Autor Tópico: Aprendendo com a National Geographic  (Lida 14966 vezes)

Hatanne

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 65
  • Sexo: Feminino
Resposta #30 Online: 25 de Novembro de 2008, 15:38:06
BH
Sony Alpha A57
SAL 18-55 / 55-200/ 50mm f1.8


Elaine Riguengo Pereira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 724
  • Sexo: Feminino
  • Nikon D5000 e Sony DSC H55
    • Elaine Riguengo Pereira
Resposta #31 Online: 25 de Novembro de 2008, 15:50:27
Valeu Hattane!!!! :D :ok:
Elaine Riguengo Pereira
São Paulo - SP
http://elaineriguengo.multiply.com


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #32 Online: 26 de Novembro de 2008, 13:08:15
Saiu uma notícia sobre o manual da NG hoje:

"NATIONAL GEOGRAPHIC" TEM LIVRO PARA AMADORES ENTUSIASTAS
Famosa pelas suas fotografias, a revista tem um guia com dicas para fotógrafos iniciantes. Além de sugestões para capturar boas imagens, o livro fala sobre compra da máquina, passa pela edição no micro e comenta impressão, escaneamento etc. O "Guia Completo de Fotografia" (R$ 49,90), amplamente ilustrado, nem sempre é claro, já que abusa de vocabulário técnico e jargões da área e não tem glossário. [sem grifo no original]

Fonte: FSP - Informática - 26/11/2008
« Última modificação: 26 de Novembro de 2008, 13:15:39 por Kika Salem »


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 26 de Novembro de 2008, 14:51:40
Saiu uma notícia sobre o manual da NG hoje:

"NATIONAL GEOGRAPHIC" TEM LIVRO PARA AMADORES ENTUSIASTAS
Famosa pelas suas fotografias, a revista tem um guia com dicas para fotógrafos iniciantes. Além de sugestões para capturar boas imagens, o livro fala sobre compra da máquina, passa pela edição no micro e comenta impressão, escaneamento etc. O "Guia Completo de Fotografia" (R$ 49,90), amplamente ilustrado, nem sempre é claro, já que abusa de vocabulário técnico e jargões da área e não tem glossário. [sem grifo no original]

Fonte: FSP - Informática - 26/11/2008
Até que a crítica foi pequena...rs.
Achei a linguagem bem clara e fácil mas cada um é cada um...rs
Os termos técnicos são necessários pois querendo ou não trata-se de um livro sobre TÉCNICAS fotográficas e não tem como sair fora disso. Os jargões são comuns no meio e é bom para o iniciante já ir se acostumando.
Quanto ao glossário, não estou lembrado realmente. Lembro-me que muitos termos são explicados no próprio texto ou com notinhas menores, o que já facilita bastante. Vou verificar quando chegar em casa sobre isso. Quem tiver dificuldades com termos só digitar no santo google, "glossário fotográfico" ou "Termos fotográficos" e vai achar algumas dezenas de opções. Aí é só garimpar.
Vou citar um:
http://escoladeimagem.files.wordpress.com/2008/04/glossario_de_termos_de_fotografia_blocked1.pdf
Este é o glossário desenvolvido pela Escola de Imagem aqui de BH na qual meu irmão faz parte do grupo de professores.  :)

Aqui mesmo no MF tem um tópico com glossário iniciado pelo Ivan e com contribuições de outros foristas, como o Lincão e o Leo.
http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=288.0
Inclusive uma fonte que o Lincão cita é o Curso de Fotografia da National Geographic (acho que deve ser o CD).

Bom...é isso aí. Quem comprou e leu pode dizer se é bom ou não. O "boca a boca" é a melhor forma de propaganda.

« Última modificação: 26 de Novembro de 2008, 14:52:42 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Hatanne

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 65
  • Sexo: Feminino
Resposta #34 Online: 27 de Novembro de 2008, 11:40:56
Pois é...
Sou iniciante, começando do zero msm...e comprei.
Quando eu começar a ler a gente vai poder ter uma idéia se a linguagem está ou não complicada...
 :)
BH
Sony Alpha A57
SAL 18-55 / 55-200/ 50mm f1.8


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 27 de Novembro de 2008, 21:01:55
Hatanne,
Espero que aproveite a leitura. Nenhum livro é perfeito e totalmente completo mas acho que vc irá gostar. O legal é depois da leitura, vc tentar colocar em prática tudo que aprendeu na teoria. Esse é realmente o desafio mais interessante. Esses livros de fotografia não são iguais romances que ao acabar de ler vai enfeitar a estante. São livros de consulta. Sempre que tenho dúvidas recorro a eles. Já lhe indiquei também os livros do John Hedgecoe que são bacanas. Além da leitura de livros sobre técnicas eu gosto muito de estudar as fotos que me agradam que vejo por aí. Entendo como foram feitas e depois tento fazer semelhante. É um processo legal de aprendizado.
Enfim...para quem deseja aprender o que não faltam são opções.
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Guigo_Mr

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.566
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 27 de Novembro de 2008, 22:31:30
Já comprei o meu e estou ansioso para que chegue !!!

 :ponder:


Hatanne

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 65
  • Sexo: Feminino
Resposta #37 Online: 29 de Novembro de 2008, 09:30:13
Eu tb Guigo!!!
 :D
BH
Sony Alpha A57
SAL 18-55 / 55-200/ 50mm f1.8


Hatanne

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 65
  • Sexo: Feminino
Resposta #38 Online: 01 de Dezembro de 2008, 15:06:30
EBA!!! Meu Guia chegou!!! :) :) :)
Agora vamos ver se eu aprendo alguma coisinha!
BH
Sony Alpha A57
SAL 18-55 / 55-200/ 50mm f1.8


Guigo_Mr

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.566
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 01 de Dezembro de 2008, 15:17:34
Chegou... vou começar a leitura.


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #40 Online: 01 de Dezembro de 2008, 16:40:43
EBA!!! Meu Guia chegou!!! :) :) :)
Agora vamos ver se eu aprendo alguma coisinha!

Chegou... vou começar a leitura.

Hehehehehe...boa leitura para os dois. Coloquem suas opiniões aqui depois.
Abs
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


darktrigon

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 02 de Dezembro de 2008, 14:42:49
Ja comprei o meu xD

Paguei R$ 39,92, pois na primeira compra tem um desconto de 20% se não me engano na Travessa, agora é só esperar chegar o/

Para quem quiser o link:

http://www.travessa.com.br/GUIA_COMPLETO_DE_FOTOGRAFIA/artigo/7d7e4bbe-80d5-4310-b8b9-a1bf912a61b4



Luis.Rocha

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #42 Online: 03 de Dezembro de 2008, 12:56:09
Opa!
Primeiro post, primeira compra por recomendação do forum.
Forum o qual está ajudando muito o novato aqui!
Também comprei pela Travessa com os 20% de desconto.

[]´s
Luis Rocha
Luis Rocha - SP
Alpha 350 + 18 - 70mm


Luis.Rocha

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #43 Online: 03 de Dezembro de 2008, 16:29:56
Putz!!!
Na hora do almoço passei na FNAC e dei de cara com o livro.
Claro que bateu o arrependimento de ter comprado pela net, mas passou rapidinho quando vi o preço R$49,00!!!
Luis Rocha - SP
Alpha 350 + 18 - 70mm


Elaine Riguengo Pereira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 724
  • Sexo: Feminino
  • Nikon D5000 e Sony DSC H55
    • Elaine Riguengo Pereira
Resposta #44 Online: 03 de Dezembro de 2008, 16:53:35
O meu chegou ontem à noite e já comecei a leitura, fui dormir mais de 1 da manhã  :aua:
Comprei pela recomendação do pessoal aqui e tenho certeza, só pelo pouco que li, que fiz uma ótima aquisição. Comprei na Travessa e tb ganhei o desconto. Valeu à pena!!!
Gente obrigada pela dica e Hattane obrigada pela indicação do site. :ok:
Elaine Riguengo Pereira
São Paulo - SP
http://elaineriguengo.multiply.com