Autor Tópico: Vou testar uma Olympus trip 35 - Help !!!  (Lida 133035 vezes)

GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Online: 11 de Outubro de 2008, 16:34:06
Olá pessoal. Preciso de algumas dicas e conselhos de vocês. Principalmente do pessoal que fotografa com analógicas. Bem, a história é o seguinte: Uma Olympus trip 35 veio parar em minhas mãos e fiquei afim de fazer umas fotinhas com ela. Como estou totalmente por fora em relação às analógicas pedi algumas orientações para o Elmo (que entende pra caramba disso) e ele me deu umas dicas sobre qual filme utilizar e me ensinou a verificar se o fotômetro da máquina estava ok. Ainda bem que está. Comprei o filme kodak TRI X preto e branco ASA 400, coloquei na máquina e já fiz 3 fotos de início dentro da minha casa. Amanhã irei fazer mais algumas externas, porém algumas dúvidas ainda persistem:

1) Como comprei o ASA 400, eu regulei na máquina para esse mesmo valor pelo que entendi no manual. Baixei o manual dela na net. Será que fiz corretamente ??? Fiquei na dúvida mas penso que para o fotômetro compensar corretamente acho que deve ser assim.

2) O foco dela é fixo em 4 posições: 1 metro, 1,5 metros, 3 metros e infinito. Tenho que seguir à risca essas medidas para as fotos ficarem bem focadas? Esse foi um ponto que não me agradou na máquina.

3) O manual diz para colocar a abertura no A (automático). Assim a câmera faria as regulagens das velocidades que variam de 1/200 a 1/40 segundos. Sugere que use o flash caso queira fazer regulagens manuais da abertura pois nessas condições a câmera fixa o valor da velocidade em 1/40 s para qualquer valor da abertura. Bom...pretendo fazer a maioria das fotos no A mesmo mas algumas vou tentar usar o f em 1/2.8 para conseguir um dof mais curto. Meu medo é que a foto fique muito clara e tremida já que a velocidade vai ser fixada em 1/40 s (um pouco baixa). Alguém tem alguma dica como conseguir fazer boas fotos usando o f manual sem utilizar o flash ?

Bem...minhas principais dúvidas são essas. A máquina é bem simples e parece ser fácil de usar mas para queimar o filme com segurança queria esclarecer esses pontos. Quem tiver ou já teve uma trip 35 e tem dicas para passar ou puder me ajudar, ficarei muito grato.  :ok:

PS - Quando fui comprar o filme, vi uma Olympus OM1 lindona vendendo e fiquei de olho nela. Quem sabe depois... :)

abs.  :ok:

« Última modificação: 11 de Outubro de 2008, 16:41:41 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


kiran

  • Trade Count: (16)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 636
  • Sexo: Masculino
    • PROFISSIONAL
Resposta #1 Online: 11 de Outubro de 2008, 17:23:02
Olá pessoal. Preciso de algumas dicas e conselhos de vocês. Principalmente do pessoal que fotografa com analógicas. Bem, a história é o seguinte: Uma Olympus trip 35 veio parar em minhas mãos e fiquei afim de fazer umas fotinhas com ela. Como estou totalmente por fora em relação às analógicas pedi algumas orientações para o Elmo (que entende pra caramba disso) e ele me deu umas dicas sobre qual filme utilizar e me ensinou a verificar se o fotômetro da máquina estava ok. Ainda bem que está. Comprei o filme kodak TRI X preto e branco ASA 400, coloquei na máquina e já fiz 3 fotos de início dentro da minha casa. Amanhã irei fazer mais algumas externas, porém algumas dúvidas ainda persistem:

1) Como comprei o ASA 400, eu regulei na máquina para esse mesmo valor pelo que entendi no manual. Baixei o manual dela na net. Será que fiz corretamente ??? Fiquei na dúvida mas penso que para o fotômetro compensar corretamente acho que deve ser assim.

SIM.

2) O foco dela é fixo em 4 posições: 1 metro, 1,5 metros, 3 metros e infinito. Tenho que seguir à risca essas medidas para as fotos ficarem bem focadas? Esse foi um ponto que não me agradou na máquina.

é assim mesmo.

3) O manual diz para colocar a abertura no A (automático). Assim a câmera faria as regulagens das velocidades que variam de 1/200 a 1/40 segundos. Sugere que use o flash caso queira fazer regulagens manuais da abertura pois nessas condições a câmera fixa o valor da velocidade em 1/40 s para qualquer valor da abertura. Bom...pretendo fazer a maioria das fotos no A mesmo mas algumas vou tentar usar o f em 1/2.8 para conseguir um dof mais curto. Meu medo é que a foto fique muito clara e tremida já que a velocidade vai ser fixada em 1/40 s (um pouco baixa). Alguém tem alguma dica como conseguir fazer boas fotos usando o f manual sem utilizar o flash ?

vc escolhe o diafragma e a camera vai escolher a velocidade certa dentro das possibilidades, não vai ficar em 1/40, isso é só com o flash ligado.
com iso 400 podes ter algumas limitações se quiseres usar
diafragma aberto com muita luz, tipo sol de verão.
mas no geral ela mede bem e tem uma ótica muito boa.


Bem...minhas principais dúvidas são essas. A máquina é bem simples e parece ser fácil de usar mas para queimar o filme com segurança queria esclarecer esses pontos. Quem tiver ou já teve uma trip 35 e tem dicas para passar ou puder me ajudar, ficarei muito grato.  :ok:

PS - Quando fui comprar o filme, vi uma Olympus OM1 lindona vendendo e fiquei de olho nela. Quem sabe depois... :)

OM1 é uma joia, acho q ví um anuncio aqui no forum de uma com três lentes suiko.

boas fotos,
abrazo

abs.  :ok:




GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 11 de Outubro de 2008, 17:28:29
o f em 1/2.8 para conseguir um dof mais curto. Meu medo é que a foto fique muito clara e tremida já que a velocidade vai ser fixada em 1/40 s (um pouco baixa). Alguém tem alguma dica como conseguir fazer boas fotos usando o f manual sem utilizar o flash ?
corrigindo...vou tentar um f 2.8 para conseguir dof mais curto.

Nenhuma dica pessoal ?  :(

Pensei em usar o tripé. Resolveria o problema de não tremer mas acho (tenho quase certeza) que vão ficar superexpostas no filme ASA 400 feitas de dia e com uma velocidade de 1/40 e f2.8. Caramba... :ponder:
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 11 de Outubro de 2008, 17:38:23
Kiran,

Eu também vi o anuncio da OM1 por aqui, porém eu quero somente a máquina com a lente 50 mm do kit mesmo. Não pretendo gastar muita grana com isso. É só para me divertir um pouco com filmes pois fiquei muito enferrujado com a "facilidade" das digitais. Com as analógicas a gente é obrigado a pensar muito mais antes de fazer o click. A que eu vi na loja tá sendo vendida por R$ 250,00 toda limpa e revisada e o pessoal dá garantia de 6 meses. Já fiquei sabendo que é um ótima máquina e que é muito difícil dela dar defeito e que as lentes tem uma qualidade  muito boa. Vamos ver...se animar mais um pouco eu pego a bichinha.  :)

Valeu pelas dicas. Obrigado.

abs.  :ok:
« Última modificação: 11 de Outubro de 2008, 17:44:06 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #4 Online: 11 de Outubro de 2008, 17:49:05
Guyto, eu a pouco tempo comprei uma Elan 2 por 400,00 pra mim é legal pq posso usar as lentes que eu tenho nela, se for pro filme, vale a pena comprar uma no mesmo sistema, sai mais barato
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


F.Kruschewsky

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 323
Resposta #5 Online: 11 de Outubro de 2008, 19:40:05
Guyto, eu a pouco tempo comprei uma Elan 2 por 400,00 pra mim é legal pq posso usar as lentes que eu tenho nela, se for pro filme, vale a pena comprar uma no mesmo sistema, sai mais barato

Guto, já tive uma OM-1 c/ a 50mm f/1.4. Foi minha primeira SLR, com a qual aprendí a fotografar. Se a câmera estiver realmente embom estado,pode comprá-la sem susto!

Mas, qual é o seu atual sistema?  O Alex está certo em afirmar que seria melhor, do ponto de vista econômico, ter equipamento de filme e digital da mesma marca. Eu mesmo tenho uma Nikon D70s e uma F100. Dessa maneira posso usar todo o meu "set" de lentes nos dois corpos, exceto a 18-70mm DX, exclusiva da D70s.

Boas Fotos!
« Última modificação: 11 de Outubro de 2008, 19:41:37 por F.Kruschewsky »


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 11 de Outubro de 2008, 19:52:05
Guto, não creio que essa câmera é exatamente o tipo de cam pra fazer retratos desfocados etc.
A precisão desse sistema de foco é muito pequena, sem falar no pouco controle da velocidade.

Pelo que li agora na internet acho que era uma cam de uso geral, pra viagems etc porém com uma ótima muito boa.
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


F.Kruschewsky

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 323
Resposta #7 Online: 11 de Outubro de 2008, 20:03:02
Guto, não creio que essa câmera é exatamente o tipo de cam pra fazer retratos desfocados etc.
A precisão desse sistema de foco é muito pequena, sem falar no pouco controle da velocidade.

Pelo que li agora na internet acho que era uma cam de uso geral, pra viagems etc porém com uma ótima muito boa.

A OM-1 é uma câmera muito mais adequada para fazer retratos! O foco e o controle de velocidade são tão precisos como em qualquer outra SLR de foco manual.

Para retratos e paisagens eu usei as Zuiko 50mm f/1.4 e 135mm f/2.8.

As lentes Zuiko são conhecidas por sua leveza, nitidez e precisão. São menores que suas equivalentes da Nikon, por exemplo, mas apresentando a mesma qualidade de imagem. Só mudei p/ Nikon quando passei a fotografar exclusivamente em digital. Mas, recentemente, acabei por realizar um antigo sonho de consumo ao comprar uma Nikon F100. Já andava com vontade de fotografar novamente com filme. Como já tenho um bom "set" de lentes, bastava acrescentar um corpo p/ filme.
« Última modificação: 11 de Outubro de 2008, 20:08:18 por F.Kruschewsky »


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 11 de Outubro de 2008, 20:23:01
Guyto, eu a pouco tempo comprei uma Elan 2 por 400,00 pra mim é legal pq posso usar as lentes que eu tenho nela, se for pro filme, vale a pena comprar uma no mesmo sistema, sai mais barato
Concordo Alex, mas na digital eu uso uma UZ, a canon S5is mas pretendo mesmo continuar com a Canon em se tratando de DSLR. Quero comprar a 50D assim que essa situação de crise financeira tiver um definição melhor. Tenho uma Canon eos 5000 com a lente do kit 38-76mm que minha esposa usa de vez em quando. É uma boa câmera de filme também.
Eu gostei da OM1 pelo fato dela ser totalmente mecânica com todos os controles manuais e por ser uma câmera conceituada pela sua ótima lente além de ser muito bonita. É só para "brincar" mesmo pois não pretendo seguir fotografando com filmes. Só esporadicamente para não perder a forma. As digitais são mais práticas mas fotografar com filmes é muito gostoso.
abs

Guyto, eu a pouco tempo comprei uma Elan 2 por 400,00 pra mim é legal pq posso usar as lentes que eu tenho nela, se for pro filme, vale a pena comprar uma no mesmo sistema, sai mais barato

Guto, já tive uma OM-1 c/ a 50mm f/1.4. Foi minha primeira SLR, com a qual aprendí a fotografar. Se a câmera estiver realmente embom estado,pode comprá-la sem susto!

Mas, qual é o seu atual sistema?  O Alex está certo em afirmar que seria melhor, do ponto de vista econômico, ter equipamento de filme e digital da mesma marca. Eu mesmo tenho uma Nikon D70s e uma F100. Dessa maneira posso usar todo o meu "set" de lentes nos dois corpos, exceto a 18-70mm DX, exclusiva da D70s.

Boas Fotos!
Pois é...pesquisei bastante na net sobre a trip 35 que estou usando e a OM-1 que me interessou. É bastante elogiada. Depois vou voltar na loja e saber mais detalhes dela antes de adquirir uma.
abs

Guto, não creio que essa câmera é exatamente o tipo de cam pra fazer retratos desfocados etc.
A precisão desse sistema de foco é muito pequena, sem falar no pouco controle da velocidade.

Pelo que li agora na internet acho que era uma cam de uso geral, pra viagems etc porém com uma ótima muito boa.
Rogério, a Trip é bem prática e simples mesmo mas mesmo assim tem controles manuais então é bom a gente ficar atento com o que ela pode oferecer. Por isso baixei até o manual dela para não sair disparando à toa como numa compacta automática digital. Estou na expectativa de fazer boas fotos com ela pois a ótica é bacana e o filme é bom. Vamos ver no que dá. Essa primeira vez vai ser um teste realmente pois não sei muito bem as condições que a câmera está pois ela estava muito tempo parada. Acabei herdando e resolvi colocar ela para trabalhar.
abs
« Última modificação: 11 de Outubro de 2008, 20:26:49 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


cmtealmeida

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 205
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 12 de Outubro de 2008, 10:25:04
Eu tenho uma trip 35, que é do meu pai também.. :)
é uma câmera muito boa que já me rendeu ótimas fotos, mas pela minha pouca experiência em fotografia, o foco dela vira e meche erra feio (eu que devo errar feio..), só usei asa 100 até agora, mesmo quando usava flash, com flash ela fica muito boa...

vou procurar o manual dela na internet pra voltar a bater mais fotos, já to com saudades!
Rodrigo de Almeida -SP

Canon 6D mii + 24-70mm f2.8L
instagram ALMEIDAFLY


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 13 de Outubro de 2008, 08:40:52
Eu tenho uma trip 35, que é do meu pai também.. :)
é uma câmera muito boa que já me rendeu ótimas fotos, mas pela minha pouca experiência em fotografia, o foco dela vira e meche erra feio (eu que devo errar feio..), só usei asa 100 até agora, mesmo quando usava flash, com flash ela fica muito boa...

vou procurar o manual dela na internet pra voltar a bater mais fotos, já to com saudades!
cmtealmeida,
aqui vc acha o manual dela: http://zuserver2.star.ucl.ac.uk/~rwesson/esif/om-sif/camhistory/manuals/olympustrip.pdf
Pessoal, como havia dito, fiz uns testes com a Trip 35 nesse fds mas deixei algumas fotos para fazer em outros lugares e condições diferentes ao longo dessa semana. Esse foco fixo realmente é um problema (hehehehe). Esqueci de mudá-lo duas vezes.  :doh:
Estou tão acostumado a regular outros parâmetros e usar o foco automático na digital que precisei ficar muito atento no caso da Trip. Também tudo é questão de conhecer, acostumar com a máquina e praticar. Aproveitei e comprei um rolo de filme Kodak pro color e coloquei na minha Canon EOS 5000 também. Já estou ansioso para mandar revelar e ver como ficaram. Se der tudo certo (como eu espero) vou escaneá-las e postar na galeria para vocês opinarem.
abs
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Celia H.

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.192
Resposta #11 Online: 13 de Outubro de 2008, 10:15:50
Oi Guto!
A Trip 35 foi a minha primeira máquina fotográfica e ela era muito boa. Ela era muito simples mas mesmo assim as fotos ficavam boas, seguindo a regulagem do foco, não tinha muito erro não. E mesmo as fotos com flash eram boas também. Nossa, me deu até saudades dela, deve estar lá esquecida num canto na casa da minha mãe. :) Eu a usei muito em viagens, era uma máquinha muito popular na época, muita gente tinha. Me lembro principalmente que as fotos em preto e branco eram bem legais. :ok:
Divirta-se com seu brinquedo novo-velho....e depois coloque as fotos aqui pra gente ver, tá? :)

Abs.


BACAMARTE

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 430
Resposta #12 Online: 13 de Outubro de 2008, 19:09:24
Guto,

Eu tenho a Oly Trip 35, e eu a amo! É uma câmera maravilhosa para se usar. Não tive problemas de foco com ela, mas costumo usar qualquer tipo de filme até ASA 400 nela, tanto PB, quanto cor e positivo. É show! Deliciosa e simples de operar. Talvez eu leve somente ela numa viagem que vou fazer no ano que vem, para a Europa.



GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 13 de Outubro de 2008, 19:58:59
Oi Guto!
A Trip 35 foi a minha primeira máquina fotográfica e ela era muito boa. Ela era muito simples mas mesmo assim as fotos ficavam boas, seguindo a regulagem do foco, não tinha muito erro não. E mesmo as fotos com flash eram boas também. Nossa, me deu até saudades dela, deve estar lá esquecida num canto na casa da minha mãe. :) Eu a usei muito em viagens, era uma máquinha muito popular na época, muita gente tinha. Me lembro principalmente que as fotos em preto e branco eram bem legais. :ok:
Divirta-se com seu brinquedo novo-velho....e depois coloque as fotos aqui pra gente ver, tá? :)

Abs.
Legal, Celia. Já estou me divertindo bastante com as analógicas. A eos 5000 eu já estou acostumado e sei que terei fotos bacanas mas estou ansioso para saber o resultado com a Trip.  :) Se o resultado ficar bacana eu postarei na galeria.
abs

Guto,

Eu tenho a Oly Trip 35, e eu a amo! É uma câmera maravilhosa para se usar. Não tive problemas de foco com ela, mas costumo usar qualquer tipo de filme até ASA 400 nela, tanto PB, quanto cor e positivo. É show! Deliciosa e simples de operar. Talvez eu leve somente ela numa viagem que vou fazer no ano que vem, para a Europa.


Olá Bacamarte. Li muito a respeito da Trip pois queria conhecer o equipamento que iria usar e vi muitas fotos legais feitas com ela pela net e no flickr. Tem até grupos só para ela. Parece que no exterior, ela é bem conceituada na sua categoria e ainda bem utilizada, relativamente. Teve até um fotógrafo (maluco) que fez um teste comparativo entre a Oly Trip 35 e a Canon 5D... :eek: :eek: :eek:
É...eu também fiquei espantado com a comparação. Não sei quais parâmetros foram usados e nem sei o grau de confiabilidade disso, só sei que aconteceu mesmo. Para não falarem que sou louco, tá aí: http://www.kenrockwell.com/olympus/trip-35.htm
Mas isso pra mim não é importante. Eu ganhei essa máquina e não quero deixar ela parada. Por isso os testes. Quero saber quais condições que ela está e o resultado que ela pode entregar. O importante é o resultado final. Se for do meu agrado eu a adotarei e com certeza nós iremos fazer muitos clicks ainda.   ;)
abs
« Última modificação: 13 de Outubro de 2008, 20:06:19 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


BACAMARTE

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 430
Resposta #14 Online: 14 de Outubro de 2008, 13:57:53
Guto,

Eu abri um tópico sobre o assunto que vou postar aqui, e acho que eu não deveria ter feito isso.  :aua:

Bem, ao ler o manual, me ocorreu a feliz idéia de comprar um filtro para essa Oly. Entretanto, não consigo encontrar em lugar nenhum o diâmetro de 43,5mm. Você chegou a encontrar este filtro? E aonde?