Autor Tópico: FZ5 ou FZ15  (Lida 3499 vezes)

FELIX

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
Online: 12 de Agosto de 2005, 14:43:08
Olá,
Bem à algum tempo venho pesquisando a respeito de uma boa maquna para iniciantes primeiro foi a FUJI S5100 depois a MINOLTA Z1 agora sobre orientaçoes colhidas estou me descidindo por uma PANASONIC FZ-5 mais ai a duvida, pesquizando valores vi tambem a FZ-15 bem a duvida quais a diferenças? so notei o foco da FZ-15 é manual, porem se o foco é manual tenho opçao de auto foco? bem qual seria mais indicado para um amador? :wallbash:  


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #1 Online: 12 de Agosto de 2005, 18:17:58
Quase todo o tempo vc usa auto-focus já que o foco manual (by wire e não mecânico) não é de todo útil, esse não é o fator para a escolha.

O que determinaria a meu ver são as seguintes diferenças:

- Resolução: FZ5 (5mp) / FZ15 (4mp);
- Tratamento: FZ5 imagens mais lavadas, com menos texturas por um tratamento anti-ruído mais forte, FZ15 imagens mais naturais e com mais detalhes e mantendo baixo ruído por ter um mp menos*;
- Peso e Tamanho: FZ5 (menor e mais leve) / FZ15 (maior e mais pesada, porém de construção superior e mais robusta);
- Luminosidade da Lente: FZ5 F2.8-F3.3 / FZ15 F2.8 em todo zoom;
- Potência do Flash: FZ5 (4m) / FZ15 (7m)**;
- Rapidez / Lag: FZ5 (pouca coisa mais rápida) / FZ15 (pouca coisa mais lenta);
- Rapidez / Burst: FZ5 (seqüências mais lentas) / FZ15 (possibilidade de até 4 frames por segundo).

Acho que por alto é isso, não lembro se existem mais diferenças, de básico cabe ressaltar que a FZ5 é mais uma câmera propriamente compacta, a FZ15 é compacta mas de construção semelhante a uma prosumer, é mais robusta e bem acabada tbm.

*   Só isso já me faria decidir pela FZ15;
** Considerando que ambas não aceitam flash externo, é um dado importante.

Cabe saber o que vc procura agora.
« Última modificação: 12 de Agosto de 2005, 18:20:38 por Guss »
Nikon/Panasonic Gear


pksato

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 539
    • http://pksato.blogspot.com/
Resposta #2 Online: 13 de Agosto de 2005, 00:18:18
Citar
- Tratamento: FZ5 imagens mais lavadas, com menos texturas por um tratamento anti-ruído mais forte, FZ15 imagens mais naturais e com mais detalhes e mantendo baixo ruído por ter um mp menos*;

Tem base tecnica para afirmar que a imagem da FZ5 e mais lavada? :)

FZ5 tem maior densidade no sensor, isso implica em um nivel maior de ruido, mas não quer dizer que o software seja mais agressivo no tratamento do mesmo.
Bom, pena que não tem RAW, assim o tratamento do ruido seria opcional.





 
Paulino K. Sato - Maringá Pr.
Canon A300, Canon A95, Panasonic FZ5S



TheRipper

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 860
    • http://
Resposta #3 Online: 13 de Agosto de 2005, 00:41:14
pksato, ninguém tem base técnica pra afirmar esse tipo de coisa numa câmera sem RAW, mas basta comparar as fotos da FZ5 com a FZ20 para ver que a FZ5 tem uma imagem bem mais processada. Além disso, a FZx não tem os mesmos ajustes de parâmetros que a FZxx têm. Contraste, saturação, sharpness e redução de ruído! Tudo isso dá pra ajustar na FZ15 e na FZ20.

A única vantagem da FZ5 é o tamanho reduzido(pra mim não faz tanta diferença) e a velocidade de foco (isso sim é um diferencial, mas a FZ15 já é bem rápida). A contrução da FZ15 é melhor, o flash é bem mais potente, há foco por anel, mais ajustes da imagem, menos ruído...

Eu não teria nenhuma dúvida. A FZ15 é muito mais câmera.
« Última modificação: 13 de Agosto de 2005, 00:45:01 por TheRipper »
Fábio Garcia - Rio de Janeiro

Flickr


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #4 Online: 13 de Agosto de 2005, 00:50:50
Não sei se posso chamar de base técnica, mas eu chamaria de base teórica ou fonte, que é o Dpreview.

Depois iria pelo bom senso, como bem colocou o Fábio, ela tem mais densidade que a FZ15 sim, mas não que a FZ20, já que usa o mesmo sensor e a mesma resolução, ainda assim a FZ20 tem mais ruído (e melhor textura) que a FZ5 (que tem "waterlook color" nas palavras do Phil Askey). Considerando que é a mesma tecnologia de sensor e resolução o que explicaria menos ruído (bem menos) senão um soft agressivo?

Em resumo, não tem mt que argumentar pq para mim é descarado que ela dá uma boa lavada na imagem. Uso Panasonic há dois anos, já tive duas, acompanho bastante, tanto que "cantei" (tudo bem que era a mais descarada especulação, mas eu disse que a FZ30 viria com dois dials, lcd flip, raw e 8mp e mt ruído, e que na FZ40 isso seria melhorado, por enquanto deu certinho).

Mesmo assim o conjunto é tão bom que eu acho uma excelente câmera.

Mas que lava, isso lava.
« Última modificação: 13 de Agosto de 2005, 00:55:30 por Guss »
Nikon/Panasonic Gear


Georges

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.747
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/grgs
Resposta #5 Online: 13 de Agosto de 2005, 02:28:43
Lavando ou não, a FZ5 ainda retém mais detalhes do que S2, H1, Z3, etc... Então acho que também não é o fim do mundo se uma FZ trata um pouquinho mais que a outra (e vamos lembrar que tratar mais não é necessariamente tratar pior, embora o ideal seja mesmo ter uma imagem mais crua), principalmente se a gente não tem o RAW pra comparar... Agora, eu não sei como é na FZ5, mas em minha FZ15 deixo o sharpness em "low", com isso o ruído não "cresce" com o sharpness que a câmera aplica em JPEG. Aliás, pelos meus testes, o sharpness em "normal" na FZ15 produz imagens com equivalência ao unsharp-mask 100% de raio 1 (!!), em relação ao sharpness "low". É coisa pra caramba!! E é um dos motivos pro ruído tão visível nesta câmera também. Deixando o sharpness em "low", posso depois aplicar o unsharp-mask apenas nas áreas que me interessam, evitando a deterioração de outras. Mas finalmente, de nada adianta essa discussão se o sujeito vive numa cidade muito violenta e pretende sair com a câmera por aí dando bobeira. Neste caso é melhor pegar a FZ5, que é menorzinha, até porque além de tudo ela cabe em qualquer bolsa. Já a FZ15, é necessário usar uma bolsa maiorzinha, fora que a câmera também é mais pesada. Detalhe pra uns, mas isso pode ser um grande diferencial pra outros. Quem for comprar uma FZ, seja a FZ5 ou a FZ15, com certeza vai estar levando a UZ da melhor linha da categoria, essa é a única certeza. O resto são preferências específicas :)

PS: saturação e contraste tenho deixado em "normal" porque têm me agradado, mas considero o sharpness realmente importante que esteja em "low", só que aí obrigatoriamente o fotógrafo precisará tratar este imagem com o unsharp-mask depois.
« Última modificação: 13 de Agosto de 2005, 16:55:45 por Georges »
Georges Lemos
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil


pksato

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 539
    • http://pksato.blogspot.com/
Resposta #6 Online: 13 de Agosto de 2005, 04:00:44
OK OK,
Não quero atrapalhar a venda da FZ15 do Guss. :)

No dpreview não tem um review da FZ15 (pelo menos não vi), la tem comparação entre a FZ5 ea FZ20, que, fora detalhes da FZ5, ambas tem qualidades muito muito semelhates quanto a imagem.

Ajustes de qualidade de imagem disponiveis na FZ5:
Resolução;
Qualidade (tiff, fine e standard);
Picture Adjustment (Natural, Standard e Vivid), com a seguinte observação:
Quando fotograr em locais escuros, o ruido pode ser tornar visivel, para evitar ruidos, recomendamos que use o Natural.  A opção Standard não esta descrita no manual.
Esse último seria o 'unsharp mask' ?
Qual será o melhor? (testar depois)




 
Paulino K. Sato - Maringá Pr.
Canon A300, Canon A95, Panasonic FZ5S



GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #7 Online: 13 de Agosto de 2005, 04:47:18
Pksato, de modo algum sendo rude, mas absolutamente inapropriado esse comentário, sequer foi oferecida a câmera para a pessoa que iniciou o tópico.

O intuito foi o de ilustrar a melhor compra possível, eu compraria 100X novamente uma FZ15 e nunca uma FZ5 como defendo com a mesma coerência no fórum do Orkut, se ela tivesse um dial e raw seria a compacta perfeita. E eu já dizia isso antes de comprá-la quando possuia uma FZ10.

Não há review da FZ15 pq é uma série especial lançada apenas na america e o Dpreview é um site britânico.

Dpreview através do P. Askey diz descaradamente que o tratamento anti-ruído da FZ5 é agressivo, bem mais agressivo que os anteriores, basta ler todo review. Agressivo entenda-se por overtreatment, anti-ruído e sharp em excesso.

Se não for suficiente, compare com o do Imaging Resource, que tem de ambas e diz o mesmo. O DCResource afirma o mesmo. Muita gente boa aqui afirma. E eu tbm afirmo, he he.

Independente de gostos, a FZ5 é uma boa câmera, mas não cabe comparação, a FZ15 é uma categoria superior, aspectos que realmente acho interessantes na FZ5 é que é menor, mais rápida e tem orientation sensor, mas como a FZ15 tbm é rápida, se torna irrelevante pq não sou profissional a ponto de precisar de shutter lag = 0. Uma Nikon 8800 chega a ter 2.5 segundos, inviável, mas uma FZ15 tem em torno de 0.8, a FZ5 em torno de 0.5, pouca diferença.

Tbm é bem relativo, como disse o Georges à questão do tratamento, eu prefiro imagens mais naturais, mas é uma troca interessante pq o tratamento anti-ruído da FZ5 não é ruim, lava pq qualquer tratamento por soft lava, mas é força da expressão a palavra lavar aqui, ela ainda rétem mt mais detalhe que muitas concorrentes como a S1/S2IS ou a Sony. É uma negociação. Digamos que ela negocia bem a troca que faz, perde menos detalhes que a concorrênca, em troca oferece uma imagem mais limpa.

A questão é que entre uma FZ5 e uma FZ20 caberia esse tipo de argumentação, pq uma oferece uma imagem mais natural com mais ruído, enquanto a outra oferece menos ruído em troca de um pouco menos de detalhes. Mas uma FZ15 justamente por ter um sensor menos denso (1mp menos/mesmo sensor), consegue ter menos ruído sem precisar o mesmo tratamento. Considerando então quem usa sharp e noise reduction sempre em 'low setting', são imagens bem mais naturais.

Estava acabando de redigir o comentário qd percebi sem querer sua assinatura, então entendi a "isenção" para dizer que defendo uma câmera em função de uma venda qd vc mesmo possui uma FZ5.

Se fosse vendedor, para vender a FZ15 contra uma FZ5, bastaria dizer que o flash da FZ15 tem o dobro da potência, uma lente mais luminosa, que não possui a vinheta (vignetting) da FZ5, que ela não possui opção para converters, tampouco foco manual, que o ISO inicial dela é em 80 (mais ruído) e que usa o mesmo sensor com 1 mp mais (um pouco mais ruído), nem precisaria mencionar imagens over-tratadas ou "watercolor look", apenas que o corpo bem melhor construído, acabado, pegada e robustez já valem mais.

Enfim, são câmeras diferentes, para usuários diferentes com idéias e concepções diferentes, não cabe comparação, FZ15 e FZ5 sequer estão na mesma categoria.
 
---

Fiquei curioso só com uma coisa, novidade para mim, além de tudo, a FZ5 não tem tbm os ajustes de intensidade (Noise, Sharp, Constraste e Saturação) das FZ10/15 e 20?!
« Última modificação: 13 de Agosto de 2005, 05:41:45 por Guss »
Nikon/Panasonic Gear


TheRipper

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 860
    • http://
Resposta #8 Online: 13 de Agosto de 2005, 11:11:52
Citar
Fiquei curioso só com uma coisa, novidade para mim, além de tudo, a FZ5 não tem tbm os ajustes de intensidade (Noise, Sharp, Constraste e Saturação) das FZ10/15 e 20?!
Ela só tem um parâmetro de ajuste, que pode ser configurado como "natural,"normal" ou "high".  Ele muda apenas saturação e sharpness. Melhor do que nada :)


 
Fábio Garcia - Rio de Janeiro

Flickr


pksato

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 539
    • http://pksato.blogspot.com/
Resposta #9 Online: 13 de Agosto de 2005, 17:33:45
Guss, me descupe pelo comentário, e por não ter citado explicitamente que possuou uma FZ5.
Sabe como é, "brinquedo" novo a gente tem que defender o investimento. :)

O comentario, foi devido a essa comparação, que me soa com papo de vendedor.
Citar
- Tratamento: FZ5 imagens mais lavadas, com menos texturas por um tratamento anti-ruído mais forte, FZ15 imagens mais naturais e com mais detalhes e mantendo baixo ruído por ter um mp menos*;

A FZ5 tem ruido sim, mas pelas fotos do steves-digicams, não da para afimar que as imagens seja mais lavadas que a da FZ15. Talvez seja, mas não chega destruir as texturas.

Estou tentando fazer fotos comparativas entre a FZ5 ea Canon A95.

 
Paulino K. Sato - Maringá Pr.
Canon A300, Canon A95, Panasonic FZ5S



lfg1105

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 50
    • http://luciano.myphotoalbum.com
Resposta #10 Online: 13 de Agosto de 2005, 17:34:29
PKSATO,

Relaxa que essa discussao é velha...

FZ30 Vale a pena??

Pelo jto todas as próximas Panasonics serao piores que a FZ15  :giveup:  :giveup:  :giveup:

Tb me decidi pela FZ5, 2cm em cada medida e 230g de diferença para ter uma imagem um "pouco" menos lavada e um "pouco" menos de ruido... basta olhar a diferença...tamanho...

Abraços.
« Última modificação: 13 de Agosto de 2005, 17:39:47 por lfg1105 »


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #11 Online: 13 de Agosto de 2005, 17:42:09
A FZ40 provavelmente será a melhor ultrazoom, a Panasonic guarda cartas na manga, foi assim em todos os lançamentos desde a FZ1 e 2. Mesmo assim a FZ30 tem coisas espetaculares, no post citado comento que para mim ainda acho a FZ15 um custo benefício superior, ela custa metade e tem menos ruído, mesmo assim ninguém diz que a FZ30 não é uma bela câmera, só que custa quase o mesmo de uma DSLR. A opinião é no sentido não que ela seja uma câmera ruim, e sim de que penso que quem comprar irá se arrepender querendo o que vem menos de 10 meses depois, eu particularmente vou esperar esses meses.

Pksato, me expressei mal, na verdade eu não deveria ter usado a palavra lavar, lavar é coisa de Sony. Eu penso que a FZ5 trata mais agressivamente o ruído, em compensação ela tem menos ruído, e o tratamento é racional ao contrário de muitas das compactas por aí.

Quanto ao  :giveup:, entendo o sarcasmo, mas ainda prefiro post embasados em fatos, não em retórica.
« Última modificação: 13 de Agosto de 2005, 18:27:21 por Guss »
Nikon/Panasonic Gear


lfg1105

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 50
    • http://luciano.myphotoalbum.com
Resposta #12 Online: 13 de Agosto de 2005, 18:16:22
Guss,

Não foi sarcarsmo, foi realmente para deixar claro que alguns posts devem ser lidos com um certo desconto, pois a paixao por nossos equipamentos é algo que mesmo quando queremos é difícil deixar de lado. Continuarei lendo seus posts, principalmente por que pelo jeito vc entende de fotografia (sou somente curioso nesse assunto).

É inegável que qdo alguem sem nenhum ou com pouco conhecimento (meu caso) vem no forum e busca informação, o que lemos aqui passa a ser a mais derradeira verdade e devemos tomar cuidado com isso...

Só reforçando o aspecto do tamanho, quem realmente quer tornar a fotografia um hobby, ou ir além, isso não deve ser levado em consideração. No meu caso que quero somente uma boa máquina pelo menor custo e com controles manuais para umas fotos diferenciadas... uma máquina muito grande acaba sendo deixada em casa em algumas situações, nesses casos uma compacta faria a diferença, não entre a foto boa e a ruim, mas ter ou não ter a foto.

Abraços,
 


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #13 Online: 13 de Agosto de 2005, 18:26:38
Mas é justamente disso que eu falava, opções diferentes para usuários diferentes.

Ninguém disse que a FZ5 é uma câmera ruim, meus comentários são com desapego, eu tive uma Fuji que eu achei (apesar da excelente óptica e cores) um lixo durante todo tempo que esteve comigo e continuo achando o mesmo. Do mesmo modo a FZ15 para mim (até pelo preço que custa, proposta, etc) será uma das câmeras mais maravilhosas entre as compactas, é uma pena que não tenha um dial e raw, ela seria quase perfeita.

Já a FZ20 eu sempre desgostei, extremamente ruidosa. Não é pq tenho uma FZ15 que a desmereço, é justamente o contrário, eu comprei a FZ15 pq não gostava da FZ20, e não o contrário.

Então é um pouco fora qd quem julga com emoção tenta colocar como se eu agisse igual, evidente que ninguém é 100% isento, gosto da minha câmera, mas gosto mais por ela ser boa, se ela fosse ruim simplesmente teria vendido.

Vou repetir o que havia colocado acima, são câmeras diferentes, para usuários diferentes com idéias e concepções diferentes, não cabe comparação, confesso que já me peguei pensando em ter uma FZ5, mas às vezes ela ser menor é uma vantagem, em outras, desvantagem, pq a FZ15 (ou 10/20), tem um corpo mais interessante, na minha visão.

Eu não me interesso por Canon S1IS, ou S2IS, sinto muito quem comprou, vou dizer descaradamente que conjuntamente com aquela Sony UZ são um lixo. A FZ5 não, é uma boa câmera, especialmente para o que oferece com aquela portabilidade.

E tem toda razão qd a escolha é a foto, e não a câmera, ter algo que dificulta o uso não é opção. Não é a toa que não sosseguei na busca por uma ultra-compacta decente.
« Última modificação: 13 de Agosto de 2005, 18:40:29 por Guss »
Nikon/Panasonic Gear