Autor Tópico: Estudio generico  (Lida 2126 vezes)

Rafael Portela

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 48
Online: 28 de Novembro de 2004, 19:01:08
Encontrei isso na net e achei uma alternativa interessante...

"Este é um pequeno tutorial que mostra que é possível fotografar um produto com qualidade profissional sem possuir um estúdio e equipamentos profissionais.
Acabei de retirar minha Coolpixzinha do conserto e como estava com saudades dela, resolvi fazer um teste para verificar se o conserto foi bem feito. Então tive a feliz idéia de fotografar um produto sem recurso nenhum de meu estúdio, simplesmente com materiais que se encontram em qualquer papelaria, uma máquina fotográfica amadora e a maravilhosa luz do sol.

Chega de papo furado e vamos ao que interessa...

Primeiro o material utilizado:

- Fita crepe
- 3 folhas papel sufite
- Uma folha ou pedaço de papel vegetal
- 3 ripas de madeira
- Um pedaço de fórmica semi-brilho (neste caso foi utilizado como base o próprio armário que possui um material semi brilho)
- Uma máquina fotográfica de preferencia 3 mpixel ou mais e que tenha possibilidade macro (a minha é uma Nikon CoolPix 995 com 3.3 mpixel)

Procedimentos (leia acompanhando a primeira foto anexada):

1- Posicione uma folha de papel atrás de onde o produto deva estar posicionado formando um fundo infinito.
2- Coloque um pedaço de papel vegetal na posição de onde vem a luz, desta forma a luz se torna mais suave e delimita as reflexões do produto.
3- Posicione uma folha de papel sufite no lado oposto da fonte de luz para que possa rebater a luz não deixando o outro lado do produto totalmente escuro.
4- A base deve ser colocada abaixo do produto dando um efeito de espelhamento.
5- Posicione e enquadre o equipamento de acordo com a imagem a ser obtida caso esteja no modo manual veja os valores de diafragma e velocidade de acordo com fotômetro da máquina e click no botão.

A segunda imagem foi o resultado desta foto, o produto "vítima" que utilizei foi meu conta fio que para quem não sabe é uma espécia de lupa para verificar detalhes na foto ou focar um equipamento de grande formato.


Dica: A melhor luz natural é obtida ás 10:00hs.

Esta técnica apesar de parecer uma "gambiarra" é muito utilizada no melhores estúdios profissionais do mundo onde o teto e as laterais se abrem possibilitando o uso da luz solar.



http://img69.exs.cx/img69/1298/amostra.jpg
Rafael Portela
Salvador-BA
MTSC - Movimento dos Trabalhadores Sem Câmera


cralx2000

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 248
    • http://www.pbase.com/cralx2000
Resposta #1 Online: 28 de Novembro de 2004, 19:41:56
Rafael, legal a ideia. Tem como vc colocar a foto final? Gostaria de ver se ficou com ou sem sobras. Pergunto isso porque na foto da montagem tem uma pequena sobra.

Valeu
Carlos


Rafael Portela

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 48
Resposta #2 Online: 29 de Novembro de 2004, 18:48:54
Carlos

a foto nao eh minha, eu achei isso na internet e achei interessante pra postar aki
tinha ate umas fotos la, mas nao era essa aih acima. nas fotos q eu vi nao reparei em sombras
depois eu tento achar de novo e posto aki se vc quiser
abraços
[]
Rafael
 
Rafael Portela
Salvador-BA
MTSC - Movimento dos Trabalhadores Sem Câmera


breabhz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 84
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 10 de Novembro de 2007, 10:16:09
Rafael,

Muito interessante seu topico..
É muito bom para que iniciantes, como eu, possam simular fotografia em estúdio..

Valeu
Fernando Armani
______________________________________

Belo Horizonte