Autor Tópico: "Compacta" de filme - Alguma indicação?  (Lida 5961 vezes)

pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Online: 11 de Outubro de 2008, 23:09:40
Pra resumir a história, meu padastro quer comprar uma câmera simples de filme, nada de reflex e nem câmeras analógicas. Alguém sabe algum modelo de saboneteira que é interessante?
Existe algo no filme equivalente as ultrazooms de hoje?


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 11 de Outubro de 2008, 23:30:03
A Ricoh GR1 e a Yashica T4 são as duas que eu mais ouço falar por conta da qualidade ótica, mas elas não são zoom e também são meio difíceis de achar à venda  :(


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #2 Online: 11 de Outubro de 2008, 23:51:01
Há superzooms de filme sim. Ou quase isso, com lente integrada. Não sei indicar, mas há.


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 12 de Outubro de 2008, 00:18:11
A Ricoh GR1 e a Yashica T4 são as duas que eu mais ouço falar por conta da qualidade ótica, mas elas não são zoom e também são meio difíceis de achar à venda  :(

Procurando no Google esses modelos acabei achando um post antigo no blog do Lost Art descrevendo elas:
Citar
[YASHICA T4]: o melhor: a estética discreta, amadora e barata, o preço, o tamanho, a robustez, a lente 35mm 3.5 Zeiss, e o superscope, um visor tipo waist level no topo da câmera que permite que você fotografe sem levantar a T4 na altura dos olhos. Absolutamente perfeito para fotografar onde não é permitido! Além disso, o-rings na tampa traseira e no compartimento da bateria tornam a T4 resistente a chuva e neve, o que permite fotografar em condições adversas, incluindo tempestades de areia +. Testamos e aprovamos na Antártida, Patagônia, e no Sahara. o pior: a T4 Super foi descontinuada, e só existe uma nova versão, SEM o superscope, e sem a lente 35mm. Ainda é possível encontrar a T4 Super no E-bay. conclusão: Gostamos tanto da T4 que cada um de nós tem uma. Se tivessemos que escolher apenas uma das três câmeras acima, esta seria a nossa escolha.

[RICOH GR1]: o melhor: discrição absoluta, peso irrisório, tamanho minusculo (é a menor e mais leve das três com 180g), a (exce)lente 28mm 2.8, modo macro, informações no visor, a opção de override de exposição e de escolher a sensibilidade do filme (ASA). Ao ligar e desligar a GR1 os settings na câmera permanecem os mesmos, ao contrário da Minilux onde é necessário apertar um botão quatro vezes (!) para desligar o flash. O modo snap deixa a GR1 pre-focada e é perfeito para grabshots. Para quem sabe o que está fazendo, oferece o maior controle das três. o pior: o preço, é a mais frágil das três, e não gosta de chuva. conclusão: a GR1 é uma compacta quase perfeita, cabe em qualquer bolso, e é capaz de captar imagens infinitamente melhores que todas as digitais em sua faixa de preço e tamanho.

Valeu pela indicação! Vou dar uma pesquisada nos preços delas...

Há superzooms de filme sim. Ou quase isso, com lente integrada. Não sei indicar, mas há.

Vou dar uma pesquisada, Ivan! Obrigado!

Por enquanto dei uma olhada rápida nos preços das câmeras da Consigo e achei um tanto salgados (não todas, é claro). Com o surgimento das digitais os preços das câmeras de filme não baixaram não? rs


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #4 Online: 12 de Outubro de 2008, 03:09:18
Há inclusive slrs olympus com lente integrada. Dê uma olhada na linha da Olympus


Marcelo.S.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.279
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/msafioti/sets/72157618134645270/detail/
Resposta #5 Online: 12 de Outubro de 2008, 03:46:32
Minha esposa tinha uma Canon Prima Super 150 (38-150mm).
Quando vejo algumas fotos antigas feitas por essa câmera fico pasmo, as imagens geradas por essas compactas de filme sao bem melhores do que as compactas atuais com seus sensores minúsculos.
Isso falando de foto 10x15, o que era normal na época e continua sendo para a maioria hoje.
Deutschland

Flickr


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #6 Online: 12 de Outubro de 2008, 09:56:37
Uma tia minha tem uma Pentax Zoom 105 Super. Me parece uma excelente compacta de filme.
- 38-105mm f/4-7.8
- Modo macro
- Obturador 1/250 s a 1/3 s (bulb 1/2 s a 60min.), (bulb Timer 1 a 60s).
- Filme ISO 25 - 3200.




Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


marciopalermo

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 67
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 12 de Outubro de 2008, 10:25:05
A Olympus tem vários modelos, mas não sei dizer quais. :ponder:
Não vemos as coisas com elas são. Vemos as coisas como nós somos.


lostart

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 158
    • http://www.lost.art.br
Resposta #8 Online: 12 de Outubro de 2008, 15:40:32
Só faltou o link, pega bem sempre linkar a origem em uma citação:

http://www.lost.art.br/new0104.htm

assim quem lê pode ver que também falamos da venerável Leica Minilux edição limitada, que não é tão compacta mas TODO mundo que vê um print impresso elogia, mesmo sem saber porque. A objetiva da Minilux tem um je ne sais quoi que nenhuma outra tem... e isso aparece no resultado final. Quem faz um filme negativo 400 na Minilux sempre se surpreende...

e no link acima há links para IMAGENS captadas com as compactas citadas...

se fosse escolher uma apenas iria de T4. Segundo lugar quase empatado, GR1. Terceiro Minilux (peso e tamanho contam).

Se achar uma Olympus Stylus Epic antiga também não vai fazer feio mas não são tão boas quanto as citadas...

abrazos,

ig



Eduardo Proença

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.292
    • http://www.olhares.com/edup90
Resposta #9 Online: 12 de Outubro de 2008, 19:37:35
Essa Olympus Stylos citada pelo Ignácio é ótima para a proposta do seu padrasto, Pedro.
Eu tinha uma parada por aqui que fez ótimas fotos e só não vendi por que valia muito pouco e acabou ficando com minha sobrinha.
Dá uma olhada no ML q acho que vc compra uma dessas por menos de R$100.
Abs
Eduardo Proença - Rio de Janeiro
Meu Flickr


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 12 de Outubro de 2008, 23:06:24
Pedrão,

Achar uma câmera de filme simples de usar com zoom etc no ML é a coisa mais fácil. Além de muito barato e vc pode encontrar muita coisa no Rio mesmo. Não se encontra nenhuma com zoom similar a de uma UZ digital por conta do tamanho da mídia.

Mas tem umas saboneteiras Zooms de filme bacaninhas. Não são câmeras que primam pela qualidade mas pra usuários comuns, e para fotos pequenas a qualidade já dá e sobra. Além de terem modos automáticos, fill flash etc.

Das saboneteiras de filme eu gostava da série Zoommate da olympus.

Exemplo:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-82135063-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-82565989-_JM

Tem até uma que lembra uma UZ...  :D
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-82334634-camera-olympus-mod-28-110-is-20-com-zoom-4x-profissional-_JM

Abraço!
« Última modificação: 12 de Outubro de 2008, 23:07:59 por rogerio_prazeres »
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 12 de Outubro de 2008, 23:56:48
Obrigado pelas respostas!
Ajudaram muito :D

Ignácio, desculpe por não pôr o link... eu nem me liguei nisso :\

Gostei dessa reflex da Olympus, mas não sei se ele vai achar o tamanho bom rs

Já montei uma listinha aqui! :D


LuisMuller

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
  • Sexo: Masculino
    • Facebook
Resposta #12 Online: 13 de Outubro de 2008, 13:04:39
Olympus trip 35...
Eu tenho uma, lente fixa 40mm, mas as fotos ficam muito boas com ela!
Ela é quase que 100% automatica, mas tem como ajustar abertura, e possui sapata para flash...
Da uma olhada no grupo do flickr:
http://www.flickr.com/groups/olympustrip35/pool/


glauco frança

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 27
    • Fotos
Resposta #13 Online: 13 de Outubro de 2008, 13:34:06
"I see dead pixel!!!"


BACAMARTE

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 430
Resposta #14 Online: 13 de Outubro de 2008, 18:41:05
Luís, eu também tenho a Olympus Trip 35, e é uma câmera adorável. Atualmente, é a que eu mais uso. Ela tem abertura em 2.8 para a lente fixa de 40mm. É ótimo fotografar com ela, inclusive para viajar, pelo seu tamanho pequeno. Uma linda câmera.  :ok:

Agora, quanto a compactas de filme, dê uma olhada na World Wide Imports, que fica na Voluntários da Pátria, pois lá o cara tem várias compactas de filme, e várias das Oly citadas pelo pessoal daqui. Tem uma Nikon lá, que é muito interessante, com lente 30-60, se não me engano. Câmera robusta, com viewfinder grande, confortável para o olho humano.

O site é www.world.wideimports.com.br

Boa sorte.