Autor Tópico: Laboratório fotográfico P&B  (Lida 3609 vezes)

Gabriel Paluski

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
  • Sexo: Masculino
  • Fotografia é uma expressão de liberdade
    • PhotoBucket
Online: 27 de Outubro de 2008, 11:51:54
Aew povo apaixonado pela fotografia Bom dia ...

Tive neste final de semana um Workshop de Laboratório P&B, completo mesmo ...
desde fotografar com o pinhole e filme P&B em analógicas SLR, e o processo de revelar o filme depois ampliar e fazer o copião, e usar um ponta fio para ver qual foto ficou melhor, enfim tudo tudo mesmo, passo a passo ...
e como amante da fotografia, hoje tenho uma nova perspectiva sobre o que pra mim era considerado antiquado e coisa do passado...
Vi, senti e vivi o que o glorioso Henri Cartier Bresson disse "fotografar é colocar na mesma linha de mira, a cabeça o olho e o Coração". enfim fotografia tem que estar no sangue, e aprendendo um pouquinho de seus primordios com um professor do curso de especialização de fotografia da UEl (universidade estadual de Londrina) que gentilmente abriu esse workshop para quem não é graduado.

me deixou com um enorme interesse em fazer um lab em ksa, é aquele dos filmes mesmo com a luz vermelha e os tanques quimicos, que nao encontrei dificuldade em fazer um, ja vi que tem alguns colegas que gostam disso (http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=19821.0 )
e gostaria de manter contato para adquirir mais informaçao, e se possivel incentivar e ensinar a outras pessoas essa verdadeira arte fotografica.

sei que vai demora um poquinho para mim montar um lab definitivo pois casa alugada e grana meio curta, mas já quero aos poucos ir comprando as bandejas pinças e outros apetrechos, junto com uma analogica SLR que hoje nao é caro e aqui em londrina encontrei um cara que vende rolo de filme P&B 35mm ...

mais por Hobby essa parte mesmo, porque hoje tem tanta gente ai que se diz fotógrafo mas que nao leva em consideração o valor "poético" de cada clique,e acha que sair "tirando" foto para por no orkut e mostrar que tem um graande equipamento e sair criticando o humilde trabalho dos outros que estao começando.
como aconteceu comigo ...

galera conto com vocês ou pelo menos com alguns que tem interesse, vamos nos unir assim como esse forum é conceituado e rico em informações, para continuar isso indicando sites e lugares para adquirir os equipamentos, e trocar informações, sei que esse é um assunto que não ganha "atualizações" por ser um porcesso artezanal, mas expor os resultados de vez em quando e contar como foi o processo, como sempre é feito aqui com as fotos digitais para mim e para os demais creio que sera de exelente ajuda ...
valeu pelo espaço, perdao caso tenha tocado nesse assunto, mas só quero uma ajudinha ...
O Prazer de Fotografar vai além de qualquer Sentimento ...


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #1 Online: 27 de Outubro de 2008, 12:45:45
Dos tópicos mais recentes sobre P&B, destaco o do Francisco que tem muita informação sobre assunto:
http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=18475.0

Quem foi seu professor de fotografia em Londrina?

Não sei se ainda existe, mas há mais dez anos atrás, num curso de final de semana, O Ruy Cabral, fotógrafo do Museu Histórico, levou a gente para conhecer o Foto Clube Londrina que fica nas margens do Lago Igapó.

Nessa época, o melhor laboratório de Londrina era aquele que fica na esquina do Museu de Arte Moderna. (Desculpe-me não lembrar mais de cabeça o nome de todas das ruas).

Se tiver a oportunidade de freqüentar as aulas do Emidio Luisi, que mora em S. Paulo, mas dá curso na pós-graduação da UEL, não deixe de fazer.

Aqui no fórum tem uma pessoa que eu conheço que é de Londrina: o nickname é Coxão.

Bem-vindo ao fórum e espero que seu fascínio pela revelação perdure por muitos anos.
« Última modificação: 27 de Outubro de 2008, 23:52:59 por pedro_raythz »


Gabriel Paluski

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
  • Sexo: Masculino
  • Fotografia é uma expressão de liberdade
    • PhotoBucket
Resposta #2 Online: 27 de Outubro de 2008, 13:02:57
muito obrigado Kika ...
a nao lembro o nome dele, acho que é josé, ele é nordestino, muito legal a aula, o grande Ruy conheço ele sim, e ja passei uns dias no fotoclube de londrina, sempre que posso vou lá , mas sou meio que um anônimo, sou novo na cidade ...
agora o museu é so um museu mesmo, o laboratorio agora fica na UEL, a disposição do curso de especialização fotografica, e tem um na Unopar outra faculdade daqui, que o lab esta disponivel apenas para alunos de desenho industrial ou de Artes visuais que tem as aulas de fotografia...
e eu so entro em desenho industrial no proximo ano.
a respeito do Emidio, valeu pela indicação vou procurar ele ...
e o Coxão vo atraz dele tambem ....
sempre bom amigos que falam a mesma lingua ...
valeu pelo bem vindo, espero estar sempre aqui e poder "comentar" de forma coerente os topicos aqui muito bem elaborados e de um nivel pra mim ainda um pouco dificild e acompanhar ..
mas muito obrigado mesmo tenho adquirido muito conhecimento por estas paginas ...
e fotografia é fotografia não da pra perder o fascinio por ela (assim eu espero) aeuihuihae
 
O Prazer de Fotografar vai além de qualquer Sentimento ...


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 27 de Outubro de 2008, 20:34:30

Bem-vindo ao fórum e espero que seu fascínio pela revelação perdure por muitos anos.


Ah! Vai, sim!!! Agora não tem mais jeito, não. Uma vez picado por esse bicho, babau, já era. Infectado para sempre!
-22.352971,-48.775582


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 28 de Outubro de 2008, 00:00:15
e o Coxão vo atraz dele tambem ....

o Coxão (Diogo) é super gente boa! Conheci ele através do Deviantart... ele talvez seja seu veterano porque ele faz Desenho Industrial (só não sei a faculdade). Inclusive as ilutsrações dele são show de bola ( http://coxao.deviantart.com/ ) :D


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #5 Online: 28 de Outubro de 2008, 09:23:53
Laboratório PB é bom demais !!! Já tive um no banheiro do meu apê.....rs.
Tenho até hoje o ampliador e alguns apetrechos como o tanque e piça.  :)
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Dani Grez

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #6 Online: 06 de Março de 2009, 18:43:42
OI
ESTOU COMEÇANDO AGORA AQUI NO MUNDO FOTOGRAFICO, MAS GOSTARIA DE SUGERIR PRA KIKA DA GENTE CRIAR UM LUGAR ESPECIFICO PARA LABORATORIO PB, QUE TAL? ESTOU SUPER EMPOLGADA POIS ACABEI DE GANHAR UM LABORATORIO EM PB USADO IRMAO DO MEU PAI, COMPLETISSIMO, DA DECADA DE 70 E LOUCA PRA TROCAR INFORMACOES. ABRAÇOS, ATE
DANIELA