Autor Tópico: Digital x PS  (Lida 2483 vezes)

Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #15 Online: 10 de Agosto de 2005, 18:34:17
Cada um tem a sua preferência. Eu sou conservador no tratamento na maioria dos casos, mas se me mostrarem algo legal, não vou ficar dizendo não ser fotografia só porque foi tratada.

Foto digital sem tratamento não existe, é sonho de quem não conhece o processo. Foto de filme sem tratamento também é difícil prácaramba, sendo a PB inexistente e a com negativo em cores só possível em laboratório automático coisa recente na história da fotografia, e mesmo assim se o maluco do laboratorista não tiver "opinião" sobre a sua foto. Cromo é sem tratamento, mas mesmo isso é relativo.

Ivan
 


helder84

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #16 Online: 13 de Agosto de 2005, 00:16:08
Tratamento ou não de imagens é muito relativo.
Posso até estar falando besteira, mas de certa forma comparo as pequenas modificações no PS com a escolha do filme para as quimicas.

Minha câmera por exemplo: não me dá opções para que possa graduar brilho/contraste/saturação. E pra completar suas imagens são lavadas. Por tanto, em 90% das fotos eu preciso de Photoshop.
Porém, faço pequenos ajustes, mas nada que saia da realidade.
Pra mim, a imagem bem editada é aquela em que não se percebe o uso do editor. E se você não percebe, que diferença faz?
Por outro lado, em alguns casos isso é feito de propósito, o que criou uma nova categoria que vemos por aí (até com exposições): Arte Digital.
E quem disse que não é arte?!

O engraçado é que se eu classificar todas as minhas fotos, as melhores são as que não precisei usar PS. Estão do jeito que saíram da câmera!

Concordo com Georges: JPEG vai sempre sofrer um tratamento automático da camera. Não tem jeito!

De fato, alguns laboratoristas estão perdendo o emprego porque alguns de seus fotografos passaram a trabalhar somente com digital e em alguns casos eles mesmos tratam suas fotos. Ou seja, eles próprio (fotografos) são os laboratoristas.
Em outros casos, a nova safra de laboratoristas que sabe mecher em PS vem fazendo esses ajustes que estamos discutindo. E está gerando uma certa polêmica, afinal: os méritos são do fotografo (que fez a foto) ou do "laboratorista" que fez as modificações no PS e alterou o resultado final?
De certa forma isso já exista. Ou será que as fotos que você pudesse revelar teriam exatamente o mesmo resultado das que o fulano revelasse?

E as lentes? Elas não modificam as fotos? Ou será que as cores que passam pelas lentes e chegam no cromo são as mesmas que vemos a olho nú? Se a resposta for não podemos concluir que de qualquer forma a imagem sempre foi modificada!
E qual a diferença entre modificar e tratar?
 :thmbup: