Autor Tópico: Vou testar uma Olympus trip 35 - Help !!!  (Lida 134190 vezes)

Naiberg

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.212
  • Sexo: Masculino
Resposta #600 Online: 12 de Novembro de 2009, 23:11:24
Lindas imagens Elmo! Linda sua filhota! Maravilha crescer no mundo das imagens!!! Parabéns!!!


Barboza

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
Resposta #601 Online: 13 de Novembro de 2009, 00:25:05
Alguém tem alguma dica como conseguir fazer boas fotos usando o f manual sem utilizar o flash ?
Faço minhas as palavras do Guto (na abertura deste tópico).

Confesso que ainda não entendi bem o lance da Trip fora do Automático! Aqui mesmo, no tópico, o Elmo recomenda que se saia do "A" de vez em quando e, aqui mesmo no tópico, alguém já disse que fora do "A" tem que usar flash.

Será que um tripé resolveria a questão da baixa velocidade no modo "Manual", em fotos externas sem flash? Ou nem precisa do tripé? Ou o problema não é só esse? :ponder: :ponder: :ponder:

Estou me acovardando e fotografando só no Automático mesmo... :doh:

Pra mim, que estou no "preâmbulo" da fotografia, a pergunta do Guto continua muito válida: Como conseguir fazer boas fotos usando f manual, sem utilizar o flash?...

Abraços

Barboza
« Última modificação: 13 de Novembro de 2009, 00:51:02 por Barboza »


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #602 Online: 13 de Novembro de 2009, 08:06:20
Não. Eu não acho que TENHA QUE USAR FLASH no manual. Fica a critério do fotógrafo e depende do resultado que ele quer.

Mas não vamos esquecer aquilo que já foi discutido aqui. A Trip tem uma particularidade nesse ponto. Quando no manual, numa situação de pouca luz, o diafragma obedece ao comando do anel. Quando no manual, numa situação de luz mais intensa, o fotômetro entra em ação e "corrige o erro" do fotógrafo.

Aí vem a discussão: mas a minha não faz isso, a minha tá domesticada e atende às minhas ordens. Então, isso defeito da câmera? Opiniões para lá, debates pra cá, e não sei direito o correto. Sei que tenho mais de uma Trip e elas funcionam assim: com a intervenção do fotômetro/obturador.

Vale lembrar que essa câmera foi projetada para o uso do povão mesmo, um produto pensado para pessoas que não tinham conhecimento técnico nem queriam tê-lo. Desse modo, a idéia era: se o usuário da câmera colocasse no modo A de forma equivocada, ou ainda que fosse intencional, mas na abertura errada, a câmera faria a correção disso. Uma forma de enganar esse sistema é colocar uma máscara na fotocélula deixando-a sempre no escuro. Daí se tem pleno controle do modo A. Agora, se câmera não se comporta assim (como eu já disse: algumas pessoas relataram isso aqui), ótimo!, ela já não é mais aquele cavalo xucro. Já foi domesticada e tá pronta.

Dito tudo isso, no modo manual e com pouca luz, eu acho (minha opinião, hein?!) que um tripé é imprescindível.
« Última modificação: 13 de Novembro de 2009, 08:14:57 por Braga.SP »
-22.352971,-48.775582


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #603 Online: 13 de Novembro de 2009, 08:41:28
Não. Eu não acho que TENHA QUE USAR FLASH no manual. Fica a critério do fotógrafo e depende do resultado que ele quer.

Mas não vamos esquecer aquilo que já foi discutido aqui. A Trip tem uma particularidade nesse ponto. Quando no manual, numa situação de pouca luz, o diafragma obedece ao comando do anel. Quando no manual, numa situação de luz mais intensa, o fotômetro entra em ação e "corrige o erro" do fotógrafo.

Aí vem a discussão: mas a minha não faz isso, a minha tá domesticada e atende às minhas ordens. Então, isso defeito da câmera? Opiniões para lá, debates pra cá, e não sei direito o correto. Sei que tenho mais de uma Trip e elas funcionam assim: com a intervenção do fotômetro/obturador.

Vale lembrar que essa câmera foi projetada para o uso do povão mesmo, um produto pensado para pessoas que não tinham conhecimento técnico nem queriam tê-lo. Desse modo, a idéia era: se o usuário da câmera colocasse no modo A de forma equivocada, ou ainda que fosse intencional, mas na abertura errada, a câmera faria a correção disso. Uma forma de enganar esse sistema é colocar uma máscara na fotocélula deixando-a sempre no escuro. Daí se tem pleno controle do modo A. Agora, se câmera não se comporta assim (como eu já disse: algumas pessoas relataram isso aqui), ótimo!, ela já não é mais aquele cavalo xucro. Já foi domesticada e tá pronta.

Dito tudo isso, no modo manual e com pouca luz, eu acho (minha opinião, hein?!) que um tripé é imprescindível.

É isso ai  :ok:


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #604 Online: 13 de Novembro de 2009, 11:55:52
Achei mais uma, tirada por um amigo apreciei o "dedinho",:



Tai um bom motivo pra fotografar: "Meu filhote com uma TRIP"... aguardo demonstrações de corujisse explíssita. :assobi:
« Última modificação: 13 de Novembro de 2009, 11:57:54 por Elmo »


ELIAS

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 949
Resposta #605 Online: 13 de Novembro de 2009, 13:20:52
Dito tudo isso, no modo manual e com pouca luz, eu acho (minha opinião, hein?!) que um tripé é imprescindível.

Perfeita, explicação do Braga.

Só complementando...

Na trip não temos controle da velocidade do obturador. Quando se coloca fora do A, a velocidade fica em 40 (até onde entendi... se estou errado em corrijam).

Então fotografando em MANUAL, em ambientes de pouca luz.. você vai estar fotografando em 1/40 s.
Não acho tãooo imprescindível o tripé. Pra fotografar em 1/40, eu até arrisco segurar na mão.

Elias Vieira dos Santos
Jaú - SP

www.eliaseelizeufotoevideo.com


Naiberg

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.212
  • Sexo: Masculino
Resposta #606 Online: 13 de Novembro de 2009, 14:05:23
Estou com um filme colorido de 36 asa 400, fiz fotos com a abertura no modo A e fora dela, de dia e a noite com o diafragma em todas as posições de 2.8 à 22...vamos ver o resultado, estou curioso. :eek:


ELIAS

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 949
Resposta #607 Online: 13 de Novembro de 2009, 15:22:01
Chegou hoje meu Provalue que fotografei com a trip, revelado e digitalizado.

Pra minha infelicidade, 3 riscos de fora a fora no filme! :(
Depender desses LABs é terrível.
O jeito é retocar no Photoshop!

Compartilho algumas com vocês:


Em São Paulo...

Basílica Nossa Senhora da Conceição e de Santa Ifigênia:





Edifício Altino Arantes:





E algumas de lá de cima:













« Última modificação: 13 de Novembro de 2009, 15:30:45 por ELIAS »
Elias Vieira dos Santos
Jaú - SP

www.eliaseelizeufotoevideo.com


ELIAS

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 949
Resposta #608 Online: 13 de Novembro de 2009, 15:24:49
Sobre o que estávamos falando... de quando fotografar em ambientes de pouca luz, sem flash... em usar ou não o tripé.

Tenho dois exemplos, de fotos feitas em 2.8 com a câmera na mão, em ambiente de "pouca iluminação" (fotograficamente falando..rs), dentro do Walmart:



Elias Vieira dos Santos
Jaú - SP

www.eliaseelizeufotoevideo.com


fabioamano

  • Trade Count: (14)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 181
Resposta #609 Online: 13 de Novembro de 2009, 18:02:38
Belas Fotos Elias! A foto do Edificio Altino Arantes ficou show!
Sobre vc usar f2.8 na TRIP, quer dizer que em qualquer velocidade que eu escolher terei apenas velocidade 1/40 é isso?! E mesmo escolhendo a abertura a TRIP compensa para evitar o erro de exposição?! Abraços e obrigado Elias.


ELIAS

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 949
Resposta #610 Online: 13 de Novembro de 2009, 18:26:45
Olá fabioamano,

Obrigado pelos comentários e elogios! :)


Não entendi sua afirmação... você disse:
"em qualquer velocidade que eu escolher terei apenas velocidade 1/40 é isso?"

Você quis dizer em qualquer ABERTURA que escolhesse???

Pois na trip, você não escolhe volocidade.

Só tem opção de regular o diafragma.

Você pode deixar o diafragma no A, que ela faz a abertura automatica (entre 22 e 2.8) e a velocidade ela encolhe 1/40 OU 1/200.

Já você escolhendo manualmente o diafragma.. tirando do A, tem a opção de 22 a 2.8.
Mas pelo que se ve no manual, isso seria mais pra ser usado com flash.
Visto que a câmera foi produzida para um publico leigo em fotografia (o que na prática, ainda mais aqui no Brasil... foi outra história).
Quando você tira do A, a velocidade fica fixa em 1/40.
Mas se você for fotografar um assunto muito claro, mesmo abrindo o diafragma em 2.8, ela fecha AUTOMATICAMENTE... (mesmo fora do A), para não extourar a foto.

Esse procedimento acima, alguns colegas testaram e suas trips não fazem. Mas eu mesmo tenho 2 assim.. e vários de outros colegas também são assim. Daí a dica de fazer uma máscara pra cobrir o sensor do fotometro, pra se você quiser abrir o diafragma em 2.8 (por exemplo) mesmo num ambiente claro, ela não fechar por conta dela.

Mas nada impede de usarmos no modo manual (fora do A), mesmo sem flash.
Só tem q ficar de olho de não ter uma contra luz... que o fotometro vai medir, e fechar o diafragma.

Você chegou a baixar o manual dela? Caso não, está aqui nesse link:

http://zuserver2.star.ucl.ac.uk/~rwesson/esif/om-sif/camhistory/manuals/olympustrip.pdf

Abraço

Elias Vieira dos Santos
Jaú - SP

www.eliaseelizeufotoevideo.com


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #611 Online: 13 de Novembro de 2009, 19:16:46
Elias,

Talvez eu esteja sendo mesmo um pouco criterioso (chato!) demais. Mas, vendo nesse tamanho e no monitor do computador é uma coisa. Tá bom, ampliada até 10x15, talvez 13x18, também concordo que passa batido.

Eu já me arrisquei a fazer ampliação em 20x25, a mesma cena em fotos diferentes, com e sem tripé, e aí eu vi alguma coisa que sem o apoio não gostei.

Eu sei meu amigo que ninguém amplia 20x25 a partir de uma Trip. Por isso mesmo eu disse que reconheço minha chatice.

Ah! Essa do Wall-Mart tem luz pra caramba! Não era disso que eu falava, mas sim, de muito menos luz.
-22.352971,-48.775582


Naiberg

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.212
  • Sexo: Masculino
Resposta #612 Online: 13 de Novembro de 2009, 20:10:28
Olá Pessoal,
Fiz minha primeira revelação com a Trip que comprei do Hussin e que foi do Elmo. Tive uma imensa decepção, pois as imagens que foram tiradas com o foco no 3 primeiros modos ficaram muito desfocadas (Pouquissímas salvaram), e olha que fui caxias quanto a distância focal dos presets da trip. Só sairam legal mesmo as fotos com foco infinito. Digitalizei as fotos no Lab e achei a digitalização dos caras terrível. Pode ser erro meu mas estou desconfiado do anel de foco, pois na hora de mudar o anel pra um dos 4 modos de foco eu só escuto o click de encaixe do modo no infinito (pode ser doidera minha mas enfim, gostaria de opiniões sobre.

As focadas com foco infinito:
1.
2.
3.
4.

As focadas nos 3 primeiros modos (ou mais ou menos focadas eu diria).
1.
2.
3.

Defocadas Foco Infinito
1.
2.

Defocadas Brutalidade foco 1m e 1,5m!
1.
2.
3.

Tem mais algumas mas já da pra ter uma idéia acho. Na verdade no fim das contas fiquei até meio sem saber o que achar dessa revelação. Queria uma força pra saber se sou que tô errando ou a cam ta com alguma coisa. A maioria das imagens fopi no modo A. Fiz noturnas com a abertura em f2.8 e dicaram bem escurinhas..enfim...

Abs e obrigado!


ELIAS

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 949
Resposta #613 Online: 13 de Novembro de 2009, 20:28:59
Olá, Braga!

Tá certo...


Quando você disse que um tripé era imprescindível, eu achei um tanto de exagero.

Mas é fato que mesmo se fotografarmos em 1/60 ou 1/125, e for pra comparar no tripé e na mão, uma ou outra na mão pode tremer... mesmo que um mínima coisa.
Com 1/40, mais ainda...

Tudo depende do que você vai fotografar, e da qualidade que espera.
Com certeza, se quer a máxima qualidade possível... leve seu tripé que ele vai lhe render melhores fotos.

Abraço
Elias Vieira dos Santos
Jaú - SP

www.eliaseelizeufotoevideo.com


Barboza

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
Resposta #614 Online: 15 de Novembro de 2009, 00:50:20
Bom, com relação aos modos "A" e "M" da Trip, minhas dúvidas foram sanadas por Braga e Elias (e com anuência do Elmo). :ok:

Outras dúvidas ainda tenho e terei,como principiante que sou, sobre a Trip, sobre outras câmeras e sobre fotografia em geral. Que bom ter a quem recorrer!

Abraços

Barboza
« Última modificação: 15 de Novembro de 2009, 00:56:17 por Barboza »