Autor Tópico: Meteoritos??  (Lida 7987 vezes)

Marcos Lana

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 174
Resposta #45 Online: 16 de Agosto de 2005, 11:18:36
Achei esta foto de star trail bem parecida com a da reportagem. Inclusive da a impressão de estar nascendo o sol nesta foto também.
Só que nesta o fotografo pegou o movimento das estrelas subindo e descendo, e não só descendo.



Arguejo, achei esta que me parece ter exposição de 5 a 6 horas:
http://www.texasexplorer.com/startrails.htm

Ps: a foto da reportagem eu também to achando que é star trail, pois os riscos estão todos do mesmo tamanho e concêntricos
Nikon D90+ Sb600 (18-105mm vr + Nikkor 70-300mm) e FUJIFILM S9000
 


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #46 Online: 16 de Agosto de 2005, 14:43:29
a forma com a qual as estrelas riscariam o céu dependem de uma série de fatores, e normalmente elas são curvas e não apontam para onde o sol nasce.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


wagpin

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 123
Resposta #47 Online: 16 de Agosto de 2005, 19:24:38
A se considerar que meteoros são corpos celestes que incendeiam ao entrar na atmosfera, é impossível que eles sejam todos paralelos e tenham o traçado tão curto, a menos, claro, que sejam meteoros adestrados!!!!

 
Wagner Pinheiro - São Paulo/SP
Panasonic Lumix FZ-5 e mais um monte de quinquilharia!!!!


Marcos Kaddoum

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 750
    • http://www.flickr.com/photos/mkaddoum
Resposta #48 Online: 16 de Agosto de 2005, 19:35:01
Citar
a menos, claro, que sejam meteoros adestrados!!!!
:risada2: !!!!


Consegui um efeito semelhante com apenas 30segs de exposição, em ISO 50 e f3.5. Pena que só tinha uma estrela no céu (com a exposição prolongada achei umas que não consigo ver). Se bem que dá pra dizer que é um meteoro, ao invés de uma chuva...

E no teste fiquei intrigado. O bulb dá A200 parou em uns 30segs! Ou então o controle remoto parou de emitir sinal... Amanhã vou fazer uns testes.

Abraços,
« Última modificação: 16 de Agosto de 2005, 19:44:04 por Marcos Kaddoum »
Marcos Kaddoum
Rio de Janeiro - RJ

-----------
FlickR
-----------


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #49 Online: 16 de Agosto de 2005, 19:51:25
Acho que a discução não é o tamanho do traçado e sim o fato de todos os traçados terem o mesmo tamanho, tanto os meteóros como as estrelas da foto em questão ;)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


TheRipper

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 860
    • http://
Resposta #50 Online: 16 de Agosto de 2005, 21:19:35
Marcos Kaddoum, o bulb da A200 é de 30s mesmo. Enganação  :wallbash:  
Fábio Garcia - Rio de Janeiro

Flickr


Marcos Kaddoum

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 750
    • http://www.flickr.com/photos/mkaddoum
Resposta #51 Online: 16 de Agosto de 2005, 22:57:18
Ah desgraçada! Mais uma coisa preu acrescentar pra minha lista de firmware... hehehe

E a A2? mesma coisa?

Falando nisso, já chegou?

Abraços,
Marcos Kaddoum
Rio de Janeiro - RJ

-----------
FlickR
-----------


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #52 Online: 16 de Agosto de 2005, 23:13:44
Citar
Marcos Kaddoum, o bulb da A200 é de 30s mesmo. Enganação  :wallbash:
Como é que é?!?! Que palhaçada! :rude:  


TheRipper

  • Trade Count: (7)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 860
    • http://
Resposta #53 Online: 16 de Agosto de 2005, 23:33:09
Citar
Ah desgraçada! Mais uma coisa preu acrescentar pra minha lista de firmware... hehehe

E a A2? mesma coisa?

Falando nisso, já chegou?

Abraços,

Sim, na A2 é a mesma coisa. Na verdade são 30s pra ISO50 e 100, se não me engano. Acima disso o tempo é ainda menor.


Ainda não chegou. Prometeram pra quinta.  :denken:
« Última modificação: 16 de Agosto de 2005, 23:38:09 por TheRipper »
Fábio Garcia - Rio de Janeiro

Flickr


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #54 Online: 17 de Agosto de 2005, 00:56:29
A maioria das compactas tem essa limitação de bulb por conta de super aquecimento, na verdade a função bulb não quer dizer exposição infinita, quer dizer controle manual do tempo de exposição, então não chega a ser exatamente uma enganação :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


omutante

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 59
Resposta #55 Online: 17 de Agosto de 2005, 02:51:23
Minha pergunta é simples: alguém aqui já viu e/ou fotografou uma chuva de meteoritos?

Imagino que não. E, assim sendo, sejamos menos categóricos e mais "cabeça aberta", sim?

O que acho anti-ético é sair afirmando que um colega é falsário ou qualquer coisa do tipo sem ter provas para tal.

Em tempo: eu vejo rastros paralelos, não concêntricos. Mas isso pode ser devido a um crop ou algum tipo de ilusão de óptica. Mas não seria a fotografia a arte da ilusão de óptica?

E, sim, é possível saber com margem de erro de um ou poucos minutos qual vai ser o pico de atividade de uma chuva de meteoros. A única coisa que me deixa impressionado é a quantidade de de rastros ao mesmo tempo. As chuvas mais intensas não passam de algumas dezenas de meteoritos por hora.

Alguém já parou pra pensar na possibilidade de múltiplas exposições?

Só mais um ponto que me intriga: quando vistas da terra, as trajetórias paralelas deveriam se encontrar no infitino. Ou seja, veríamos os meteoritos "emanando" de um mesmo ponto.

Enfim, pode até ser. Mas, se for, me intriga.


Georges

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.747
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/grgs
Resposta #56 Online: 17 de Agosto de 2005, 03:04:29
Citar
Minha pergunta é simples: alguém aqui já viu e/ou fotografou uma chuva de meteoritos?

Imagino que não. E, assim sendo, sejamos menos categóricos e mais "cabeça aberta", sim?
Só tem um probleminha... Sendo os raios paralelos ou concêntricos, eles são curtos e bastante definidos. Logo, podemos deduzir que foi feito por um foco de luz pontual bastante forte e de deslocamento perfeitamente limitado. Ora, já vi meteoritos caindo, e certamente esperaria rastros no mínimo maiores e não tão uniformes e limitados em sua distância de deslocamento. Nesta foto os rastros estão muito mais pra movimentação de estrelas mesmo. Veja as fotos abaixo:

Meteorito caindo, cercado por rastros de estrelas
(note que o meteorito é o rastro mais luminoso, e os demais são estrelas)

Mais um meteorito cercado por rastros de estrelas
(idem acima)

Portanto a foto do UOL é definitivamente falsa, o que é lamentável.
« Última modificação: 17 de Agosto de 2005, 03:06:03 por Georges »
Georges Lemos
Florianópolis - Santa Catarina - Brasil


Valter Fernandes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 252
Resposta #57 Online: 17 de Agosto de 2005, 19:19:41
Caramba, como podem afirmar uma foto de chuva de meteoros, comparando com uma de um meteoro somente, eu desisto, pois é difícil crer que estamos diante de uma tremenda fraude. Temos fraude muito maiores feitas em PS, e que todos afirmam ser arte, etc. e tal. Mas realmente eu desisto, pois afinal sou um fotógrafo amador, porém pelas pesquisas que realizei, pelo fato de os rastros da chuva de meteoros estarem paralelos, pelo fato de os todos os dados referente ao fenômeno estarem disponível, os ângulos e precisçoes de horários em termos de astronomia, e mesmo assim muitos dizem que é fala... Paciência, não sou eu quem vai julgar...Minha opinião foi colocada, agora ano que vêem no mesmo período, e creio que em Novembro deste ano talvez haja a Leonidas, aí quem quiser observar e fotografar, que fique a vontade, mesmo pq não tenho equipamento para tal situação.

Atenciosamente
 
Valter F. Fernandes - Curitiba - Paraná

Valter Fernandes Multiply

My Blog


Valter Fernandes

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 252
Resposta #58 Online: 17 de Agosto de 2005, 19:22:17
Citar
Citar
Minha pergunta é simples: alguém aqui já viu e/ou fotografou uma chuva de meteoritos?

Imagino que não. E, assim sendo, sejamos menos categóricos e mais "cabeça aberta", sim?
Só tem um probleminha... Sendo os raios paralelos ou concêntricos, eles são curtos e bastante definidos. Logo, podemos deduzir que foi feito por um foco de luz pontual bastante forte e de deslocamento perfeitamente limitado. Ora, já vi meteoritos caindo, e certamente esperaria rastros no mínimo maiores e não tão uniformes e limitados em sua distância de deslocamento. Nesta foto os rastros estão muito mais pra movimentação de estrelas mesmo. Veja as fotos abaixo:

Meteorito caindo, cercado por rastros de estrelas
(note que o meteorito é o rastro mais luminoso, e os demais são estrelas)

Mais um meteorito cercado por rastros de estrelas
(idem acima)

Portanto a foto do UOL é definitivamente falsa, o que é lamentável.
George, existe diferenças entre um meteorito,  referente ao link que você colocou e chuva de meteoros.

Não análise a foto por somente por este ponto.
Valter F. Fernandes - Curitiba - Paraná

Valter Fernandes Multiply

My Blog


Marcos Kaddoum

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 750
    • http://www.flickr.com/photos/mkaddoum
Resposta #59 Online: 17 de Agosto de 2005, 19:47:53
A explicação do Leo me convence quanto ao bulb. Mas não me satisfaz...  :nonono:

Quanto a foto, pra mim, é falsa... Ou melhor, pra não ser anti-ético, o fotógrafo ou o webdesigner cometeu um equívoco. Cropou na área errada, selecionou a foto errada, sei lá...

Fernandes, eu analisei todos seus argumentos e exemplos, mas nenhum deles é semelhante a esse. Mesmo ângulo, mesmo comprimento.

Na verdade, tenho até outros pontos de vista.

A única coisa que poderia ser perto de um meteoro (não chuva) é o apontado pela seta verde.

No entanto, olhando o ângulo que as setas vermelhas apontam tem um fato curioso. A maior parte da foto segue num ângulo "sentido terra". O restante num ângulo "sentido céu"... Meteoros em fuga? Artefato da foto?



Olha, a gente pode ter até escrito um monte de besteiras, mas são besteiras fundamentadas. E se estivermos errados, certo é o wagpin: são meteoros adestrados.

Abraços,
« Última modificação: 17 de Agosto de 2005, 19:48:18 por Marcos Kaddoum »
Marcos Kaddoum
Rio de Janeiro - RJ

-----------
FlickR
-----------