Autor Tópico: A arte do crop!  (Lida 6143 vezes)

lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #30 Online: 09 de Outubro de 2008, 13:04:52
Huahuahua, Anderson, compartilhamos da mesma opinião....

Eu uso o crop principalmente por muitas vezes estar sem uma tele, e querer descartar alguma informação indesejável, que está lá justamente por não conseguir cortar na câmera.

Outra coisa que o crop na ampliação sempre foi usado... Essa tortura de "ugh, sou um péssimo fotógrafo pois tive que cropar" não é legal.... Enfim. O ideal é não precisar até por conta de ter mais um trabalho......

o crop é apenas um recurso.

e recursos são usados por quem precisa deles...então se vc tem condições de fazer uma foto perfeita, logo no primeiro enquadramento, não vai precisar dele. Caso contrário, se vc não é bom de composição em campo, ou não teve condições de fazer oque queria, ele se torna um aliado seu.

eu não gosto de crop...não tenho o costume de cropar...mas quando preciso, quando acho nescessário cropar, o falo sem remorso algum. :ok: :ok: :ok:


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 09 de Outubro de 2008, 15:21:02
Eu não vejo problema, pois quem vê a foto não sabe se ela foi cortada ou não.
Sim, quem vê não sabe, mas quem fez sabe. Se a intenção é a fotografia, eu acho que deve ser evitado, mas se for para fazer imagens, tanto faz.
Se eu tiver a opção de fazer a foto de novo para evitar um crop, eu até prefiro do que cropar. Vai do refinamento da técnica do fotógrafo de conseguir fazer a foto na camera, não produzir uma imagem depois no computador.

Qual a diferença entre fotografia e imagem?


Shinon

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 141
  • Sexo: Masculino
    • Shinon's Multiply
Resposta #32 Online: 10 de Outubro de 2008, 17:35:44
Eu não vejo problema, pois quem vê a foto não sabe se ela foi cortada ou não.
Sim, quem vê não sabe, mas quem fez sabe. Se a intenção é a fotografia, eu acho que deve ser evitado, mas se for para fazer imagens, tanto faz.
Se eu tiver a opção de fazer a foto de novo para evitar um crop, eu até prefiro do que cropar. Vai do refinamento da técnica do fotógrafo de conseguir fazer a foto na camera, não produzir uma imagem depois no computador.
Qual a diferença entre fotografia e imagem?
Imagem é apenas uma representação visual de qualquer objeto, fotografia é uma tecnica para se produzir imagens. Se eu pegar uma folha de papel qualquer e desejar um boneco de pauzinhos eu criei uma imagem, mas não é uma fotografia, não há técnica, não gá refinamento.
Belo Horizonte/MG
Nikon D80 + Nikon 18-135mm f/3.5-5.6G ED-IF AF-S DX + Nikon 70-300mm f/4.5-5.6G ED-IF AF-S VR

http://www.flickr.com/photos/shinon_sze/
http://shinon.multiply.com


Mestaky

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 725
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 14 de Outubro de 2008, 15:19:06
Há algum tempo, alguém postou um link de um vídeo no youtube que deveria durar uns 5 minutos, mas o cara pega uma menina obesa e transforma completamente.

Coisa incrível de ver.
Whatsapp / Telegram: 21 98799 7105
mestaky@gmail.com


Renato Franczen

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 58
  • Sexo: Masculino
  • O começo...
    • Visitem o meu Flickr
Resposta #34 Online: 15 de Outubro de 2008, 13:16:02
Concordo com o Beto e com o Chello, o crop é um recurso e tem que ser usado, mas vai depender do propósito da foto ou imagem que vc esta manipulando, se vc vai ampliá-la ou não! Cada caso é um caso! Muitas vezes fotografamos senas inusitadas, acontecimentos rapidos, sem tempo de compor imagem, fotometrar corretamente...enfim, lances que vc simplesmente tem que apontar e disparar... nessas horas a edição é indispensável! :)
Canon EOS 400D Rebel XTi + EF-S 18-55mm + CF 4gb
Fortaleza-Ce
Visitem o meu Flickr http://www.flickr.com/photos/renatofn/


alfarrob

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 317
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo amador
    • Raios de Sul
Resposta #35 Online: 17 de Outubro de 2008, 11:15:21
Pessoalmente não tenho nada contra o crop.
Tento sempre enquadrar de maneira a não ser necessário. Mas algumas vezes é, especialmente naquelas em que tenho apenas uma 50mm, a lente que mais uso, e não é possível uma aproximação suficiente.

Se for usado por sistema, torna-se um vício que tem como resultado o não se conseguir evoluir na arte da composição no momento, penso que só isso. Não é caso para se envergonhar :)
Raios de Sul (de Portugal):
www.al-farrob.com

"Cuando pinto, mi objetivo es mostrar lo que he encontrado, y no lo que busco." - Pablo Picasso


Blasius

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.254
Resposta #36 Online: 17 de Outubro de 2008, 16:06:53
o crop é apenas um recurso.

e recursos são usados por quem precisa deles...então se vc tem condições de fazer uma foto perfeita, logo no primeiro enquadramento, não vai precisar dele. Caso contrário, se vc não é bom de composição em campo, ou não teve condições de fazer oque queria, ele se torna um aliado seu.

eu não gosto de crop...não tenho o costume de cropar...mas quando preciso, quando acho nescessário cropar, o falo sem remorso algum. :ok: :ok: :ok:

Eu penso igual, quanto mais pronta a foto sair da câmera, seja no enquadramento, cor, WB, contraste, tudo, melhor. Mas quando é preciso, crop nela!!!  :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Eu procuro sempre fazer o melhor enquadramento antes do click! Particularmente não gosto muito de crop, mas faço quando preciso...  :ok:
Canon Rebel XTi - Canon 6D - Pentax K1000
Críticas são para construir, não destruir... Faça com sabedoria e conhecimento. Aceite e aproveite o melhor. Discutir é crescer!


Blasius

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.254
Resposta #37 Online: 17 de Outubro de 2008, 16:08:22
Pessoalmente não tenho nada contra o crop.
Tento sempre enquadrar de maneira a não ser necessário. Mas algumas vezes é, especialmente naquelas em que tenho apenas uma 50mm, a lente que mais uso, e não é possível uma aproximação suficiente.

Se for usado por sistema, torna-se um vício que tem como resultado o não se conseguir evoluir na arte da composição no momento, penso que só isso. Não é caso para se envergonhar :)

Verdade!  :ok:
Canon Rebel XTi - Canon 6D - Pentax K1000
Críticas são para construir, não destruir... Faça com sabedoria e conhecimento. Aceite e aproveite o melhor. Discutir é crescer!