Autor Tópico: Fotógrafos da flora e fauna  (Lida 5054 vezes)

Guilherme Martins

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 237
  • Sexo: Masculino
    • dslr.com.br
Resposta #15 Online: 15 de Outubro de 2008, 22:19:35
olá!
Gostaria de postar aki uma "critica" construtiva claro!

Muitos fotografos Brasileiros, amadores ou nao, ficam limitados apenas a fotografar a fauna e flora do nosso mundo como se isso fosse as duas unicas alternativas a serem exploradas.

Existem tantas figuras abstratas cheias de cores e profundidades, o proprio corpo humano é tao cheio de detalhes e texturas.É claro que nao vou negar que a fauna e flora brasileira é muito vasta e tem infinitas possibilidades para se compor uma boa foto mas no mundo existe muito mais do que natureza para ser tema de fotografia. Posso estar enganado mas na minha opinião a beleza de uma foto não esta apenas em um  belo jardim ou em uma bela flor.

Voces nao acham que ficar focado em fotografar apenas fauna e flora acaba tornando um fotografo limitado e com pouca criatividade?

Boa pergunta, e eu estava justamente falando sobre isso com o Luís Cláudio Marigo hoje a tarde.

Eu fotografo de tudo, tenho luz de estúdio em casa, faço nús, fotografo paisagens, curto fotografia de rua, adoro um retratos, curto um abstrato... Definitivamente não gosto de still, mas... Isso também não quer dizer que eu seja "bom" em todas essas atividades, talvez não seja bom nem na fotografia de natureza...  :hysterical:

Sinceramente, não acho nada disso que falei acima muito desafiador, e portanto corriqueiro, basta uma breve olhada pela Net que você vai perceber o quanto há de "street photographers" fotografando pelas ruas com uma hyperzoom fazendo oversharpen no PS depois, capturando 10 quadros de uma mesma cena com combinações de abertura e velocidade diferentes para acertar a luz e depois de pronto só dar uma "palitada" nas curvas e postar no Flickr para receber uma centena de elogios. 

Adotei a fotografia de natureza porque não basta ter equipamento de ponta, ao contrário do que se pensa, teles claras e bom conhecimento de photoshop. Demanda muito mais do que isso, demanda tempo, demanda estudo, demanda observação, demanda compromisso e principalmente austeridade com seus resultados. 

Claro, cada um tem o equipamento pelo qual pode pagar e pratica o tipo de fotografia que lhe convém, não tenho pretensão de advogar a favor da fotografia de natureza como o santo graal da fotografia contemporânea, até porque gostaria muito de ter o talento de pessoas como o Art Wolfe para retratar as atividades humanas, o talento do Bresson para fazer "street photography", etc., etc.. Estou apenas justificando a minha opção.

No entanto, ao contrário do que se pensa grandes fotos podem ser feitas usando desde uma AF-S 600 4 VR de 9.000 dólares até uma AI-S 500 4 de 3.000 reais... A diferença no resultado fica por conta apenas do fotógrafo e sua capacidade de interagir com a natureza e principalmente com a câmera.

OLá mestaky,
voce ama a arte da fotografia e tem a mente aberta por isso fotografa varios segmentos, issu é otimo é so te enriquece cada vez mais.
Então é de um fotografo assim que nao fica so focado em uma coisa que eu estava falando. Deve ser muito bom amar a arte fotografica como um todo.


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 15 de Outubro de 2008, 22:21:07

Mas mudando um pouco do assunto do topico,acho que um profissional mesmo com toda tecnologia em maos ainda consegue retratar belas fotos com uma SLR velha de guerra.
Claro, Gugow.
Seja profissional ou amador. A boa foto não depende do equipamento. Ajuda sim...claro, mas a peça mais importante na fotografia vem antes da câmera. Um bom fotógrafo consegue captar imagens interessantes com qualquer equipamento. Pode ser uma analógica, uma digital de ponta, uma compacta...enfim, a câmera é uma ferramenta apenas. Uma máquina somente. Nada vai substituir a emoção, a sensibilidade e a criatividade humana. Tem até um artigo muito interessante do Rodrigo (aliás...como todos) onde ele levanta essa questão. É possível fazer boa fotografia independente da câmera ser de ponta. Uma câmera de ponta agrega mais valor ao trabalho do fotógrafo somente se ele souber fazer bom uso dela. Esse bom uso é saber fotografar. É um fato.
Se tiver curiosidade, dê uma lida nesses artigos dele. Acho que vai gostar:
http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=21911.0
http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=20074.0
abs  :ok:
« Última modificação: 15 de Outubro de 2008, 22:27:15 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #17 Online: 15 de Outubro de 2008, 22:53:29
eu sou fotógrafo de natureza, mas não faço só fotos de bichos e plantas bonitinhos...rs quase não tenho por do sol e fotos afins.

Fotografo outras coisas tb, mas no caso da natureza me sinto mais a vontade (até pra mostrar o feio). O que faz mais diferença é o pensar antes da foto, quando vc tem uma mensagem clara na sua cabeça e tenta passar isso a quem vai ver a sua foto.

Mais importante do que o que vc fotografa é o como vc fotografa, a intensidade das suas idéias e como vc consegue passar isto.

Uma das séries de fotos minhas que mais gosto é composta por detalhes de plantas em preto e branco, uma tentativa de de obter formas abstratas e que serve de apoio pra algumas poesias minhas.

estão aqui http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=17739.0 nesse link


« Última modificação: 15 de Outubro de 2008, 22:54:04 por Alex Biologo »
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


Guilherme Martins

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 237
  • Sexo: Masculino
    • dslr.com.br
Resposta #18 Online: 15 de Outubro de 2008, 22:56:04
Olá Guto Vilaça,
Realmente uma boa foto nao depende so da maquina fotografica e sim da criatividade do fotografo.Eu mesmo sou a prova concreta disso, comprei uma zenit 122, maquina antiga SLR mas muito boa, porem eu como fotografo pessimo que sou ainda nao tirei nenhuma foto boa. apanho bastante da maquina :), mas estou sempre lendo o manual dela na internet que ja me indicaram aqui no forum e aos poucos estou evoluindo, devagar e sempre :)

Muito bom o artigo do Rodrigo, dei uma lida.


Guilherme Martins

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 237
  • Sexo: Masculino
    • dslr.com.br
Resposta #19 Online: 15 de Outubro de 2008, 23:05:30
Legal seu ponto de vista Alex,

Vi suas fotos e achei; tristes, profundas e poeticas e mesmo assim no conjunto da obra as fotos acabam ficando bonitas.Nunca tinha visto poesia em uma foto mas agora vejo.


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #20 Online: 15 de Outubro de 2008, 23:15:14
Obrigado Gugow

E continuam sendo fotos de natureza, é um tipo de leitura que faço, mesmo em minhas fotos mais comuns, busco um tio de luz mais contrastada, cenas levemente escuras e mais dramáticas, com um pouco de ruído, é a minha linguagem, faço assim em quase todas as minhas fotos, o que não quer dizer que não saiba fazer outras coisas.

O Markes tb tem um estilo bastante próprio, reconheço as fotos dele quando vejo nos concursos, a forma como ele retrata cenas teoricamente simples, faz com que essa dita simplicidade apareça, mas cara, chegar perto dos bichos que ele clica pra conseguir essas cenas está longe de ser algo simples, é a linguagem fotográfica dele que faz parecer simples, assim como outros fotógrafos possuem outras linguagens.

Citei o Markes pq sinceramente gosto muito do jeito que ele produz as fotos que faz e do rsultado que ele obtém.
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


markes51

  • Trade Count: (12)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 569
Resposta #21 Online: 15 de Outubro de 2008, 23:31:55
ola
nossa alex...obrigado... :ok: :ok:...mas nem tanto!nem tanto! :D :D

sabe porque voce gosta de minhas fotos??? porque sempre procuro , mesmo fotografando natureza, caracteristicas e sentimentos humanos nelas ( tristeza, alegria,depressao,odio,amor,solidao, etc), inclusive tenho um projeto ha muito guardado em minha pasta de "projetos para o futuro", de mostrar estes sentimentos humanos so fotografando arvores...
escrevi minhas poesias dos 12 aos 25 anos ,e depois perdi este otimo costume...mas agora faço poesia com foto :)s...

agora minha busca é plea foto clean, ou zen...ou sei-la-que-nome-dar..aonde o objetivo é um frame quase sem elementos...mas com uma mensagem ( ou varias) enorme...filosofico nao?? :doh:

ahh...e nao por retribuiçao, mas tambem acho muito criativa e artistica sua abordagem..como falei la em cima...voce é um dos que considero com "estilo"... :ok:
marques


« Última modificação: 15 de Outubro de 2008, 23:33:10 por markes51 »
olhar atento e equipamento sempre pronto!
portfolio:  http://markes51-photo.photoshelter.com/


Blasius

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.254
Resposta #22 Online: 17 de Outubro de 2008, 17:29:14
ola
nossa alex...obrigado... :ok: :ok:...mas nem tanto!nem tanto! :D :D

sabe porque voce gosta de minhas fotos??? porque sempre procuro , mesmo fotografando natureza, caracteristicas e sentimentos humanos nelas ( tristeza, alegria,depressao,odio,amor,solidao, etc), inclusive tenho um projeto ha muito guardado em minha pasta de "projetos para o futuro", de mostrar estes sentimentos humanos so fotografando arvores...
escrevi minhas poesias dos 12 aos 25 anos ,e depois perdi este otimo costume...mas agora faço poesia com foto :)s...

agora minha busca é plea foto clean, ou zen...ou sei-la-que-nome-dar..aonde o objetivo é um frame quase sem elementos...mas com uma mensagem ( ou varias) enorme...filosofico nao?? :doh:

ahh...e nao por retribuiçao, mas tambem acho muito criativa e artistica sua abordagem..como falei la em cima...voce é um dos que considero com "estilo"... :ok:
marques

Markes e todos os outros fotógrafos de natureza, parabéns, vocês têm todos o meu apoio!  :clap: :clap: :clap: -suas fotos são ótimas!  :ok:
Canon Rebel XTi - Canon 6D - Pentax K1000
Críticas são para construir, não destruir... Faça com sabedoria e conhecimento. Aceite e aproveite o melhor. Discutir é crescer!


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 18 de Outubro de 2008, 23:48:59
Para mim a vida é feita de escolhas. Acho que todos começam fotografando tudo e com o tempo vamos analisando a nossa preferência e as desenvolvendo.
Fotografar um "tema" só ao contrário de limitação, é aprofundamento. Conseguir evoluir em uma área é bem mais difícil do que sair trocando de "estilo" de foto quando encontrar um obstáculo.
Por isso admiro bastante tanto o trabalho do Markes e do Alex que estão aqui presentes, como de outros que fotografam moda, como o Leo, ou de fotografia cotidiana, como o Ivan. Cada um com seu estilo bem característico que conseguiram através de anos de amadurecimento nas suas áreas.  :ok:


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #24 Online: 19 de Outubro de 2008, 14:51:05
voce vera fotos simples, com equipamento moderno ( nikon d300)....mas que demorei 30 anos para chegar a este ponto ( talvez eu seja muito lerdo... :assobi:)

É sempre bom saber que por trás de um trabalho consistente tem tempo de serviço e dedicação ao ofício.
Se é desanimador para alguns; pra mim é bem confortante porque assim eu aprendo a não colocar a carroça na frente dos bois nem fico tão frustrada quando não me satisfaço com os resultados obtidos.


cspinto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 192
Resposta #25 Online: 19 de Outubro de 2008, 23:53:31
Olha, eu estou muito longe de ser um bom fotógrafo, mas tem algumas coisas que amo muito. Entre elas destaco natureza e fotografia (nesta ordem). Acho que não faria muito sentido eu sair fazendo stills ou fotografia de moda, não concorda? Ainda mais porque ando meio candado dos seres humanos e suas intervenções...

Enfim, a escolha da especialidade fotográfica é puramente gosto pessoal. Não se preocupe muito com isso. :ok:
Cristiano
-------------------



Guilherme Martins

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 237
  • Sexo: Masculino
    • dslr.com.br
Resposta #26 Online: 20 de Outubro de 2008, 00:14:15
Realmente,
Minha ideia inicial a respeito de um fotografo escolher fotografar a natureza, era de que essa escolha era porque era mais facil esse caminho, mas agora sei que estava errado de pensar assim.Hoje sei que cada fotografo caminha em direçao ao seu dom natutural dentro do mundo fotografico.Espero um dia encontrar um ramo da fotografia que seja meu caminho.



pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 20 de Outubro de 2008, 01:32:35
Realmente,
Minha ideia inicial a respeito de um fotografo escolher fotografar a natureza, era de que essa escolha era porque era mais facil esse caminho, mas agora sei que estava errado de pensar assim.Hoje sei que cada fotografo caminha em direçao ao seu dom natutural dentro do mundo fotografico.Espero um dia encontrar um ramo da fotografia que seja meu caminho.

Isso porque você não chegou a ver o avatar que o usuário Paulinho Cé usava huaUHAhuA
Era ele com lama até a cintura só para fotografar uma libélula...
Já tentou fotografar uma? Qualquer movimento (até leve) elas vão embora

Mas eu entendo o que você falou... e alguém já disse a seguinte frase uma vez que vai de acordo com seu pensamento inicial: "Não fotografo flores porque elas já são bonitas. Não preciso de esforço para uma boa foto".
Desse ponto de vista, você realmente tem razão. Assim como acontece com pôr-do-Sol muitas vezes.
Mas tomar casos assim não engloba a fotografia de natureza por um todo, como você aqui mesmo acabou vendo :)


Mestaky

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 725
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 20 de Outubro de 2008, 02:00:35
Realmente,
Minha ideia inicial a respeito de um fotografo escolher fotografar a natureza, era de que essa escolha era porque era mais facil esse caminho, mas agora sei que estava errado de pensar assim.Hoje sei que cada fotografo caminha em direçao ao seu dom natutural dentro do mundo fotografico.Espero um dia encontrar um ramo da fotografia que seja meu caminho.

Isso porque você não chegou a ver o avatar que o usuário Paulinho Cé usava huaUHAhuA
Era ele com lama até a cintura só para fotografar uma libélula...
Já tentou fotografar uma? Qualquer movimento (até leve) elas vão embora

Mas eu entendo o que você falou... e alguém já disse a seguinte frase uma vez que vai de acordo com seu pensamento inicial: "Não fotografo flores porque elas já são bonitas. Não preciso de esforço para uma boa foto".
Desse ponto de vista, você realmente tem razão. Assim como acontece com pôr-do-Sol muitas vezes.
Mas tomar casos assim não engloba a fotografia de natureza por um todo, como você aqui mesmo acabou vendo :)

Tem uma turma aí que tem uma coleção de fotos minhas... Até descendo um morro de esquibunda com a máquina no colo por conta de um tombo... Detalhe, o Morro era o mirante do Joá, eu caí de cima daqueal muretiha que tem alí em cima em frente aquele condomínio grandão que tem uma pracinha, perto daquele restaurante abandonado...
 :hysterical:
Whatsapp / Telegram: 21 98799 7105
mestaky@gmail.com


Guilherme Martins

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 237
  • Sexo: Masculino
    • dslr.com.br
Resposta #29 Online: 20 de Outubro de 2008, 11:27:29
Realmente,
Minha ideia inicial a respeito de um fotografo escolher fotografar a natureza, era de que essa escolha era porque era mais facil esse caminho, mas agora sei que estava errado de pensar assim.Hoje sei que cada fotografo caminha em direçao ao seu dom natutural dentro do mundo fotografico.Espero um dia encontrar um ramo da fotografia que seja meu caminho.

Isso porque você não chegou a ver o avatar que o usuário Paulinho Cé usava huaUHAhuA
Era ele com lama até a cintura só para fotografar uma libélula...
Já tentou fotografar uma? Qualquer movimento (até leve) elas vão embora

Mas eu entendo o que você falou... e alguém já disse a seguinte frase uma vez que vai de acordo com seu pensamento inicial: "Não fotografo flores porque elas já são bonitas. Não preciso de esforço para uma boa foto".
Desse ponto de vista, você realmente tem razão. Assim como acontece com pôr-do-Sol muitas vezes.
Mas tomar casos assim não engloba a fotografia de natureza por um todo, como você aqui mesmo acabou vendo :)

Tem uma turma aí que tem uma coleção de fotos minhas... Até descendo um morro de esquibunda com a máquina no colo por conta de um tombo... Detalhe, o Morro era o mirante do Joá, eu caí de cima daqueal muretiha que tem alí em cima em frente aquele condomínio grandão que tem uma pracinha, perto daquele restaurante abandonado...
 :hysterical:
Ô LOKO!
Passar um sufoco desse pra fotografar uma libelula :)

Mestaky,
Valeu a pena esse perrengue que tu passou? tava tentanto fotografar o que? um mafagafo? um funhanho? :)