Autor Tópico: Fotografia de rua  (Lida 3383 vezes)

José Luís Silva

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
Online: 24 de Outubro de 2008, 14:31:05
Olá a todos,

Sou novo por aqui e peço licença para divulgar um pouco mais o meu trabalho fotográfico.

Eu gostaria de convidar a todos para uma visita ao meu website:

http://www.joseluissilva.fot.br/

Comentários e críticas são muito bem vindos.

Muto grato a todos!

Um abraço,

José Luís
« Última modificação: 24 de Outubro de 2008, 14:55:43 por Kika Salem »


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #1 Online: 24 de Outubro de 2008, 15:04:30
José Luiz:

Interessante você postar um tópico desses justo no momento em que o pessoal de S. Paulo está organizando um passeio pelo centro histórico da cidade.

Entrei no seu site, mas só consegui visualizar uma foto. É isso mesmo ou o site está com algum problema?

Seria muito se eu pedisse pra você falar um pouco da sua experiência com fotografia de rua como, por exemplo, o processo de composição em locais públicos, as principais dificuldades encontradas, as estratégias utilizadas para executá-la, a maneira como você aborda e retrata as pessoas, a questão do direito sobre a imagem, etc.?

Bem, se pudesse fazer uma reflexão mais aprofundada sobre tais questões, o fórum agradeceria muito. Falo isso porque vi no site que, além do interesse por fotografia, você dedica-se ao estudo da filosofia.

Bem, aqui tem um tópico sobre fotografia de espetáculos. Baseei-me nele para fazer tais indagações.
http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=16141.0

Bem-vindo ao fórum.
« Última modificação: 24 de Outubro de 2008, 15:18:52 por Kika Salem »


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 24 de Outubro de 2008, 15:15:35
Entrei no seu site, mas só consegui visualizar uma foto. É isso mesmo ou o site está com algum problema?

Depois de procurar por um determinado tempo, percebi que é só clicar na única foto que aparece, que ela aparecerá maior. Depois é só ir clicando em cima das fotos que elas vão mudando  :ok:

José, as fotos estão muito boas! Parabéns  :clap:
Mas o site está meio confuso  :no:


José Luís Silva

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
Resposta #3 Online: 24 de Outubro de 2008, 16:05:10
Olá Kika,

Grato pela visita e pela indagação.

Acho que fiz mesmo um site bastante confuso!

Você pode navegar pelas 4 páginas de thumbnails clicando nas setinhas que aparecem logo abaixo de me nome, no canto superior esquerdo das páginas.

Você pode também clicar na única foto que aparece na home e, depois que ela se ampliar, navegar por todas as fotos clicando em cada uma delas, a medida em que elas vão mudamdo de uma para outra.

Por favor, volte para uma nova visita!

Sou-lhe grato também pela indagação a respeito da fotografia de rua. Embora eu tenha, por assim dizer, "usado" a fotografia para me afastar da filosofia e das reflexões abstratas, a todo instante vejo-me em meio a pensamentos relativos à natureza da fotografia em geral, e da fotografia de rua em particular. Eis, portanto, uma oportunidade de formalização de meus pensamentos a respeito do assunto! Eu só preciso de um pouco de tempo para organizar minhas idéias e redigi-las. Espero poder fazer isso em uns 15 dias (sou de fato muito lento ao escrever!). Vou também ler com atenção o texto sobre fotografia de espetáculos.

Pode ser assim?

Muito grato ainda pelas boas-vindas!

Um grande abraço,

José Luís


José Luís Silva

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
Resposta #4 Online: 24 de Outubro de 2008, 16:06:50
Olá Pedro,

Grato pela visita, pelo elogio e pela crítica!

Meu site está mesmo confuso! Espero poder resolver isso em breve!

Volte sempre! Um abraço,

José Luís


Renato B.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 102
Resposta #5 Online: 24 de Outubro de 2008, 16:31:47
José Luiz,

Muito bom o seu trabalho...particularmente gostei da interação das pesoas com as fachadas e muros, pra mim esse é o verdadeiro espírito urbano. Seria diferente se você tivesse pintado os muros e as fachadas, soaria falso.....
Gostei do seu olhar sobre a cidade...procurar plasticidade onde muitos julgariam lugares feios, ou cores cafonas para uma casa.
Parabéns


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #6 Online: 24 de Outubro de 2008, 16:48:11
Olá, José!

Parabéns pela iniciativa e por gostar de retratar a cena urbana. Muitas fotos interessantes sem dúvidas.
Me perdoe se o que escreverei agora for algo de seu pleno conhecimento, mas faço assim com propriedade por também trabalhar muito com fotografia urbana e já ter enfrentado algumas situações complexas.
A questão do uso de imagem é muito delicada e no seu caso deve tomar muito cuidado para não acabar criando situações em que você possa sofrer alguma sansão legal.
Retratar pessoas sem sua autorização por escrito só é permitida para fins editoriais e de interesse público da informação veiculada. Uma de suas fotos retrata um homem e uma criança de colo, e alerto: CUIDADO, pois exibir o rosto de menores sem autorização expressa dos pais é ainda mais arriscado.

Quanto ao site, realmente merece ser refeito para facilitar a navegação e assim valorizar mais o seu trabalho.

Parabéns!
Abs

PS: Pq não nos acompanha amanhã no passeio? http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=25188.90
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


almeida.neto

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 756
  • Sexo: Masculino
  • Estudando... Clicando... Analisando.. Estudando...
Resposta #7 Online: 24 de Outubro de 2008, 17:35:03
Caro José Luís,
Gostei muito de suas fotos. Parabéns. Às vezes me sinto tentado a fazer fotos de pessoas na rua mas, confesso, fico sem jeito de abordá-las. Qual estratégia você utiliza para conseguir autorização?

Seja bem vindo,

Abraços
Natal/RN
Sony DSC-H9
Nikon D-7100 /Nikon D-40/Nikkor 18-55mm 1:3,5-5,6G/ Nikkor 18-135mm 1:3,5-5,6G / Nikkor 70-300mm 1:4-5,6G / Nikkor 50mm 1:1,8D
Twitter: @almeidanetontl Instagram: @almeidaneto


Blasius

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.254
Resposta #8 Online: 24 de Outubro de 2008, 18:28:01
Olá, José!

Parabéns pela iniciativa e por gostar de retratar a cena urbana. Muitas fotos interessantes sem dúvidas.
Me perdoe se o que escreverei agora for algo de seu pleno conhecimento, mas faço assim com propriedade por também trabalhar muito com fotografia urbana e já ter enfrentado algumas situações complexas.
A questão do uso de imagem é muito delicada e no seu caso deve tomar muito cuidado para não acabar criando situações em que você possa sofrer alguma sansão legal.
Retratar pessoas sem sua autorização por escrito só é permitida para fins editoriais e de interesse público da informação veiculada. Uma de suas fotos retrata um homem e uma criança de colo, e alerto: CUIDADO, pois exibir o rosto de menores sem autorização expressa dos pais é ainda mais arriscado.

Quanto ao site, realmente merece ser refeito para facilitar a navegação e assim valorizar mais o seu trabalho.

Parabéns!
Abs

PS: Pq não nos acompanha amanhã no passeio? http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=25188.90


Pois é, tudo hoje em dia dá PROCESSO!!!
Canon Rebel XTi - Canon 6D - Pentax K1000
Críticas são para construir, não destruir... Faça com sabedoria e conhecimento. Aceite e aproveite o melhor. Discutir é crescer!


Tanaka

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 147
  • Sexo: Masculino
  • TANAKA PHOTOS
    • https://www.facebook.com/photos.tanaka?ref=ts&fref=ts
Resposta #9 Online: 24 de Outubro de 2008, 18:36:28
                  JOSÉ
   GOSTEI MUITO EM ESPECIAL ESTA.

 NAO SEI SE É PORQUE TENHO MUITA FÉ EM DEUS...
« Última modificação: 24 de Outubro de 2008, 18:38:29 por Tanaka »
A FOTOGRAFIA É VIDA A VIDA É FOTOGRAFIA...https://www.facebook.com/photos.tanaka?ref=ts&fref=ts


José Luís Silva

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
Resposta #10 Online: 24 de Outubro de 2008, 19:56:20
Olá Renato,

Muito grato pelo comentário e pelas palavras gentis; elas me dão força para continuar esse trabalho.

Acho que você captou bem o meu intuito. O mundo, a meu ver, é belo do jeito que é.

O que nos cabe, creio, é captar a pulsação das ruas.

Volte sempre!

Um abraço,

José Luís



Olá Chello,

Grato pela visita, pelos comentários e pela indagação mais que pertinente.

Eu estudei o que pude encontrar acerca da legalidade da fotografia de rua e creio estar agindo corretamente.

Até onde pude investigar (por favor, me corrija se eu estiver errado), a imagem é um direito da pessoa humana do qual ela em parte abre mão ao sair de casa. A pessoa só tem plena posse de sua imagem no espaço privado. A lei foi estabelecida deste modo para garantir o livre registro da cultura bem como a liberdade de imprensa. A pessoa só não pode ser fotografada no espaço público em situação que possa ser qualificada como "ridícula". Penso assim estar amparado pela lei.

Você tem mais informações sobre o assunto?

Vou refazer o site assim que tiver um tempo.

Amanhã, vou fotografar na praça Roosevelt. Já combinei com alguns amigos.

Onde vocês estarão? (O link parece estar quebrado.)

Muito grato!

Um abraço,

José Luís



Olá Almeida,

Grato pela visita, pelos comentários gentis e pelas boas-vindas.

Sou bastante tímido, mas tenho me liberado com a fotografia.

Sempre que posso, converso com as pessoas antes de fotografá-las. Só muito raramente fotografo sem pedir autorização primeiro.

Ou melhor, talvez não tão raramente, mas sempre que dá, eu peço.

As pessoas, em geral, gostam de ser fotografadas, desde que gentilmente. Só às vezes aparecem uns chatos ranzinzas.

O jeito é ter muita paciencia e tomar muito cuidado, para evitar frias, como aquela na qual caiu um amigo: ele estava na periferia e, quando sacou a câmera, o transeunte sacou uma arma. Eu também já fui ameaçado de morte por uns meninos de rua no centro.

Coisas da vida!

Um abraço,

José Luís



Olá Tanaka,

Muito grato pela visita e por ter selecionado esta foto.

Esta é a capela de um hospital que abriga um grande centro oncológico.

Foi um momento de desespero e fé. Fiquei bastante abalado com a cena, mas felizmente consegui fazer a foto.

Atrás de mim, uma outra Senhora chorava copiosamente.

Há 8 anos, minha mão curou-se de um câncer neste mesmo hospital.

Essa foto foi feita há pouco tempo. Ainda me emociono quando me lembro daquele momento e rezo por esta Senhora.

Ore por ela também, amigo!

Muito grato!

Um grande abraço,

José Luís


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #11 Online: 24 de Outubro de 2008, 20:42:03
Até onde pude investigar (por favor, me corrija se eu estiver errado), a imagem é um direito da pessoa humana do qual ela em parte abre mão ao sair de casa. A pessoa só tem plena posse de sua imagem no espaço privado. A lei foi estabelecida deste modo para garantir o livre registro da cultura bem como a liberdade de imprensa. A pessoa só não pode ser fotografada no espaço público em situação que possa ser qualificada como "ridícula". Penso assim estar amparado pela lei.

José,

Como eu disse sendo a imagem da pessoa utilizada com fins editoriais e de interesse público a lei ampara você sim.. agora se você ganhar 1 centavo que seja por conta da exibição da imagem desta pessoa sem a autorização do uso pela mesma, com certeza terá problemas.
E, não me refiro à apenas vender a foto não!

Mas, pelo visto você está bem fundamentado, só alertei mesmo por preocupação.

Abs e parabéns novamente.
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #12 Online: 24 de Outubro de 2008, 20:53:36
Onde vocês estarão? (O link parece estar quebrado.)

Não é problema de link quebrado, é que, para acessar a sala Passeios Fotográficos foi tem que ter, no mínimo, 25 postagens, se não me engano.

Se não tiver compromisso para amanhã, envio a programação do passeio por mensagem para você.


Sou-lhe grato também pela indagação a respeito da fotografia de rua. Embora eu tenha, por assim dizer, "usado" a fotografia para me afastar da filosofia e das reflexões abstratas, a todo instante vejo-me em meio a pensamentos relativos à natureza da fotografia em geral, e da fotografia de rua em particular. Eis, portanto, uma oportunidade de formalização de meus pensamentos a respeito do assunto! Eu só preciso de um pouco de tempo para organizar minhas idéias e redigi-las. Espero poder fazer isso em uns 15 dias (sou de fato muito lento ao escrever!). Vou também ler com atenção o texto sobre fotografia de espetáculos.

Pode ser assim?

José Luís:

Quanto a escrever sobre o assunto, fica a seu critério. Aqui eu só levantei a bola para você cortar, ou melhor, aqui eu só dou a idéia e você desenvolve se, como e quando achar mais conveniente.

Mas é que julguei que seria interesse desenvolver o tema, com o auxílio/participação de outros membros do fórum, considerando que essa é uma especialidade de grande interesse, porém, desde que participo deste fórum, não lembro de ter visto um tópico voltado exclusivamente para o desenvolvimento teórico-prático da fotografia de/na rua, além dos aspectos jurídicos que já estão sendo contemplados.

P.S.: Depois de fuçar mais um pouco, eu consegui visualizar todas as imagens. De modo geral, gostei do conjunto e de algumas em especial. Muito bom trabalho e bem-vindo de novo.
« Última modificação: 24 de Outubro de 2008, 20:54:43 por Kika Salem »


José Luís Silva

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
Resposta #13 Online: 24 de Outubro de 2008, 21:51:28
Oi Chello,

Compreendo e vou sim tomar cuidado. O jeito é só expor e publicar em livro as fotos para as quais temos autorização dos fotografados.

Muito grato pelo alerta e pelas informações! Isso sempre me preocupou.

Felizmente (sob este ponto de vista ao menos) nunca ganhei um tostão furado sequer com minhas fotos, muito pelo contrário, elas me custaram uma pequena fortuna em Leicas, filmes, tempo, dedicação, etc!

Um abraço,

José Luís



Oi Kika,

Eu não sei se minha resposta sugeriu algo diferente, mas eu gostei muito de sua indagação, e farei esse texto com grande prazer!

É que eu escrevo e penso mesmo muito devagar e por isso comentei o assunto.

Muito grato pela nova visita e pelos comentários.

Um abraço,

José Luís

PS: Por favor, envie-me a programação de amanhã pelo email jose.luis.silva@uol.com.br. Se der, eu procuro por vocês. Obrigado!


José Luís Silva

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 23
Resposta #14 Online: 24 de Outubro de 2008, 21:54:11
Muito grato a todos, amigos! José Luís