Autor Tópico: Tópico externo sobre filme X digital  (Lida 2685 vezes)

Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #15 Online: 23 de Outubro de 2008, 13:14:34
Pois é, Randal, inclusive num deles a atendente me falou isso, digitaliza negativo e imprime do digital.


Esse é o grande inimigo da ampliação de filme hoje em dia. Tudo bem se os caras escaneassem em alta resolução para depois ampliar, mas nem isso eles fazem. As fotos parecem ter sido feitas numa câmera digital muito da vagabunda.

Assim, o jeito é primeiro mandar escanear (ou escanear em casa), editar e levar para uma dessas máquinas self-service de posto de gasolina. Para mim é o que tem funcionado melhor no fim das contas. É triste, mas a popularização da fotografia torna cada vez mais difícil para pessoas exigentes como nós acharem serviços de qualidade.

Obs.: se alguém souber de laboratório que ainda amplia negativo à moda antiga em Porto Alegre, me avise!
« Última modificação: 23 de Outubro de 2008, 13:19:51 por Francisco »
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Anderson Fonseca

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 691
  • Tião Carreiro e Pardinho Salva!!!!!!
Resposta #16 Online: 23 de Outubro de 2008, 16:51:18
é...não rendeu mesmo... :ponder:

não vai vir nehum Xiita aqui botar lenha na fogueira não?? :ponder: :ponder:

 :assobi: :assobi: :assobi:


Randal.Junior

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 890
  • Sexo: Masculino
  • Think out of the blackbox.
    • Flickr
Resposta #17 Online: 23 de Outubro de 2008, 17:06:50
 :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:

É Anderson, nessa era digital até os Xiitas se renderam....  :fight:

 :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Randal Junior
Now shooting on D80 D90 D7000 D7200 + 10.5 fisheye + 35/1.8 + 16-85VR + 85 macro + 70-300VR + SB600

Flickr: Photostream
.


Furia

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #18 Online: 24 de Outubro de 2008, 03:06:02
Olá, Senhores.

Esta é minha primeira mensagem e parabéns pelo site!

Pelo que pude compreender, muitas já foram as oportunidades de discussão sobre fotos analógicas e digitais.

Se me permitirem, darei minha humilde opinião, baseado no lado pragmático da coisa, sem entrar nas razões técnicas ou exatamente científicas, até por que não tenho embasamento suficiente.

Vejo que a comparação pode ser feita por mídias muito diferentes, como alguém já comentou. Assim, é difícil falar que uma foto analógica vista sob uma lupa —que sempre dá a impressão de mais contraste de detalhes que a realidade—  é melhor que uma imagem digital, sobretudo quando falamos em tamanho 35mm, caso mais abordado neste fórum. Supostamente, creio que fala-se de negativo ou cromo e polaroide estaria fora de cogitação.

Se considerarmos a passagem de originais por um scanner, a coisa muda de figura. À exceção das ampliações em papel diretas do negativo, sempre teremos essa passagem, ela é obrigatória, quer seja para exibir imagens na internet, quer seja imprimindo um grande cartaz.

Baseado nos tantos cromos, negativos e ampliações com que já trabalhei em pós-produção ou scanneei eu mesmo, creio que uma transparência 35mm, não tem a mesma qualidade de corte e possibilidade de ampliação que um arquivo digital gerado por uma câmera digital com sensor equivalente, supostamente fullframe.

A comparação com fullframe advém que quando usamos uma não full frame (existe nome para essa categoria?), perdemos uma parte maior da área de visão da objetiva —estaremos diminuindo o detalhamento e eventualmente apenas registrando com mais resolução (não detalhe) a imagem cropada.

Vale notar que se a ampliação for ínfima ou menor que o original, a coisa muda de figura. Assim, falo pela capacidade máxima de ampliação do digital, a tamanhos plausíveis para impressão A4, sem interpolação de tamanho. O ideal seria testar sob as mesmas condições de luz, objetiva e ajustes (EV, ISO), no que não disponho de dados…

O problema me parece que está no grão. Por menor que seja, ele será um ponto muito visível numa ampliação de 8-10 vezes (página tamanho A4). Não existe grão na captura digital. Se a câmera digital é um scanner plano a céu aberto, o grão que vemos é ficitício. Seria gerado para interromper steps (degradês marcados sem passagem de tom). Quanto mais aumentarmos o ISO, menor será a profundidade de cor (processamento mais rápido do CCD ou CMOS), então maiores os steps.

Curiosamente, de tudo que já vi digitalizado, nunca encontrei um cromo 35 com a mesma qualidade de um 120 ou 4x5, sendo todos, teoricamente, de igual ISO. Também curioso é o 120 melhor que os demais.

Quanto às característica de cor, saturação e contraste, é verdade que o cromo, sobretudo ele, não o negativo em si, é superior ao registro digital. A profundidade de cor é maior. Vemos mais detalhes nas sombras, alta luz e sombra tem mais invasão de cor. Embora creio que o balanço de brancos das câmeras digitais atrapalhe, pois procura pelo tom médio o tempo todo, a fim de priorizar contraste, já que a profundidade de cor é menor, ou seja, se entre escollher cor ou detalhe, fica no detalhe, sobretudo nas áreas críticas como sombras. Cor acerta-se depois.

Também notei algo que ninguém menciona: "revelação".

Se na câmera digital, scaneamos o que está à frente da objetiva, tal qual um scanner plano, colhe-se rapidamente uma massa de dados que passam por um software depois. O arquivo gerado, RAW ou JPEG, é praticamente como um negativo, ajustado numa biblioteca limitada. Temos ali um pré-scan, como em qualquer processo de digitalização anterior (em scanners cilíndricos, o pré-scan funciona diferente, pois dita como cada pixel será capturado antes do processo). A partir de então, se não existir nenhuma mente pensante, o que for processado será um achômetro de software que tende a manter o arquivo com maior amplitude possível, ou seja, baixo contraste. Daí a falsa impressão de que imagens digitais são um caca nesse sentido…

Bom, é isso que penso. Posso estar enganado.

Aproveito para convidá-los a uma visita ao site: www.furia.com.br
Nele poderão ver nosso trabalho de edição de imagens.


Abraços!
« Última modificação: 24 de Outubro de 2008, 03:37:28 por Furia »