Autor Tópico: JB em IR  (Lida 2195 vezes)

Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Online: 22 de Junho de 2009, 20:08:56
Algumas fotos em infra-vermelho do fim de semana no JB. Com a Sony A100 e filtro Hoya R72. Exposições em torno de 15s, F11 e ISO 400.


« Última modificação: 22 de Junho de 2009, 20:25:30 por Paulo Machado »
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 22 de Junho de 2009, 20:12:54


« Última modificação: 22 de Junho de 2009, 20:14:18 por Paulo Machado »
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 22 de Junho de 2009, 20:15:05


When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 22 de Junho de 2009, 20:17:46


When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Oberdan Gomes

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 764
Resposta #4 Online: 22 de Junho de 2009, 21:35:40
Paulo...  :worship: série simplesmente fantástica!!!

Eu fiz a conversão (retirada do filtro UV) de uma Sony P72, só que estou encontrando dificuldade em achar algum material para substituir, pois sem o mesmo fica absolutamente impossível fazer o foco, alguma sugestão?.

Outra dúvida que eu tenho, é se obrigatoriamente existe a necessidade de utilizar um filtro UV (Roya, ou outro) para a captura das fotos, e qual seria a implicaçào direta em não utilizar?
« Última modificação: 22 de Junho de 2009, 21:37:34 por Oberdan Gomes »


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 22 de Junho de 2009, 21:45:21
Valeu, Oberdan.
Voce precisa colocar qualquer vidro com a mesma espessura. Se colocar um filtro IR cortado no mesmo tamanho do seu filtro low-pass voce não precisará de mais nada.
Se colocar um vidro transparente no local do filtro low-pass voce precisará de um filtro IR na frente da câmera.
O problema de cortar um filtro IR para colocar no lugar do filtro low-pass é a precisão do corte. Cortar um vidro comum é mais fácil porque voce pode treinar um bocado até acertar  :D
« Última modificação: 22 de Junho de 2009, 21:47:37 por Paulo Machado »
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Oberdan Gomes

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 764
Resposta #6 Online: 24 de Junho de 2009, 10:31:02
Paulo, muito obrigado  :ok:

Vou ver se alguma Ótica aqui na Cidade faz o corte, pois o low-pass (não lembrava o nome nem sob tortura) da Sony P72 é muito pequeno... pequei um paquímetro emprestado para ver as medidas: 9mm x 8mm x 1,5mm (L x A x P).

No site que eu vi como remover o low-pass da P72, lá fala para usar o plástico de um Case de CD... vou testar pra ver o que sai enquanto não consigo cortar um filtro (Fonte)


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 24 de Junho de 2009, 10:52:00
Oberdan, eu desisti de fazer isto em uma compacta porque não encontrei um vidro para substituir.
Voce pode tentar cortar um filtro UV velho ou usar uma lâmina de microscópio.
Plástico de CD como diz no site deve acabar tirando a nitidez das fotos.
Corta um filtro UV é complicado, porque ele pode ser multicamada e acaba quebrando fácil.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Oberdan Gomes

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 764
Resposta #8 Online: 24 de Junho de 2009, 11:01:20
usar uma lâmina de microscópio.

Mestre :worship: Mestre :worship: Mestre :worship: Mestre :worship:

Eu tenho várias lâminas de microscopia que usava na faculdade... grande parte ainda na caixa lacrada.

Vou tentar cortar hoje ainda
« Última modificação: 24 de Junho de 2009, 11:01:44 por Oberdan Gomes »


Fotocom

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.667
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/paolofotocom/
Resposta #9 Online: 24 de Junho de 2009, 11:11:27
- Realmente maravilhosas... Perdoe o comentário mas... Embora saiba q a idéia não é esta... NÃO CONSIGO DEIXAR DE IMAGINA-LAS COLORIDAS (((risos))) Em especial a 3,5e 6... Parabéns!!


leleco

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 24 de Junho de 2009, 11:32:35
Olá amigos, a coisa é menos feia e complicada do q parece; o q ocorre é q nos fóruns brasileiros, existe um nº infinito de palpiteiros e mistificadore q usando o falso pretexto de "ensinarem", acabam confundindo e, isto sim, "desenformando" todo mundo...Não estou me referindo a nenhum de vcs neste tópico em especial, ehn? Sugiro aos companheiros q entrem no Flickr, acessem o nick "imageghost rider" [sem as aspas], depois cliquem em "pessoas" e a seguir na foto do cara que, a meu ver, faz o melhor e mais original trabalho em infravermelho no Brasil por 2 motivos: Além do cara ñ usar photoshop - ele usa Picasa 3 - ele usa apenas uma Sony H-50 q não precisa de conversão alguma, c/ alguns filtros, é fantástico! P.S. Ao entrarem na página, do lado direito há um álbum dele q se chama My infrared Stuff onde se encontra todo seu trabalho em IR, vale a pena. Um abraço pra todos.


fletcher

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 622
  • Sexo: Masculino
    • Gabriel Amaral
Resposta #11 Online: 24 de Junho de 2009, 11:43:37
Muito boa as fotos! Usa so o filtro da Hoya para fazer as fotos?


leleco

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 24 de Junho de 2009, 13:17:50
Olá amigo, não sei os detalhes com muita exatidão, mas acredito q se vc abrir uma das fotos IR dele, como eu já fiz, fizer um comentário e perguntar, ele vai te responder na boa. Tenho visto fotógrafos não só brasileiros como de outros paises fazerem perguntas e ele responder numa boa,  acho q ele é professor de fotografia. Um abraço


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 24 de Junho de 2009, 18:00:01
Fotocon, elas saem da câmera com muito pouca cor e contraste.

Algumas câmeras até tem mais informação de cor nas fotos IR, mas a A100 saem assim.

Fletcher, só o filtro Hoya R72.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


leleco

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 24 de Junho de 2009, 20:44:18
Em relação ao "imageghost rider", descobri q ele usa uma Sony H-50 na modalidade "nightshot" + 2 ou 3 filtros IR c/ densidades diferentes + 1 ND-X8 (densidade neutra) no caso de haver muita luz e, como eu disse antes, ele só usa Picasa 3 para manipular as fotos q acho [e muita gente lá de fora] fantásticas. Abraços pra galera