Autor Tópico: PROBLEMAS COM FLASK FK DE ESTÚDIO - LEIAM COM ATENÇÃO ANTES DE COMPRAR  (Lida 6258 vezes)

br.delima

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
Pessoal, depois de dar todas as chances aos responsáveis pelos flashes da FK, estou aqui para relatar todos os problemas que estou tendo com esta marca. Acredito que haja outros usuários com problemas similares, mas por medo de desvalorizar o equipamento (que por mim não vale nada), não expõe aqui as deficiências deste equipamento.
Comprei o equipamento depois de ler o review que o Leo Terra escreveu neste fórum (para quem quiser ler, http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=21538.0), em que ele escreve "Em termos de custo x benefício os FK são opções muito atrativas, porque apresentam um preço mais baixo que os Atek e um sistema praticamente tão bem construído quanto."
Pois bem, apesar de ler algumas críticas de usuários neste mesmo tópico, fui na onda do review e decidi adiquirir um conjunto FK 400LLC. Comprei no dia 05 de agosto desse ano e desde então, só tenho tido problemas. Vale citar aqui que a primeira vista, os acessórios que acompanham são de péssima qualidade (os refletores angulares são tão fráeis que se amassa facilmente com um pequeno esforço e as sombrinhas são muito frágeis). A cabeça em si também é frágil, feita com um tipo de metal que amassa fácil. Novamente, não tem como comparar com Atek nem aqui no Rio de Janeiro como em qualquer lugar do mundo. A escrição FK 400 é feita por um adesivo que é facilmente colado e descolado no corpo do flash. Não sei como é que alguém (Leo Terra) dá nota 9 para este equipamento, mesma nota no Atek.

No meu terceiro trabalho que necessitei usar estes flashes, no dia 02 de setembro, no meio do da sessão de fotos, uma das cabeças começou a soltar uma espessa fumaça negra de dentro dele depois de um estouro, relatado pelas pessoas que estavam próximas ao equipamento. Imediatamente desliguei da tomada e o equipamento ficou inutilizado, atrabalhando meu trabalho e consequentemente toda a sessão de fotos. Peguei este material e mandei para São Paulo, sede da FK. Quando liguei para lá relatando o que houve, o sr. Friedrich Mathhias Kisters disse que não era nada, já que a fumaça veio do óleo usado para refrigeração do equipamento. Como não sou eletricista nem engenheiro elétrico, não contestei, apesar de achar estranho. O equipamento voltou uma semana depois.

Depois de ter voltado de São Paulo, fiz duas sessões de fotografia e aconteceu algo impensável neste tipo de equipamento: Durante o segundo trabalho, no dia 17 de setembro deste ano, no qual estava fotografando a atriz da Rede Globo Eliana Giardini, em sua casa, quando fui fazer um ajuste na cabeça que tinha voltado de Sâo Paulo (tinha feito uma marca para ver se ia voltar a ter problema), tomei um choque tão forte a ponto de ficar agarrado por alguns instantes. Foram instantes horríveis, no qual fiquei estribuchando e gritando agarrado ao equipamento. Só consegui me livrar porque a violência foi tão grande a ponto do equipamento cair para a frente, em cima da mesa dela, derrubando um cinzeiro de vidro no chão e danificando a frágil tocha.
Por causa deste incidente, a sessão de fotos não foi boa, além de ter feito eu me esquecer de uma extensão na casa dela, para ver o quanto transtornado eu estava pelo choque e pelo descuido desta empresa com o equipamento.

Liguei para lá transtornado pelo fato e ainda tive que ouvir que tomar um choque era impossível. Sinceramente não sei o que passou na cabeça dele quando me disse isso. Me senti parecendo um mentiroso que estava dizendo isso para ter não sei que vantagem nisso. Será que ele imaginou que alguém era capaz de simular um choque? E para quê? Ainda mais com testemunhas....
O que quero deixar registrado é que não confio mais nos equipamentos da FK Flash e tenho medo sempre que vou usá-los. Toda vez que encosto no corpo da tocha fico imaginando se vou tomar outro choque como este que tomei.
Já pensei em anunciar estes flashes nos classificados, mas achei que seria desonesto vender algo tão ruim para outra pessoa. Estes equipamentos não valem nada. Ainda tem que evoluir muito para tentar comparar com marcas como a Atek.
O review do Leo Terra é completamente distorcido e tendencioso. Não caiam no que ele escreveu. Provavelmente os flashes usados nesse review foram feitos com cuidados especiais ou sabe-se lá o que pode ter sido acertado...
Espero que os usuários desta maldita marca que tiveram algum problema se manifestem para que algo seja feito, nem que seja na justiça.

ps. Esqueci de colocar aqui que a outra tocha, que aparentemente estava perfeita, na verdade não estava. Constatei isso numa sessão de fotos de gastronomia, no qual só estava usando este equipamento. Fiz várias fotos em sequência e na hora de mudar o prato, a tocha não disaparava. Só disparava quando apertava duas vezes o botão de teste do flash (na primeira vez que apertava, o flash fazia um barulho tipo um click e só depois do segundo aperto do botão o flash disparava).
Não sei que raios é isso, mas toda hora tinha que ficar apertando duas vezes o botão porque o flash não disparava. Se fosse outra marca, até estranhava, mas se tratando da marca FK, achei que tudo fosse possível...
Não estou com esperanças de melhora por causa da troca deste modelo azul (até achava simpático a cor azul) pelo modelo de cor preta, com um painel novo. O que adianta mudar cor e painel se continuar com a falta de confiabilidade? Eu não confio mais na marca. Aceitei a troca porque não há muito o que faze a respeito. Agora é f*&$@ gastar um dinheiro considerável para deixar de backup de outros equipamentos né!? Por exemplo, comprei nos classificados daqui duas tochas da MAKO usadas, bem antigas, mas que dão banho de confiabilidade e de qualidade. Quanta diferença!!!


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.762
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #1 Online: 08 de Outubro de 2008, 11:23:11
Br.delima apenas como esclarecimento. Eu fiz o teste com o primeiro modelo azul linear que foi lançado e no review eu disse detalhadamente como foi feito o teste, inclusive com quais flashs foram comparados. Também disse que não fiz testes de durabilidade, mesmo porque fiquei apenas 4 dias com eles enquanto fazia o review, fiquei animado com o que foi oferecido, tando que comprei dois de 200W. Agora no meu teste eu deixei bem claro (antes das notas finais) que não havia feito testes de durabilidade de nenhum dos flashs testados, e que as notas era referenciadas entre os equipamentos testados(não envolvendo outras marcas e modelos).

Citar
Não foram feitos testes de durabilidade, mesmo porque tais testes seriam destrutivos...  Então este quesito só poderá ser respondido mesmo com o tempo.

Citar
Lembrem-se também que as notas dadas nestes testes tem por base os 3 equipamentos testados, podem haver outras marcas que se saiam melhor do que um equipamento com nota 10 obtida neste teste, isso porque o teste leva em consideração os 3 equipamentos testados e as percepções de problemas de um em relação ao outro.

O review foi um guia de primeira impressão e deixei isso muito claro em todo o decorrer dele, então tome cuidado ao partir para o tipo de afirmação referente à minha pessoa, pois o review não tem nada de tendencioso e está muito bem esclarecido os processos e os problemas de cada um deles, assim como o processo com o qual foi atribuído nota para cada um dos itens testados.

Quanto aos acessórios eu só tenho dois parabólicos deles, mesmo porque a maior parte dos acessórios são Atek (tirando as sombrinhas) e é mais barato comprar direto da Atek. Apesar disso eu acho que devo ter bastante sorte, porque uso dois deles até hoje e não houve problema algum nesse período, mesmo no batidão, tamném já fiz baterias de fotos de 6 horas.
O corpo me parece ser de alumínio (não sei ao certo), objetivando tornar o flash mais leve. Relatei problemas com o painel tanto no review como para o pessoal da FK. Parece que o desconforto com o painel era algo que não afetou apenas a mim, tanto que eles trocaram o painel.
NA verdade alguns problemas relatados eu já tinha relatado no meu review como:
Citar
o acabamento do corpo em si é bom (mas poderia ser melhorado no painel e na fixação da lâmpada)
Recentemente liguei lá para pedir dois de 400W do modelo novo, pelo que me falaram eles tiveram alterações na placa, no sistema de fixação da placa e no painel. Pelo que eles me falaram me parece que quando transportados (como por SEDEX) as placas podiam se soltar nos modelos azuis. E isso estava gerando alguns desconfortos com o transporte. Você chegou a falar com eles sobre o problema? Eu estou esperando os meus de 400W para testar. Quanto aos acessórios eles usam o padrão Atek, na verdade o parabólico que recebi deles é identico aos que comprei da Atek e o hazy deles é Atek, inclusive com a marca estampada. O pessoal deles, se não me engano, já trabalhou com a engenharia da Atek, por isso das similaridades. Acho que só a sombrinha que é genérica, mas não tenho sombrinha deles, então não posso afirmar. Estou aqui na espera dos pretos para testar. Sei que estes modelos tem várias mudanças em relação aos modelos azuis. Mas de qualquer forma acho que vocês deveriam entrar em contato e conversar, particularmente eu acredito que devo ter dado sorte, assim como outros usuários, tanto que acabei até comprando mais deles. Fiquei até um pouco preocupado com minha nova compra (espero ter a mesma sorte que tive com a primeira). Mas de qualquer forma acho que você deve entrar em contato e mandar para reparo.
« Última modificação: 08 de Outubro de 2008, 12:06:38 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 08 de Outubro de 2008, 19:51:59
 É... Realmente os FK estão preocupando, recebi o meu na segunda-feira. Ainda estou testando, mas estou pensando em devolver.

 A parte que prende o flash no tripé não é firme o suficiente e a parte que regula o ângulo do flash também não é muito firme e preciso nos ajustes.

 Fora isso ocasionalmente ocorre problemas de sincronismo. Levando em consideração que tem fotos que não tem como repetir, isso não é nada legal.
« Última modificação: 08 de Outubro de 2008, 19:53:49 por LeandroFabricio »
São Paulo - SP


marciopalermo

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 67
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 08 de Outubro de 2008, 23:21:29
Eu havia ficado numa dúvida cruel entre comprar Mako ou pegar os FK por causa dos valores. Lembrei de um ditado que minha avó sempre repetia: "A economia é a base da porcaria". rsrsr
Sei que não deve ser o caso, mas sempre fico com um pé atrás com fabricantes novos, produtos com um preço bem inferior aos similares...
O acabamento dos flashes da Mako (estou com 2, um 505 e um 1001, já com outro 1001 encomendado) é excelente, os ajustes são muito bons, o sistema de fixação e até agora nenhum problema. Fora que o atendimento da Ekoban só não foi melhor porque não dava pra ser. Nota 10.
Não vemos as coisas com elas são. Vemos as coisas como nós somos.


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #4 Online: 09 de Outubro de 2008, 00:18:04
Ou o review foi muito mal feito (e escrito) ou mandaram amostras muito diferentes para o teste do q está efetivamente indo para o mercado.
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


JCMACIEL

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 296
Resposta #5 Online: 09 de Outubro de 2008, 00:39:36
...ou mandaram amostras muito diferentes para o teste do q está efetivamente indo para o mercado.


Acredito que o problema possa ser esse. Acho que o Leo não se exporia dessa maneira.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.762
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #6 Online: 09 de Outubro de 2008, 00:42:35
Luzio o Leo.Amaral levantou a questão de que a demanda aumentou muito e que os flashs são feitos artezanalmente. Os que recebi foram os primeiros, pode estar havendo problemas com relação a esta demanda. Mas até o momento os meus dois estão ok, apenas as questões levantadas no review, por sinal parece que foram as principais colocações do LEo Amaral também (então o review nem está fora nestas observações). Agora estou esperando receber meus novos, pretos e de 400W. Vamos ver o que mudou.

Leandro eles mudaram o sistema de fixação? O dos meus usam um sistema de engate rápido no tripé igual ao do meu Atek e na regulagem de ângulo ele é de alumínio com o contato dentado (o ângulo não muda nem com reza brava) porém ele não tem muito meio termo, por ser dentado os ângulos são meio que fixos pela área dentada. O seu já é dos pretos? 
« Última modificação: 09 de Outubro de 2008, 00:49:26 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #7 Online: 09 de Outubro de 2008, 00:45:52
Conheço o Leo faz muito tempo e também acho que mandaram uma coisa q não tinha nada q ver com o tá indo para o mercado...
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #8 Online: 09 de Outubro de 2008, 00:53:58
Conheço o Leo faz muito tempo e também acho que mandaram uma coisa q não tinha nada q ver com o tá indo para o mercado...
:ok:
Isto é comum quando é o fabricante que manda as amostras/produtos...
« Última modificação: 09 de Outubro de 2008, 00:54:55 por Pictus »


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.762
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #9 Online: 09 de Outubro de 2008, 00:55:04
Então Luzio eu recebi os primeiros deles. Optei por testar antes de comprar, por conta da indicação de um amigo meu que tem os tradicionais (não lineares). Testei eles por 4 dias e a princípio eu gostei, tanto que acabei ficando com os de 200W, os meus estão Ok até hoje, eu não transporto, não carrogo para cima e para baixo, mas tenho um uso relativamente pesado. Agora estou até pegando uns dos novos, na verdade estou aguardando o envio deles (fiquei até que um tanto tenso em ler isso). Pretendo fazer uma nova avaliação deles com esses modelos novos que chegarão para mim. O único problema é que não tenho mais acesso aos Inco, porque o amigo que tinha acabou vendendo e pegando 2 FK de 200W do mesmo modelo do meu. Tenho só os meus Atek (de uma geração atrás) para comparar agora. :/ Mas não ganho nada com isso, na verdade os que tenho eu paguei por eles em todas as marcas rs (tanto FK como Atek).
« Última modificação: 09 de Outubro de 2008, 00:56:43 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #10 Online: 09 de Outubro de 2008, 01:03:27
Sei disso. :ok:
« Última modificação: 09 de Outubro de 2008, 01:05:17 por Lúzio »
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


LeandroFabricio

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.684
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 09 de Outubro de 2008, 01:17:31
Leandro eles mudaram o sistema de fixação? O dos meus usam um sistema de engate rápido no tripé igual ao do meu Atek e na regulagem de ângulo ele é de alumínio com o contato dentado (o ângulo não muda nem com reza brava) porém ele não tem muito meio termo, por ser dentado os ângulos são meio que fixos pela área dentada. O seu já é dos pretos? 

 Sim, os meus já são dos pretos.
 O sistema de fixação não é igual aos Atek, são duas partes de alumínio retangulares e LISAS, no parafuso entre as partes foi colocado uma espécie de arruela que ajuda na fixação, não são exatamente dentes, mas ela tem como se fosse ranhuras.

É mais ou menos assim:
___________
///  [   ] ///

 Outra coisa é o engate entre o tripé e o flash, há o parafuso do tripé e aquela peça de alumínio que fica rosqueado nele. E o engate da tocha que é um buraco com um parafuso para fixar. Esse parafuso, mesmo bem apertado deixa o flash balançando.
São Paulo - SP


pedro nicoli

  • Trade Count: (6)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 241
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 09 de Outubro de 2008, 07:50:58
pessoal, flash e tao importante como camera. se vc trabalha com foto e depende do equipamento funcionar sempre, vc nao compraria uma camera da marca Sanyo, Aipitek etc ne?...flash e a mesma coisa...
o barato sai caro...e dependendo mtto caro
Se as melhores marcas brasileiras ja nao sao uma maravilha...imagina umas desconhecidas?



broering

  • Trade Count: (5)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 279
    • www.eduardobroering.com
Resposta #13 Online: 09 de Outubro de 2008, 08:00:12
pessoal, flash e tao importante como camera. se vc trabalha com foto e depende do equipamento funcionar sempre, vc nao compraria uma camera da marca Sanyo, Aipitek etc ne?...flash e a mesma coisa...
o barato sai caro...e dependendo mtto caro
Se as melhores marcas brasileiras ja nao sao uma maravilha...imagina umas desconhecidas?



Disse tudo  :clap:


marciopalermo

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 67
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 09 de Outubro de 2008, 09:27:23
Duvido muito que o Leo Terra faça um review mal feito ou tendencioso pois o cara é profissional e não precisa puxar saco de fabricante. O que eu acho que possa ter acontecido: Ou os caras mandaram duas "pérolas" pra ele, ultra revisados, ou realmente foi sorte dele em receber os dois flashes e ambos terem se comportado como deveriam.
Um dos maiores problemas que temos com pequenos fabricantes, infelizmente, é a mão de obra barata e muitas vezes não especializada, por pura economia. Pegam um carinha que entregava envelopes, ensinam a soldar e mostram duas vezes como se faz.
Não digo que seja o caso, não conheço esses flashes, mas já vi muito disso. Economia é a base da porcaria, em qualquer terreno.
Não vemos as coisas com elas são. Vemos as coisas como nós somos.