Autor Tópico: Duvidas sobre o EyeOne, Calibração e SoftProffing  (Lida 2836 vezes)

Randal.Junior

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 890
  • Sexo: Masculino
  • Think out of the blackbox.
    • Flickr
Online: 23 de Outubro de 2008, 17:48:27
Olá pessoal,

Como coloquei num comentário anterior comprei um EyeOneLT.

Muito bom, fácil de usar (pesar de o programinha que vem com ele ser fraquinho).

Mas agora surgiram outras dúvidas (parece que sempre aparecem mais.. hehe)

1- Depois de calibrar o monitor as cores realmente ficaram melhores e pelo menos parece que a calibração funcionou, quando pego um teste de uma foto sRGB e faço o SoftProffing pelo PS (com o ICC do Minilab) as cores ficam idênticas. Mas ai surge a questão:
O Vermelho do SP (SoftProffing) é mais p/ vinho que p/ vermelho e vários tons de verdes desaparecem ficam todos de um só tom.
Igual a foto do MiniLab Frontier 350 que eu mando, mas mesmo assim é Vinho.

O que é melhor calibrar o monitor de modo a mostrar o Vinho ou mostra o Vermelho e fazer SP p/ o "Vinho"? (ps.:O LR não faz SP).

2- Existe um modo de o vermelho sair Vermelho no minilab?

3- É melhor fazer o SP ou só o Alerta de Gamut e mexer nas cores até caber?

Sempre perguntas difíceis..  hehe...  []'s
Randal Junior
Now shooting on D80 D90 D7000 D7200 + 10.5 fisheye + 35/1.8 + 16-85VR + 85 macro + 70-300VR + SB600

Flickr: Photostream
.


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #1 Online: 23 de Outubro de 2008, 18:59:20
Randal, importante lembrar que o sRGB tem um sério problema na primária verde. Assim, ele acaba deixando de apresentar alguns tons de verde. Eu costumo utilizar AdobeRGB que tem um verde bem mais saturado e entrega mais tons. Quanto mais gamut vc tiver para trabalhar melhor será!

Eu costumo fazer o seguinte: Duplico a imagem e ligo o Soft-Proofing em uma delas. Ai, ajusto a que está com o Soft-Proofing até ficar como a que está sem. Assim, sei que sairá impressa muito, muito próxima daquilo que vejo no monitor.

Claro, que devemos lembrar das limitações do papel - principalmente no quesito latitude - que nunca entregará uma imagem 100% igual à da tela.

E, abandonei o minilab, pois imprimindo em casa tenho obtido resultado muuuuito superiores.

Abs

Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


Fábio Mendes

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 28 de Outubro de 2008, 10:01:59
Ei Chello, beleza!?

Sou novo aqui, e sinto que vou fazer uma pergunta fora de lugar, pois vou mudar de assunto. Não entendo nada de impressão sem ser no minilab, mas gostaria muito de poder imprimir em casa para ter um maior controle, pois não estou gostando do resultado do que venho recebendo. Sei que hoje existem impressoras e papéis fantásticos para usar-mos em casa. Agora lhe pergunto; o que você indica? Quais impressoras? Quais papéis? Desde já agradeço à todos, pois já aprendi algumas coisas com tanta informação. Inté!
Isso de ser exatamente o que se é ainda vai nos levar além


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #3 Online: 28 de Outubro de 2008, 14:51:12
Ei Chello, beleza!?

Sou novo aqui, e sinto que vou fazer uma pergunta fora de lugar, pois vou mudar de assunto. Não entendo nada de impressão sem ser no minilab, mas gostaria muito de poder imprimir em casa para ter um maior controle, pois não estou gostando do resultado do que venho recebendo. Sei que hoje existem impressoras e papéis fantásticos para usar-mos em casa. Agora lhe pergunto; o que você indica? Quais impressoras? Quais papéis? Desde já agradeço à todos, pois já aprendi algumas coisas com tanta informação. Inté!

Fala Fábio, primeiramente bem-vindo ao MF!

Vou contar sobre minha experiência. Atualmente trabalho com uma Epson R290 com Bulk-ink instalado. Em relação as tintas já utilizei algumas, mas fora a original a melhor é da Formulabs, com a qual tenho obtido os melhores resultados.
Quanto aos papéis os mais fiéis são mesmo os da própria Epson (no meu caso), porém utilizo também os da Boto e gostei do resultado.
 
Aqui um tópico que trata sobre Bulk e impressão (http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=18321.0).

Vale lembrar que é importantíssima a calibração do monitor para obter um resultado mais controlado sobre suas impressões, aqui uma discussão bem interessante (http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=24976.0)

Participe, leia bastante e pesquise!

Abs
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


Fábio Mendes

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 29 de Outubro de 2008, 13:44:09
Ô Chello, muito obrigado.

Vou pesquisar todas as informações que me passou.
Estou adorando as discussões.

Valeu
Isso de ser exatamente o que se é ainda vai nos levar além