Autor Tópico: .: E compacta? Qual é uma boa opção hoje em dia? :.  (Lida 9539 vezes)

Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #15 Online: 06 de Outubro de 2008, 16:38:54
Se fotografar em RAW já é importantíssimo usando uma DSLR, usando uma câmera de sensor pequeno então é fundamental. Aí então a diferença fica abismal.

Minha LX1 em ISO baixo é uma câmera excepcional, e as fotos não são inferiores em qualidade às conseguidas numa DSLR, só, é claro, são com outra linguagem e jeito. São suficientemente boas para que o observador veja a foto sem questionar-se com que cãmera foi feita, como sempre deve ser.


regis-sp

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 199
  • Sexo: Masculino
  • Reginaldo Ornellas - Fotógrafo - SP
    • Fotógrafo de Casamentos | São Paulo SP | Reginaldo Ornellas
Resposta #16 Online: 06 de Outubro de 2008, 17:56:16
Pois é... mas eu não estou a fim de gastar mais de R$700 (máximo R$ 800) numa camera 'de bolso', mas não é por isso que também quero 'qualquer porcaria'.. rs. Esse é o 'X' da questão... rs.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #17 Online: 06 de Outubro de 2008, 18:29:31
Compre então uma usada.

Mais vale uma G6 usada que uma 580 nova. Aliás, se em boa condição, mais vale uma G5 usada.

Porque por esse preço, se for nova vai ser "qualquer porcaria".

Talvez, digo talvez, seja possível comprar uma Olympus 7000 usada bem barata.


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 06 de Outubro de 2008, 19:25:38
Compre então uma usada.
Mais vale uma G6 usada que uma 580 nova.

Pra mim, pra quem usa mount Canon uma G6 ainda é uma ótima opção mesmo. Mesma bateria das DSLR, RAW, lente f/2, compact flash, display giratório, estrutura de magnésio, aceita flash série EX etc, etc.

É que tem gente que não compra nada usado mas que é uma compacta de respeito, isso é.
« Última modificação: 06 de Outubro de 2008, 19:26:34 por rogerio_prazeres »
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


mascarenhasbh

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 168
    • http://
Resposta #19 Online: 06 de Outubro de 2008, 19:42:10
galera e qual camera ultra zoom ta bacana hj? no minimo 10x de zoom? q tenha lenet boa ...


mascarenhasbh

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 168
    • http://
Resposta #20 Online: 06 de Outubro de 2008, 19:48:33
duas q me chamaram a atençao pela densidade do pixel foram:

Casio Exilim Pro EX-F1   -    16 MP/cm² , zoom de 12x , RAW , video 1920 x 1080 60 fps


Fujifilm FinePix S100fs -    20 MP/cm² , 28 mm , zoom 14.3x CCD_RAW?.... etc


Tadeu Segundo

  • Trade Count: (19)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 378
  • Sexo: Masculino
    • Tadeu Segundo
Resposta #21 Online: 13 de Outubro de 2008, 03:32:54
Vou pedir a opinião de vocês para a compacta que eu acabei de comprar... ja que ninguém citou nenhum modelo sony...
É a W300. Não tenho muito conhecimento técnico, mas as fotos que tirei estão no mesmo "nível" da minha H1.

Abraços.
Canon 7D
28mm + 50mm + 18-135mm
Flashs 430EXII + 580EXII


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 13 de Outubro de 2008, 10:34:16
Vou pedir a opinião de vocês para a compacta que eu acabei de comprar... ja que ninguém citou nenhum modelo sony...
É a W300. Não tenho muito conhecimento técnico, mas as fotos que tirei estão no mesmo "nível" da minha H1.

Abraços.

É que o pessoal daqui tente a discutir compactas um pouco mais "profissionais". São câmeras que tem sensor maior, ótica mais elaborada, controles manuais, sapata pra flash, RAW etc.

A sony tinha a série V (V1, V3) que eram compactas de respeito mas abandonou o segmento.

Por outro lado, ao se falar de compactas de menor qualidade (sensor pequeno e só com JPEG), na minha opinião as Sony tem a vantagem de ter um JPEG bastante agradável e consistente desde a sua linha P (as primeiras redondinhas).
Tem boas cores e resolvem bem as situações de luz desfavorável sem deixar a imagem sem contraste como muitas outras.

A linha W também era boa, mas as atuais infelizmente estão com imagem bastante prejudicadas pelo excesso de MP (deviam ter parado nos 3Mp).  :no:

Não acompanho cada lançamento, é apenas uma impressão geral das fotos que vejo.
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


regis-sp

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 199
  • Sexo: Masculino
  • Reginaldo Ornellas - Fotógrafo - SP
    • Fotógrafo de Casamentos | São Paulo SP | Reginaldo Ornellas
Resposta #23 Online: 13 de Outubro de 2008, 13:04:26
duas q me chamaram a atençao pela densidade do pixel foram:

Casio Exilim Pro EX-F1   -    16 MP/cm² , zoom de 12x , RAW , video 1920 x 1080 60 fps


Fujifilm FinePix S100fs -    20 MP/cm² , 28 mm , zoom 14.3x CCD_RAW?.... etc

Valeu as sugestão, mas lembrando que eu procuro é uma CÂMERA DE BOLSO.
Cameras maiores não interessa, já tenho as DSLR que são grandes. Preciso agora de uma camera compacta pra carregar no dia-a-dia.


Tadeu Segundo

  • Trade Count: (19)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 378
  • Sexo: Masculino
    • Tadeu Segundo
Resposta #24 Online: 13 de Outubro de 2008, 13:48:22
Olá Regis...

Não tenho o conhecimento técnico da turma acima, mas gostei muito da minha Sony w300.
Veja um exemplo duma foto dela, que tem 13 MP e algumas funções manuais:



Obs.: eu diminui o tamanho no PS em 50% (para o arquivo ficar menor), mas no detalhe esta em tamanho real.
Canon 7D
28mm + 50mm + 18-135mm
Flashs 430EXII + 580EXII


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 13 de Outubro de 2008, 13:59:13
que tem 13 MP

 :eek: :eek:

Que saudades que tenho da época da W5 rs


cspinto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 192
Resposta #26 Online: 13 de Outubro de 2008, 19:46:15
Camera de bolso = Lumix TZ-5

Se ela tivesse RAW, eu compraria uma imediatamente. O range dela é de 28mm-280mm equivalentes com uma lente Leica bastante boa.

:ok:
Cristiano
-------------------



rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 13 de Outubro de 2008, 23:19:35
Eu não sei como é essa TZ-5 mas minha experiência com uma câmera da série Lumix (Panazonic + Leica) foi decepcionante.

Fui a Búzios e no passeio de barco tinha uma moça que fotografava com uma Lumix UZ  e depois vendia o pacote com as fotos.
Cheguei a pegar na mão e cliquei a própria fotógrafa. Maquininha gostosa de usar, com zoom no barril da lente, foco rápido etc.

Comprei o tal pacote pois a moça tirou um monte de fotos bacanas... mas quando fui ver as fotos eram quase imprestáveis. Só servem com registro mesmo.
Um JPEG sem range dinâmico nenhum, cores horríveis, tudo estourado, lavado, dá até desgosto de ver.

Não tô dizendo que essa TZ-5 é ruim. Não conheço e pode ser uma cam excelente, mas essa Lumiz que a menina usava tinha um JPEG muito feio. Vi depois pelo Exif que o modelo era FZ30.

Se quiserem posto algumas fotos aqui feitas por aquela Lumix. Se colocar sozinhas já é ruim, se postar as que eu fiz sob mesmas condições com a antiga D30 junto aí fica assustador.

Então vale novamente o recado. Para Cameras em JPEG tem que ver exemplos. Não adianta ter ótica boa, sensor bom etc se o JPEG é ruim e a foto já sai ferrada.

Bom... se eu fosse pegar uma cam só com JPEG sem experimentar, e quisesse uma cam bastante compacta iria de Sony série T. São muito finas e práticas e o JPEG da Sony é consistente (nas cam mais novas tá meio ruidoso nas fotos com flash mas ainda é consistente).

Abraços.

[edit] Essa FZ30 tem RAW mas a moça fez tudo em JPEG pois tinha que entregar no mesmo dia.
« Última modificação: 13 de Outubro de 2008, 23:21:35 por rogerio_prazeres »
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 14 de Outubro de 2008, 00:35:10
Vi depois pelo Exif que o modelo era FZ30.

Nossa, se você acha isso da FZ30, não queira nem ver uma TZ5 uhaHUahuA

Mas realmente é decepcionante. Postei as fotos na Galeria que tirei domingo com uma Canon SX100 IS (que é até concorrente da TZ5). Pequena assim até dá pro gasto, mas vendo em alta resolução  :no: :no:
É impressionante a falta de textura mesmo em ISO 80. Tudo lavado (e na Sony H3 e na TZ5 é a mesma coisa porque já mexi nelas)
A latitude não precisa nem comentar né... quando uso modos de prioridades, sempre subexponho 0.7EV para não estourar as luzes altas.

Mas eu comprei sabendo o que ia comprar. O intuito era a família inteira ter uma câmerazinha que pudessem levar para todos os lugares (mesmo não cabendo no bolso). Como o pessoal queria algo novo, com bastante zoom e portátil, não tinha muitas opções (principalmente dentro do orçamento rs)


maxcarvalho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 760
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 14 de Outubro de 2008, 10:18:35
Compre então uma usada.

Mais vale uma G6 usada que uma 580 nova. Aliás, se em boa condição, mais vale uma G5 usada.

Porque por esse preço, se for nova vai ser "qualquer porcaria".

Talvez, digo talvez, seja possível comprar uma Olympus 7000 usada bem barata.

Ivan,

  Ainda vale mesmo a pena adquirir uma compacta da série usada?
  Dizem que a vida útil de um sensor de compacta é por volta de 10.000 clicks.
  O dessas compactas mais robustas teria uma vida útil um pouco maior que isto ?
  Agradece,

  Max
Max Carvalho
___________________________________________
Samsung NX3000 | 16-50mm f/3.5-5.6 PZ
2 cartões microSDHC/microSDXC (8Gb e 16Gb)
2 baterias originais | carregador externo