Autor Tópico: Iniciando em fotografia analógica  (Lida 17660 vezes)

Pomba

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 21 de Outubro de 2008, 01:23:57
Esses são scanners de mesa ou específicos para filme ?

Se forem scanners de mesa, para filmes de 35mm esqueça completamente.

Para Médio e grande formatos até dá para mostrar na Internet para os amigos, mas não mais que isso.

sao scanners especificos pra filme, mas nao entendi nada sobre as especificações

quanto as medio formato
qual a diferença entre uma SLR?


Mestaky

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 725
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 21 de Outubro de 2008, 02:24:53
Olha, eu não conheço nenhum desses scanners, e sinceramente, a menos que alguém de confiança tenha comprado e morra de amores por eles eu não seria o primeiro a fazê-lo, preferiria esperar com calma e pegar um usado no Mercado livre.

As médio formato imprimem a imagem sobre um filme maior, aí você tem maior qualidade na hora de uma ampliação, mas isso tem um custo, as lentes são mais caras, o filme acaba saindo mais caro, etc., etc..
Whatsapp / Telegram: 21 98799 7105
mestaky@gmail.com


Pomba

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 21 de Outubro de 2008, 03:55:38
Olha, eu não conheço nenhum desses scanners, e sinceramente, a menos que alguém de confiança tenha comprado e morra de amores por eles eu não seria o primeiro a fazê-lo, preferiria esperar com calma e pegar um usado no Mercado livre.

As médio formato imprimem a imagem sobre um filme maior, aí você tem maior qualidade na hora de uma ampliação, mas isso tem um custo, as lentes são mais caras, o filme acaba saindo mais caro, etc., etc..

pois é, pensei a mesma coisa
mas viajando pela net acabei caindo num fórum portuguese cheguei a esse daqui
http://www.mbit.pt/catalogo/detalhes.php?id=31260&cat=664
pelo menos o pessoal falou muito bem e tem a tecnologia ice, alem de escanear medio formato tbm
porem é um scanner de mesa, nao sei se com o valor conseguiria algo mais especifico e melhor


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #18 Online: 21 de Outubro de 2008, 04:13:22
Sobre Scanner, vai pesquisar e verificar que o melhor custo benefício é o HP G4050. Tenho um e estou muito satisfeito com ele. Entretando, o programa da HP que vem com o mesmo é lento e limitado. Substituo pelo Vuescan (http://www.hamrick.com).

Quanto às câmeras para Médio Formato eu adoro. Fotografia e prazer sem igual. Aliás, uso mais as minhas Médio Formato do que as de 35 mm. E o cuidado ao fotografar com uma MF é tanto que o meu aproveitamento das 9, 12 ou 15 fotos do rolo (depende se for em câmeras de 6 x 4,5, 6x6, 6x7, etc.) é bem superior a de um rolo de 36 fotos em 35 mm. Ainda existe a opção das Lomos em 120 mm, que também é muito divertido.

Se quiser dar uma olhada em resultados, seguem alguns links de fotos minhas com câmeras de Médio Formato e escaneadas com o HP G4050 com o Vuescan:

http://www.flickr.com/photos/elmoalves/sets/72157603577158536/
http://www.flickr.com/photos/elmoalves/sets/72157607205560614/
http://www.flickr.com/photos/elmoalves/sets/72157604037572166/
http://www.flickr.com/photos/elmoalves/sets/72157604520692314/
http://www.flickr.com/photos/elmoalves/sets/72157607290790023/

E você acaba achando câmeras de Médio Formato por preços ridicularmente baixos.
« Última modificação: 21 de Outubro de 2008, 04:14:25 por Elmo »


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 21 de Outubro de 2008, 09:47:27
Olha, eu não conheço nenhum desses scanners, e sinceramente, a menos que alguém de confiança tenha comprado e morra de amores por eles eu não seria o primeiro a fazê-lo, preferiria esperar com calma e pegar um usado no Mercado livre.

As médio formato imprimem a imagem sobre um filme maior, aí você tem maior qualidade na hora de uma ampliação, mas isso tem um custo, as lentes são mais caras, o filme acaba saindo mais caro, etc., etc..

pois é, pensei a mesma coisa
mas viajando pela net acabei caindo num fórum portuguese cheguei a esse daqui
http://www.mbit.pt/catalogo/detalhes.php?id=31260&cat=664
pelo menos o pessoal falou muito bem e tem a tecnologia ice, alem de escanear medio formato tbm
porem é um scanner de mesa, nao sei se com o valor conseguiria algo mais especifico e melhor

Já ouvi que o V700 é mais negócio do que o V500. Veja também na B&H.
-22.352971,-48.775582


glauco frança

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 27
    • Fotos
Resposta #20 Online: 21 de Outubro de 2008, 10:12:11
só pra esclarecer
pomba é um apelido das antigas...
pensei em começar com as analogicas pois pensei mais na qualidade das fotos. não tenho pretensões de levar a fotografia como atividade profissional, só gosto de tirar umas fotos com viés artistico de vez em quando. por isso, pelo alto valor das cameras digitais, acabei decidindo por uma analogica. terei a possibilidade de começar com um set mais completo, gastando menos dinheiro.
a ideia tbm seria comprar ao menos o corpo usado. mas olhando no mercado livre, vi que os preços oscilam muito. a F80 aparece custando desde 1200 (só o corpo) até 700 com lente. qual o motivo de tais valores discrepantes?
alguma dica no que devo observar ao comprar a camera?
Como você citou dois pontos importantes, que seriam a qualidade das fotos e o viés artístico, acho que deveria considerar a compra de um equipamento médio formato. Tem kits maravilhosos sendo oferecidos por preços muito baixos, e como a intenção ao que parece é fazer fotos bem pensadas (e não simplesmente sair clicando qualquer coisa), o sistema médio formato te atenderia muito bem.

Verdade, uma Brônica, uma MAmyia 645, estão muito baratas hoje em dia...


Tinha uma Bronica SQ-A com lente 80mm 2.8 no ML por um dinheiro que não daria pra minha mãe fazer a feira, hehehe... E quem já viu fotos com essa máquina sabe que a qualidade é a mesma de uma Hassel.
"I see dead pixel!!!"


Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 21 de Outubro de 2008, 11:18:07
Sobre Scanner, vai pesquisar e verificar que o melhor custo benefício é o HP G4050. Tenho um e estou muito satisfeito com ele. Entretando, o programa da HP que vem com o mesmo é lento e limitado. Substituo pelo Vuescan (http://www.hamrick.com).

Quanto às câmeras para Médio Formato eu adoro. Fotografia e prazer sem igual. Aliás, uso mais as minhas Médio Formato do que as de 35 mm. E o cuidado ao fotografar com uma MF é tanto que o meu aproveitamento das 9, 12 ou 15 fotos do rolo (depende se for em câmeras de 6 x 4,5, 6x6, 6x7, etc.) é bem superior a de um rolo de 36 fotos em 35 mm. Ainda existe a opção das Lomos em 120 mm, que também é muito divertido.

Se quiser dar uma olhada em resultados, seguem alguns links de fotos minhas com câmeras de Médio Formato e escaneadas com o HP G4050 com o Vuescan:

http://www.flickr.com/photos/elmoalves/sets/72157603577158536/
http://www.flickr.com/photos/elmoalves/sets/72157607205560614/
http://www.flickr.com/photos/elmoalves/sets/72157604037572166/
http://www.flickr.com/photos/elmoalves/sets/72157604520692314/
http://www.flickr.com/photos/elmoalves/sets/72157607290790023/

E você acaba achando câmeras de Médio Formato por preços ridicularmente baixos.


Elmo, vendo suas fotos no Flickr me deu uma vontade quase incontrolável de ir agora mesmo aqui no centro de Lavras, tem uma loja lá com duas TLR's pra vender, muito conservadas, com um preço que eu qualifico como imcompatível com a qualidade das fotos que se obtém com elas.

Uma é Yashica e a outra é uma Mamyia, mas não lembro quais os modelos. Acho que vou lá, pelo menos pra dar conferida...

Abraços.
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde


Pomba

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 21 de Outubro de 2008, 12:22:38
pessoal, pesquisando preços na europa e aqui to chegando a conclusao que é mais facil comprar por aqui
esse scanner hp g4050 está quase 200E por la, enquanto por aqui achei na faixa de 500-600, ainda com a possibilidade de parcelar
bem mais jogo
acho que por la é mais interessante trazer algo que seja difcil de encontrar por aqui, pois o preço não está valendo
mas só uma duvida quanto ao scanner (o elmo pode responder essa!)
olhei o hp g4050 e é um scanner de mesa, sem nenhum suporte pra filme. como é o posicionamento das fotos para a digitalização? não  precisa daqueles suportes pra 6 filmes? e com o filme cortado, qual a melhor maneira de armazena-lo?
ademais
belissimas fotos no seu flickr!
não entendo nada, mas me parece que elas proporcionam perspectivas bem diferentes das SLR


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #23 Online: 21 de Outubro de 2008, 14:28:21
pessoal, pesquisando preços na europa e aqui to chegando a conclusao que é mais facil comprar por aqui
esse scanner hp g4050 está quase 200E por la, enquanto por aqui achei na faixa de 500-600, ainda com a possibilidade de parcelar
bem mais jogo
acho que por la é mais interessante trazer algo que seja difcil de encontrar por aqui, pois o preço não está valendo
mas só uma duvida quanto ao scanner (o elmo pode responder essa!)
olhei o hp g4050 e é um scanner de mesa, sem nenhum suporte pra filme. como é o posicionamento das fotos para a digitalização? não  precisa daqueles suportes pra 6 filmes? e com o filme cortado, qual a melhor maneira de armazena-lo?
ademais
belissimas fotos no seu flickr!
não entendo nada, mas me parece que elas proporcionam perspectivas bem diferentes das SLR

Pomba,

O HP G4050 funciona como Scanner normal e fotográfico, para esse último faz-se necessário retirar a cobertura interna destacavel da tampa superior. O Scanner vem com quatro chassis diferentes, para negativos e slides 35 mm, 120 mm, e 4x5. Ou seja, para se escanear negativos, retira-se essa cobertura, coloca-se o chassis devido e os negativos nesses. No caso de 120 mm devem ser cortados de 3 e 3 fotos (para fotografias 6x6), ou não cortá-los, pois não há necessidade, mas os negativos ficarão pra fora do scanner (sem problema algum). Negativos ou cromos de 35 mm podem ser cortados no tamanho que quiser, sendo que no chassis a eles direcionados possuem cinco fileiras para colocá-los.

Heber,

Tenho três Yashicas e uma Mamiya. Ambas dão um show. Qual os modelos e preços que estão vendendo lá? Se for uma Yashica 635, esta pode usar filme de 120 e 35 mm (é a minha preferida aqui). Mas adianto, se estiver com o visual bonito, não estão faltando peças, pode comprar. Elas costumam, se não tiverem uso constante, agarrar o obturador em baixas velocidades, o que é facílimo de consertar (na maioria das vezes uma simples e barata lubrificação resolve o problema.

Fotografar com elas é um sucesso à parte. Ninguém se sente invadido quando direciona-se pra pessoa uma TLR. E possui várias possibilidades de fotografia que uma SLR não oferece. Faça isso, por exemplo, com uma SLR de foco manual:



Ou essa:



A posição, na barriga, oferece uma perspectiva diferente. O formato quadrado tem seu charme evidente. E dá pra brincar muito com tudo isso:



Em tempo: Todas essas fotos foram escaneadas do negativo com o HP G4050.

Em tempo 2: Obrigado por gostarem das fotos.



« Última modificação: 21 de Outubro de 2008, 14:46:33 por Elmo »


Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 21 de Outubro de 2008, 23:39:32
Bem, fui lá dar uma olhada nas TLR's à venda, mas antes gostaria de falar sobre a motivação do tópico, quando nosso amigo "Pomba" pediu opiniões sobre câmeras.

Até bem pouco tempo eu pensava que o melhor meio para se adquirir um bom domínio sobre todas as funções de uma câmera seria através de uma SLR manual ou, no máximo, com algum automatismo de prioridade (abertura ou velocidade). Hoje penso quase igual, mas admito que uma DSLR cumpre bem esse propósito, desde que não se use ela toda no automático. Mesmo o auto-foco deveria ser deixado de lado no início; aprender a focar manualmente é um ótimo exercício de habilidade, e aumenta a sensação de controle sobre o resultado da foto. Sem falar que há situações onde simplesmente não dá pra usar o auto-foco. Já presenciei várias situações (formaturas, por ex.) em que o fotógrafo teve que lançar mão do foco manual, e isso com Canon's e Nikon's (se fosse com Pentax ninguém iria achar isso anormal...).

Só não acho que o objetivo desse “aprendizado manual” seria plenamente alcançado se fosse feito com compactas; mesmo porque quem descobre que gosta realmente de fotografia, acaba descobrindo também que certas coisas só são possíveis com SLR’s (ou DSLR’s). E isso eu digo por experiência própria, já que possuo uma boa compacta, a Canon G6. Ela me proporcionou muitos bons momentos, mas me causou também muitas frustrações. Frustrações essas que foram ampla e plenamente sanadas com a chegada da DSLR.

Então, Pomba, na minha opinião vc pode começar tanto com uma SLR “analógica” ou “digital”, o importante é que vc a utilize com conhecimento (daí a importância da leitura), para poder extrair o máximo que o equipamento escolhido puder te oferecer. Posso apostar, inclusive, que se vc treinar bastante utilizando os controles manuais, acabará por preferir continuar usando-os, principalmente se o seu grau de exigência evoluir junto com o aprendizado.

Agora, falando sobre as TLR’s...

Fui lá na loja pra dar uma olhada e não havia mais duas câmeras, agora são quatro! Os modelos e preços são:

Mamiya C220 – bom estado de conservação, exceto o fole, que está rompido em algumas dobras; preço = R$ 250,00
Yashica Mat-124B – muito bem conservada, aparentemente toda funcional; preço = R$ 150,00
Yashica D – bem “sambadinha” essa, nem testei, parece estar precisando de uma “geral” pra funcionar; preço = R$ 100,00
Meopta Flexaret VI – essa está quase “vintage”, linda mesmo, tem o case original de couro, em excelente estado, tem até a caixa da câmera; preço = o cara ainda não sabe... a dona dela deixou-a lá e ficou de informar quanto quer por ela depois.

Todas elas precisam de uma limpezinha, principalmente no sistema do visor (espelho e despolido). Não consegui ver se as lentes tinham fungos.

Agora, Elmo, conto com sua ajuda, pois a vontade incontrolável de ir até lá só pra ver agora virou vontade incontrolável de comprar... Só que pra isso gostaria que me orientasse, não conheço quase nada de TLR, ficaria muito grato por sua ajuda.

Abraços a todos.
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #25 Online: 22 de Outubro de 2008, 00:14:33
Heber,

O phoda é ajudar sem ver as câmeras.

Gosto da Yashica Mat-124B! Limpar o despolido é simples demais. Assim como o espelho. Quatro parafusos e pronto. Verifique apenas se em baixas velocidades as lâminas do obturador não estão travando.

A Yashica D é mais popular que a Mat-124B, mas como você disse que ela tá feiosa, deixa pra lá.

A Mamiya acho grande demais e são três foles, se der defeito no interno, ninguém conserta.

A Meopta vc teria dificuldade de peças, mas como ela está nova demais... Veja quanto é e se tudo está funcionando.

Enfim, fico com a Yashica Mat-124B. Isso sem olhar, heim. Posso estar errado.






Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 22 de Outubro de 2008, 00:24:05
Às vezes é complicado achar uma boa câmera usada, principalmente quando se procura uma dessas mais antigas. A gente tem que ficar pesquisando nas lojas, nos fóruns e nos sites do tipo Mercado Livre. Com uma boa dose de paciência, quase sempre encontramos o que procuramos. Porém, há situações que parecem coincidência, ou então surgem como pura oportunidade.

É o caso de uma aquisição que fiz em conseqüência da minha ida no centro, agora à tarde. Antes de ir na loja onde estavam as TLR's, passei numa outra que costuma ter equipamentos usados também. E foi aí que eu vi na vitrine uma Spotmatic, equipada justamente com uma das lentes que ando procurando: a Super-Takumar 50mm F/1:1.4. Perguntei o preço só da lente, o cara falou "por 80 pratas vc leva"; perguntei então com a câmera junto, e ele disse "tá por 150, mas pra vc eu faço por 100". Aí não há coração que agüente, fechei na hora. E ainda veio com a tampa da lente, a sapata para flash, a alça e o case, tudo original Asahi Pentax, muito conservados pelos seus, talvez, 40 anos.

A câmera está em excelente estado e funcionando perfeitamente, inclusive o fotômetro.





Só pra constar, a outra lente que ando procurando é uma entre 18 e 24mm, manual, pode ser de rosca M42 ou baioneta, desde que seja Pentax. Quem souber (ou tiver) de uma à venda, me avise...
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde


Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 22 de Outubro de 2008, 00:34:01
Heber,

O phoda é ajudar sem ver as câmeras.

Gosto da Yashica Mat-124B! Limpar o despolido é simples demais. Assim como o espelho. Quatro parafusos e pronto. Verifique apenas se em baixas velocidades as lâminas do obturador não estão travando.

A Yashica D é mais popular que a Mat-124B, mas como você disse que ela tá feiosa, deixa pra lá.

A Mamiya acho grande demais e são três foles, se der defeito no interno, ninguém conserta.

A Meopta vc teria dificuldade de peças, mas como ela está nova demais... Veja quanto é e se tudo está funcionando.

Enfim, fico com a Yashica Mat-124B. Isso sem olhar, heim. Posso estar errado.


Eh, eh, sabia que sua resposta seria esta... Acho que vou ficar com ela mesmo, tá bem bonita e me pareceu também que está toda funcional. Só que, com a compra da Spotmatic, não vou poder bucar ela esta semana, senão apanho aqui em casa. Até parece compulsão, mas tem hora que é difícil resistir.

A propósito, vi vários anúncios no ebay da 124G, não tinha nenhum da 124B. Qual a diferença entre as duas?

No mais, valeu, Elmo, espero poder "trocar figurinhas" com vc a respeito de TLR's. A propósito, eu sou de BH; moro em Lavras há uns 7-8 anos, mas minha família está toda aí, de vez em quando vou visitá-los. Numa dessas, quem sabe a gente não ajeita uma saída pra fotografar...

Abraços.
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #28 Online: 22 de Outubro de 2008, 05:54:43
Conterrâneo, a G tem fotômetro, a "sua" não tem.  :ok:

Quando vieres à BH avise, vou te apresentar ao pessoal do Fotoclube BH, aliás, Se quiser entrar nesse clube, visite: http://www.flickr.com/groups/fotografebh

Forte abraço Belo Horizontino.

Em tempo, já que "a sua" não tem fotômetro, use isso:



Baixe aqui:

http://expomat.tripod.com/pdf/ExposureMatMini.pdf


Arnaldo Tomazetti

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 138
    • http://www.fotto.com.br
Resposta #29 Online: 22 de Outubro de 2008, 15:13:20

Elmo, gostei de todas as fotos, mas esta particularmente tem uma textura bem suave. Passando uma impressão de tranquilidade. Ficou ótimo!