Autor Tópico: .: E compacta? Qual é uma boa opção hoje em dia? :.  (Lida 9486 vezes)

regis-sp

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 199
  • Sexo: Masculino
  • Reginaldo Ornellas - Fotógrafo - SP
    • Fotógrafo de Casamentos | São Paulo SP | Reginaldo Ornellas
Online: 05 de Outubro de 2008, 12:24:09
Discutimos bastante sobre as DSLR, mas claro, nem sempre podemos estar com nossa camera à mão (por causa de tamanho, segurança, etc). Gostaria de sugestão dos colegas sobre os modelos atuais de câmeras portáteis que possam atender ao nosso 'senso crítico', obtendo fotos boas ou razoáveis, porém com um tamanho reduzido (a famosa 'camera de bolso').

Faz bastante tempo que não acompanho os lançamentos desse segmento, mas estou precisando de uma camera de bolso. Estava pensando nas Coolpix, sei lá...

Sugestões?


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #1 Online: 05 de Outubro de 2008, 13:05:48
Panasonic Lumix DMC-LX3  :ponder:
Tem alguns links com reviews em http://www.dcviews.com/_panasonic/lx3.htm
Só presta em RAW.


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #2 Online: 05 de Outubro de 2008, 14:56:36
É a cãmera que eu compraria hoje.
Tenho uma LX1 e considero uma maravilha em ISO baixo. Para falar a verdade, eu acho que em ISO baixo ela é melhor para GA que uma DSLR. A lente é nítida de p-onta a ponta, o que não é mole para uma 28mm-equivalente que pelo tamanho do sensor tem na horizontal um ângulo de visada perto dos 26mm-equivalente.


Marcelo.S.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.279
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/msafioti/sets/72157618134645270/detail/
Resposta #3 Online: 05 de Outubro de 2008, 16:22:00
Também esperei a Photokina para comprar uma saboneteira boa. Fora o celular nao tenho nenhuma compacta  :dry:
Até a patroa tá reclamando  :assobi:

Nem considerei as Nikon´s. Esse segmento nao é o forte dela. A P6000 tem um raw cheio de frescuras...

Sobrou entao a LX3 e a G10.

A LX3 leva grande vantagem, para mim o que considerei importante:

Densidade do sensor:        G10: 35 MP/cm²          vs.      LX3: 24 MP/cm²           - Ponto para LX3
Lente:                            G10: F2.8 - F4.5          vs       LX3: F2.0 - F2.8           - Ponto para LX3
Flash guide no.                G10: 4,3m                  vs        LX3: 8,3m                   - Ponto para LX3
Movie:                            G10: 640x480@30 fps  vs       LX3: 1280x720@24 fps  - Ponto para LX3
Peso:                             G10: 390g                  vs        LX3: 265g                    - Ponto para LX3

Range:                           G10: 28-140mm           vs        LX3: 24-60mm ??????



Pooourrra, essa LX3 tinha tudo para ser perfeita, os 24mm sao excelentes. Sem dúvida range curto sempre terá uma ótica melhor, mas 60mm é curto demais! Haja crop  :D

Resultado: mesmo perdendo muito em ótica acho que vou ficar com a G10 pelo range e também por eu já ter um flash 430EX que poderei usar nela.  :ponder:
Deutschland

Flickr


marinabellini

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 111
  • Sexo: Feminino
    • Batalha de fãs
Resposta #4 Online: 05 de Outubro de 2008, 20:31:05
amo as kodaks, tenho duas!
Nikon D50 + Nikkor 18 - 55mm
Sony a300 + Sony Macro 18 - 70mm
Olympus Trip
Kodak CX7300 / C743

www.flickr.com/photos/marinabellini
www.fotolog.com/mahbellini


dantas

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 112
  • Sexo: Masculino
  • Tudo posso naquele que me fortalece.
Resposta #5 Online: 05 de Outubro de 2008, 23:17:38
O que vcs acham de um H10 da Sony?
Canon 50D(02), Canon 5D clássica- Flash 430 ex, Canon 50mm 1.8, sigma 70-200mm 2.8, Cânon 24-105 4L


cmtealmeida

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 205
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 05 de Outubro de 2008, 23:29:20
uma H10 não é tão mais cara que uma compacta e oferece muito mais recursos...mas já vai fugir bem da proposta...

Se a intenção for levar a camera no bolso...é melhor pensar em adquirir uma calça jeans com um bolso especial! :D
Rodrigo de Almeida -SP

Canon 6D mii + 24-70mm f2.8L
instagram ALMEIDAFLY


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 06 de Outubro de 2008, 00:00:06
uma H10 não é tão mais cara que uma compacta e oferece muito mais recursos...mas já vai fugir bem da proposta...

Se a intenção for levar a camera no bolso...é melhor pensar em adquirir uma calça jeans com um bolso especial! :D

De maneira nenhuma a H10 oferece mais recursos que a Pana LX3  :shock:
Nem a mais que uma compacta como a Canon A650IS/ A720 IS. A H10 tem modo manual, mas apenas duas opções de diafragma, diferente dessas Canons citadas e da SX110 IS que é a concorrente direta dela.
Sem falar que a da Sony não tem a opção de medir o balanço de branco manualmente, só tem as opções pré-estabelecidas.
« Última modificação: 06 de Outubro de 2008, 00:00:55 por pedro_raythz »


cmtealmeida

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 205
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 06 de Outubro de 2008, 00:07:45
Verdade Pedro... to confundindo modo manual da H10 com a H50 , q parece q tem mais coisas...
bom...mas o que quis me referir principalmente foi no tamanho...uma super zoom é um trambolho perto de uma compacta
Rodrigo de Almeida -SP

Canon 6D mii + 24-70mm f2.8L
instagram ALMEIDAFLY


marinabellini

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 111
  • Sexo: Feminino
    • Batalha de fãs
Resposta #9 Online: 06 de Outubro de 2008, 00:18:06
uma canon powershot pode servir tbm? ela não é compacta,mas é compacta
sacaram?
Nikon D50 + Nikkor 18 - 55mm
Sony a300 + Sony Macro 18 - 70mm
Olympus Trip
Kodak CX7300 / C743

www.flickr.com/photos/marinabellini
www.fotolog.com/mahbellini


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #10 Online: 06 de Outubro de 2008, 07:22:01
Há que se distinguir aí algumas coisas. Uma delas é "recursos na câmera", outra é "qualidade de imagem".

Em termos de recursos na câmera, uma Panasonic FZ18 ganha, é claro.

Mas, vamos um poucquinho adiante... Por que, apesar do maior tamanho e de mais recursos há câmeras com menos zoom, menos versáteis e mais caras?

Porque essas câmeras entregam qualidade de imagem, qualidade ótica, qalidade de construção.

Há poucas câmeras compactas cujo projeto foi voltado para isso. A Canon G10, a Lumix LX-3, a Ricoh GRII. São relativamente pequenas, têm um zoom modesto (é claro, afinal oferecem óticas de qualidade impossível com zoom longo). Quem as compra quer qualidade, quer ter uma compacta que permita fotografar com qualidade.


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 06 de Outubro de 2008, 11:30:58
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


regis-sp

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 199
  • Sexo: Masculino
  • Reginaldo Ornellas - Fotógrafo - SP
    • Fotógrafo de Casamentos | São Paulo SP | Reginaldo Ornellas
Resposta #12 Online: 06 de Outubro de 2008, 13:47:44
Legal ver que o tópico rende.
Passamos a maior parte do tempo falando sobre as DSLR's e esquecemos que as vezes faz(muita) falta estar num lugar e não ter uma câmera a mão.
No meu caso, quero uma de bolso mesmo, com tamanho máximo como a G10 citada. O melhor é levar em consideração e balancear qualidade/recursos/preço.
Estou gostando das dicas.

Deixei na mão da 'patroa' dar uma procurada na net (afinal, ela é quam mais reclama de não ter uma camera que ela possa usar).
Ela me enviou algumas sugestões:
- Fuji Finepix Z20
- Fuji Finepix J10
- Canon A580
- Nikon Coolpix L14


Thiagoget

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 39
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 06 de Outubro de 2008, 14:25:58
Das opções que você citou eu ficaria com a Canon A580.
Looking for more....


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 06 de Outubro de 2008, 14:55:23
Legal ver que o tópico rende.
Passamos a maior parte do tempo falando sobre as DSLR's e esquecemos que as vezes faz(muita) falta estar num lugar e não ter uma câmera a mão.
No meu caso, quero uma de bolso mesmo, com tamanho máximo como a G10 citada. O melhor é levar em consideração e balancear qualidade/recursos/preço.
Estou gostando das dicas.

Deixei na mão da 'patroa' dar uma procurada na net (afinal, ela é quam mais reclama de não ter uma camera que ela possa usar).
Ela me enviou algumas sugestões:
- Fuji Finepix Z20
- Fuji Finepix J10
- Canon A580
- Nikon Coolpix L14

Existem as compactas de qualidade. Com sensor maior, RAW ou TIFF etc.
Canon série G, Sony série V , LX3 etc  estão nessa categoria. Se fosse comprar uma compacta com certeza seria uma dessas.

Já para as mais pra uso realmente amador, que só entregam JPEG é bom ver como as câmeras de comportam com cores, luzes etc. Tem algumas câmeras dessas, mesmo algumas caras, que entregam um JPEG horrível com as cores erradas, ruidoso, sem contraste etc.

Pior que isso varia de modelo pra modelo... então só vendo uns exemplos antes de comprar.
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br