Autor Tópico: Ajuda para "revelação" de fotos digitais  (Lida 1578 vezes)

Gabriel270281

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 136
    • Meu Flickr
Online: 09 de Agosto de 2005, 11:25:19
Olá Pessoal


Estou precisando de uma ajuda para mandar as fotos da minha s5100 para "revelar".

Em outro tópico eu tinha lido que o padrão de impressão dos labs é 15x10 (3:2), mas pelo que sei o padrão da minha máquina é 4:3 que daria 15x11,5 se não me engano. Do jeito que tá o laboratório vai cortar na altura pra ficar no padrão, e isso não me agrada.  

Qual seria a maneira mais prática de eu manipular e fazer esses ajustes no Photoshop CS2, pra deixar no padrão 3:2?? (eu demoro um tempão pra conseguir cropar na mão para fazer isso)

Outra dúvida, no photoshop a resolução das fotos fica em 70 dpi, e para ter qualidade precisa ser 300dpi certo? Eu posso colocar isso na mão mesmo? Quais seriam os passos corretos pra eu mandar as fotos da melhor maneira pro LAB?

Desculpem as tantas perguntas, mas são fotos da colação de grau da patroa, então se não ficar bom o bixo pega!! hehehe


Abraços!!

Gabriel!
Gabriel Lima - Brasília/DF


Georges

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.747
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/grgs
Resposta #1 Online: 09 de Agosto de 2005, 11:46:53
Usa a ferramenta de seleção. Na barra de opções dela, escolha "fixed ratio", e coloque "2" e "3" nas caixinhas. Pronto, agora é só arrastar a ferramenta sobre a imagem, e depois clicar em Image -> Crop.
Sobre a resolução que aparece, de 70 DPI, note que é pra um tamanho de impressão enorme. Desmarque a caixa "resample" e digite o tamanho de impressão desejado da foto em cm, pra ver com quantos DPI ela ficará. Se tu fotografou na máxima resolução da câmera, como se deve, e não vá fazer impressões enormes, é provável que até passe de 300 DPI :) Em tempo... Não aumente os valores de DPI manualmente (ao menos não sem desmarcar o "resample"), pois nesse caso vais estar criando novos pixels, a chamada "interpolação", e destruindo a qualidade de tua imagem. Faça isso apenas se souber o que tais fazendo, caso contrário simplesmente respeite a tabelinha de impressão abaixo, e esqueça a questão dos DPIs :)

Georges Lemos
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil


Gabriel270281

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 136
    • Meu Flickr
Resposta #2 Online: 09 de Agosto de 2005, 13:42:25
Valeu Georges! Muito obrigado!

Abraços!

Gabriel
Gabriel Lima - Brasília/DF