Autor Tópico: Suspeita de problema 40D  (Lida 4298 vezes)

Naiberg

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.212
  • Sexo: Masculino
Online: 19 de Outubro de 2008, 18:20:03
Olá pessoal!
Estou com uma sensação ruim... minha 40D (nova :aua:) não esta travando o Auto Focus no modos P,Tv,Av e M, Ela fica procurando o foco, a bola verde as vezes pisca mas não trava, e por outras nem aparece. Troquei as lentes e o problema persiste em todas elas. Em todas as opções do modo automático foca sem problemas. Coloquei as minha lentes em uma 40D de um amigo e tudo normal, e coloquei a Tamron 18-200mm desse amigo meu na minha 40D e esta tbm não focou na zona creativa da câmera. N
ao me lembro de ter batido com a camera em lougar algum, sempre tenho o maior ciúme e cuidado com ela.

Será que tá com algum tipo de defeito? ou eu tô viajando msmo? Que tristeza...

Abço!

Fernando


alfarrob

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 317
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo amador
    • Raios de Sul
Resposta #1 Online: 19 de Outubro de 2008, 18:35:50
Bem, não conheço a 40D, mas a 400D tem 3 modos de AF, dois deles, os que usam servo ele está constamtemente à procura do foco, destina-se a focar objectos em movimento. Não será que tens seleccionado um desses modos?
Raios de Sul (de Portugal):
www.al-farrob.com

"Cuando pinto, mi objetivo es mostrar lo que he encontrado, y no lo que busco." - Pablo Picasso


Naiberg

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.212
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 19 de Outubro de 2008, 18:49:07
Olá alfarrob!
Então, Toda zona manual da 40D (P,TV,AV e M) Se a lente esta com a chave voltada pro AF o foco teóricamente tem q funcionar pelo que entendo. Em todos os modos da zona automática o AF funciona...Antes tava funcionando na zona manual tbm. Não se o que pode ter acontecido.
Obrigado pela ajuda.
« Última modificação: 19 de Outubro de 2008, 18:49:56 por Naiberg »


alfarrob

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 317
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo amador
    • Raios de Sul
Resposta #3 Online: 19 de Outubro de 2008, 18:59:12
Nos modos automáticos ela deve escolher o modo de AF, nos modos criativos (M, Av, etc ) é a gente que escolhe o modo.
Estive a ver a dpreview para ver como se muda o AF mode na 40D e parece ser num daqueles botões no lado direito em cima.
Raios de Sul (de Portugal):
www.al-farrob.com

"Cuando pinto, mi objetivo es mostrar lo que he encontrado, y no lo que busco." - Pablo Picasso


Naiberg

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.212
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 19 de Outubro de 2008, 19:51:45
Grande camarada Alfarrob! E eu achando q sabia alguma coisa! Pois eu não sabia :) !!! Agora examinando o manual a partir do que falaste vi pra que serve o AF-DRIVE e as três opções dele: AI SERVO/AI FOCUS e ONE SHOT. Vou ler direitinho.
Solicito ao moderador a exclusão do tópico para que eu não passe mais vergonha...hahahahahha
abços a todos
« Última modificação: 19 de Outubro de 2008, 20:01:53 por Naiberg »


alfarrob

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 317
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo amador
    • Raios de Sul
Resposta #5 Online: 19 de Outubro de 2008, 19:59:38
Na 300D, que tenho ali para usar de vez em quando, uma das limitações era precisamente essa, só se podia usar o AI Servo no modo de Sport, não nos modos criativos.

Raios de Sul (de Portugal):
www.al-farrob.com

"Cuando pinto, mi objetivo es mostrar lo que he encontrado, y no lo que busco." - Pablo Picasso


Naiberg

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.212
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 19 de Outubro de 2008, 20:07:17
Obrigado mais uma vez amigo! Vivendo e aprendendo, essa 40D tem tantos botões para carregar...::doh:


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #7 Online: 20 de Outubro de 2008, 00:01:15
Passou o susto Fernandão!? rs.. normal.. fique tranquilo e sempre que tiver dúvidas poste, não é vergonha nenhuma!

Dias desses, um colega - bem experiente - estava apavorado e correu até mim dizendo que o Flash novinho (580 EX II)havia dado problema e não emitia a luz auxiliar de AF. Já havia setado as CF´s na cam e no flash e NADA!
Bem, era também por conta do AF-Drive, que só permite a emissão da Luz auxiliar em One-Shot ou AI Focus.

Vivendo e aprendendo sempre meu amigo!

Forte abraço!
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


Mestaky

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 725
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 20 de Outubro de 2008, 02:10:23
Liga, não, é normal, eu também de vez em quando dou meus moles com as minhas câmeras... :D

Eu tive uma 20D há uns 4 ou 5 anos que quase me matou de susto... Eu sempreuso a câmera no Manual (M), e minha esposa andou tentando aprender a fotografar no modo P, eu não ví que ela havia mexido e saí para fotografar, quando cheguei onde ia fotografar a câmera estava completamente louca......

eu girava o dial traseiro e ao invés de alterar a abertura alterava velocidade, se girasse mais um pouco ele alterava velocidade e abertura, e eu nunca conseguia colocar no meio a leitura de luz, fiquei uns 5 minutos tomado de pavor até que a ficha caiu de fazer um check-up na câmera e "tava lá" a bendita função P ativada...

« Última modificação: 20 de Outubro de 2008, 02:13:23 por Mestaky »
Whatsapp / Telegram: 21 98799 7105
mestaky@gmail.com


Naiberg

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.212
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 20 de Outubro de 2008, 04:52:41
Valeu Chello, Valeu Mestaky!
Pois é...eu tô tbm a pulso aprendendo só no modo manual, e nunca tinha prestado atenção no AF drive! Me deu um susto do caramba, achei que a câmera tava com defeito, dai fui atras no google pesquisar, e tem uns foruns gringos que li sobre a galera se queixar que a câmera no AF "just seeks and seeks" fiquei logo triste, mas depois que o Alfarrob me alertou que eu peguei o manual percebi que eles os gringos deveriam estar com o mesmo problema q eu, problema de falta de leitura apurada do manual!!! :doh:...hehehe
Mas que foi um susto e tanto foi, não posso negar.
Vivendo e aprendendo! (Mestaky! Deve ter sido minha espos que mexeu no AF drive...hahahah)
Abços!!!
« Última modificação: 20 de Outubro de 2008, 04:54:49 por Naiberg »


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #10 Online: 20 de Outubro de 2008, 09:27:10
Liga, não, é normal, eu também de vez em quando dou meus moles com as minhas câmeras... :D

Eu tive uma 20D há uns 4 ou 5 anos que quase me matou de susto... Eu sempreuso a câmera no Manual (M), e minha esposa andou tentando aprender a fotografar no modo P, eu não ví que ela havia mexido e saí para fotografar, quando cheguei onde ia fotografar a câmera estava completamente louca......

eu girava o dial traseiro e ao invés de alterar a abertura alterava velocidade, se girasse mais um pouco ele alterava velocidade e abertura, e eu nunca conseguia colocar no meio a leitura de luz, fiquei uns 5 minutos tomado de pavor até que a ficha caiu de fazer um check-up na câmera e "tava lá" a bendita função P ativada...



Risos. Conto um fato parecido que aconteceu comigo, porém nessa não posso jogar a responsa para minha esposa, pois fui eu mesmo!!!  :D
Estava numa corrida e sem querer - e perceber claro - acabei girando o dial para o modo Tv. Dai, um atleta todo empolgado com uma camiseta escrito "Filho eu te amo", grita lá de longe:
- "Vai Chello!! Fotografa que essa vou enquadrar!!!".

E lá vai o Chello fotografar e nada do fotômetro sair do meio e o cara vindo, e tome girar o dial traseiro e nada e nada.. o cara saiu do campo dos 70mm, perdi a foto, perdi o cliente.. fiquei fulo, e preocupado achando que a cam deu pau. Quando olhei o bendito "Tv"zão tava selecionado!!!  :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Depois, só foi chato ter que ler o email do cara, dizendo: "Pô Chello! Cadê minha foto?! Era presente de aniversário para meu o meu filho"!  :shock: :shock: :shock:

Mas algumas semanas depois compensei o fato, e sem ele saber de surpresa entreguei de presente um pôster com a foto de uma outra corrida bem bacana dele!

MAs, é assim mesmo. O importante é não perder a calma! rs
Abs
« Última modificação: 20 de Outubro de 2008, 09:27:39 por Chello »
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


wilsato

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 434
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 20 de Outubro de 2008, 11:29:39
Eu tenho o costume de ler o manual todinho e depois com ele do lado e com a camera fico vendo as funcionalidades que há. Assim dá para tirar proveito das funções que facilita em uma foto ou outra.

Agora tem umas funções que o caminho é longo para setar a camera:
Entre no menu - configurações-aperte botão x-rode o dial-selecione nºy-aperte ok-rode o dial secundário-confirme o nº-aperte o menu para memorizar-verifique se está piscando na tela do lcd-enquadre o assunto e aperte o botão de disparo  :hysterical:  :hysterical:

Abs
SBC - SP   FLICKR


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 20 de Outubro de 2008, 11:53:42
hehe Eu também já tomei um susto bom.

Tava com a cam em Av num passeio de barco, com a lente tapada por causa da maresia. Cliquei no obturador sem perceber e tempo foi para o máximo 30 segundos... depois mais 30 do sistema de redução de ruído (na minha é assim em longas exposições).

A cam ficou "travada" escrito "busy" por 1 minuto sem que eu soubesse o que aconteceu.

Ô minuto longo!!! hehe
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


Celia H.

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.192
Resposta #13 Online: 20 de Outubro de 2008, 17:11:50
Eu tenho o costume de ler o manual todinho e depois com ele do lado e com a camera fico vendo as funcionalidades que há. Assim dá para tirar proveito das funções que facilita em uma foto ou outra.


 :shock:

Juro que quando crescer vou ser igual a você..... :D :D :D

Até hoje não li quase nada do manual da minha 40D :no: :no: :doh:

Ainda bem que não levei nenhum susto. Deve ser porque não tirei mais do modo manual.... :D


Mestaky

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 725
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 20 de Outubro de 2008, 20:33:21
Eu até leio, mas a gente sempre esquece alguma função que pouco se usa, e na hora que se precisa dela é que ficamos com cara de paisagem... hehehehe

Whatsapp / Telegram: 21 98799 7105
mestaky@gmail.com