Autor Tópico: camera amadora  (Lida 3572 vezes)

fabianomedice

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 237
  • Sexo: Masculino
  • El Texugão
    • Texugo's Backpack
Online: 26 de Outubro de 2008, 20:58:24
bem gente conheci esse forum atraves de uma palestra na puc

tenho apenas uma sony dsc-s500

foi o maximo q o dim dim deixou

ha possibilidade de tirar fotos com qualidade semi-profissinal nela?

ela eh 6 mega pixels e tem zoom otico de 3x

bem agradeço de uma vez

abraço a todos
http://fabianomedice.tumblr.com
Nikon D7000
AF-S DX NIKKOR 18-105mm f/3.5-5.6G ED VR || AF-S DX VR Zoom-NIKKOR 55-200mm f/4-5.6G IF-ED || AF-S NIKKOR 50mm f/1.4G || AF-S VR Micro-NIKKOR 105mm f/2.8G IF-ED || AF-S Teleconverter TC-20E III || Kenko 2x Teleplus Pro 300 DGX
SB-700 || Flash Aputure Amaran AHL-N60


PeDrO_gAbRiEl

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.627
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 26 de Outubro de 2008, 21:07:07
fabiano, bem vindo ao forum!!
nao vou poder te ajudar muito...,mas te digo uma coiza q aprendi:
a melhor foto quem faz nao é a camera e sim o fotógrafo... nao adianta voce ter uma ''ferrari'' e nao saber ''dirigir''...qualquer equipamento pode ser bom, só depende da maneira com que usamos...é claro que com o tempo ao adquirirmos conhecimento sobre o assunto, uma camera ''melhor'' vai ajudar a atingirmos nossos objetivos com a foto...

abs pedro
Equipamento: câmera+lente =)
Evite Acidentes, Faça de Propósito


fabianomedice

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 237
  • Sexo: Masculino
  • El Texugão
    • Texugo's Backpack
Resposta #2 Online: 26 de Outubro de 2008, 21:13:30
bem vlw

com minha camera gosto das fotos q eu tiro

n consigo fazer o efeito de foco q nem cameras profissionais + to feliz com os q eu consigo

gostaria de saber outras maneiras ou tecnicas q daria pra fazer a foto ficar o + profissional possivel
http://fabianomedice.tumblr.com
Nikon D7000
AF-S DX NIKKOR 18-105mm f/3.5-5.6G ED VR || AF-S DX VR Zoom-NIKKOR 55-200mm f/4-5.6G IF-ED || AF-S NIKKOR 50mm f/1.4G || AF-S VR Micro-NIKKOR 105mm f/2.8G IF-ED || AF-S Teleconverter TC-20E III || Kenko 2x Teleplus Pro 300 DGX
SB-700 || Flash Aputure Amaran AHL-N60


TechUser

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 254
Resposta #3 Online: 26 de Outubro de 2008, 21:25:45
Dentro das limitações da camera (por exemplo com os 3x de zoom não da pra esperar muito de fotos de aves), qualquer foto pode sair 'profissional'

Essa camera tem modo manual? se sim começe aprendendo controlar ela fora do automatico
Canon A510
Canon S5 IS
Canon 450D


fabianomedice

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 237
  • Sexo: Masculino
  • El Texugão
    • Texugo's Backpack
Resposta #4 Online: 26 de Outubro de 2008, 22:41:27
Dentro das limitações da camera (por exemplo com os 3x de zoom não da pra esperar muito de fotos de aves), qualquer foto pode sair 'profissional'

Essa camera tem modo manual? se sim começe aprendendo controlar ela fora do automatico

o q seria o modo manual?

e n preocupa n
uso ela pra tirar fotos de eventos
http://fabianomedice.tumblr.com
Nikon D7000
AF-S DX NIKKOR 18-105mm f/3.5-5.6G ED VR || AF-S DX VR Zoom-NIKKOR 55-200mm f/4-5.6G IF-ED || AF-S NIKKOR 50mm f/1.4G || AF-S VR Micro-NIKKOR 105mm f/2.8G IF-ED || AF-S Teleconverter TC-20E III || Kenko 2x Teleplus Pro 300 DGX
SB-700 || Flash Aputure Amaran AHL-N60


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #5 Online: 26 de Outubro de 2008, 22:51:20
Caro colega
Com digital tudo e muito facil
o p.shop resucita muitos cadaveres
Treina bastante, estuda,pesquisa.
explora as posibilidades da tua maquina
logo muda para algo mas avançado.quem cria e a pessoa.
Boas imagens


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 26 de Outubro de 2008, 22:59:12
bem vlw

com minha camera gosto das fotos q eu tiro

n consigo fazer o efeito de foco q nem cameras profissionais + to feliz com os q eu consigo

gostaria de saber outras maneiras ou tecnicas q daria pra fazer a foto ficar o + profissional possivel
Fabiano,
Primeiro, seja bem-vindo. Aproveite bastante o fórum para aprender e trocar experiências. É muito válido.

Quanto ao seu questionamento, vamos por partes:

Não existe foto profissional ou semi-profissional, o que existe são fotos boas e ruins. Ser profissional indica que a pessoa (no caso, o fotógrafo) ganha dinheiro fotografando. É a sua profissão. Ser um fotógrafo profissional também não é garantia de que suas fotos são ótimas. Teoricamente deveriam ser mas nem sempre é. Isso só quer dizer que ele recebe por elas. Vende suas fotos de uma maneira ou de outra e em todos os ramos há bons profissionais e ruins.
Bem...acho que vc está, primeiramente, preocupado em fazer fotos boas e não em ser um fotógrafo profissional. Isso é legal porque mesmo um amador consegue fazer fotos bacanas. Se você fosse comprar sua primeira câmera digital eu indicaria uma boa compacta com regulagens manuais ou mesmo uma DSLR (com lentes intercambiáveis) de entrada. Que são câmeras muito boas com um preço mais em conta e que lhe daria um grau de satisfação maior por oferecer uma qualidade de imagem melhor. O fato é que vc já tem uma compacta e basta uma máquina para você sair fotografando mas fazer uma boa fotografia requer alguns cuidados.
Vou listar algumas coisas que julgo importantes mas que não são regras. São dicas. Cada pessoa tem uma sensibilidade diferente. Portanto não existe uma receita de bolo mas há um caminho que pode ser seguido.
1 - Saiba tudo que sua máquina pode lhe oferecer. Leia o manual dela com afinco. Faça testes. Tente aprender os recursos e se familiarizar bastante com eles. Conhecer bem o equipamento deixa o fotógrafo mais seguro.
2 - Estude os conceitos de fotografia. Não conheço sua câmera mas mesmo que ela não tenha regulagens manuais (que são extremamente úteis) é importante você saber como a imagem é formada e como ela pode ser "alterada" diante de alguns fatores. Parece complicado mas ao ler sobre o assunto tudo vai se esclarescendo. Conceitos como velocidades, aberturas do obturador, ISO alto e baixo, fotometria e etc são fundamentais para entender como é obtido uma boa imagem, tecnicamente dizendo. São conceitos importantes que o bom fotógrafo domina. Portanto se quer ser um é bom conhecê-los bem .
3 - Procure treinar seu olhar para fazer fotos que fogem da mesmice e do comum. Conheça algumas regras de composição de fotos. Essas regras existem para lhe ajudar a fazer fotos mais harmoniosas e bonitas. Segui-las cegamente nem sempre é o caminho mas conhecê-las é importante. Elas podem nortear você. É uma direção e posteriormente você poderá ampliar suas possibilidades.
4 - Aprofunde-se nesse universo que é a fotografia. Leia livros, revistas e artigos sobre o assunto, participe do fórum com suas opiniões. Na net tem inúmeros sites bacanas sobre fotografia. Procure inspiração em fotos que você achar legal e em fotógrafos que você admira. Corra atrás das informações e procure tirar suas dúvidas.
5 - Por fim...Fotografe !!!! Sim, fotografe bastante mas consciente do que está fazendo. Apertar o botão da máquina é fácil mas pense um pouco antes de fazê-lo. Preste atenção no enquadramento, nos ângulos, nas possibilidades. Seja autocrítico com suas fotos. Sempre alguma coisa pode ser melhorada. Seja exigente.

Seguindo esses caminhos, tenho certeza que você consiguirá obter fotos de qualidade com sua máquina. Depois, se sentir necessidade, troque de equipamento por um que lhe atenda melhor. Fotografar é muito prazeroso independente de qual equipamento você usar. Só com o tempo o equipamento será limitador para você. Primeiro se preocupe com fotografia.

Indiquei um guia da National Geographic num post anterior. Para quem está começando então é excelente. http://viajeaqui.abril.com.br/ng/livro_fotografia/index.shtml
Além desse, existem vários outros. Esses guias são muito úteis para quem está inciando porquê a maioria dos fundamentos estão lá. Você também pode fazer cursos e participar de WS. Enfim...caminhos não faltam para você seguir adiante.

Espero que tenha ajudado um pouco. Não é tão complicado. Basta gostar de fotografar e procurar se desenvolver. Leva um tempo mas vc consegue, se realmente quiser.

Abraços  :ok:
« Última modificação: 26 de Outubro de 2008, 23:04:53 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #7 Online: 26 de Outubro de 2008, 23:14:33
Este papo q equipamento não importa é a maior furada. Claro q importa sim.
Um bom equipamento te permite fazer fotos melhores sim senhor.
Compacta simples te permite fazer fotos sem boas caracteristicas técnicas e não permite o uso pleno da criatividade.
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 26 de Outubro de 2008, 23:26:53
Este papo q equipamento não importa é a maior furada. Claro q importa sim.
Um bom equipamento te permite fazer fotos melhores sim senhor.
Compacta simples te permite fazer fotos sem boas caracteristicas técnicas e não permite o uso pleno da criatividade.

Rsssss...
Lúzio, quem não queria ter uma nova Nikon D300 + Nikon D70, lentes 18-70 DX, tamron 18-50 f/2.8 XRDI, flash SB 600, tripés, filtros, mochilas e etc ??? Aliás já existem equipamentos muito superiores. Porém nem todos podem comprar equipamentos assim e talvez nem necessitem de tanto.
O fato é que ele tem uma compacta (e foi o que pode comprar) e conhecendo os fundamentos da fotografia ele pode fazer boas imagens dentro das suas limitações. Óbvio. Não estamos comparando máquinas pois realmente aí não há comparação. Já fotógrafos.... :assobi: :assobi: :assobi:
Não me leve a mal mas colocar o equipamento num patamar mais elevado do que ele merece não faz muito sentido. Se fosse assim, guardaria minha Canon S5is na gaveta e ficaria só batendo palmas para as fotos dos senhores e se você observar bem os tópicos que abro são bem visitados. Então deve ser porque minhas fotos agradam de alguma maneira mesmo que não seja feitas com um DSLR. Além de mim tem vários outros nessa situação.
Como eu mesmo disse, se ele não tivesse nenhuma máquina, indicaria uma melhor mas como não é a questão, o melhor que fiz foi indicar caminhos para ele fotografar melhor com seu equipamento.
abs  :ok:
« Última modificação: 26 de Outubro de 2008, 23:54:56 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 26 de Outubro de 2008, 23:40:18
Há...só para complementar...qual a real necessidade do amador ter um equipamento de ponta e caro ???? Se tiver dinheiro sobrando para torrar com hobby, tudo bem. Eu não tenho. Tô feliz, por enquanto, com minha "canonzinha".  :)
Faço fotos das minhas viagens, família e tal numa boa. Se precisar, de fato, de uma melhor, aí sim eu comprarei outra.
Não quero levantar polêmicas sobre isso já que também é um fato bastante discutido e cada um vai querer vender seu peixe. Lógico.
abs
« Última modificação: 26 de Outubro de 2008, 23:57:09 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


TechUser

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 254
Resposta #10 Online: 27 de Outubro de 2008, 00:48:31
Cameras melhores só tiram limitações, mas dentro delas não importa se é compacta ou DSLR
se eu arrumar uma DSLR um dia e lente macro, minhas fotos não mudarão em nada, só a qualidade da imagem(não confundir qualidade com foto boa) em si vai ser melhor por menos ruído e etc. O que ia mudar é perder limitações de por exemplo poder tirar fotos com ISO alto ou com uma telephoto poder tirar fotos de aves que antes eu não tirava, mas dentro do que a compacta ja abrange, não tem diferença.
(levando em conta que ela tenha opções manuais, senão eu concordo que não da pra usar muita criatividade)
Canon A510
Canon S5 IS
Canon 450D


daniel ferreira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 160
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 27 de Outubro de 2008, 01:10:03
Boa Guto, depois de ler bastante alguns tópicos aqui do fórum, concordo com vc, conhecer a máquina e ter um conhecimento em fotografia são ideais para se fazer fotos muito boas... Por isso Fabiano, é muita coisa pra se estudar, mas leia bastante os tópicos daqui do fórum (estou aprendendo tb e ultimamente tenho passado 2 horas do meu dia lendo e interagindo com o pessoal aqui, aprendi muita coisa com todos). , acho que vai ser muito proveitoso e tenho certeza que a cada tópico lido, seu desempenho melhorará... Leia Leia Leia e pratique! Com conhecimento suas fotos ficarão bacanas sim, mesmo sendo tiradas em uma compacta. (ultimamente tenho passado 2 horas do meu dia lendo e interagindo com o pessoal aqui, aprendi muita coisa com todos).

Seja bem vindo!
DANIEL FERREIRA

JUNDIAÍ - SP
VENDO SONY T700 na garantia nacional de 3 anos!!! Só R$750,00

ACEITO PROPOSTAS POR DSLR...


.GiGiO.

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
  • Sexo: Masculino
  • Aprender Sempre
Resposta #12 Online: 27 de Outubro de 2008, 10:50:28
Galera, vi que o tópico deu uma fervida aqui. Vou aproveitar o tópico, na mesma linha do fabiano, e vou tentar tirar minha dúvida para não abrir outro tópico.

Estou pensando em comprar uma máquina nova (tenho uma Cybershot 7.2Mp DSC-W55), mas acho que ela não está atendendo mais o que eu quero...Na mesma linha do Fabiano, dá para eu comprar uma compacta e conseguir trabalhar bem as fotos ou como já falei em outro tópico, estou de olho em uma A300 (moro na China, bem mais barato as coisas)....Ai fica a dúvida, e como sou totalmente novato nessa linha de fotografia, queria saber a opinião dos experientes.

A A300 aqui da para comprar por 780 dolares com 2 lentes, cartao 2Gb e bolsa para as lentes...Se tiver uma compacta que faça parecido e seja mais barato, por favor me falem!!

Desculpa se eu entrei no meio do papo, mas eu acho q tenho uma dúvida parecida!!!

Valew


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #13 Online: 27 de Outubro de 2008, 12:21:41
Galera, vi que o tópico deu uma fervida aqui. Vou aproveitar o tópico, na mesma linha do fabiano, e vou tentar tirar minha dúvida para não abrir outro tópico.

Estou pensando em comprar uma máquina nova (tenho uma Cybershot 7.2Mp DSC-W55), mas acho que ela não está atendendo mais o que eu quero...Na mesma linha do Fabiano, dá para eu comprar uma compacta e conseguir trabalhar bem as fotos ou como já falei em outro tópico, estou de olho em uma A300 (moro na China, bem mais barato as coisas)....Ai fica a dúvida, e como sou totalmente novato nessa linha de fotografia, queria saber a opinião dos experientes.

A A300 aqui da para comprar por 780 dolares com 2 lentes, cartao 2Gb e bolsa para as lentes...Se tiver uma compacta que faça parecido e seja mais barato, por favor me falem!!

Não existe compacta q lhe dê a qualidade e flexibilidade para fazer vários tipos de foto e com qualidade q só uma DSLR oferece atualmente. Agora, se vc quer fazer apenas registros sem muita preocupação técnica ou criativas (para agora ou no futuro)vc pode comprar uma compacta.

Desculpa se eu entrei no meio do papo, mas eu acho q tenho uma dúvida parecida!!!

Valew
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Anderson Fonseca

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 691
  • Tião Carreiro e Pardinho Salva!!!!!!
Resposta #14 Online: 27 de Outubro de 2008, 12:30:11
pra ser polêmico e chutar o balde:

dá para vc fazer fotos boas??

dá sim.

dá para vc fazer fotos profissionais??

não dá não.