Autor Tópico: Meteoritos??  (Lida 8008 vezes)

Valter Fernandes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 252
Resposta #30 Online: 15 de Agosto de 2005, 01:33:28
Sato, nesta questão das estrelas, até posso e realmente concordo com você de que possam, ser estrelas, porém, observe os angulos  de radiante no item " 4. Distribución de radiantes de las lluvias activas este verano: Perseidas."
deste site:

http://astrosurf.com/somyce/c_visual/lluvi...idas2005.html#2

o que ainda acho que a foto pode ser da chuva de meteoros, porém não aparecendo as estrelas devido ao fato de estar próximo ao nascente, conforme mostra a foto do UOL, tirada em direção leste.

Sim, e já vi UMA, estrela cadente!!!


Pelo menos num ponto concordamos :thmbup: , a foto é verdadeira, sendo de estrela ou meteoros.

 :giveup:

Curriculo
Superior Completo - Bacharelado/Licenciatura Completa - Geografia - UFPR
Analista em Telecomunicações (como profissão). :thmbup:
Fotografia (como Hobby)!!
« Última modificação: 15 de Agosto de 2005, 01:36:54 por Fernandes »
Valter F. Fernandes - Curitiba - Paraná

Valter Fernandes Multiply

My Blog


TheRipper

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 860
    • http://
Resposta #31 Online: 15 de Agosto de 2005, 03:41:19
Fernandes, não expliquei meus argumentos pois o Leo já havia explicado satisfatoriamente.

Há pouco tempo fiz umas fotos nesse estilo, com uma Pentax antiga (lente 50mm F1.8), mas ainda não revelei. Assim que estiver com elas, vou postar no fórum. Juro que não vou dizer que é chuva de meteoros.  :laughing:  
Fábio Garcia - Rio de Janeiro

Flickr


yhangr

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 370
Resposta #32 Online: 15 de Agosto de 2005, 09:50:26
olha, nem olhei muito a foto: isso eh quele efeito que a camera fica muito exposta e capta os riscos das estrelas (star travel) affff!
falta do q fazer.

precisa de quantos minutos pra fazer isso? dizem que, no minimo, 40seg. as digitais tem so 30s, no maximo...tem q se d filme mesmo, neh? precisa q qto tempo? :blue:
com que makina da pra fazer?


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #33 Online: 15 de Agosto de 2005, 11:22:34
As digitais reflex também tem modo bulb, dá para fazer tranqüilamente.


Roberto O. Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
Resposta #34 Online: 15 de Agosto de 2005, 11:27:19
Acho que não precisa muito tempo de exposição não, tanto que em alguns tripés tem um recurso [ cujo nome nao lembro ] em que ele vai compensando naturalmente o movimento da terra pra que em fotos noturnas ou de astros não saiam riscadas.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #35 Online: 15 de Agosto de 2005, 12:31:47
Concordo com o PKsato, nas duas ue ele indicou vc realmente nota que há uma formação de grupo para as estrelas e uma para os meteoros.
No caso da foto da Routers ela claramente segue o mesmo padrão para todos os corpos celestes, inclusive no comprimento dos riscos, acho pouco provável que sejam meteoros, continuo achando que é um fake bem feito com objetivo único de ilustrar uma matéria. Posso até estar enganado, mas é a impressão que passa.
Com o sol nascente daquela forma ainda é possível ver claramente várias estrelas no céu.
Se eu conseguir dormir tarde essa noite eu tento fazer uma parecida hehehe!
:)
 
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Marcelo Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.325
Resposta #36 Online: 15 de Agosto de 2005, 15:34:00
Como ele fez uma foto com a exposição longa sem ter explodido a parte iluminada pelo sol?


pelhon

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 163
    • http://
Resposta #37 Online: 15 de Agosto de 2005, 15:56:55
Para satisfazer o pessoal que está afim de fazer umas fotos desse tipo segue o link:
Astrofotografia Fácil

Obs. o arquivo está hospedado na minha máquina. Então caso não consigam baixar pode ser que meu PC esteja desligado. Então tentem denovo em outro horário que com certeza vão achar o PC ligado.
Lucas Pelhon
Guarulhos - SP
Panasonic FZ 20
Olympus Pen-D 35mm
Agfa Billy Record 120mm

DeviantART Profile


Roberto O. Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
Resposta #38 Online: 15 de Agosto de 2005, 16:11:00
To começando a acreditar que possa ser uma chuva de meteoritos mesmo..

Ja imaginaram, pra nascer o sol a terra teria que girar na quela direção do nascente e os riscos [supostamente estrelas] que se formariam seriam na vertical. Não acredito que a terra tenha girado de lado [e as estrelas tenham riscado na diagonal] e o sol nascido naquela direção.  


diegopablo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 37
Resposta #39 Online: 15 de Agosto de 2005, 17:34:30
A foto é de ESTRELAS.

Quando acontece uma chuva de meteoros assim o pessoal deixa a câmera em longa exposição pra tentar pegar algo (do mesmo jeito que fazem com relâmpagos). Você não iria ficar esperando um meteoro passar pra começar a expor, iria?

Entre os riscos curvos e padronizados das estrelas aparecem linhas RETAS que são as trejetórias dos meteoros (em direções aleatórias - 52º não sei de onde saiu, mas mesmo que seja o ângulo padrão de entrada na atmosfera, pode se mostrar com qualquer ângulo numa imagem dependendo do ponto de vista, do comprimento focal e da perspectiva).

Meu palpite é que dentre várias fotos de estrelas com meteoros no meio, o jornalista desavisado escolheu justo a que só tinha estrelas, achando que os riscos eram meteoros.

O céu podia estar bem escuro, com o sol já posto nas montanhas. A longa exposição faz parecer que ainda é tardinha.


Valter Fernandes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 252
Resposta #40 Online: 15 de Agosto de 2005, 20:08:29
Diego pelo jeito você não leu nenhuma das matérias, e sim  tinha sim como saber até com certa precisão o horário certo ou ápice, onde haveriam a maior concentração de meteoros.

Outro detalhe, em vários sites consta  o fenômeno conhecido como "Lágrimas de San Lorenzo". O ângulo consta do site específico de astronomia sobre o fenômeno colocado .

4. Distribución de radiantes de las lluvias activas este verano: Perseidas."
http://astrosurf.com/somyce/c_visual/lluvi...idas2005.html#2

Há em vários fóruns espanhóis, discussões sobre, onde observar?, como observar?, qual o melhor horário? qual a melhor maneira de fotografar e filmar??etc.

Há mais um detalhe, existe também a possibilidade, que é usada na área de astronomia, que é a filmagem do céu e a retirada de uma fotografia de determinado assunto, conforme consta no site da Nasa
 
Please, não fale coisa sem antes ler ou se informar.

Roberto, acredito que seu ponto de vista, pode acabar matando a charada.

Obrigado.

 
Valter F. Fernandes - Curitiba - Paraná

Valter Fernandes Multiply

My Blog


pksato

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 539
    • http://pksato.blogspot.com/
Resposta #41 Online: 15 de Agosto de 2005, 20:15:18
Para acabar com a dúvida, so perguntar para o fotografo. :)
alguem sabe quem foi, tem o email?

:)

 
Paulino K. Sato - Maringá Pr.
Canon A300, Canon A95, Panasonic FZ5S



Roberto O. Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
Resposta #42 Online: 15 de Agosto de 2005, 23:08:13
Defendo minha idéia até o final até que me dêem uma resposta coerente.

Ora, se a terra gira na direção do lugar que o sol ta nascendo, pois temos a impressão que ele está subindo, como poderiam as estrelas estar riscadas na diagonal?

Ou ela gira em favor do nascer do sol ou na direção que favoreça o riscar das estrelas.

Assim sendo, ou o sol é fake ou as estrelas o são.

Ou é realmente uma chuva de meteoritos.


 :yu:
« Última modificação: 15 de Agosto de 2005, 23:09:03 por Roberto O. »


arguejo

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 510
Resposta #43 Online: 16 de Agosto de 2005, 01:29:29
Citar
To começando a acreditar que possa ser uma chuva de meteoritos mesmo..

Ja imaginaram, pra nascer o sol a terra teria que girar na quela direção do nascente e os riscos [supostamente estrelas] que se formariam seriam na vertical. Não acredito que a terra tenha girado de lado [e as estrelas tenham riscado na diagonal] e o sol nascido naquela direção.
Matou a pau!!!!

Vou dar minha opnião:

Acredito que seja uma foto do cometa, pois pelo que sei, existe a poeira que ele deixa, que geralmente é a que entra na atmosfera e risca o céu. Não sei se esse foi o caso da chuva de meteoritos!!

Quanto à direção dos riscos, se o sol está nascendo em no meio da foto, quer dizer que ele vá subir, assim sendo a Terra está girando verticalmente em relação à foto, ou seja, as estrelas que estão no céu, deveriam estar girando no mínimo na vertical e dependendo da distância focal utilizada, as estrelas do meio na vertical e quanto mais se afastasse para a borda da foto, mais diminuiria o ângulo do risco em relação a borda inferior da foto.

Quanto aos riscos serem paralelos, um cometa passa somente um vez por dia certo?? E olhe lá... hehehe... então, não é possível ele passar duas vezes em direções diferentes pra deixar dois rastros de poeira para que eles passem em direções aleatórias.

Assim sendo, estou pendendo mais pra fato de ela ser verdadeira.


Porém, a foto pode ser falsa sim... pois quem garante que aquela luz na frente da foto é a luz do sol??? Ele nascendo ou de pondo??? Pelo tamanho do rastro, a exposição deve ter sido feita em pelo menos 20 minutos... no caso de ser falsa, e a luz de uma cidade atrás das montanhas pode fazer isso no céu no caso de ele estar com umidade...

Mas ainda pendo para o lado da foto ser verdadeira... assim como aquela foto do pardal ser manipulada.

Só quem sabe se são falsas ou não, é o fotografo de cada foto...

E apenas algumas informações, o nome dos rastros de estrelas é star trail, e para ser fotogrado, é obrigatóriamente necessário que a máquina esteja no modo bulb, ou seja, enquanto o botão estvier apertado, o obrturador estará aberto, então o uso de um controle com trava de botão é imprenscindível... e quanto à abertura, não sei dizer, mas com certeza a máxima abertura não é! Pois pode ocorrer de a noite virar dia... e o céu, ficar claro a ponto de cobrir o rastro.

Eu já vi uma foto que foi feita em 6 horas... vou procurar no photosig e tentar encontrá-la...


Mais uma coisinha... deêm uma olhada no penúltimo link que o Fernandes postou... lá tem uma foto de chuva de meteoros!!!


AH... e não são meteoros!!!! São Aerolitos!!!!!!!!!!!!
« Última modificação: 16 de Agosto de 2005, 01:33:48 por arguejo »


diegopablo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 37
Resposta #44 Online: 16 de Agosto de 2005, 10:09:43
Fernandes, saber o horário certo é diferente de saber o segundo exato pra apertar o obturador e captar um meteoro.

Repito, o ângulo vai variar de acordo com lente, perspectiva, etc.

Fóruns espanhois sobre onde, como e o melhor horário de observar, fotografar e filmar não fazem uma foto de estrelas virar uma foto de meteoros.

Por favor, não queira me dizer que dezenas de semi-círculos concêntricos todos de mesmo tamanho se mostrando exatamente como estrelas o fazem são meteoros só porque você andou lendo fóruns por aí.

O movimento da Terra não é simples, temos rotação e translação, e nada garante ainda que a mancha avermelhada no céu tenha sido formada pelo sol.