Autor Tópico: Iniciando em fotografia analógica  (Lida 17574 vezes)

Pomba

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
  • Sexo: Masculino
Online: 19 de Outubro de 2008, 16:49:52
olá pessoal
comecei a estudar fotografia, tenho praticado com uma canon slr digital que um amigo deixou por aqui, mas estou pretendo investir na área e comprar uma camera
pesquisei entre as digitais e analogicas, e acho que vou ficar com as cameras 35mm e um scanner de negativo
agora vem as duvidas
pretendo adquirir uma canon ou nikon. mais pela facilidade de adquirir outros acessorios que por outra questao. o modelo n80 da nikon é uma boa? dei uma pesquisada no mercado livre e acho que ela cabe no meu orçamento
ja quanto ao scanner
vou pra europa no final do ano e pretendo trazer esse scanner de la. nao consegui encontrar sites de equipamento de fotografia na frança, entao nao tenho ideia dos valores. pretendo gastar entre 200-300 euros pra trazer esse scanner
uma bela tarde de domingo (nublada por aqui) a todos!


Anderson Fonseca

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 691
  • Tião Carreiro e Pardinho Salva!!!!!!
Resposta #1 Online: 19 de Outubro de 2008, 18:11:18
olá Pomba(??)

eu tenho a F80 ( mesma coisa, N80 são as dos EUA ) e me amarro nela...é uma cãmera muito boa. a vantagem dela, é que vc pode usar as lentes G com estabilizador sem nehuma perda...então qualuqer lente nela tá valendo. :ok:

Obs.: nunca usei lentes manuais nela...não sei como é então na prática. :ok: :ok:


tony lopes

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 139
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 19 de Outubro de 2008, 20:48:50
pomba,
tenho uma canon eos a2 (ou eos 5). é uma tremenda maquina. acima dela só tinha a 1n (dps a 1v). se vc esta acostumado com a canon o modo de operação é o mesmo.

sem duvida as analógicas estão a um ótimo preço (especialmente as usadas). se a tua opção não é uma digital é um caminho interessante.

no meu caso estou fazendo o sentido contrário. como já tenho algumas lentes vou continuar com a canon, mas não sei se vou manter a analógica.

qq informação sobre a performance da a2 me manda uma mp.


marciopalermo

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 67
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 19 de Outubro de 2008, 21:42:00
E porque iniciar com análogica? Seria mais simples iniciar com uma digital, operá-la sempre manualmente, até pegar bem o jeito da coisa e depois ter também um equipamento de filme. Com isso você gastará bem menos dinheiro enquanto aprende.
Não vemos as coisas com elas são. Vemos as coisas como nós somos.


tony lopes

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 139
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 19 de Outubro de 2008, 22:14:52
sem duvida o gasto com filme é considerável.

por um outro lado a m´quina digital é muito mais cara.

o gosto é do fregues.


Pomba

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 20 de Outubro de 2008, 12:37:34
só pra esclarecer
pomba é um apelido das antigas...
pensei em começar com as analogicas pois pensei mais na qualidade das fotos. não tenho pretensões de levar a fotografia como atividade profissional, só gosto de tirar umas fotos com viés artistico de vez em quando. por isso, pelo alto valor das cameras digitais, acabei decidindo por uma analogica. terei a possibilidade de começar com um set mais completo, gastando menos dinheiro.
a ideia tbm seria comprar ao menos o corpo usado. mas olhando no mercado livre, vi que os preços oscilam muito. a F80 aparece custando desde 1200 (só o corpo) até 700 com lente. qual o motivo de tais valores discrepantes?
alguma dica no que devo observar ao comprar a camera?


marciopalermo

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 67
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 20 de Outubro de 2008, 16:44:50
Muitos fatores, como condições de uso, estado geral da camera etc, influem no preço. Só que por 1200 reais vc compra uma Canon EOS 10D, que é uma camera digital muito boa, já com lente básica. Pense bem, pra gastar nessa faixa de preço vc compra uma digital fácil, fácil.
Se vc for realmente economizar, compre uma Pentax K1000 por exemplo, e umas duas ou 3 lentes pra ela que vc fica nos 500 reais, mais ou menos.
Pense bem.
Não vemos as coisas com elas são. Vemos as coisas como nós somos.


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 20 de Outubro de 2008, 17:32:38
Se for pra comprar uma cam de filme eu acho melhor pegar uma 100% mecânica mesmo. Só com fotômetro TTL e pronto.
Giram em torno dos 300 reais já revisadas e com lente.
Se puder achar uma Nikon mais moderna com uma boa lente que seja aproveitável nas DSLR Nikon seria legal tb.

Por 1200 reais eu não compraria uma DSLR usada mesmo a 10D sendo uma cam com o corpo muito superior. Quer dizer... só se fosse uma cam sem uso praticamente... dessas com cheiro de nova.

Perto dos 1200, eu preferia pegar logo um Sony nesse esquema aí que o pessoal tá comprando por 1500 reais em 10x com garantia de 3 anos.
Ou uma Nikon D40, Canon XT etc...
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


Arnaldo Tomazetti

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 138
    • http://www.fotto.com.br
Resposta #8 Online: 20 de Outubro de 2008, 18:03:52
Citação de: Pomba
mas olhando no mercado livre, vi que os preços oscilam muito. a F80 aparece custando desde 1200 (só o corpo) até 700 com lente. qual o motivo de tais valores discrepantes?
alguma dica no que devo observar ao comprar a camera?

Essa F80 está cara, recente comprei uma EOS 5 (equivalente F80) por 200 pratas, novinha...
O vendedor (muito boa gente) estava vendendo o conjunto para comprar uma digital. O conjunto era o corpo EOS 5 uma lente 28/80 básica e uma tele 70/300 original. Pra começar acho que dá pra brincar legal com esse conjunto. Eu não quis as lentes, só o corpo, apesar de já ter outro idêntico. Mas o vendedor estava vendendo tudo por 600 (estava anunciado num fórum).
Se tiver paciência e procurar vc acha.


matusalem

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 199
Resposta #9 Online: 20 de Outubro de 2008, 18:52:32
Amigo, eu também comecei com esse pensamento.

Comprei uma analógica, e ainda tive que mandar pra manutenção, e comecei a fotografar, pois do curso de fotografia que saí todos diziam que era uma escola.

Bem, hoje eu acho que pra quem fotografou com analógica deve ter sido uma ótima escola mesmo, pois o custo é alto e você tem que ter certeza do clique que vai dar, assim você fica mais seletivo e TALVEZ isso seja melhor, até acredito que sim. Mas quem veio dessa época tinha que fazer isso, pois não tinha escolha.

Depois de comprar uma DSLR eu só uso a analógica por puro prazer, pois a digital é a verdadeira escola de fotografia, é tudo instantaneo. O que acho que muita gente faz é não analisar os cliques digitais com uma maior critério, o que de certo é feito na analógica. Eu até tinha pensado em comprar um scanner, também, mas ví que pra ter qualidade era caro demais.

Hoje me sinto satisfeito em usar equipamento digital pra aprender e, de vez em quando, dar uns cliques com a velha Minolta e mandar pro laboratório pra saber se o meu conhecimento aplicado está melhorando mesmo.

De qualquer forma boa sorte na sua decisão.  :ok:
[Cameraless !]


Mestaky

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 725
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 20 de Outubro de 2008, 20:31:53
olá pessoal
comecei a estudar fotografia, tenho praticado com uma canon slr digital que um amigo deixou por aqui, mas estou pretendo investir na área e comprar uma camera
pesquisei entre as digitais e analogicas, e acho que vou ficar com as cameras 35mm e um scanner de negativo
agora vem as duvidas
pretendo adquirir uma canon ou nikon. mais pela facilidade de adquirir outros acessorios que por outra questao. o modelo n80 da nikon é uma boa? dei uma pesquisada no mercado livre e acho que ela cabe no meu orçamento
ja quanto ao scanner
vou pra europa no final do ano e pretendo trazer esse scanner de la. nao consegui encontrar sites de equipamento de fotografia na frança, entao nao tenho ideia dos valores. pretendo gastar entre 200-300 euros pra trazer esse scanner
uma bela tarde de domingo (nublada por aqui) a todos!

Quanto à câmera depende do que você pretende fotografar.
 
Se não vai fotografar nada que exija muita velocidade, eu te recomendaria uma Clássica como a FM2, a F2, uma Olympus OM-1, Canon F-1, Pentax Spotmatic, Pentax K-1000, Minolta SRT, que são mais baratas, suas lentes que já fazem parte de um sistema "morto" (sem produção de novas unidades com exceção das Nikons) custam uma verdadeira pechincha e muitas tem mais qualidade ótica que as lentes modernas que têm compromissos de espaço para motor de foco, processador de informações de escala de metragem, etc., etc., etc..

Se você pretende algo que demande velocidade de auto-foco, aí sim, recomendaria uma câmera AF para você, como a Nikon F90, F100, F5 ou as Canons EOS 5, EOS 30, EOS3, EOS1N, EOS 1V. que com calma podem ser encontradas também a bom preços, já as lentes não são tão palatáveis, tipo, uma boa lente para uma câmera dessas pode custar o valor de um kit de uma clássica com um belo set de lentes.

Quanto ao Scanner, tive vários, e se você não pretende a princípio usar médio formato, Ter recomendo o Minolta Dimage 4, é espetacular, já tem o Ice é é muito barato, abaixo dele tem o Minolta Dimage 3, que tem uma resolução um pouco menor e também não tem o ICE, que remove sujeira e arranhões dos filme. Se estiver disposto a gastar mais, o Nikon LS 9000 ED é uma esculhambação de qualidade e faz scan de médio formato.

Qualquer outro, que não faça scan de MF, na minha opinião, não supera o resultado do pequeno Minolta em custo benefício, que é muito bom mesmo. Mas sinceramente não sei por quanto você conseguiria um escaner desses por lá, boa sorte.

Marcelo.
Whatsapp / Telegram: 21 98799 7105
mestaky@gmail.com


Pomba

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 20 de Outubro de 2008, 22:18:58
sugestões anotadas com relação as cameras!
já o scanner
dei uma pesquisada na b&h e estou me baseando nos valores que vi por la. para meu bolso, temos as marcas pacific image e plustek. alguem conhece?
o minolta não é mais fabricado, certo? vi um no ebay frances por 300E. talvez, é uma possibilidade tbm. primeiro preciso vender minhas stratos (preços ótimos! se por aqui houver algum guitarrista, me procure). estou pensando mais na camera por enquanto. mas aqui no brasil, vi que um scanner desse foi vendido por 600 mangos no mercado livre. nunca acompanhei preço de equipamento fotografico, mas esse valor é uma media ou está bem abaixo?
desde já muito agradecido por todas as opinioes!


glauco frança

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 27
    • Fotos
Resposta #12 Online: 20 de Outubro de 2008, 23:31:20
só pra esclarecer
pomba é um apelido das antigas...
pensei em começar com as analogicas pois pensei mais na qualidade das fotos. não tenho pretensões de levar a fotografia como atividade profissional, só gosto de tirar umas fotos com viés artistico de vez em quando. por isso, pelo alto valor das cameras digitais, acabei decidindo por uma analogica. terei a possibilidade de começar com um set mais completo, gastando menos dinheiro.
a ideia tbm seria comprar ao menos o corpo usado. mas olhando no mercado livre, vi que os preços oscilam muito. a F80 aparece custando desde 1200 (só o corpo) até 700 com lente. qual o motivo de tais valores discrepantes?
alguma dica no que devo observar ao comprar a camera?
Como você citou dois pontos importantes, que seriam a qualidade das fotos e o viés artístico, acho que deveria considerar a compra de um equipamento médio formato. Tem kits maravilhosos sendo oferecidos por preços muito baixos, e como a intenção ao que parece é fazer fotos bem pensadas (e não simplesmente sair clicando qualquer coisa), o sistema médio formato te atenderia muito bem.
"I see dead pixel!!!"


Mestaky

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 725
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 21 de Outubro de 2008, 00:43:29
sugestões anotadas com relação as cameras!
já o scanner
dei uma pesquisada na b&h e estou me baseando nos valores que vi por la. para meu bolso, temos as marcas pacific image e plustek. alguem conhece?
o minolta não é mais fabricado, certo? vi um no ebay frances por 300E. talvez, é uma possibilidade tbm. primeiro preciso vender minhas stratos (preços ótimos! se por aqui houver algum guitarrista, me procure). estou pensando mais na camera por enquanto. mas aqui no brasil, vi que um scanner desse foi vendido por 600 mangos no mercado livre. nunca acompanhei preço de equipamento fotografico, mas esse valor é uma media ou está bem abaixo?
desde já muito agradecido por todas as opinioes!

Esses são scanners de mesa ou específicos para filme ?

Se forem scanners de mesa, para filmes de 35mm esqueça completamente.

Para Médio e grande formatos até dá para mostrar na Internet para os amigos, mas não mais que isso.
Whatsapp / Telegram: 21 98799 7105
mestaky@gmail.com


Mestaky

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 725
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 21 de Outubro de 2008, 00:47:50
só pra esclarecer
pomba é um apelido das antigas...
pensei em começar com as analogicas pois pensei mais na qualidade das fotos. não tenho pretensões de levar a fotografia como atividade profissional, só gosto de tirar umas fotos com viés artistico de vez em quando. por isso, pelo alto valor das cameras digitais, acabei decidindo por uma analogica. terei a possibilidade de começar com um set mais completo, gastando menos dinheiro.
a ideia tbm seria comprar ao menos o corpo usado. mas olhando no mercado livre, vi que os preços oscilam muito. a F80 aparece custando desde 1200 (só o corpo) até 700 com lente. qual o motivo de tais valores discrepantes?
alguma dica no que devo observar ao comprar a camera?
Como você citou dois pontos importantes, que seriam a qualidade das fotos e o viés artístico, acho que deveria considerar a compra de um equipamento médio formato. Tem kits maravilhosos sendo oferecidos por preços muito baixos, e como a intenção ao que parece é fazer fotos bem pensadas (e não simplesmente sair clicando qualquer coisa), o sistema médio formato te atenderia muito bem.

Verdade, uma Brônica, uma MAmyia 645, estão muito baratas hoje em dia...
Whatsapp / Telegram: 21 98799 7105
mestaky@gmail.com