Autor Tópico: Testando câmera nova na Usina do Gasômetro  (Lida 1954 vezes)

Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Online: 21 de Outubro de 2008, 13:20:41
Este tópico era para estar na galeria (cadastrei aqui por engano), mas vai então uma historinha para bater com a área de equipamentos :P

As fotos abaixo são da minha mais nova câmera velha, uma Canon F1 da primeira geração, lançada em 1971. A seguir, foi lançada a F1n em meados dos anos 70 e a F1 New, em 1981, que me foi roubada há uns meses. Essa máquina era a Mark III dos anos 70, mas hoje não possui nenhum recurso de dar inveja às DSLRs de entrada, exceto o fato de funcionar sem baterias e a sua robustez. Talvez o mirror lockup também fosse algo a ser mencionado. A claridade do visor é outro ponto a favor, ainda que a F1 New a supere neste quesito.

O primeiro problema que eu encontrei ao começar a utilizar a câmera foi o fotômetro. Essa máquina usava baterias de mercúrio, que foram proibidas no mundo inteiro há alguns anos por motivos ecológicos. O problema não ocorre na F1 New, que é uma câmera híbrida (mecânica/eletrônica) que usa baterias alcalinas comuns tipo 3LR44.

A grande vantagem das baterias de mercúrio era a sua estabilidade em relação à voltagem. Desta forma, as câmeras da época (diversas marcas usavam baterias de mercúrio) não precisavam de estabilizadores de voltagem. Durante toda a vida útil a voltagem permanecia praticamente constante, em torno dos seus 1,35V. Hoje, existe a ampla oferta no mercado de pilhas alcalinas de 1,5V de menor qualidade, e que ao longo da vida útil podem decair cerca 0,5V. Esse patamar é inaceitável para a câmera pois produziria erros grotescos de fotometria. Além disso, não existem mais baterias de 1,35V. Qualquer adaptação requer um redutor de voltagem.

A melhor solução que eu encontrei para o problema, após pesquisar na internet, foi a recomendação do uso de baterias silver-oxide ou óxido de prata. Essas baterias não são tão estáveis quanto às de mercúrio, mas são o que há de melhor no mercado hoje em dia. Relógios de pulso de qualidade e instrumentos médicos de precisão as utilizam - aliás, quando forem comprar pilhas para relógios, comprem essas, pois têm uma durabilidade maior também. Adicionalmente, tive que comprar um adaptador que reduz a voltagem da bateria de 1,55V para 1,35V (o adaptador pode ser obtido pelo e-mail battery.adapter@orange.nl e chega no Brasil por 16 euros (frete incluso).

Agora, algumas fotos. O filme de estréia é um Kodak Ultra 400. Como eu não estava a par dos problemas de fotometria nas primeiras fotos, acabei mandando fazer pushing do filme para ISO800 e reduzir o risco de subexposição no início do filme. O scan do negativo gerou fotos com um color cast puxado para o verde. No monitor do meu note, parecia tudo corrigido após mexer nas curvas de magenta e amarelo. Porém, talvez vocês ainda percebam este aspecto em seus monitores.

Especificações:

Kodak Ultra 400 com pushing para iso 800; Canon FD 28mm F2.8, filtro polarizador.






Para quem estiver com dificuldade de visualizar as imagens:
http://img75.imageshack.us/my.php?image=gaso1rm8.jpg
http://img184.imageshack.us/my.php?image=gaso2rd8.jpg
http://img300.imageshack.us/my.php?image=gaso3vm7.jpg

« Última modificação: 21 de Outubro de 2008, 13:51:58 por Francisco »
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


TiagoDegaspari

  • Trade Count: (34)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.577
  • Sexo: Masculino
  • Limeira SP
    • TiagoDegaspari.com.br
Resposta #1 Online: 21 de Outubro de 2008, 13:41:57
Francisco legal vocÊ curtir 35mm...
Gostei! Parabéns [ ]s!


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #2 Online: 21 de Outubro de 2008, 13:52:44
Obrigado, Tiago... a segunda foto estava com link errado, estava igual à terceira. Agora corrigi.

Abraços.
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


TiagoDegaspari

  • Trade Count: (34)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.577
  • Sexo: Masculino
  • Limeira SP
    • TiagoDegaspari.com.br
Resposta #3 Online: 21 de Outubro de 2008, 13:57:43
Francisco, seu monitor do LAPTOP é calibrado? Aqui é bem perceptível a cor esverdeada nas fotos 2 e 3.

Se me permitir, vou salvar uma foto e corrigir aqui, e posto pra você ver como ficará os resultado.

Abraços
[ ]s


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #4 Online: 21 de Outubro de 2008, 14:32:53
Não é calibrado, Tiago. Agradeço a edição, vamos ver como fica.
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


TiagoDegaspari

  • Trade Count: (34)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.577
  • Sexo: Masculino
  • Limeira SP
    • TiagoDegaspari.com.br
Resposta #5 Online: 21 de Outubro de 2008, 16:37:08
Francisco, o só mexi mesmo no desvio de cor, mais nada. Fiz a correção pelo ACR do PhostoShop só usando a temperatura de cor, rapidamente apenas para que você tenha uma noção da foto:



* Ficou um pouquinho fria por opção!

Abraços!



Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #6 Online: 21 de Outubro de 2008, 17:18:04
Ficou ótima, Tiago. É mais ou menos assim que eu vejo no monitor do meu laptop (não estou nele agora). Tenho que calibrar o monitor mesmo. Hoje vou comparar a foto que você fez com a do laptop.

Como você faz para usar o ACR com jpg? Devo estar usando uma versão antiga que só abre raw mesmo.
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


TiagoDegaspari

  • Trade Count: (34)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.577
  • Sexo: Masculino
  • Limeira SP
    • TiagoDegaspari.com.br
Resposta #7 Online: 21 de Outubro de 2008, 17:31:37
Fancisco, legal! Empresta de alguém e calibra o LCD!

Então, pra abrir JPG no ACR têm que usar o CS3 e aí ir em Edit -> preferencias e lá vai ter opção pra ativar e abrir os JPG com ACR.

Abraços
[ ]s


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #8 Online: 22 de Outubro de 2008, 00:52:53
Fiz uma calibragem "de olho". Não é uma brastemp, mas tenho a impressão de que melhorou bastante. O procedimento está descrito em:

http://www.normankoren.com/makingfineprints1A.html#Monitor_test_pattern

O procedimento foi feito no escuro e ajustando o gamma individualmente para cada canal até conseguir o melhor resultado possível no meu monitor, usando o programa de ajustes da placa de vídeo. Não alcancei o caso ótimo, que seria enxergar o padrão sem nenhuma ondulação, mas ficou bem melhor do que estava.

Dê uma olhada e veja se você percebe algum color shift evidente. Enquanto não calibro de verdade, acho que assim já quebra um galho.


http://img171.imageshack.us/my.php?image=img803ws1.jpg

Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #9 Online: 22 de Outubro de 2008, 01:05:30
Editando a mesma foto que vc alterou:

A minha:


A sua:
« Última modificação: 22 de Outubro de 2008, 01:08:31 por Francisco »
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #10 Online: 22 de Outubro de 2008, 02:13:55
Aí vai um melhor ainda:

http://www.photoscientia.co.uk/Gamma.htm

Fiz a calibragem usando o padrão de teste para Gamma 2.2. Nesse dá para ficar horas a fio tentando tornar o padrão colorido em cinza nas altas, médias e baixas luzes.
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


TiagoDegaspari

  • Trade Count: (34)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.577
  • Sexo: Masculino
  • Limeira SP
    • TiagoDegaspari.com.br
Resposta #11 Online: 22 de Outubro de 2008, 13:30:48
A sua está melhor...
Como fez?...
Abraços
[ ]s


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #12 Online: 22 de Outubro de 2008, 13:55:05
Primeiro eu calibrei o monitor seguindo as instruções do http://www.photoscientia.co.uk/Gamma.htm
Olhando para a imagem do meu monitor, tenho a impressão de que ele está puxando para o magenta um pouquinho, tenho que ver se consigo melhorar isso.

Quanto à edição, peguei o tiff 16 bits do scanner e mexi nas curvas do verde (diminuindo) e azul (aumentando).
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #13 Online: 22 de Outubro de 2008, 14:02:28
Talvez o color balance já resolva, tenho que testar...
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS