Autor Tópico: Lentes para "estúdio" caseiro  (Lida 4182 vezes)

Giovani Oliveira

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
  • Sexo: Masculino
Online: 22 de Outubro de 2008, 02:05:10
Olá, amigos do fórum!!!

Comprei recentemente uma 40D e uma lente 100mm macro e estou gostando muito dos resultados, entretanto como é esperado, começo, mesmo sendo um mero aprendiz, à sentir falta de outra(s) lente(s).
Mesmo não tendo conhecimentos suficientes (declaro antes que eu receba uma pedrada ou outra... :D), e  sabendo que preciso ler muito e praticar muito, me pus à fotografar umas amigas (brincando de estúdio...). Começei a fazer uns retratos em ambiente fechado (apertado... :shock:) e percebi claramente, apesar da linda 100mm macro da Canon, que estou limitadíssimo....Percebi que preciso de uma lente que me possibilite fazer uns cliques mais próximos, pegando o corpo todo da modelo, sem que eu tenha que me afastar à metros de distância.... :aua: ....
Peço, caso tenham paciência de responder a um candidato à aprendiz, que se dignem a fazer os devidos aconselhamentos sobre lentes necessárias para o caso. Pensei em uma 35mm, pensei em uma 24mm e, por fim, pensei em tantas outras possibilidades... Mas, como meu dinheiro não nasce em árvores e já não tenho paciência de pesquisar exaustivamente como o fiz antes de adquirir a 40D, me rendo... A fotografia para mim tem sido uma descoberta de muitos sabores, mas tb de inúmeras dúvidas....Já comprei os principais livros indicados, embora não os tenha lido como deveria....
Antes que me aconselhem a procurar o devido aprendizado básico, rogo para que se limitem a indicar simplesmente... :assobi:
Agradeço a paciência dos mestres  :worship:


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.746
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #1 Online: 22 de Outubro de 2008, 15:18:16
Tem a clássica 50mm f1.8, que tem um excelente custo benefício.

[ ]'s
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #2 Online: 22 de Outubro de 2008, 15:27:16
Utilizar grande angular em estúdio vai provocar distorções nas pessoas. O correto é trabalhar de normal para cima. A 50mm que o andré recomendou é boa e barata! É o melhor negócio pra vc, na minha opinião.

Olá, amigos do fórum!!!

Comprei recentemente uma 40D e uma lente 100mm macro e estou gostando muito dos resultados, entretanto como é esperado, começo, mesmo sendo um mero aprendiz, à sentir falta de outra(s) lente(s).
Mesmo não tendo conhecimentos suficientes (declaro antes que eu receba uma pedrada ou outra... :D), e  sabendo que preciso ler muito e praticar muito, me pus à fotografar umas amigas (brincando de estúdio...). Começei a fazer uns retratos em ambiente fechado (apertado... :shock:) e percebi claramente, apesar da linda 100mm macro da Canon, que estou limitadíssimo....Percebi que preciso de uma lente que me possibilite fazer uns cliques mais próximos, pegando o corpo todo da modelo, sem que eu tenha que me afastar à metros de distância.... :aua: ....
Peço, caso tenham paciência de responder a um candidato à aprendiz, que se dignem a fazer os devidos aconselhamentos sobre lentes necessárias para o caso. Pensei em uma 35mm, pensei em uma 24mm e, por fim, pensei em tantas outras possibilidades... Mas, como meu dinheiro não nasce em árvores e já não tenho paciência de pesquisar exaustivamente como o fiz antes de adquirir a 40D, me rendo... A fotografia para mim tem sido uma descoberta de muitos sabores, mas tb de inúmeras dúvidas....Já comprei os principais livros indicados, embora não os tenha lido como deveria....
Antes que me aconselhem a procurar o devido aprendizado básico, rogo para que se limitem a indicar simplesmente... :assobi:
Agradeço a paciência dos mestres  :worship:



marciopalermo

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 67
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 22 de Outubro de 2008, 17:03:07
Tenho a mesma camera que vc e a mesma lente, mas faço somente still. Comprei semana passada uma 50mm e tirei umas fotos da minha filha adolescente. Ficaram excelentes. A lente te permite enquadrar e tem uma qualidade excepcional. Vai fundo.
Não vemos as coisas com elas são. Vemos as coisas como nós somos.


Giovani Oliveira

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 22 de Outubro de 2008, 17:31:58
Grande André! Tudo bem?
Obrigado pela dica.
Obrigado tb ao Lucash_br e ao marciopalermo.
Abs.


Razinva

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 521
  • Sexo: Masculino
    • http://
Resposta #5 Online: 22 de Outubro de 2008, 17:32:55
Ola, Giovani!!

Também não sou especialista em estudio, mas posso te adiantar,que para fotos de modelos, books, retratos, de corpo inteiro, vc precisa de uma Grande angular, tipo 15m até 80mm,  pode ser uma 17-50, uma 18-70mm, e de preferência 2.8.
A 100mm e a 105 fazem ótimos closes, e a 85mm tb é boa nessa distância, alguns dizem que é até melhor.
E sugiro usar uma meia-tele, tipo 70-210, ou 80-200, para se afastar mais, e poder pegar uns closes um pouco mais afastados.
Me corrijam se eu estiver errado,
Espere os profissionais dizerem as lentes ideais para estudio,  e não esqueça das luzes, o que vc está usando?  luz contínua? flash? Entre no sita da Mako e da Atek, eles fazem um orçamento, é só vc mandar as medidas do seu espaço , e vc recebe uma sugestão de refletores, tripés, fundos, etc, muito legal. E grátis.

espero ter ajudado.

abcs!! :)
Sinval Paes  e Nikon -  Rio das Ostras


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #6 Online: 22 de Outubro de 2008, 17:37:24
As GAs vão dar distorção. As vezes mínima, mas um estúdio é isso aí, tem que ter um espaço pra ir pra trás.
A sugestão da tele é excelente!
Abraços

Ola, Giovani!!

Também não sou especialista em estudio, mas posso te adiantar,que para fotos de modelos, books, retratos, de corpo inteiro, vc precisa de uma Grande angular, tipo 15m até 80mm,  pode ser uma 17-50, uma 18-70mm, e de preferência 2.8.
A 100mm e a 105 fazem ótimos closes, e a 85mm tb é boa nessa distância, alguns dizem que é até melhor.
E sugiro usar uma meia-tele, tipo 70-210, ou 80-200, para se afastar mais, e poder pegar uns closes um pouco mais afastados.
Me corrijam se eu estiver errado,
Espere os profissionais dizerem as lentes ideais para estudio,  e não esqueça das luzes, o que vc está usando?  luz contínua? flash? Entre no sita da Mako e da Atek, eles fazem um orçamento, é só vc mandar as medidas do seu espaço , e vc recebe uma sugestão de refletores, tripés, fundos, etc, muito legal. E grátis.

espero ter ajudado.

abcs!! :)


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #7 Online: 22 de Outubro de 2008, 17:40:44
Olá, Giovani!

A dica da 50mm é muito boa pois você minimiza e muito as distorções na modelo. Para closes de rosto tem que ser meia-tele (100 ou 105mm) que geram resultados espetaculares e sem distorções.

Para estúdio não há necessidade de grandes aberturas, pois você estará trabalhando com luz controlada. Além do mais, utilizando uma abertura 2.8 por exemplo, você por conta do DOF curto, poderá obter desfoques indesejáveis além da perda de nitidez.

Boa sorte!

abs
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


Giovani Oliveira

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 22 de Outubro de 2008, 18:51:58
Razinva,

"A 100mm e a 105 fazem ótimos closes, e a 85mm tb é boa nessa distância, alguns dizem que é até melhor."
  -  Estou usando minha 100mm para os closes. Estou gostando.

"E sugiro usar uma meia-tele, tipo 70-210, ou 80-200, para se afastar mais, e poder pegar uns closes um pouco mais afastados."
  -  Não tenho muito espaço para me afastar...rs

"e não esqueça das luzes, o que vc está usando?  luz contínua? flash?"
  - No improviso, luz contínua e apenas o flash da máquina.

"Entre no sita da Mako e da Atek, eles fazem um orçamento, é só vc mandar as medidas do seu espaço , e vc recebe uma sugestão de refletores, tripés, fundos, etc, muito legal. E grátis."

  -  Gostei de sua sugestão e com certeza vou levá-la em consideração, mas por enquanto ainda não é coisa muito séria, mas pode ir se tornando aos poucos...obrigado.


Giovani Oliveira

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 22 de Outubro de 2008, 18:55:44
Lucash_br e Chello, obrigado.
Seguindo as sugestões, acabei comprando hoje mesmo uma 50mm 1.8 usada e estou louco para fazer os testes...

Abs.


lucash_br

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 666
Resposta #10 Online: 22 de Outubro de 2008, 23:15:52
Ela é bem legal. Bem pau pra toda obra. Pode trabalhar com uma grande abertura (1.8), gerando desfoques excelentes, tb em ambientes de pouca iluminação, e pode fechar pra usar em estúdio sem gerar distorções que uma GA provocaria. Além do fato de ser baratinha  :D
Abraços!
Lucash_br e Chello, obrigado.
Seguindo as sugestões, acabei comprando hoje mesmo uma 50mm 1.8 usada e estou louco para fazer os testes...

Abs.


Giovani Oliveira

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 23 de Outubro de 2008, 01:08:53
Isso aí, Lucas!!! To apostando nisso!!
Qualquer coisa, posto aqui minhas impressões....Obrigado, mais uma vez.


Razinva

  • Trade Count: (6)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 521
  • Sexo: Masculino
    • http://
Resposta #12 Online: 24 de Outubro de 2008, 16:22:17
oLA,
A sugestão do orçamento da Mako serve no nosso caso, para ver o que eles oferecem em opções de equipamento, vc nem pede a lista, eles te mandam, calculado em cima do espaço que vc disse ter disponível, e serve depois como sugestão para montar seu set de luz.

A GA dá distorção, verdade, eu usei em estudio a Tamron 17-50, bem de perto, para pegar a modelo de corpo inteiro, deitada, etc,  o que no caso da 50 ou 100, vc teria que se afastar; mas não percebi, na minha pouca experiência com estudio, uma distorçao tão grande que a proibisse de usá-la. E ajudou muito chegar bem perto com a 17-50. Vamos respeitar os mais experientes, então, e analisar essa distorção nas GA's. Eu tb uso a 50mm 1.4,  muito boa.

abcs!
Sinval Paes  e Nikon -  Rio das Ostras


Giovani Oliveira

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 25 de Outubro de 2008, 01:13:32
Agradecido, Razinva. Vou seguir sua dica.
Abs.


rickmoon

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 61
  • Sexo: Masculino
    • Ricardo Montero
Resposta #14 Online: 28 de Outubro de 2008, 10:07:48
Olha, apesar de tudo que uma cinquentinha tem de bom, uma zoom não seria mais versátil?

Ter apenas duas lentes, uma 50 e uma 100mm, em um corpo com fator de crop de 1,6x, não me parece nada prático...
Ricardo Montero - www.pbase.com/rickmoon - São Paulo/Santos, SP