Olá, Senhores.
Esta é minha primeira mensagem e parabéns pelo site!
Pelo que pude compreender, muitas já foram as oportunidades de discussão sobre fotos analógicas e digitais.
Se me permitirem, darei minha humilde opinião, baseado no lado pragmático da coisa, sem entrar nas razões técnicas ou exatamente científicas, até por que não tenho embasamento suficiente.
Vejo que a comparação pode ser feita por mídias muito diferentes, como alguém já comentou. Assim, é difícil falar que uma foto analógica vista sob uma lupa —que sempre dá a impressão de mais contraste de detalhes que a realidade— é melhor que uma imagem digital, sobretudo quando falamos em tamanho 35mm, caso mais abordado neste fórum. Supostamente, creio que fala-se de negativo ou cromo e polaroide estaria fora de cogitação.
Se considerarmos a passagem de originais por um scanner, a coisa muda de figura. À exceção das ampliações em papel diretas do negativo, sempre teremos essa passagem, ela é obrigatória, quer seja para exibir imagens na internet, quer seja imprimindo um grande cartaz.
Baseado nos tantos cromos, negativos e ampliações com que já trabalhei em pós-produção ou scanneei eu mesmo, creio que uma transparência 35mm, não tem a mesma qualidade de corte e possibilidade de ampliação que um arquivo digital gerado por uma câmera digital com sensor equivalente, supostamente fullframe.
A comparação com fullframe advém que quando usamos uma não full frame (existe nome para essa categoria?), perdemos uma parte maior da área de visão da objetiva —estaremos diminuindo o detalhamento e eventualmente apenas registrando com mais resolução (não detalhe) a imagem cropada.
Vale notar que se a ampliação for ínfima ou menor que o original, a coisa muda de figura. Assim, falo pela capacidade máxima de ampliação do digital, a tamanhos plausíveis para impressão A4, sem interpolação de tamanho. O ideal seria testar sob as mesmas condições de luz, objetiva e ajustes (EV, ISO), no que não disponho de dados…
O problema me parece que está no grão. Por menor que seja, ele será um ponto muito visível numa ampliação de 8-10 vezes (página tamanho A4). Não existe grão na captura digital. Se a câmera digital é um scanner plano a céu aberto, o grão que vemos é ficitício. Seria gerado para interromper steps (degradês marcados sem passagem de tom). Quanto mais aumentarmos o ISO, menor será a profundidade de cor (processamento mais rápido do CCD ou CMOS), então maiores os steps.
Curiosamente, de tudo que já vi digitalizado, nunca encontrei um cromo 35 com a mesma qualidade de um 120 ou 4x5, sendo todos, teoricamente, de igual ISO. Também curioso é o 120 melhor que os demais.
Quanto às característica de cor, saturação e contraste, é verdade que o cromo, sobretudo ele, não o negativo em si, é superior ao registro digital. A profundidade de cor é maior. Vemos mais detalhes nas sombras, alta luz e sombra tem mais invasão de cor. Embora creio que o balanço de brancos das câmeras digitais atrapalhe, pois procura pelo tom médio o tempo todo, a fim de priorizar contraste, já que a profundidade de cor é menor, ou seja, se entre escollher cor ou detalhe, fica no detalhe, sobretudo nas áreas críticas como sombras. Cor acerta-se depois.
Também notei algo que ninguém menciona: "revelação".
Se na câmera digital, scaneamos o que está à frente da objetiva, tal qual um scanner plano, colhe-se rapidamente uma massa de dados que passam por um software depois. O arquivo gerado, RAW ou JPEG, é praticamente como um negativo, ajustado numa biblioteca limitada. Temos ali um pré-scan, como em qualquer processo de digitalização anterior (em scanners cilíndricos, o pré-scan funciona diferente, pois dita como cada pixel será capturado antes do processo). A partir de então, se não existir nenhuma mente pensante, o que for processado será um achômetro de software que tende a manter o arquivo com maior amplitude possível, ou seja, baixo contraste. Daí a falsa impressão de que imagens digitais são um caca nesse sentido…
Bom, é isso que penso. Posso estar enganado.
Aproveito para convidá-los a uma visita ao site:
www.furia.com.brNele poderão ver nosso trabalho de edição de imagens.
Abraços!