Autor Tópico: Canon 5D?  (Lida 4357 vezes)

arguejo

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 510
Resposta #15 Online: 10 de Agosto de 2005, 22:07:52
Citar
é... mas o que me pergunto é que se vc imprime uma foto 10X15 em 6 MP com uma lente 100mm, vc vai cortar as bordas da imagem em full frame, e ela vai ficar pequena mas com o fator de crop, ,vc tem as bordas cortadas,  mas a imagem será no tamanho 10X15, e com a resoluçao de 6MP... entao, é como se aproximasse! ou não?
sim... mas se você pegar esse mesmo sensor com crop e aumentar ele pra fullframe, ele seria de resolução maior!!! quer dizer, se apenas adicionar mais sensor no espaço que falta pra completar o fullframe


albertgr

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.038
    • http://www.flickr.com/photos/alberto_gr
Resposta #16 Online: 10 de Agosto de 2005, 22:13:21
é mas aí ja entra em comparaçao de uma resoluçao pra outrta.. eu dizia com a mesma resoluçao...
"Film is not dead, it just smells funny."



arguejo

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 510
Resposta #17 Online: 10 de Agosto de 2005, 22:27:40
Então a resposta é sim... com o crop vc tem ganho em definição... mas perda com área de cobertura...


albertgr

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.038
    • http://www.flickr.com/photos/alberto_gr
Resposta #18 Online: 10 de Agosto de 2005, 22:39:57
é isso entao.. aquilo que voce disse... vantagem em tele, deesvanatagem em Grande Angular  
"Film is not dead, it just smells funny."



arguejo

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 510
Resposta #19 Online: 10 de Agosto de 2005, 22:42:20
pois é... uma pena que as Full frame custem tão caro...

eu adoro GA's... tele eu até gosto, mas eu não consigo fazer 36 fotos usando a tele... agora a GA, vai facinho facinho!!!
 


albertgr

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.038
    • http://www.flickr.com/photos/alberto_gr
Resposta #20 Online: 10 de Agosto de 2005, 22:44:58
ja eu sou fã de tele! com o zoom da minha S5100 nao vivo sem uma tele! apesar de que uma grande angular sempre vem bem, mas uso bastante a tele...
"Film is not dead, it just smells funny."



arguejo

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 510
Resposta #21 Online: 10 de Agosto de 2005, 22:48:17
Ah sim.. .eu tbm gosto de tele... mas é bem mais difícil arrumar assunto pra tele, do que pra GA!!!


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #22 Online: 10 de Agosto de 2005, 23:02:30
Citar
Citar
0,71X numa APS é uma verdadeira PORCARIA, uma das piores magnificações possíveis, o mínimo considerado aceitável é 0,8X sendo que o ideal é pelo menos 0,9X, isso é um dos motivos pelos quais as câmeras de fotojornalismo (como 1D e 1Ds) não são indicadas para estúdio (geram imagens muito pequenas no view), nesta categoria de câmeras a Nikon bate a Canon feio nesse quesito, esse é um dos muitos motivos que tbm tem levado à explosão de vendas da D2X e que fez com que a 1Ds não vendesse muito para fotografia de estúdio (que era inicialmente um dos seus objetivos). É realmente uma pena que os fabricantes estejam nos deixando cada dia mais dependentes do AF. :/ Ainda gosto mais da política da Olympus de fazer Viewfinders de primeiríssima linha com 1X de magnificação como o da E-1.
Mas Leo, viewfinder com muito mais do que 0.71x é difícil de encontrar em câmeras full-frame com autofoco, não? O viewfinder da Nikon F4 tem 0.70x e o da F5 tem 0.75x e eu já acho bem bons. As Canons full-frame (filme ou digitais) também não passam disso.
Pra encontrar maior do que (ou mesmo igual a) 0.8x em full-frame só mesmo partindo pras de foco manual. Uma Nikon FM2, por exemplo, aí sim vai ter respeitáveis 0.87x. Delícia olhar por aquele view enorme, nada a ver com a minha D70, por exemplo... :-)

[]s,

 -- thiago
Nas para fotojornalismo é um pouco difícil encontrar sim, mas nas câmeras voltadas para estúdio normalmente é mais fácil de encontrar views com melhor magnificação a magnificação é fundamental para conseguir um bom foco manual :)

Com relação às AF-S esse é o grande problema de ter lentes AF-S, elas só servem para Crop 1.6X, ou seja, são lentes travadas, não servem para nenhum outro Crop pois formam uma imagem menor do que a mídia e ainda correm o risco de tocar o espelho da câmera. :)
« Última modificação: 11 de Agosto de 2005, 14:30:57 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Koala

  • Trade Count: (21)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 103
  • Sexo: Feminino
  • Somewhere over the rainbow
Resposta #23 Online: 11 de Agosto de 2005, 01:31:59
Pois é, eu tinha até pensado se valeria à pena comprar a EF-S 17-85 IS, mas a longo prazo, não é uma boa opção, justamente por causa de uma futura evolução para uma câmera como a utópica 5D full-frame.
Magnificação é uma coisa que realmente faz uma diferença grande, ao mudar de câmera.

Agora, Leo, queria entender o que é o "tocar o espelho da câmera" nesse caso da EF-S.

Abs,
Luciana

 


jeanpaulo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 186
Resposta #24 Online: 11 de Agosto de 2005, 02:25:29
Citar

 0,71X numa APS é uma verdadeira PORCARIA, uma das piores magnificações possíveis, o mínimo considerado aceitável é 0,8X sendo que o ideal é pelo menos 0,9X, isso é um dos motivos pelos quais as câmeras de fotojornalismo (como 1D e 1Ds) não são indicadas para estúdio (geram imagens muito pequenas no view), nesta categoria de câmeras a Nikon bate a Canon feio nesse quesito, esse é um dos muitos motivos que tbm tem levado à explosão de vendas da D2X e que fez com que a 1Ds não vendesse muito para fotografia de estúdio (que era inicialmente um dos seus objetivos). É realmente uma pena que os fabricantes estejam nos deixando cada dia mais dependentes do AF. :/ Ainda gosto mais da política da Olympus de fazer Viewfinders de primeiríssima linha com 1X de magnificação como o da E-1.
eu vo ter q descorda do leo!
no q diz respeito a maguinificacao da 1ds e da d2x!

a 1ds é FF e tem 0.7x com lente 50mm certo?
a d2x tem crop de 1.5 e 0.86x com lente 50mm!

so q 50mm em uma camera com crop tem angulo de visao de 75mm, isso é o mesmo q dizer q ela amplia 0,86x uma imagem vista com angulo de visao de 75mm

ja na 1ds se vc colocar uma lente de angulo de visao de 75mm vc vai ter uma ampliacao de 1.05x, ou seja, o visor da 1ds é maior q da d2x! tanto é q eles inventaram um acessorio q esqueci o nome, pra colocar na d2x q amplia a imagem do visor fazendo ela ficar quase do tamanho do da 1ds! esse acessorio se eu nun me engano amplia 1,2x! ou seja 1,2 vezes 0,86 da 1,032, o q da uma visao quase de uma 1ds!
« Última modificação: 11 de Agosto de 2005, 14:31:53 por Leo Terra »


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #25 Online: 11 de Agosto de 2005, 12:10:37
Onde vc viu a referência? Pq o correto é sempre medir em equivalente de 50mm e não em 50mm real, sempre foi medido em equivalente, eu tinha uma médio formato que indicada com lentes de 85mm e assim por diânte, para indicar com o mesmo ângulo d cobertura (Não faz sentido pq muda de acordo com o crop mesmo nesse caso).


Os espelho das 35mm atinge as lentes AF-S na subida, podendo provocar sérios danos no mecanísmo da câmera. :)
« Última modificação: 11 de Agosto de 2005, 12:11:01 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Thiago Sigrist

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 352
Resposta #26 Online: 11 de Agosto de 2005, 14:09:54
Citar
eu vo ter q descorda do leo!
no q diz respeito a maguinificacao da 1ds e da d2x!

a 1ds é FF e tem 0.7x com lente 50mm certo?
a d2x tem crop de 1.5 e 0.86x com lente 50mm!

so q 50mm em uma camera com crop tem angulo de visao de 75mm, isso é o mesmo q dizer q ela amplia 0,86x uma imagem vista com angulo de visao de 75mm

ja na 1ds se vc colocar uma lente de angulo de visao de 75mm vc vai ter uma ampliacao de 1.05x, ou seja, o visor da 1ds é maior q da d2x! tanto é q eles inventaram um acessorio q esqueci o nome, pra colocar na d2x q amplia a imagem do visor fazendo ela ficar quase do tamanho do da 1ds! esse acessorio se eu nun me engano amplia 1,2x! ou seja 1,2 vezes 0,86 da 1,032, o q da uma visao quase de uma 1ds!
Por incrível que pareça, isso tudo está correto!
A magnificação de quase todas as DSLR (pelo menos a linha inteira da Canon e da Nikon) é dada pelo fabricante usando-se como referência uma objetiva de 50mm, e não tomando-se o campo de visão equivalente a 50mm numa full-frame.
Nas médio formato usam 80 ou 90mm, mas não estamos falando delas aqui... :-D

[]s,

 -- thiago
Thiago Massariolli Sigrist
Indaiatuba - SP
-----------------------------
Câmera Grande (DSLR) + Lente
Câmera Compacta


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #27 Online: 11 de Agosto de 2005, 14:22:22
Sim, mas convencionou-se o uso de 50mm por seu ângulo de cobertura, o mesmo motivo que leva às médio formato usarem distâncias focais maiores, para poder fazer ângulos de cobertura equivalentes, chega a ser medíocre não indicar em DF equivalente. :/

Fiz as contas aqui por cima.
Em 35mm com DF de 50mm teríamos 46,8 Graus de Cobertura.
Em APS com DF de 50mm teríamos 31,6 Graus de Cobertura.

Para obter 46,8 Graus com uma APS teríamos que usar uma lente com aproximadamente 35mm, portanto a magnificação teria que ser medida com uma lente de 35mm em uma câmera APS :/

Realmente é uma mancada dos fabricantes indicarem a magnificação desta forma, porque isso sempre foi padronizado para um ângulo de cobertura de aproximadamente 46 graus, senão não faz o menor sentido fazer esse tipo de indicação, porque cada um pode indicar da forma que acha melhor.
« Última modificação: 11 de Agosto de 2005, 14:24:18 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #28 Online: 11 de Agosto de 2005, 14:50:36
Só para efeito de interesse geral, eu sempre usei a linha Minolta nos Filmes.

Tive uma Maxxum que era minha favorita de 35mm em estúdio

Maxxum 7
Viewfinder:

Type: Eye-level fixed pentaprism

Focusing Screen: Spherical acute matte

Field of View: Approx. 92% x 94% of film frame

Magnification: 0.8X (with 50mm lens at infinity)

:)

E por incrível que pareça nas SLR de filmes a pior minolta é a Maxxum 9 que é exatamente a focada em fotojornalismo. :/
« Última modificação: 11 de Agosto de 2005, 14:51:54 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Thiago Sigrist

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 352
Resposta #29 Online: 11 de Agosto de 2005, 15:21:01
Citar
Só para efeito de interesse geral, eu sempre usei a linha Minolta nos Filmes.

Tive uma Maxxum que era minha favorita de 35mm em estúdio

Maxxum 7
Viewfinder:

Type: Eye-level fixed pentaprism

Focusing Screen: Spherical acute matte

Field of View: Approx. 92% x 94% of film frame

Magnification: 0.8X (with 50mm lens at infinity)

:)

E por incrível que pareça nas SLR de filmes a pior minolta é a Maxxum 9 que é exatamente a focada em fotojornalismo. :/
Putz, a Maxxum 7 de 35mm era animal mesmo.
Acho que foi um dos melhores, senão o melhor view em câmera 35mm com AF que eu já vi... :-D
Thiago Massariolli Sigrist
Indaiatuba - SP
-----------------------------
Câmera Grande (DSLR) + Lente
Câmera Compacta