Autor Tópico: 1 semana de maresia! chega a ser muito grave ?  (Lida 2482 vezes)

Osni

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 67
  • Sexo: Masculino
Online: 10 de Agosto de 2005, 19:31:07
Pessoal,
passei, irresponsavelmente, 1 semana indo de praia em praia, câmera em punho e tirando fotos o tempo inteiro, apesar de me preocupar, o desejo de clicar foi mais forte....
Ao chegar em casa comprei um daqueles kits de limpeza e limpei-a de toda forma que pude...

Será que este período de exposição já foi suficiente para comprometê-la de alguma forma ?

Quais cuidados adicionais devo ter neste momento?


Valeu!



P.S.: Já adianto que não pretendo repetir a dose, da próxima vez levarei toda a proteção que puder...
Osni S. Cavalcanti
Brasília - DF
"A verdadeira viagem da descoberta não consiste em procurar novas paisagens, mas em ter novos olhos" - Provérbio Chinês
Nikon D40x 18-70mm


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #1 Online: 10 de Agosto de 2005, 19:34:19
Essa pergunta, sem ofensa, visa desencargo de consciência, já que qualquer opinião será mera especulação.

Embora presente no litoral existem formas e formas de pegar maresia, por vezes fatores agravam, como o sol, outros minimizam, como utilizar a camera e em seguida guardar na mochila ou case, independente de ter aberto a lente 10x, se guardava depois da foto já é alguma coisa. Pior de tudo não é a maresia, a maioria dos kit's de limpeza, falo por experiência própria, contém amônia, que destrói o multi-coat protetor das lentes atuais, mas enfim, é um erro que já cometi tbm.

Se houve danos ou não, difícil saber. Limpe a lente com alcool metílico (não é o mesmo que isopropílico) que seca rápido demais para causar danos ao coat e uma ou duas gotas na flanela de limpeza e não diretamente na lente. Guarde ela junto com silica-gel ou mesmo esses potes de desumidificante que existem em supermercado e deixe a lente tomar um pouco de luz eventualmente para evitar fungos e é isso.

Ah propósito, qual é câmera?
« Última modificação: 10 de Agosto de 2005, 19:38:56 por Guss »
Nikon/Panasonic Gear


Osni

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 67
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 10 de Agosto de 2005, 19:40:41
ofende não Guss, é exatamente esta a questão.... desencargo de consciência....  ;)

mas sim, existem atenuantes.... não a expus excessivamente ao sol, e sempre a guardava no case após alguns clicks....


valeu
« Última modificação: 10 de Agosto de 2005, 19:41:05 por Osni »
Osni S. Cavalcanti
Brasília - DF
"A verdadeira viagem da descoberta não consiste em procurar novas paisagens, mas em ter novos olhos" - Provérbio Chinês
Nikon D40x 18-70mm


Osni

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 67
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 10 de Agosto de 2005, 19:48:11
Bom, eu usei sim o líquido que veio com o kit (ai que medo !) e , como recomendado na embalagem, apliquei duas gotas no paninho, não na lente...
Já coloquei também um saquinho de silica-gel dentro do case...
e vou seguir suas recomendações, levá-la pra tomar sol de vez em quando :laughing: e utilizar o álcool que vc sugeriu.

Tinha esquecido de colocar, a câmera é uma FZ-20.

valeu pelas dicas,

abs

 
Osni S. Cavalcanti
Brasília - DF
"A verdadeira viagem da descoberta não consiste em procurar novas paisagens, mas em ter novos olhos" - Provérbio Chinês
Nikon D40x 18-70mm


arguejo

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 510
Resposta #4 Online: 10 de Agosto de 2005, 20:37:37
Eu acho que não pega nada... É pouco tempo de exposição!!!

Ou você acha que na sua casa, a câmera está segura??? E a poluição... humidade do ar... isso também estraga!!!

O negócio é cuidar do material... sempre guardando, limpando... se for seguido a regra, não terá problemas durante muito tempo debaixo de condições de tempo muito piores!!!!


Georges

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.747
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/grgs
Resposta #5 Online: 10 de Agosto de 2005, 21:02:02
Se usar a câmera na praia (com algum cuidado, lógico) fosse tão terrível assim, nós aqui de Floripa estaríamos trocando de câmera todo mês  :laughing:
Claro, tem que tomar alguns cuidados... O erro fatal é guardar a câmera numa bolsa totalmente fechada, sem sílica gel, no sol da praia. Com aquela umidade toda, fechando a bolsa tende a condensar no equipamento. O indivíduo pensa "ah, vou evitar que ela pegue areia e sal, vou deixar fechadinha na bolsa na areia"... Dali a uns tempos, a câmera tá toda oxidada por dentro, como aconteceu com minha Sony :( O negócio é comprar uns saquinhos de sílica gel pra bolsa, e na ausência dele preferir deixar a câmera num lugar mais arejado. Às vezes a gente quer proteger, sem saber como, e acaba fazendo pior :/
« Última modificação: 10 de Agosto de 2005, 21:02:58 por Georges »
Georges Lemos
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #6 Online: 10 de Agosto de 2005, 21:11:06
Eu tenho a mesma lente na minha FZ15. Todo cuidado é pouco, é a lente mais complicada de limpar que já vi, extremamente desagradável a tarefa mesmo.
Nikon/Panasonic Gear