Autor Tópico: Insistindo na questão da fotometria  (Lida 5525 vezes)

Blasius

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.254
Resposta #15 Online: 24 de Outubro de 2008, 13:37:32
Eu faço fotos sempre em RAW. Para paisagens, uso a fotometria na parte mais clara da foto, diminuo o contraste ao máximo para fazer a foto e na conversão para JPEG, aumento o máximo possível as baixas-luzes. Isso vai gerar um certo ruido, que pode ou não ser controlado (muitas vezes não chega a encomodar)... Funciona bem 99%!!!  :ok: :ok: :ok:

Abraço, Blasius.
Canon Rebel XTi - Canon 6D - Pentax K1000
Críticas são para construir, não destruir... Faça com sabedoria e conhecimento. Aceite e aproveite o melhor. Discutir é crescer!


almor67

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.402
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 24 de Outubro de 2008, 13:44:22
Blasiu,

Obrigado por sua opinião.

Mestaky,
Obrigado, mas...
Não entendi o que você escreveu.
Como eu posso escolher a luz numa cena durante o dia em local aberto? Não tenho controle sobre isso. Em certas situações isso é possível, mas em outros não acredito que seja. O que é HDR?

Abraços,
Achilles Moreaux - Fotógrafo Amador - Juiz de Fora
No momento sem câmera

Dreamstime


PeDrO_gAbRiEl

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.627
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 24 de Outubro de 2008, 13:49:36
almor, HDR(hight dinamic range) é a combinacao de 3 ou mais fotografias com diferença de exposição para - e para + visando criar uma foto com uma exposicao correta em toda a foto...
tem ate um topico aqui que tem fotos HDR
Equipamento: câmera+lente =)
Evite Acidentes, Faça de Propósito


almor67

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.402
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 24 de Outubro de 2008, 13:51:01
Pedro,

Estava nesse momento pesquisando o que é HDR. Obrigado pelo esclarecimento. Confesso que não gostei muito da maioria dos resultados. Quer dizer...acho a técnica válida em situações extremas, mas não para o dia a dia.

Abraços,
« Última modificação: 24 de Outubro de 2008, 13:54:21 por almor67 »
Achilles Moreaux - Fotógrafo Amador - Juiz de Fora
No momento sem câmera

Dreamstime


Mestaky

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 725
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 24 de Outubro de 2008, 18:53:45
Escolher a luz diz respeito a:

Observar seu sentido: Lado mais claro => Lado mais escuro;
Observar seu ângulo de incidência => Qual a posição e sentido em que as sombras são projetadas
Observar o quão rígidas são as sombras por essas luzes provocadas: Sombra com transição suave ou sombra com transição "dura"..
Observar a temperatura da luz, se ela puxa para o amarelo ou para o azul, etc..

Se você está fotografando em um dia nublado ou um dia de déu limpo, é uma escolha de luz, se você está fotografando a favor ou contra a luz, é uma escolha do tipo de luz, se você está fotografando meio dia ou 6 horas da tarde também é uma escolha do tipo de luz, e por aí vai.

São apenas alguns exemplos, e para caa tipo de luz há um tipo de fotografia mais adequado.
Whatsapp / Telegram: 21 98799 7105
mestaky@gmail.com


almor67

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.402
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 24 de Outubro de 2008, 19:00:09
Mestaky,

Pois é...foi o que eu tinha entendido mesmo.
Mas às vezes essa escolha não é possível. Essa foto (a primeira) em particular eu posso repetir quantas vezes eu quiser nas mais diversas condições, pois foi tirada em Petrópolis, que é uma cidade perto do Rio onde as vezes passo os finais de semana, mas se fosse, por exemplo, em uma outra situação, isso não seria possível. De qualquer forma entendi o que você quer dizer.

Abraços,
Achilles Moreaux - Fotógrafo Amador - Juiz de Fora
No momento sem câmera

Dreamstime


Mestaky

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 725
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 24 de Outubro de 2008, 22:08:05
Sempre é possível escolher a fotografia, desde que você assuma que a sua fotografia não é casual, o que implica em algumas mudanças de comportamento, o principal é que você deixa de fotografar porque está viajando e passa a viajar porque está fotografando.

Você viu o topico com as fotos de Visconde de Mauá, feitas pelo Lúzio? Nós fomos juntos, e estávamos esperando por uma condição favorável de clima (que define a luz) há mais de um mês, isso só para você ter uma idéia de onde começa a questão da escolha da luz.

Dê uma boa olhada nas suas fotos, e veja que as fotos que compoem com o céu e o chão não ficaram boas, mas nas partes onde não há essa combinação, você tem uma luz maravilhosa. Vejo pelo portão azul à esquerda e a luz nos carros à direita.

Se ao invés de fotografar paisagens você tivesse tentado fotografar pessoas, o cotidiano, detalhes, enfim, descolasse do conceito de landscape, para o qual essa luz não é boa, você certamente teria obtido fotos muito satisfatórias.
Whatsapp / Telegram: 21 98799 7105
mestaky@gmail.com


almor67

  • Trade Count: (24)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.402
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 25 de Outubro de 2008, 02:01:01
Mestaky,

Entendi perfeitamente seu ponto de vista e achei muito bonita a forma como você descreveu sua opinião. Você me parece um apaixonado pela fotografia. Isso é muito bom.

Entrando um pouco no lado pessoal, caso você não tenha acompanhado posts mais antigos meus eu desanimei um pouco da fotografia. Tinha uma D50 com três lentes e queria trocar por uma boa promsumer. Comecei a achar chato viajar e ter que levar um monte de material, tanto que viajava sem material. Minha câmera ficou guardada mais de seis meses. Só não comprei a prosumer graças aos conselhos do pessoal daqui, então minha opção foi uma boa câmera com uma lente mais abrangente. Acho que fiz uma boa opção, apesar desses contratempos que estou tendo. Pelo menos tenho tido vontade de levar a câmera quando viajo. Não comprei uma lente tão boa por causa de grana. Ainda não estou no momento de viajar para fotografar, meu momento agora é de tentar tirar boas fotos quando viajo. E, sinceramente acho isso possível.

Confesso que essa troca me deu um novo ânimo, mas agora tenho que aprender a tirar o melhor do equipamento (talvez mais limitado) que tenho.

Ainda estou testando minha câmera e aprendendo a usá-la. Essa foto (a foto com que abri o post) foi totalmente sem intenção de nada, foi um teste, tanto que não a guardei. Já apaguei os dois arquivos do meu computador. Essa abaixo, apesar do céu também estourado eu guardei. Gostei da foto, apesar de não estar perfeita.



Só queria deixá-lo mais interado da minha ligação com a fotografia no momento.

Tentarei ser mais atento aos detalhes e lembrarei do seu e de outros conselhos quando estiver tirando minhas fotos.

Vi as fotos de Mauá - todas perfeitas!

Vi uma foto sua aqui do Rio (posso falar um palavrão?) PQP (me desculpem) Que foto é aquela????  :worship: Com certeza você sabe aproveitar a luz do momento.

Me dê uma opinião sincera. Com o equipamento que tenho no momento você acha que consigo excelentes resultados? Mudando um pouco a pergunta...Um apaixonado como você, conseguiria excelentes resultados com esse mesmo equipamento? Nikon D80 + tamrom 18-250mm.

Desculpe se me alonguei muito...

Grande abraço e obrigado.
« Última modificação: 25 de Outubro de 2008, 02:04:21 por almor67 »
Achilles Moreaux - Fotógrafo Amador - Juiz de Fora
No momento sem câmera

Dreamstime