Autor Tópico: O que uma câmera de Médio Formato pode fazer por/com você...  (Lida 9798 vezes)

Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #15 Online: 27 de Outubro de 2008, 07:31:43
Chello, da humilíssima coleção aqui não vendo nem tampinha de lente. Mas se quiser uma Rollei eu acho pra você. Aliás, o Severo tem uma lá à venda. O msn dele é: severo-stand-76@uol.com.br

É.. eu sei.. mas não custava tentar, vai que você confundia e falava, sim eu vendo!!   :D :D :D
Tinha deixado para o seu Severo um post perguntando há algum tempo lá no FTB, mas como o fórum foi pro espaço.. Pode me dar uma idéia de quanto mais ou menos eu preciso para pegar um rollei 2.8 boazinha?

Abs
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #16 Online: 27 de Outubro de 2008, 14:41:15
Chello,

Tem que ser a 2,8?

Bom, uns 400 a 600 reais.


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #17 Online: 27 de Outubro de 2008, 16:52:17
Chello,

Tem que ser a 2,8?

Bom, uns 400 a 600 reais.

Sou chato né?? rs

Bom, é que é digamos um sonho... rs

Dificil para o mestre Elmo conseguir uma em bom estado para mim?

Abs
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #18 Online: 27 de Outubro de 2008, 18:11:12
A 3.5 já desfoca bem em MF, porque uma 3,5 equivale a pelo menos uma 2.8 em 35mm em termos de desfoque no formato.


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #19 Online: 27 de Outubro de 2008, 18:23:22
A 3.5 já desfoca bem em MF, porque uma 3,5 equivale a pelo menos uma 2.8 em 35mm em termos de desfoque no formato.

Essa eu não sabia! A diferença de desfoque é por causa do formato mesmo?
Assim sendo, posso reavaliar meu desejo... rs

Abs
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #20 Online: 27 de Outubro de 2008, 18:39:52
Porque na verdade é uma 75mm f/3.5, que funciona como lente normal, isto é, como uma 43mm em 35mm. Digamos que, pela diferença da inclinação da diagonal, pelo ângulo da abertura horizontal funcione como uma 50mm. Então você não pode raciocinar em termos de DOF de lente normal 50mm/f/2.8, mas sim de lente 75mmf/3.5. E o desfoque de uma 75mm f/3.5 é próximo do de uma 50 f/2.8.


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #21 Online: 27 de Outubro de 2008, 19:01:43
Porque na verdade é uma 75mm f/3.5, que funciona como lente normal, isto é, como uma 43mm em 35mm. Digamos que, pela diferença da inclinação da diagonal, pelo ângulo da abertura horizontal funcione como uma 50mm. Então você não pode raciocinar em termos de DOF de lente normal 50mm/f/2.8, mas sim de lente 75mmf/3.5. E o desfoque de uma 75mm f/3.5 é próximo do de uma 50 f/2.8.

É, faltou à mim, uns minutinhos à mais de raciocínio para enxergar essa diferença. Sem dúvidas em relação ao DOF no MF a 75 3.5 equivale à 50 2.8!!!  :aua:

Valeu mestre, mais uma vez!

Abs
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #22 Online: 27 de Outubro de 2008, 20:39:43
Chello,

Só o Severo mesmo, ou então na sorte extrema de alguém deixando uma 2,8 encalhada em um bom lugar.

Se eu encontrar uma, dificilmente vou te dizer, pois a comprarei pra mim. Mas se eu achar duas, tá combinado! Te aviso! :ok:


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #23 Online: 27 de Outubro de 2008, 21:13:08
Chello,

Só o Severo mesmo, ou então na sorte extrema de alguém deixando uma 2,8 encalhada em um bom lugar.

Se eu encontrar uma, dificilmente vou te dizer, pois a comprarei pra mim. Mas se eu achar duas, tá combinado! Te aviso! :ok:

:hysterical: :hysterical:
Esse é o Elmo!!!
Mas, tendo esclarecida a questão do DOF pelo Ivan, já posso repensar minha aquisição e deixar a 2.8 para vc mesmo!! rs .. Me avisa quando pintar uma rollei bacana, que você queira vender para mim!!

Forte abraço!
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


Anderson Fonseca

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 691
  • Tião Carreiro e Pardinho Salva!!!!!!
Resposta #24 Online: 27 de Outubro de 2008, 21:55:50
aguardem em breve a AnderFlex. :ok: :ok: :ok:

hehehehe...Elmo, as fotos ficaram show...deve ter sido diferente aquela galera lá com aquele monte de basuca no gramado e vc com a Yashica...ehhehee...

 :ok: :ok:


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #25 Online: 28 de Outubro de 2008, 07:52:20
aguardem em breve a AnderFlex. :ok: :ok: :ok:

hehehehe...Elmo, as fotos ficaram show...deve ter sido diferente aquela galera lá com aquele monte de basuca no gramado e vc com a Yashica...ehhehee...

 :ok: :ok:

E Anderson, eles não deram a menor bola. Aliás, povinho desunido esse de fotógrafo profissional, viu! Eu puxava papo e nada. Olhavam pra mim com desdém.

E pra você ver como eles são phodas, pedi a um deles, depois do fim do jogo, que tirasse com a TLR uma foto minha e de meu amigo que também estava no gramado. O "fotógrafo" olhou pra caixinha preta e se negou prontamente. Ou seja, o meu amigo, depois de uma breve explicação (e que, assim como eu, estava lá fotografando, mas de forma amadora) fez o meu registro:



Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #26 Online: 28 de Outubro de 2008, 09:02:55
Isso é o maior barato. Parece que a fotografia foi inventada ontem,

Lá na serra uma vez eu estava fotografando com essa Yashica D e alguém olhou para mim e disse "puxa vida, isso é mesmo uma relíquia". Ponderei que não, que havia comprado por 15o reau no mercado livre. Um outro chegou e quando viu a imagem formada no despolido falou "Caramba, e é digital!". Achou que era um LCD...

Agora uma coisa há de fantástico em câmeras de fole e TLRs hoje... são câmeras que você pode usar em qualquer lugar, porque não vão levar você a sério. Nenhum segurança vai dizer que você não pode fotografar, para que? Afinal, aquilo é claramente inofensivo.
« Última modificação: 28 de Outubro de 2008, 09:16:43 por Ivan de Almeida »


LuizNdo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.407
  • Sexo: Masculino
  • Tente, invente.
Resposta #27 Online: 28 de Outubro de 2008, 13:04:20
Agora uma coisa há de fantástico em câmeras de fole e TLRs hoje... são câmeras que você pode usar em qualquer lugar, porque não vão levar você a sério. Nenhum segurança vai dizer que você não pode fotografar, para que? Afinal, aquilo é claramente inofensivo.

Essa é uma grande verdade.
As pessoas vêem essas analógicas como algo curioso e não temem ser fotografados.
E ouso dizer que isso se deve ao fato de que, tendo tais câmeras, a pessoa demonstra ter uma dedicação genuína à fotografia. Ao contrário dos oportunistas que usariam uma imagem para fins mesquinhos, pois esses querem é obter a foto de maneira rápida e automática.

A fotografia analógica está desassociada ao conceito de Imprensa, paparazzi, investigação. E passou a ser associada à nostalgia, lazer e arte.

Esse é o meu palpite a partir do que vejo.
>> Belo Horizonte <<
Fotógrafo Entusiasta.
Sony P100
Canon 7D e XT + 18-55 mm + 75-300 mm USM III + Canon 50mm f1.8 + Sigma 10-20mm + Canon 100-400mm L IS + Adaptador de Telescópio!
Meu Flickr


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #28 Online: 28 de Outubro de 2008, 13:22:02
Vou comprar o motordrive da minha F1 então. Não para ela avançar o filme, mas para ficar maior ainda e adquirir um visual mais grotesco :P
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


sinclair

  • Trade Count: (6)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 112
Resposta #29 Online: 10 de Maio de 2010, 18:03:53
o cara que se negou a fazer o registro não sabe o que está perdendo. gentinha!!!