Autor Tópico: ISO: Quando e como usar?  (Lida 26550 vezes)

marinabellini

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 111
  • Sexo: Feminino
    • Batalha de fãs
Online: 04 de Outubro de 2008, 17:50:52
Bom, sei que os tópicos (e as perguntas) sobre isso são um tanto quanto repetitivas. Mas ao ler vários textos sobre ISO (aqui e em livros) senti uma falta de um gráfico ou algo mais direto sobre quando usar e para que serve cada ISO.
Pensei em perguntar em um dos tópicos já criados, mas dado a pergunta que não exige uma 'resposta literária' e sim direta e objetiva, achei que seria melhor criar  um tópico novo. Assim a resposta já fica aqui de cara e não perdida entre milhares de caracteres. :(

Repito a pergunta:
Em que situações devo usar cada ISO e existem recomendações para que o resultado das fotografias com um ISO x saia melhor?

Pensei em algo do tipo
ISO 100 - Use em ocasiões x, pois nestas ocasiões ele define melhor alguma coisa
ISO 200 - Use em ocasiões y, pois nestas ocasiões ele ajuda a something
...
ISO 3200 - Use em ocasiões z, pois nestas ocasiões bababab - recomendo o uso do flash em modo z, pois bababa
 

Tem como fazer isso? Claro que os exemplos não precisam ter as palavras que utilizei nas frases, mas gostaria que fossem neste formato..
As informações sobre ISO têm me embananado toda... :aua: Sei que em algum preciso de flash, mas não sei em qual. Sei que um é melhor por uma condição y de luz, mas não sei qual e nem quais condições e assim vai...

Abraço e muito obrigada!
« Última modificação: 04 de Outubro de 2008, 17:52:09 por marinabellini »
Nikon D50 + Nikkor 18 - 55mm
Sony a300 + Sony Macro 18 - 70mm
Olympus Trip
Kodak CX7300 / C743

www.flickr.com/photos/marinabellini
www.fotolog.com/mahbellini


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 04 de Outubro de 2008, 19:58:26
... mas dado a pergunta que não exige uma 'resposta literária' e sim direta e objetiva...

O problema é que a resposta não é objetiva mesmo. O melhor é entender as vantagens e desvantagens e usar por critério próprio.

Mas em termos gerais, em fotografia digital o ISO baixo é sempre melhor. O ISO alto fica pra situações com pouca luz em que os outros recursos de abertura e velocidade já foram esgotados.

Já fotografia com flash é outra história...
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


marinabellini

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 111
  • Sexo: Feminino
    • Batalha de fãs
Resposta #2 Online: 04 de Outubro de 2008, 20:01:45
O melhor é entender as vantagens e desvantagens e usar por critério próprio.

então quais seriam?
Nikon D50 + Nikkor 18 - 55mm
Sony a300 + Sony Macro 18 - 70mm
Olympus Trip
Kodak CX7300 / C743

www.flickr.com/photos/marinabellini
www.fotolog.com/mahbellini


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 04 de Outubro de 2008, 20:46:16
Com os ISOs baixos se consegue menos ruído em relação à informação captada pelos pixels.

Portando é possível fotometrar de forma a representar bem as luzes altas e depois levantar as sombras por software.
Em situações onde a luz varia muito na cena é possível ter um resultado final muito melhor, com grande range dinâmico (diferença entre a luz mais clara e mais escura), preservando as cores e nitidez sem que as sombras levantadas fiquem cheias de ruído.

Exemplo clássico: Pôr do sol.

ISO alto é quando não tem jeito e suas opções já foram pro saco hehe.

Exemplo classico: Vc quer fotografar uma peça de teatro onde as pessoas se movimentam e já não tem mais pra onde abrir a lente (ou a profundidade de foco não permite).
Se usar velocidades baixas vai borrar, estabilizador não adianta pois o que se move são as pessoas...
O que resta?. ISO alto.

Isso tudo funciona melhor pensando em fotografia em RAW. Deixando as decisões da conversão pra JPEG por conta da câmera perde-se boa parte do controle do processo.

Alguém me corrija se eu errei algum conceito...  :ok:
« Última modificação: 04 de Outubro de 2008, 20:53:34 por rogerio_prazeres »
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


marinabellini

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 111
  • Sexo: Feminino
    • Batalha de fãs
Resposta #4 Online: 04 de Outubro de 2008, 20:55:53
Prazeres, um prazer ler suas palavras! Meus livros conceituais explicam de uma forma tão difícil que no final das contas eu não entendia mesmo o ISO. Os livros da biblioteca sempre passam por cima dessa parte e na internet é muito ruim achar textos legais... Seus dizeres me ajudaram muito, mas claro, todas as informações a mais são bem vindas! haha


Nikon D50 + Nikkor 18 - 55mm
Sony a300 + Sony Macro 18 - 70mm
Olympus Trip
Kodak CX7300 / C743

www.flickr.com/photos/marinabellini
www.fotolog.com/mahbellini


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 04 de Outubro de 2008, 21:05:35
Pra ser direto (e generalizar um pouco rs), use o menor ISO possível para não tremer. Se está em ISO 100 e o diafragma já está todo aberto e ainda sim treme, passe para o ISO 200.. Se continuar tremida, é só aumentar. Porque o sensor estando mais sensível a luz, ele capta a imagem em menos tempo, diminuindo a possibilidade de tremer. Só que nem tudo são mil maravilhas. Você tem a vantagem de não tremer, só que ISOs mais altos têm mais ruído também... por isso não é bom deixar em ISOs altos em situações que não são necessárias, como em dias de Sol, porque prejudica a qualidade da imagem...


marinabellini

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 111
  • Sexo: Feminino
    • Batalha de fãs
Resposta #6 Online: 04 de Outubro de 2008, 21:07:09
Pra ser direto (e generalizar um pouco rs), use o menor ISO possível para não tremer. Se está em ISO 100 e o diafragma já está todo aberto e ainda sim treme, passe para o ISO 200.. Se continuar tremida, é só aumentar. Porque o sensor estando mais sensível a luz, ele capta a imagem em menos tempo, diminuindo a possibilidade de tremer. Só que nem tudo são mil maravilhas. Você tem a vantagem de não tremer, só que ISOs mais altos têm mais ruído também... por isso não é bom deixar em ISOs altos em situações que não são necessárias, como em dias de Sol, porque prejudica a qualidade da imagem...

Saquei que nem na foto do gato que eu coloquei no fórum, né? Falaram pra eu usar ISO 100 e fui descobrir, pq usar o mais baixo e n achei nada OEAUHOAEU
Nikon D50 + Nikkor 18 - 55mm
Sony a300 + Sony Macro 18 - 70mm
Olympus Trip
Kodak CX7300 / C743

www.flickr.com/photos/marinabellini
www.fotolog.com/mahbellini


marinabellini

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 111
  • Sexo: Feminino
    • Batalha de fãs
Resposta #7 Online: 04 de Outubro de 2008, 21:08:33
o ISO da câmera digital é diferente do ISO de filme? fiz umas fotos com uma analógica e usei filme de ISO 100 e me disseram que eu tava louca, que era pra usar de 200 (tava nublado e era fim de tarde) - mas a faculdade só dá filme de ISO 100 pra gente usar
« Última modificação: 04 de Outubro de 2008, 21:09:31 por marinabellini »
Nikon D50 + Nikkor 18 - 55mm
Sony a300 + Sony Macro 18 - 70mm
Olympus Trip
Kodak CX7300 / C743

www.flickr.com/photos/marinabellini
www.fotolog.com/mahbellini


F.Kruschewsky

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 323
Resposta #8 Online: 04 de Outubro de 2008, 21:08:37
Olá, Marina!

O uso do ISO acaba sendo determinado pela experiência, pelas circunstâncias do trabalho e preferências pessoais do fotógrafo.  Não existe uma "receita de bolo" para o uso dos diversos valores de ISO, infelizmente.

Mas posso usar alguns exemplos:  Em alguns tipos de fotojornalismo, em especial nas coberturas em zonas de guerra, durante a noite, o uso do flash é PROIBIDO, pois é facilmente confundido com o clarão emitido por disparo de arma de fogo. Isso tornaria o fotógrafo alvo preferencial de franco-atiradores.  Hoje, câmeras como as Nikon D3 e D700 conseguem apresentar qualidade de imagem em ISO alto suficientemente boa para dispensar o uso de flash.

Outras situaçãoes onde o uso de flash é restrito ou mesmo proibido: teatros, museus, conferências e palestras, casamentos (isso mesmo; dependendo do cliente e do local onde a cerimônia é feita).

Pessoalmente, não uso flash.  Prefiro sempre a iluminação ambiente, seja natural ou artificial. Não gosto do artifício da luz adicional. Dependendo do local e nível de luz, usarei um filme "rapido" ou um valor de ISO mais alto, se for fotografar com digital. Normalmente uso ISO 400 combinado com lentes de grande abertura em ambos os casos.

Para se usar ISO baixo é necessária uma boa quantidade de luz, seja natural ou artificial. Claro que, em estúdio, iluminação não é problema, por esta razão as câmeras de médio-formato digitais, muito utilizadas em estúdio, trabalham normalmente com valores de ISO baixos.

Porém, se reparar na nova Leica S2, verá que ela foi feita para ser utilizada em qualquer situação de luz, apesar de ser uma médio-formato, pois permite o uso de ISO elevado (até 1600).

Enfim, o que vai determinar sua preferência por determinados valores de ISO é o tipo de fotografia que você faz e o seu equipamento.  Se vc. preferir utilizar ISO baixo, certifique-se de que suas lentes sejam "luminosas" o suficiente ou, use um bom sistema de iluminação adicional.

Boas Fotos!


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 04 de Outubro de 2008, 21:12:33
Pra ser direto (e generalizar um pouco rs), use o menor ISO possível para não tremer. Se está em ISO 100 e o diafragma já está todo aberto e ainda sim treme, passe para o ISO 200.. Se continuar tremida, é só aumentar. Porque o sensor estando mais sensível a luz, ele capta a imagem em menos tempo, diminuindo a possibilidade de tremer. Só que nem tudo são mil maravilhas. Você tem a vantagem de não tremer, só que ISOs mais altos têm mais ruído também... por isso não é bom deixar em ISOs altos em situações que não são necessárias, como em dias de Sol, porque prejudica a qualidade da imagem...

Saquei que nem na foto do gato que eu coloquei no fórum, né? Falaram pra eu usar ISO 100 e fui descobrir, pq usar o mais baixo e n achei nada OEAUHOAEU

uhAHUA Isso. O ISO mais baixo geralmente também oferece mais latitude, que é importante em situações de muito contraste  :ok:


LuizNdo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.407
  • Sexo: Masculino
  • Tente, invente.
Resposta #10 Online: 04 de Outubro de 2008, 21:42:53
A receita é:
"Se a velocidade e abertura não derem conta da cena, aumenta-se o ISO."

Pronto. Simples assim. ;)
>> Belo Horizonte <<
Fotógrafo Entusiasta.
Sony P100
Canon 7D e XT + 18-55 mm + 75-300 mm USM III + Canon 50mm f1.8 + Sigma 10-20mm + Canon 100-400mm L IS + Adaptador de Telescópio!
Meu Flickr


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 04 de Outubro de 2008, 22:13:14
uhAHUA Isso. O ISO mais baixo geralmente também oferece mais latitude, que é importante em situações de muito contraste  :ok:

Em filme não é o inverso não? Quanto maior o ISO maior a latitude...
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 04 de Outubro de 2008, 22:33:02
uhAHUA Isso. O ISO mais baixo geralmente também oferece mais latitude, que é importante em situações de muito contraste  :ok:

Em filme não é o inverso não? Quanto maior o ISO maior a latitude...

Não sei, sou da era digital  :hysterical:
Não entendo nada de câmeras analógicas :(
(na verdade nem de digital eu sei muita coisa rs)


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #13 Online: 05 de Outubro de 2008, 00:56:20
o ISO da câmera digital é diferente do ISO de filme? fiz umas fotos com uma analógica e usei filme de ISO 100 e me disseram que eu tava louca, que era pra usar de 200 (tava nublado e era fim de tarde) - mas a faculdade só dá filme de ISO 100 pra gente usar
Nesse caso ainda tinha a possibilidade de puxar o filme.

"Se a velocidade e abertura não derem conta da cena, aumenta-se o ISO."
Pronto. Simples assim. ;)
Eu utilizo essa seqüência também. E quando nada resolve, eu choro.  ;)
Brincadeira, vai na mão mesmo com velocidade baixa ou recorro ao tripé.

Lembro-me que no curso da National Geographic tem uma parte bem didática sobre a função do ISO, mais voltado para as câmeras analógicas, mas são bons porque têm gráficos, tabelas etc. Se eu achar posto aqui, embora os meninos (forma carinhosa) já disseram bastante coisa aí em cima.
« Última modificação: 05 de Outubro de 2008, 01:10:06 por Kika Salem »


JCMACIEL

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 296
Resposta #14 Online: 05 de Outubro de 2008, 04:57:12
"Se a velocidade e abertura não derem conta da cena, aumenta-se o ISO."
Pronto. Simples assim. ;)

A regra básica é essa mesma, a não ser que queira usar o iso para conseguir algum efeito de granulação, num PB, por exemplo.