Prometendo não polemizar mais na minha resposta, quero dizer coisas que a experiência me mostrou:
-Organização interna de um mac e um pc estão praticamente iguais qdo se usa micros de marca (exemplo a Dell)
-Desempenho em atividades corriqueiras também. Fazia edição com o premiere e final cut no mac e premiere e pinnacle studio com desempenho muuuito próximo. O pc tem uma gama maior de softwares (principalmente livres, como o ótimo Scenarist).
-Atividades 3d ou arquitetura 2d não tem jeito: DirectX só rola Microsoft, e OpenGL não está (infelizmente) a altura para essas atividades. E o formato proprietário da Apple (me fugiu da cabeça o nome agora) só é bravo em renderização, em modelagem não serve.
-Linux tem muito chão pra ser usado pra trabalhos gráficos: modelagens, renderizações... Trabalhos similares à Photoshop podem ser feitos no Gimp por exemplo, mas pecam em desempenho, justamente pelo driver meia boca fornecido pelas fabricantes de placas de vídeo (ati e nvidia). Mesmo o Maya, que foi concebido principalmente pra trabalhar com linux rola melhor no Windows.
-Um mac é mais fácil de usar por alguém que nunca usou um computador, isso é fato, mas alguém q está acostumado a um PC pode pastar por um tempo, e se a pessoa precisa disso como ferramenta de trabalho, com uma produção pesada, é um ponto a se pensar.
-Por fim, pra quem reclamou dos monitores da Apple do iMac, sugiro verem com os próprios olhos! Claro que existem monitores muito melhores, mas não é por que é um painel TN que podemos comparar com um daqueles samsung ou aoc... E tem maluco que transplanta o TN por um S-IPS heheh
Dantas: tento não puxar a sardinha pra lado nenhum, mas acho q vc tem que pesar bem os pontos que te interessam. É muito difícil no mundo de hoje resistir a tantas tentações, e as vezes se vc analisar friamente, pode ver que no seu caso, o Mac pode ser mais uma questão de atração/encantamento. Afinal, é difícil resistir
Abraços a todos