se) outra em EV + ou - 1 ou, no caso de 3 fotos, "neutro", +1 EV, -1 EV.
Para cobertura de evento é um recurso interessante para fazer testes antes de exposição para garantir uma exposição adequada.
Belo Horizonte/MG
Nikon D80 + Nikon 18-135mm f/3.5-5.6G ED-IF AF-S DX + Nikon 70-300mm f/4.5-5.6G ED-IF AF-S VR

http://www.flickr.com/photos/shinon_sze/
http://shinon.multiply.com


Cristian

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 102
  • Sexo: Masculino
    • cristiandomingues.com
Resposta #23 Online: 14 de Outubro de 2008, 09:26:04
voltando a questão da compensação de exposição, desde que comecei no digital abandonei esse resurso, que acho muito bom...

esse negócio de errar e poder acertar logo em, seguida deixa a gente um pouco mal acostumado..

eu diria muito mal acostumado :D

Eu sempre elevo o ISO quando a velocidade não dá conta.


Lucas Vieira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 127
  • Sexo: Masculino
    • TrekEarth
Resposta #24 Online: 14 de Outubro de 2008, 10:36:47
Só sei como funciona pra puxar o filme, usando um ISO 400, você ajusta a câmera pra ISO 800 e tira as fotos normalmente, mas na hora de mandar pro laboratório tem que vaisar que você quer puxar o filme pra 800 ou até 1600, mas o probelma é que isso acontece com o filme todo... Qualquer dias desses vou fazer um teste e coloco aqui no fórum, testando no 800 e 1600. Mas isso funciona só em negativo ou em positivos também?

Abraços
Mais fotos em: TrekEarth


Mestaky

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 725
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 14 de Outubro de 2008, 15:15:22
Um bom princípio, já que quanto maior o ISO seja para filme ou para digital, maior será a granulação do filme ou o noise do digital é simplesmente aumentá-lo sempre que precisar de uma abertura menor ou uma velocidade maior, mas que já esteja no limite da equação da exposição.

Usando uma lente 17-40 f/4, se estiver usando a lente em 17mm (que vai exigir pelo menos 1/30 para não tremer), à abertura de F/4, e com 1/30, mas você percebe que tal velocidade não é suficiente para reter o tremor da mão, o movimento de uma pessoa, etc.. Ou que você precisa simplesmente de mais profundidade de campo.

Fora isso, de maneira generalista, quanto menor o ISO melhor o resultado. A turma que entende de equipamentos aí vai apontar umas duas ou três câmeras com ISO nativo em 200 onde esse tem uma latitude um pouco melhor que em 100, mas essas não são as regras, e sim as exceções.

Whatsapp / Telegram: 21 98799 7105
mestaky@gmail.com


neia

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #26 Online: 28 de Março de 2009, 10:59:11
como faço para usar o fotometro??


neia

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #27 Online: 28 de Março de 2009, 11:00:54
como faço para usar o fotometro da máquina nikon D80?


Ricardo Lou

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 197
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 29 de Março de 2009, 00:30:09
uma boa regra é a regra sunny 16
ver: http://pt.wikipedia.org/wiki/Regra_sunny_16
Que a arte (me) aponte uma resposta
Mesmo que ela não saiba
E que ninguém a tente complicar
Porque é preciso simplicidade pra fazê-la florescer
Oswaldo Montenegro (adaptação nossa)


Felipe-Shokida

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 169
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 29 de Março de 2009, 04:31:58
**** Puxando o ISO ****

Agora, respondendo à pergunta da Marina e de outro ponto de vista também a do Matuzalem o que dá pra fazer se quiser manter a cam o ISO baixo é clicar a foto subexposta e depois "puxar" ( ou levantar) no tratamento.
Em digitais o problema é que provavelmente ficará tão ou mais ruidosa do que se usar o ISO necessário para a exposição correta.

Já no filme ( mais uma vez me corrijam se estiver errado) com a puxada é possível manter a granulação de um ISO menor porém obter fotos com pouca luz. Perde-se em bastante em latitude mas se a cena não for muito contrastada fica bom.

Vc clica o filme inteiro subexposto (no manual, ajustando o ISO "errado" ou compensando no EV ) e depois pede pra compensar na revelação.

Mas o efeito é bem diferente. Depende muito de cada filme... Tem uns que o contraste fica altíssimo, outros as cores saturam etc, etc etc.

É só coisa que ouvi falar, infelizmente essa experiência eu não tenho.

Cadê o pessoal do filme? Bacamarte? Ivan? Help!! hehe

Rogério;

Em geral quando vc vai revelar o filme existem algumas variaveis.
Quando vc faz PUSHING pode-se deixar o filme mais tempo no revelador ou aquecer o quimico.
Para se ter uma imagem mais contrastada principalmente no PB pode-se agitar o tanque ou bater de forma mais seca.Tudo depende do que vc quer.
Mas em geral o filme "puxado"tende á ser mais "lavado" se o laboratorista não souber o que fazer.
Eu mesmo só faço m... no laboratorio,rs.
Então quando vou revelar não saio muito das tabelas da Kodak.