Autor Tópico: ISO: Quando e como usar?  (Lida 26655 vezes)

agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #45 Online: 23 de Janeiro de 2011, 17:47:08
fora as dicas ja dadas,
o legal seria poder LER algum tutorial para entender de que se trata fotografia,
aqui neste forum tem muito material muito bom
Nao existe uma resposta instantanea.

abs.
« Última modificação: 23 de Janeiro de 2011, 17:48:57 por agalons »


Malheiros

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 876
  • Sexo: Masculino
Resposta #46 Online: 24 de Janeiro de 2011, 08:48:42
Lendo este tópico, não pude deixar de me entristecer com o fato de como se degradou um conhecimento básico, conhecido por qualquer um que fotografava, mesmo esporadicamente.

Não tem segredo. Em situações de muita luz, ISO baixo. Em situações de pouca luz, ISO alto. E no caso da foto em digital cabe uma única dica: usar o ISO mais baixo possível. Eis aí todos os mistérios explicados.

Acho que hoje em dia a foto feita em digital carrega em si tanto aparato eletrônico, tantas tecnicidades redundantes, que o que é simples acaba parecendo complicado. E não é. Com o filme nós sabíamos e não sabíamos que sabiamos; hoje as pessoas de fato não sabem, mas pelo menos sabem que não sabem.
Sony SLT-α77  /  DT 16-50mm 2.8 SSM  /  DT 50mm 1.8 SAM  /  DT 55-200mm 4-5.6  /  HLV-F42AM

"Light illuminates, shadows define." - Ed Pierce

Sort of a portfolio: http://www.flickr.com/photos/63893359@N03/sets/


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #47 Online: 24 de Janeiro de 2011, 09:27:28
Concordo em quase tudo que vc falou, Malheiros. Exceto nisso:

(...) mas pelo menos sabem que não sabem.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Malheiros

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 876
  • Sexo: Masculino
Resposta #48 Online: 24 de Janeiro de 2011, 09:42:42
Errata: "por qualquer um que fotografava *com filme*"

Hyde, de fato tem muitos que não sabem que não sabem, mas pelo menos os que vêm aqui perguntar sabem que não sabem, o que é um passo inicial em direção à LUZ! ^^
« Última modificação: 24 de Janeiro de 2011, 09:43:07 por Malheiros »
Sony SLT-α77  /  DT 16-50mm 2.8 SSM  /  DT 50mm 1.8 SAM  /  DT 55-200mm 4-5.6  /  HLV-F42AM

"Light illuminates, shadows define." - Ed Pierce

Sort of a portfolio: http://www.flickr.com/photos/63893359@N03/sets/


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #49 Online: 24 de Janeiro de 2011, 10:05:36
rsrs... Concordo.
« Última modificação: 24 de Janeiro de 2011, 10:06:10 por Mr. Hyde »

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #50 Online: 24 de Janeiro de 2011, 15:26:16
rsrs... Concordo.
Malheiros e Hyde,
infelizmente voces estao mas do que certos,
a "modernidade" veio para emburrecer,
porque sera que a galera tem medo de ler???
Hoje e muito facil ter informaçao,
imagina essa turma, antes da internet,
estavam na roça!!!!.
abs.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #51 Online: 24 de Janeiro de 2011, 16:52:00
É preguiça, Ângelo. Preguisoços sempre existiram e sempre existirão. Hoje mesmo existem aos montes e se aventurando em fotografia profissional. Evidentemente não se sustentam por muito tempo. Mas, infelizmente, a rotatividade é enorme. Cai 1, surgem 10. Mas, acho muito válido o cara correr atrás de info. Ninguém nasceu sabendo. Às vezes a gente vê surgir uns caras muuuito verdes, mas em pouco tempo começam a apresentar resultados surpreendentes. Aqui mesmo, nos últimos meses, tem uns 3 ou 4 assim (e nenhum deles(as) é profissional)... Isso ainda vale a pena. Abç,
« Última modificação: 24 de Janeiro de 2011, 16:52:52 por Mr. Hyde »

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #52 Online: 24 de Janeiro de 2011, 17:28:05
É preguiça, Ângelo. Preguisoços sempre existiram e sempre existirão. Hoje mesmo existem aos montes e se aventurando em fotografia profissional. Evidentemente não se sustentam por muito tempo. Mas, infelizmente, a rotatividade é enorme. Cai 1, surgem 10. Mas, acho muito válido o cara correr atrás de info. Ninguém nasceu sabendo. Às vezes a gente vê surgir uns caras muuuito verdes, mas em pouco tempo começam a apresentar resultados surpreendentes. Aqui mesmo, nos últimos meses, tem uns 3 ou 4 assim (e nenhum deles(as) é profissional)... Isso ainda vale a pena. Abç,

isso mesmo ,
eu falo para meus colegas de profissao,
nao esquenta com os "fotografos instantaneos",
como aparecem desaparecem,
quem quer aprender, aprende sem duvida,
hoje e muito simples, facil facil.
para fazer o que estou fazendo agora,
"antes" tinha que ser socio de um fotoclube,
e ir frequentemente para conversar com profissionais e amadores.
Fazer cursos, "todos", ler livros "todos", e gastar kilos de filmes para ver como era a coisa.
Hoje somente colocando a bunda na frente do micro tudo isto esta resolvido, facil, facil,
mesmo assim os "preguiça", aprontam, hehe.
Antes "os preguiça" nao se autochamavam fotografo,
nao tinha este jeito "instantaneo" de ser!!!.abs. 


fernando_bn

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 204
Resposta #53 Online: 25 de Janeiro de 2011, 10:48:22
não sei como era, mas eu estou com uma puta dificuldade de me estabelecer no mercado, primeiro por causa de dinheiro, preciso investir em equipamentos melhores para buscar resultados melhores e demora muito pra aparecer a grana, e segundo pq na região onde moro, não existe grandes fotografos e os que tem se acham fenomenos e são extremamente orgulhosos para ajudar em qualquer aspecto.
Eu tenho comprado MUITOS livros e revistas, até pq não existe cursos por aqui, só vou achar bons cursos a pelo menos 35km de onde moro...
Pra falar a verdade, gosto muito da internet, nela eu tbm aprendo muita coisa, mas digo... sinto falta de dicas e conselhos na hora de fotografar...
como posso amadurecer rápidamente se dependo somente da minha crítica, e quando posto fotos aqui, as criticas são sempre artificiais! falam só sobre iso, dof... etc...


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #54 Online: 25 de Janeiro de 2011, 13:26:27
não sei como era, mas eu estou com uma puta dificuldade de me estabelecer no mercado, primeiro por causa de dinheiro, preciso investir em equipamentos melhores para buscar resultados melhores e demora muito pra aparecer a grana, e segundo pq na região onde moro, não existe grandes fotografos e os que tem se acham fenomenos e são extremamente orgulhosos para ajudar em qualquer aspecto.
Eu tenho comprado MUITOS livros e revistas, até pq não existe cursos por aqui, só vou achar bons cursos a pelo menos 35km de onde moro...
Pra falar a verdade, gosto muito da internet, nela eu tbm aprendo muita coisa, mas digo... sinto falta de dicas e conselhos na hora de fotografar...
como posso amadurecer rápidamente se dependo somente da minha crítica, e quando posto fotos aqui, as criticas são sempre artificiais! falam só sobre iso, dof... etc...
Fernando,
antes,
ninguem dava dica de nada para ninguem,
e nao existia forum para conversar,
nem internet para pegar tutoriais, era na raça.
O mas pratico para se profissionalizar e trabalhar de assistente ou fotografo extra,
e ir assimilando o movimento do mercado.
Jamais em 20 anos de profissao recebi dica de nada, tudo foi pura observaçao e gastar sapatos.
Fora os muitossssss cursos feitos., mas colega dar dica?????.......
nao desanima vai enfrente!!!!!!!!, nao existe amadurecer "rapidamente"!!
abs.
« Última modificação: 25 de Janeiro de 2011, 13:27:15 por agalons »


fernando_bn

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 204
Resposta #55 Online: 26 de Janeiro de 2011, 13:08:03
Fernando,
antes,
ninguem dava dica de nada para ninguem,
e nao existia forum para conversar,
nem internet para pegar tutoriais, era na raça.
O mas pratico para se profissionalizar e trabalhar de assistente ou fotografo extra,
e ir assimilando o movimento do mercado.
Jamais em 20 anos de profissao recebi dica de nada, tudo foi pura observaçao e gastar sapatos.
Fora os muitossssss cursos feitos., mas colega dar dica?????.......
nao desanima vai enfrente!!!!!!!!, nao existe amadurecer "rapidamente"!!
abs.

Desistir? JAMAIS!
aos pouco eu sei que vou conseguir mercado e sensibilidade, sabemos que tudo é uma questão de tempo!
Essa semana adiquirímais 1 livro que está pra chegar...
estou até acinoso por le!!! hahaha


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #56 Online: 28 de Janeiro de 2011, 19:30:21
não sei como era, mas eu estou com uma puta dificuldade de me estabelecer no mercado, primeiro por causa de dinheiro, preciso investir em equipamentos melhores para buscar resultados melhores e demora muito pra aparecer a grana, e segundo pq na região onde moro, não existe grandes fotografos e os que tem se acham fenomenos e são extremamente orgulhosos para ajudar em qualquer aspecto.
Eu tenho comprado MUITOS livros e revistas, até pq não existe cursos por aqui, só vou achar bons cursos a pelo menos 35km de onde moro...
Pra falar a verdade, gosto muito da internet, nela eu tbm aprendo muita coisa, mas digo... sinto falta de dicas e conselhos na hora de fotografar...
como posso amadurecer rápidamente se dependo somente da minha crítica, e quando posto fotos aqui, as criticas são sempre artificiais! falam só sobre iso, dof... etc...
Meu caro, tenho uns 17 anos de profissão, e nesses anos aprendi com erros e acertos, e diga-se de passagem, mais erros que acertos. hoje ja não se erra quase nada, é só colocar a camera no modo auto e mandar brasa. Mas a fotografia não se restringe só a isso não... É como disse um dos maiores fotografos brasileiro de natureza, Araquem Alcantara "O que destaca um fotografo dos demais, é a sensibilidade de enchergar aquilo que os outros que estão a sua volta não conseguem ver".
Onde eu moro tambem não tem cursos, é uma cidadezinha de 10mil habitantes espalhados pelos pequenos povoados, isto, hoje, agora imagina a 10 anos atraz. No inicio foi dificil quase pensei em desisti pois estragava muitos filmes e dinheiro(não como hoje com a digital)
As cameras eram todas mecanicas, imagina a dificuldade para se trabalhar com uma sem saber nada? E pior ainda, sem ter quem ensinar! Lembro que, quando ia ao laboratorio sempre levava a minha 1ª camera uma Zenit 11, ficava pedindo dicas para os mais esperintes sempre com humildade de quem ta aprendendo, alguns se achavam acima disso e não diziam nada, mas ha sempre aqueles mais simpaticos e diziam mais do que eu podia aprender no momento. Naquela epoca o fotografo nã podia se dar ao luxo de errar, dado o custo dos filmes e revelações, sem contar que não podia visualizar a foto logo. perdi muitas fotos com isso, mais aprendi com os mais exeperiente e com experiencia propria  que devia sempre fazer dois disparo pra garantir um, mais fazia tudo pra economizar no filme.( Até aprendi a fazer com que um filme 135 de 36 poses batece 40).rsrsr. Esperava sempre até o limite.
É perfeitamente normal economizar no começo devido ao pouco capital e a falta de clientes, se olhar por outro lado, é bom para que o futuro profissional aprimore com mais rapidez tentando diminuir os gastos.
Hoje com tantos equipamentos eleronicos que so faltam falar ficou bem mais facil manusea-los sem correr o riscos de perder dinheiro.
Os meios para ter informações, tem muitos, a internet taí.
Mas a segurança daquilo está fazendo voce só ira ganhar com a a pratica e o tempo e muito estudo. Eu sempre procurei ver trabalhos de outros fotografos, não para copia-los mais para ter ispiração. E ainda faço isso até hoje.
Não tenho vergonha de dizer aqui que as vezes não entendo algumas das liguagem falada aqui no forum, e quando entro em um topico fico completamente perdido, mas com o desenrilar do assunto vou sabendo de que se trata. Será que isso é só comigo? não importa. O que importa é que aquilo que eu ja sabia tem um nome, que eu não sabia, e assim continuo prendendo.
Não disiste não, isso é só uma questão de tempo. 
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


Allan Elly

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
  • Sexo: Masculino
    • Allan Elly Fotografia
Resposta #57 Online: 15 de Julho de 2011, 23:39:49
Fernando: não desanima, é verdade que começar nesta profissão não é nada fácil, mas se você possuir "foco" no que você quer você vai conseguir!
Existem muitos sites com dicas, livros ótimos.
Um site legal e que eu e mais alguns amigos colocamos conteúdo é o: http://escoladefotografos.com.br/
Além dos cursos, postamos dicas para iniciantes e avançados, vale uma passada! :)

Voltando ao tópico: acredito que as dúvidas foram elucidadas, não há nenhum mistério sobre o iso.
No digital ele funciona de uma forma diferente ao do analógico, a grande questão do iso alto no digital é que passa mais corrente elétrica no sensor da câmera (ao contrário do filme que possuía haletos de prata maiores no filme que gerava o ruído), no digital o aumento do número iso faz com que passe mais corrente elétrica para "sensibilizar" o sensor. E essa corrente afeta os pixels gerando o "famigerado" ruído.

Espero ter contribuído com informações úteis os colegas.

Abraços
Allan Elly - Fotógrafo de casamentos e professor de fotografia


Allan Elly

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
  • Sexo: Masculino
    • Allan Elly Fotografia
Resposta #58 Online: 21 de Julho de 2011, 23:35:42
Esqueci de dizer que é possível fazer fotos no iso máximo de suas câmeras, a foto abaixo foi realizada com iso 25.600:

http://www.allanelly.com.br/blog/wp-content/uploads/2011/04/laura_e_marcos0023.jpg

Abraços.
Allan Elly - Fotógrafo de casamentos e professor de fotografia


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #59 Online: 22 de Julho de 2011, 08:23:23
Puxa Allan!

Que legal te encontrar por aqui!
Precisamos gravar aquele podcast hein!

Grande abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!