Autor Tópico: Fotografia em movimento  (Lida 4870 vezes)

claudiowmu

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
  • Sexo: Masculino
Online: 19 de Outubro de 2008, 23:46:01
Então.
Queria a opinião da moçada aqui de plantão, como faço para tirar fotos em movimento a noite, sob a luz de refletores.
Digo com relação ao equipamento.
Tenho uma Nikon D40 e D50, com uma lente 55-200 (4-5,6). Fotos tiradas tipo em jogo de futebol em estadios, ou outros jogos em quadra coberta e luz de refletores, não consigo velocidade e abertura suficiente para tirar uma foto legal sem o flash.

Minha duvida é se com uma lente 2.8, consigo essa proeza, ou é com outro equipamento?
Ou teria outra solução.
Valeu!
« Última modificação: 21 de Outubro de 2008, 01:48:31 por Kika Salem »


Mestaky

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 725
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 20 de Outubro de 2008, 02:06:39
Com uma lente 2.8, você vai conseguir usar uma velocidade de obturação 4X maior que a que sua lente 5.6 lhe proporciona.

Outro equipamento somente se a sua câmera não tiver sensibilidade ISO suficiente, ou o resultado não seja bom o suficiente para atender A uma sensibilidade que possa lhe proporcionar uma obturação suficiente para congelar o movimento.

Whatsapp / Telegram: 21 98799 7105
mestaky@gmail.com


daniel ferreira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 160
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 22 de Outubro de 2008, 19:31:41
Mas se aumentarmos a velocidade do obturador a foto não vai sair escura?
DANIEL FERREIRA

JUNDIAÍ - SP
VENDO SONY T700 na garantia nacional de 3 anos!!! Só R$750,00

ACEITO PROPOSTAS POR DSLR...


LuizNdo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.407
  • Sexo: Masculino
  • Tente, invente.
Resposta #3 Online: 22 de Outubro de 2008, 20:34:23
Depende muito da luminosidade do ambiente... se a velocidade não está satisfatória com a máxima abertura, aumente o ISO sem dó. É o jeito.
>> Belo Horizonte <<
Fotógrafo Entusiasta.
Sony P100
Canon 7D e XT + 18-55 mm + 75-300 mm USM III + Canon 50mm f1.8 + Sigma 10-20mm + Canon 100-400mm L IS + Adaptador de Telescópio!
Meu Flickr


Mestaky

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 725
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 23 de Outubro de 2008, 16:43:02
Mas se aumentarmos a velocidade do obturador a foto não vai sair escura?


Não!

Para ficar mais fácil, vou fazer uma analogia com uma caixa d'água, para exemplificar.

Sendo o sensor da câmera ou o filme uma caixa d'água de 1.000 litros e a lente o tubo através da qual essa caixa recebe água, poderíamos dizer que:

1- O enchimento da caixa é regido pela razão Volume de água x Tempo de fluxo e a caixa;
 
2- O volume do fluxo interfere no tempo que leva para a caixa ficar cheia, logo um fluxo maior demandará menos tempo para que coloquemos os 1.000 litros de água na caixa e um fluxo muito pequeno demandará muito tempo para que ocorra o seu abastecimento;

3- Se quisermos encher a caixa mais rápido teremos de aumentar a capacidade do fluxo, se quisermos que encha mais devagar teremos de diminuir o volume do fluxo.

4- Se a combinação de tempo e volume não for adequada a caixa não ficará completamente cheia ou então transbordará.

É o que acontece com o equipamento fotográfico, a exposição ideal é o resultado da combinação do fator "abertura" com o fator "tempo de obturação" para sensibilização de uma superfície adequada a uma determinada sensibilidade.

Logo, da mesma maneira que é possível encher a caixa d'água em 10 Segundos se estabelecermos um fluxo de 100 litros por segundo, ou em 10 dias se estabelecermos um fluxo de 4,16 litros por hora ocorre com a equação da exposição, onde a exposição adequada para uma foto seja 250 F/8, essa foto terá a mesma exposição (as cores ocuparão a mesma casa tonal) se forem também utilizados:

125 - F/11, 60 - F/16, 30 F/22, 500 - F/5.6, 1000 - F/4, 2000 F/2.8, 4000 F/1.8, 8000 F/1.4.

Lembrando que a razão da velocidade é em fração de segundos, então a todos correpondem 1/125, 1/60 consecutivamente, e que quanto maior a representação menor é o intervalo durante o qual a superfície sensível será exposta a luz.

E que a razão da ab ertura através da qual uma lente transmite a luz ao interior da câmera é uma razão logarítimica, onde quanto manor o número expresso, pr Ex.: 1.4, maior vai ser o diâmetro desse "registro" permitindo a maior passagem de luz.

Whatsapp / Telegram: 21 98799 7105
mestaky@gmail.com


alfarrob

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 317
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo amador
    • Raios de Sul
Resposta #5 Online: 23 de Outubro de 2008, 16:56:40
Mas se aumentarmos a velocidade do obturador a foto não vai sair escura?


O Mestaky já disse quase tudo só vou tentar fazer uma analogia que pode clarificar ainda mais (ou não :) )

Supondo que se tem um tubo de 1 cm de diâmetro para encher o depósito de água em x tempo.

Se duplicarmos o diâmetro levará 4 vezes menos tempo a encher.
Porquê 4 e não 2, porque duplicando i diâmetro multipliquei por 4 a área da secção do tubo, logo o caudal da água.

Com a luz acontece o mesmo.

Por isso uma abertura f/2.8 leva 4 vezes menos tempo a "encher de luz" do que uma abertura de f/5.6.
Raios de Sul (de Portugal):
www.al-farrob.com

"Cuando pinto, mi objetivo es mostrar lo que he encontrado, y no lo que busco." - Pablo Picasso


geckobr

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
  • Sexo: Masculino
  • You'll Never Walk Alone
    • Blogecko
Resposta #6 Online: 24 de Outubro de 2008, 15:42:28
ola, quer dizer que quando eu uso uma f/2.8 eu estou colocando uam abertura maior para luz do que se usasse f/4.6 por exemplo? no caso um  denominador (divisor) menor me dá uma medida maior? igual no caso do tempo né? 1/30 ou 1/500?

eu tenho uma camera s85 da samsung, para fotos em movimento eu uso o modo ASR dela, muito bom para fotos tiradas de dentro de veículos em movimento por exemplo, mas eu não sei qual configuração deveria usar no modo manual para ter um efeito semelhante.

me desculpem se eu estiver saindo fora do topico, me acadastri hoje e só queria interagir com a galera... abração
You'll Never Walk Alone


alfarrob

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 317
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo amador
    • Raios de Sul
Resposta #7 Online: 24 de Outubro de 2008, 17:27:52
ola, quer dizer que quando eu uso uma f/2.8 eu estou colocando uam abertura maior para luz do que se usasse f/4.6 por exemplo? no caso um  denominador (divisor) menor me dá uma medida maior? igual no caso do tempo né? 1/30 ou 1/500?

eu tenho uma camera s85 da samsung, para fotos em movimento eu uso o modo ASR dela, muito bom para fotos tiradas de dentro de veículos em movimento por exemplo, mas eu não sei qual configuração deveria usar no modo manual para ter um efeito semelhante.

me desculpem se eu estiver saindo fora do topico, me acadastri hoje e só queria interagir com a galera... abração


Experimenta postar uma foto dela para vermos o exif, ou então dá-nos os dados: iso, abertura e velocidade, porque não conhecemos, pelo menos eu não conheço essa câmara.
Mas ela não faz milagres, apenas selecciona um conjunto destes valores, repito, um iso, uma abertura e uma velocidade
Raios de Sul (de Portugal):
www.al-farrob.com

"Cuando pinto, mi objetivo es mostrar lo que he encontrado, y no lo que busco." - Pablo Picasso


claudiowmu

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 25 de Outubro de 2008, 01:31:06


Citar
Experimenta postar uma foto dela para vermos o exif, ou então dá-nos os dados: iso, abertura e velocidade, porque não conhecemos, pelo menos eu não conheço essa câmara.
Mas ela não faz milagres, apenas selecciona um conjunto destes valores, repito, um iso, uma abertura e uma velocidade

Queria postar as minhas fotos com o problema que eu tenho para vcs analizarem, mas não sei como postar. Não achei nenhuma opção.
Me ajudem.


Pedro Harrison

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 289
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 25 de Outubro de 2008, 23:38:24
Então Claudio, aqui nesse tópico explica como postar fotos>:
http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=2674.0

Abs
« Última modificação: 25 de Outubro de 2008, 23:38:50 por Pedro Harrison »


claudiowmu

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 28 de Outubro de 2008, 19:36:56
Ola. Tô respondendo em dois topicos ao mesmo tempo.

Desculpem o sumisso, mas tive uns probleminhas.
Bom vou postar aqui algumas fotos para vcs visualizarem na pratica o meu problema.
Minha camera é uma Nikon D40, com a lente Nikon 55-200mm VR, (1:4-5,6), AF-S.

Essa foto que vou colocar agora, foi tirada as 17 horas, aquele horario chato da penumbra.
O local não era coberto.
Com ISO-1600, f/4, 1/640s, 55mm, sem o flash.



Essa outra tambem com ISO-1600, F/4,2, 1/500s, 68mm, sem flash.
A diferença que aqui o local é coberto, mas não está ligado os refletores ainda.



Essa foi tirada com as luzes dos refletores, para mostrar como fica dificil tirar fotos em movimentos.
F/4, 55mm, ISO-800, 1/40s.



Pra mostrar como de dia as fotos ficam show de bola com essa lente, vou postar uma aqui tirada as 13:00 horas, com o ISO-400, F/5,6, 1/1000s, 150mm.





Bom minha duvida é se comprando essa SIGMA ou NIKON 2.8, vou conseguir umas fotos em movimento legais, ou não vou sentir muita diferença?
Porque fico na duvida, de como os fotografos de jogo de futebol, etc, conseguem fotos em movimentos tão boas, com  que tipo de equipamento.
Ok!
Se alguem poder me dar uma luz com relação a eu comprar ou não, ficaria muito agradecido. Rs


Arnaldo Tomazetti

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 138
    • http://www.fotto.com.br
Resposta #11 Online: 01 de Novembro de 2008, 09:52:29
Cláudio, pelo exif das fotos que vc postou, apesar da abertura estar no seu limite máximo, ainda tem muita lenha pra queimar no quesito velocidade. Você ainda pode diminuir muito a velocidade, se a sua intenção é congelar o movimento dos cavalos pode diminuir muito ainda. O movimento deles não é muito rápido.
Principalmente porque você (fotógrafo) está a 45 graus, se estiver de frente pode diminuir ainda mais, se estiver de lado tem que aumentar a velocidade de obturador.   


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 01 de Novembro de 2008, 11:22:43
Outra coisa bem notável aí é o uso da luz.

Nas duas primeira vc clicou na contra luz, se pegasse a cena do lado iluminado teria alguns pontos à mais e teria uma foto beeeem melhor. Não sei se vc tinha liberdade pra entrar no local...

Pra luz do dia, uma coisa que vc pode começar a observar é que dependendo do caso vc pode usar exposição fixa por várias fotos.

Então é o caso que vale à pena colocar em manual e achar a melhor exposição possível antes do momento crucial.
Depois pode clicar algumas fotos por alguns minutos pois a luz não vai mudar tão rápido... Aí ajusta novamente e clica mais algumas.

Quando está chegando perto do fim do dia a luz muda mais rápido e cabe mais atenção. Talvez valha mais à pena deixar em automático.

Outra coisa... Um bom flash aí tb seria bem útil, mesmo para as fotos longe qualquer luzinha à mais já ajuda.

A propósito, bom ISO1600 da D40  :ok:.
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


Renato B.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 102
Resposta #13 Online: 04 de Novembro de 2008, 18:50:09
Agora também fiquei curioso.... Vamos supor a imagem 3 do claudiowmu, se naquele momento ele tivesse uma lente 2.8 qual seria o resultado da foto ?(mantendo os demais parâmetros).
Sem levar em conta que o ideal seria um flash e tudo mais
abraços


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 04 de Novembro de 2008, 18:59:47
Agora também fiquei curioso.... Vamos supor a imagem 3 do claudiowmu, se naquele momento ele tivesse uma lente 2.8 qual seria o resultado da foto ?(mantendo os demais parâmetros).
Sem levar em conta que o ideal seria um flash e tudo mais
abraços


De f/4 pra f/2.8 é 1 ponto.
Pra ter uma imagem com exposição igual (quantidade de luz) ele poderia usar o dobro da velocidade (1/80) e o movimento do cavalo ficaria menos borrado.
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br