Autor Tópico: Nikon D90 ou Canon 50D  (Lida 16389 vezes)

FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #15 Online: 14 de Outubro de 2008, 17:07:59
Depois que eu passei a conhecer de verdade o sistema de flash da Nikon, fiquei propenso a abandonar a Canon.
Depois que comecei a entender melhor o funcionamento dos flashes dedicados, fiquei propenso a achar que, sabendo usar, não faz tanta diferença assim usar nikon ou canon... :assobi:

Brunão,

Então conta como é que é, pq eu fiz mto teste e não teve jeito da Canon me entregar a fotometria TTL do flash como a Nikon entrega... Conta aí pra nóis!! :)
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


Sandro Amaral

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.078
  • Sexo: Masculino
  • Pedi e dar-se-vos-á...Mt 7:7
Resposta #16 Online: 14 de Outubro de 2008, 17:26:53
Depois que eu passei a conhecer de verdade o sistema de flash da Nikon, fiquei propenso a abandonar a Canon.
Depois que comecei a entender melhor o funcionamento dos flashes dedicados, fiquei propenso a achar que, sabendo usar, não faz tanta diferença assim usar nikon ou canon... :assobi:
Brunão,
Então conta como é que é, pq eu fiz mto teste e não teve jeito da Canon me entregar a fotometria TTL do flash como a Nikon entrega... Conta aí pra nóis!! :)

 :assobi: :assobi: :assobi: :assobi: :assobi: :assobi: :assobi:

 :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:
SANDRO AMARAL - Curitiba-PR

Srs. Não responderei perguntas enviadas por MP. Socialize sua dúvida abrindo um tópico. Ajuda você, outras pessoas e o fórum. Obrigado.



Mestaky

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 725
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 14 de Outubro de 2008, 18:03:12
Eu concordo com o Bruno, quanto a obter resultados consistentes com o sistema Canon, e posso m dar como exemplo disso, deixando a modéstia de lado.

Eu trabalhava sempre com a leitura pontual e fazia flash lock no pondo onde desejava o tom neutro, depois rcompunha e fazia a foto... Decerto que hoje com a Nikon não faço mais isso, mas essa precisão maior dá-se apenas em função de algo simples que a Canon insiste em não colocar em suas câmeras, que é ocálculo de potência não através de sistemas mirabolantes, mas pura e simplesmente através da consideração do espaço entre o flash e o assunto (que pode ser entendido como ponto de foco).

Para quem tem Nikon, faça o teste, pegue uma lente antiga, aí de 1990, ou anterior, como as 50 1.8 que acompanhavam as N6006 - Não são "D" - para perceber o quanto errático ele se torna quando precisa adivinhar a leitura pela luz que retorna pela lente, como é na Canon.
 
Continuando, na questão controle de resultados, em função da Canon trabalhar com equilíbrio e a Nikon trabalhar com EV nominal, a liberdade de criação oferecida pela Nikon é maior, mas a probabilidade de erros (por parte do fotógrafo) também. eu diria que o sistema Canon é mais limitado, mas à prova de erros.
 

Whatsapp / Telegram: 21 98799 7105
mestaky@gmail.com


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 14 de Outubro de 2008, 18:27:07
Eu concordo com o Bruno, quanto a obter resultados consistentes com o sistema Canon, e posso m dar como exemplo disso, deixando a modéstia de lado.

Eu trabalhava sempre com a leitura pontual e fazia flash lock no pondo onde desejava o tom neutro, depois rcompunha e fazia a foto... Decerto que hoje com a Nikon não faço mais isso, mas essa precisão maior dá-se apenas em função de algo simples que a Canon insiste em não colocar em suas câmeras, que é ocálculo de potência não através de sistemas mirabolantes, mas pura e simplesmente através da consideração do espaço entre o flash e o assunto (que pode ser entendido como ponto de foco).

Para quem tem Nikon, faça o teste, pegue uma lente antiga, aí de 1990, ou anterior, como as 50 1.8 que acompanhavam as N6006 - Não são "D" - para perceber o quanto errático ele se torna quando precisa adivinhar a leitura pela luz que retorna pela lente, como é na Canon.
 
Continuando, na questão controle de resultados, em função da Canon trabalhar com equilíbrio e a Nikon trabalhar com EV nominal, a liberdade de criação oferecida pela Nikon é maior, mas a probabilidade de erros (por parte do fotógrafo) também. eu diria que o sistema Canon é mais limitado, mas à prova de erros.

Nunca entendi bem as diferenças de cada sistema.  :ponder:
Que tal abrirmos um tópico específico sobre isso? É uma boa discussão.
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #19 Online: 14 de Outubro de 2008, 20:14:11
Até onde eu sei o ETT-II da Canon tb leva em consideração a distância.
Me corrijam  se eu estiver errado, mas o sistema Canon parece ser menos tolerante...

http://photonotes.org/articles/eos-flash/
Nikon improved their TTL flash metering system by incorporating subject distance into flash calculations - their “3D” system. This system determines distance information by reading the current focussing distance from the lens. Canon did not incorporate a similar distance-data system in their flash technology until 2004, with the introduction of E-TTL II. However, while distance data is valuable, it’s important to keep in mind that distance data isn’t very useful when using a flash in bounce mode or when using any diffusion system in which the light from the flash unit does not travel directly to the subject, since both cases increase the flash to subject distance over the lens to subject distance.

BTW, na Sony via TTL e curta distancia é impraticável, estoura direto, mas aumentando
a distancia fica menos pior, via ADI que leva em consideração a distancia fica OK
e via wireless(TTL) tb fica OK.


botinha

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 14 de Outubro de 2008, 20:27:50
Citar
Tinha escrito um post gigantesco, mas aí me dei conta que vocês já começaram a falar a respeito do que eu estava escrevendo  Riso

Se o uso é só para registrar memórias, eventos de família, viagens e coisas do tipo, sua melhor escolha seria realmente uma SLR de base. Existem excelentes opções dessas câmeras novas, como a Nikon D40, Canon XS, a nova Pentax K1000, ou uma Sony A100 se você conseguir encontrar uma nova ainda à venda. Você também poderá se interessar por uma Panasonic G1, conforme já citaram acima.

Acho que com uma D90 ou 50D você terá mais poder de fogo nas mãos do que realmente precisa usar  Riso Você pode ouvir várias pessoas falarem o contrário aqui no fórum, mas muitas SLRs "antigas" ainda são equipamentos muito capazes. Você seria muito bem servido até por uma DSLR usada ou de geração passada (ela serve muito bem a vários amadores avançados, então com certeza serviria a você também). Tenho uma XTi de 1 geração atrás (completando 2 gerações daqui a pouco), e não sinto necessidade de trocar ela tão cedo; vários outros usuários aqui tem câmeras ainda mais antigas e tiram fotos espetaculares com elas.

Caso tome gosto pela fotografia e deseje se aprofundar, não se preocupe: não só sua câmera ainda será muito boa, como você também terá a possibilidade de comprar uma nova no futuro, ou ainda continuar com a mesma câmera e comprar novas lentes.

Citação de: rogerio_prazeres em Ontem às 11:33:08
Citação de: tony lopes em Ontem às 07:38:34
http://www.dpreview.com/reviews/nikond90/page27.asp

Nessa página 27 diz que a D90 está em ISO 200 e a XSI em ISO 100... a comparação não é muito válida.
Talvez seja porque o ISO base da Nikon seja 200, não? (apesar que eu acho que ela tenha modo extendido para 100)

Na minha opinão adquirindo um produto que seja uma "ferrari" você terá maior facilidade em aprender sobre o mundo da fotografia  de uma maneira mais confortável e com uma menor dificuldade, devido a quantidade de recursos que você terá em mãos (aprender dirigir em um fusca é uma coisa aprender dirigir em um Jaguar é outra coisa). Por isso que estou pedindo uma ajuda a pessoas que possuem um maior conhecimento sobre o mundo fotografico. O uso da camêra será como descrito no post incial bem doméstico, mas quero fazer isto com qualidade Sempre acompanho algumas seções de fotos dos amigos do fórum e fico supreendido com que esses produtos fazem o resultado é impressonante, sei que o resultado depende do fotografo também, não adianta ter equipamento e o operador não saber usar e por isso que eu disposto a investir em um equipamento que me dê a oportunidade mesmo sendo leigo em aproveitar o que de melhor o produto oferece. E esse dois produtos me chamaram muito atenção por causas de suas característicase preços.


Valeuuu


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #21 Online: 14 de Outubro de 2008, 21:02:34
Me corrijam  se eu estiver errado, mas o sistema Canon parece ser menos tolerante...

Complementando, um TTL menos tolerante somando as inconsistências do sistema de AF + exposição...


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 15 de Outubro de 2008, 04:26:24
Na minha opinão adquirindo um produto que seja uma "ferrari" você terá maior facilidade em aprender sobre o mundo da fotografia  de uma maneira mais confortável e com uma menor dificuldade, devido a quantidade de recursos que você terá em mãos (aprender dirigir em um fusca é uma coisa aprender dirigir em um Jaguar é outra coisa). Por isso que estou pedindo uma ajuda a pessoas que possuem um maior conhecimento sobre o mundo fotografico. O uso da camêra será como descrito no post incial bem doméstico, mas quero fazer isto com qualidade Sempre acompanho algumas seções de fotos dos amigos do fórum e fico supreendido com que esses produtos fazem o resultado é impressonante, sei que o resultado depende do fotografo também, não adianta ter equipamento e o operador não saber usar e por isso que eu disposto a investir em um equipamento que me dê a oportunidade mesmo sendo leigo em aproveitar o que de melhor o produto oferece. E esse dois produtos me chamaram muito atenção por causas de suas característicase preços.
Valeuuu

Concordo em parte com o lance da Ferrari. Um cara nunca vai aprender a fazer curva a 200Km/h num fusca.
Mas tb nem todo mundo vai ser piloto de fórmula corrida.

O que eu quis dizer quando disse que uma XT (ou uma D40 nikon ou uma A100 Sony como outros exemplos) te atenderia é que em termo de imagem e sistemas essas câmeras já são muuuuito boas e se achar estarão bem baratas, sobrando inclusive grana para lentes melhores.

Quando se parte para cameras com sistemas superiores, com inúmeros pontos de foco, um monte de FPS (fotos por segundo), chassi de magnésio, resistente a água e poeira etc já é por um tipo de necessidade que não é qualidade de imagem e sim robustez, agilidade, durabilidade etc.

Mas nada impede de vc ir pra uma top logo de primeira. Se tiver bala na agulha, pode pegar até uma full frame, um bom set de lentes top. Depois invista em conhecimento também e terá um aprendizado bem rápido.

...

Apenas para ilustração, eu tô com uma D30 ano 2000 com lente do kit XT (18-55m) e as limitações da qualidade das fotos na sua maioria ainda são por deficiencia minha a às vezes da lente, não da câmera. Tô precisando mesmo é fotografar mais e escrever menos.  :D
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


jciuliano

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 76
Resposta #23 Online: 15 de Outubro de 2008, 09:09:48
Eu concordo com o Bruno, quanto a obter resultados consistentes com o sistema Canon, e posso m dar como exemplo disso, deixando a modéstia de lado.

Eu trabalhava sempre com a leitura pontual e fazia flash lock no pondo onde desejava o tom neutro, depois rcompunha e fazia a foto... Decerto que hoje com a Nikon não faço mais isso, mas essa precisão maior dá-se apenas em função de algo simples que a Canon insiste em não colocar em suas câmeras, que é ocálculo de potência não através de sistemas mirabolantes, mas pura e simplesmente através da consideração do espaço entre o flash e o assunto (que pode ser entendido como ponto de foco).

Para quem tem Nikon, faça o teste, pegue uma lente antiga, aí de 1990, ou anterior, como as 50 1.8 que acompanhavam as N6006 - Não são "D" - para perceber o quanto errático ele se torna quando precisa adivinhar a leitura pela luz que retorna pela lente, como é na Canon.
 
Continuando, na questão controle de resultados, em função da Canon trabalhar com equilíbrio e a Nikon trabalhar com EV nominal, a liberdade de criação oferecida pela Nikon é maior, mas a probabilidade de erros (por parte do fotógrafo) também. eu diria que o sistema Canon é mais limitado, mas à prova de erros.


Marcelo,

Fazia tempo que eu não via um comentário tão isento de paixão por marca.

Acho que foi definitivo para mim que não pretendo nunca explorar os limites do equipamento.

Estou com Canon e pelo seu comentário vejo que é o mais adequado mesmo para mim pois, devido às minhas limitações, sou muito mais dependente dos acertos do equipamento que dos meus próprios. Apesar de que flash nem está nos meus planos mais imediatos.

Abraços


Mestaky

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 725
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 15 de Outubro de 2008, 09:26:22
Até onde eu sei o ETT-II da Canon tb leva em consideração a distância.
Me corrijam  se eu estiver errado, mas o sistema Canon parece ser menos tolerante...

http://photonotes.org/articles/eos-flash/
Nikon improved their TTL flash metering system by incorporating subject distance into flash calculations - their “3D” system. This system determines distance information by reading the current focussing distance from the lens. Canon did not incorporate a similar distance-data system in their flash technology until 2004, with the introduction of E-TTL II. However, while distance data is valuable, it’s important to keep in mind that distance data isn’t very useful when using a flash in bounce mode or when using any diffusion system in which the light from the flash unit does not travel directly to the subject, since both cases increase the flash to subject distance over the lens to subject distance.

BTW, na Sony via TTL e curta distancia é impraticável, estoura direto, mas aumentando
a distancia fica menos pior, via ADI que leva em consideração a distancia fica OK
e via wireless(TTL) tb fica OK.

Verdade, ele passou a integrar o Lineup depois da MK II.

Interessante que nesse tempo eu ainda usava Canon, tive uma MK II com 580 EX, e não lembro de ter resultados tão melhores.  :ponder:

De fato é muito chato, ter de ficar fazendo flash-lock em todas as fotos, mas você acaba se acostumando e aí "sai na urina".

Provavelmente o problema deve ser a ponderação que o 3D da Canon faz, que deve ter um peso muito maior que a informação de distância prestada pela lente, e acho que é daí que vem a "cagada".
Whatsapp / Telegram: 21 98799 7105
mestaky@gmail.com


Mestaky

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 725
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 15 de Outubro de 2008, 09:32:24
Citar
Tinha escrito um post gigantesco, mas aí me dei conta que vocês já começaram a falar a respeito do que eu estava escrevendo  Riso

Se o uso é só para registrar memórias, eventos de família, viagens e coisas do tipo, sua melhor escolha seria realmente uma SLR de base. Existem excelentes opções dessas câmeras novas, como a Nikon D40, Canon XS, a nova Pentax K1000, ou uma Sony A100 se você conseguir encontrar uma nova ainda à venda. Você também poderá se interessar por uma Panasonic G1, conforme já citaram acima.

Acho que com uma D90 ou 50D você terá mais poder de fogo nas mãos do que realmente precisa usar  Riso Você pode ouvir várias pessoas falarem o contrário aqui no fórum, mas muitas SLRs "antigas" ainda são equipamentos muito capazes. Você seria muito bem servido até por uma DSLR usada ou de geração passada (ela serve muito bem a vários amadores avançados, então com certeza serviria a você também). Tenho uma XTi de 1 geração atrás (completando 2 gerações daqui a pouco), e não sinto necessidade de trocar ela tão cedo; vários outros usuários aqui tem câmeras ainda mais antigas e tiram fotos espetaculares com elas.

Caso tome gosto pela fotografia e deseje se aprofundar, não se preocupe: não só sua câmera ainda será muito boa, como você também terá a possibilidade de comprar uma nova no futuro, ou ainda continuar com a mesma câmera e comprar novas lentes.

Citação de: rogerio_prazeres em Ontem às 11:33:08
Citação de: tony lopes em Ontem às 07:38:34
http://www.dpreview.com/reviews/nikond90/page27.asp

Nessa página 27 diz que a D90 está em ISO 200 e a XSI em ISO 100... a comparação não é muito válida.
Talvez seja porque o ISO base da Nikon seja 200, não? (apesar que eu acho que ela tenha modo extendido para 100)

Na minha opinão adquirindo um produto que seja uma "ferrari" você terá maior facilidade em aprender sobre o mundo da fotografia  de uma maneira mais confortável e com uma menor dificuldade, devido a quantidade de recursos que você terá em mãos (aprender dirigir em um fusca é uma coisa aprender dirigir em um Jaguar é outra coisa). Por isso que estou pedindo uma ajuda a pessoas que possuem um maior conhecimento sobre o mundo fotografico. O uso da camêra será como descrito no post incial bem doméstico, mas quero fazer isto com qualidade Sempre acompanho algumas seções de fotos dos amigos do fórum e fico supreendido com que esses produtos fazem o resultado é impressonante, sei que o resultado depende do fotografo também, não adianta ter equipamento e o operador não saber usar e por isso que eu disposto a investir em um equipamento que me dê a oportunidade mesmo sendo leigo em aproveitar o que de melhor o produto oferece. E esse dois produtos me chamaram muito atenção por causas de suas característicase preços.


Valeuuu

Engano seu !

No dia que você pegarum carro com 350 CV debaixo do capot vai perceber que é muito mais difícil tomar as decisões corretas em seu controle, pois o número de opções é muito maior e consequentemente o número de merdas que podem acontecer também.

O mesmo acontece com uma câmera, ter uma câmera cheia de configurações possíveis, tal qual uma D3, D2X, 1D, 1DS, pode tumultuar a sua vida, pois são câmeras que permitem configurações que podem ser pouco sensíveis e outras que podem ser muito sensíveis e se você não soubver exatamente o que está fazendo, pode perder facilmente um lote de imagens.

Vale ter cuidado, e antes de qualquer coisa ler o manual com a câmera no colo e fazer apenas a configuração inicial.

Whatsapp / Telegram: 21 98799 7105
mestaky@gmail.com


Mestaky

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 725
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 15 de Outubro de 2008, 09:43:29
Eu concordo com o Bruno, quanto a obter resultados consistentes com o sistema Canon, e posso m dar como exemplo disso, deixando a modéstia de lado.

Eu trabalhava sempre com a leitura pontual e fazia flash lock no pondo onde desejava o tom neutro, depois rcompunha e fazia a foto... Decerto que hoje com a Nikon não faço mais isso, mas essa precisão maior dá-se apenas em função de algo simples que a Canon insiste em não colocar em suas câmeras, que é ocálculo de potência não através de sistemas mirabolantes, mas pura e simplesmente através da consideração do espaço entre o flash e o assunto (que pode ser entendido como ponto de foco).

Para quem tem Nikon, faça o teste, pegue uma lente antiga, aí de 1990, ou anterior, como as 50 1.8 que acompanhavam as N6006 - Não são "D" - para perceber o quanto errático ele se torna quando precisa adivinhar a leitura pela luz que retorna pela lente, como é na Canon.
 
Continuando, na questão controle de resultados, em função da Canon trabalhar com equilíbrio e a Nikon trabalhar com EV nominal, a liberdade de criação oferecida pela Nikon é maior, mas a probabilidade de erros (por parte do fotógrafo) também. eu diria que o sistema Canon é mais limitado, mas à prova de erros.


Marcelo,

Fazia tempo que eu não via um comentário tão isento de paixão por marca.

Acho que foi definitivo para mim que não pretendo nunca explorar os limites do equipamento.

Estou com Canon e pelo seu comentário vejo que é o mais adequado mesmo para mim pois, devido às minhas limitações, sou muito mais dependente dos acertos do equipamento que dos meus próprios. Apesar de que flash nem está nos meus planos mais imediatos.

Abraços


Obrigado !

Eu sempre tento ser imparcial quando estou falando sério, sempre disse que o que faz a diferença de verdade para uma foto é o software que é instalado atrás do visor. Às características (para o bem ou para o mal) de uma câmera, você se acostuma.

Não vê eu com D80 e D2x fotografando com ISO 1.600 e fazendo ampliaçoes de 1,20X90 ?  :hysterical:
Whatsapp / Telegram: 21 98799 7105
mestaky@gmail.com


Mestaky

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 725
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 15 de Outubro de 2008, 10:02:48
Até onde eu sei o ETT-II da Canon tb leva em consideração a distância.
Me corrijam  se eu estiver errado, mas o sistema Canon parece ser menos tolerante...


Vamos lá, meu entendimento é contrário, porque quando você está lidando com o sistema fora da sapata, ele praticamente blinda o fotógrafo de fazer "grandes peripécias" com a luz por quando trabalhar sempre baseado em equilíbrio para a exposição ideal. Todos sabemos que quando começamos a usar a luz para criar efeitos, o certo e o errado simplesmente deixam de existir para dar lugar à criatividade.

Quanto à tolerância, acho que não dá para associar à intolerância as inconsistências de leitura, pois muitas das vezes tais resultados são retornados por falha de cálculo da câmera e não do fotógrafo. Quando na verdade, a tolerância deveria estar associada à capacidade do equipamento de discernir as escolhas inconsistentes do fotógrafo e adequar-se para obter o resultado desejado.

Sincerametne eu não sei se nesse aspecto a Nikon tem um bom desempenho, porque eu sempre uso com um ou mais flashes, atualmente mais tochas de estúdio que os SB-800, e sempre que uso os SB-800, uso aproveitando ao máximo a iluminação disponível no ambiente.

« Última modificação: 15 de Outubro de 2008, 10:05:34 por Mestaky »
Whatsapp / Telegram: 21 98799 7105
mestaky@gmail.com


botinha

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 16 de Outubro de 2008, 21:14:27
Citar
O que eu quis dizer quando disse que uma XT (ou uma D40 nikon ou uma A100 Sony como outros exemplos) te atenderia é que em termo de imagem e sistemas essas câmeras já são muuuuito boas e se achar estarão bem baratas, sobrando inclusive grana para lentes melhores.
Olha eu não atentado para esse modelo da Nikon D40, achei uma boa câmera e sobre as suas características são bastantes atrativas (produto interessantissímo), mas me decidi adquirir a D90, ajudado pela analise dos amigos que com muita presteza ajudaram e deram dicas sobre os produtos em pauta. Em relação ao kit de lentes escolhi 18-105 f/3.5-5.6, gostaria da saber se de início estarei bem servido, no mai grato....SE poderem deixar algum link aonde aprender mais sobre lentes fico agradecido.....



VAleuuuu


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 17 de Novembro de 2008, 09:52:29
Um review comparativo bem feitinho entre a Nikon D90 e a Canon 50D, inclusive imagens em RAW.
http://www.quesabesde.com/noticias/canon-eos-50d-nikon-d90-comparativa-muestras,1_4701

Olhando essas duas imagens em RAW das duas, eu achei a imagem da 50D bem ruim nas sombras e com DR bem inferior....Ou estou errado?
http://images.quesabesde.com/camaras_digitales/noticias/canon50d_nikond90_img_0590.jpg
http://images.quesabesde.com/camaras_digitales/noticias/canon50d_nikond90_dsc_0025.jpg

Obrigado