Autor Tópico: Passo a passo da fotografia manual  (Lida 18064 vezes)

daniel ferreira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 160
  • Sexo: Masculino
Online: 30 de Outubro de 2008, 11:37:18
Pessoal, bom dia! :)

Tô com uma dúvida que não me deixa dormir a noite: Qual é o passo a passo da fotografia manual?

Como já falei em algum tópicos estou com uma DSLR à pouco tempo e tiro fotografias, no modo manual, todos os dias e estou com uma dificuldade tremenda em fazer um ajuste correto pra cada tipo de cena (Ex.: quando há pouca luz no ambiente, quando há luz dura, fotografias noturnas), ou a foto sai muito escura ou muito clara(dificilmente sai boa). Ah, já cheguei a tirar fotos de um mesmo objeto umas 15 vezes!!! Qdo sou persistente assim, mudo o tamanho da abertura, o tempo de exposição, iso... Já li o manual duas vezes e acho que sei mexer um pouco na minha câmera, estou lendo os tópicos daqui do fórum, revistas e estou até fazendo o curso do Leo Terra!!! Não vou dizer que não evolui nada nesse tempo, aprendi muia coisa mas agora cheguei a um ponto que não "saio do lugar". :aua: :aua: :aua: Tô precisando de um incentivo moral...hehe
Li um tópico que a Kika abriu aqui no fórum, "Um norte à deriva" e achei interessante :ok: :ok:, até cheguei a fazer algumas anotações sobre ele... mas ainda estou no módulo "domínio da câmera" :( :(..

Bom, Será que vcs podem me dar umas dicas fáceis?

Pergunta 1: Vocês passaram por isso? (respondam que sim, pois estou quase desistindo!!! E olha que estou fazendo um esforço tremendo!)

Pergunta 2: Existe (ou alguém usa o seu) um passo a passo para se tirar uma foto? Qual? (Ex.: primeiro verifico a abertura depois tempo de exposição, iso, quando devo usar um tripé...)

Pessoal me dê uma luz!!!! :D :D

Ps.: Vou abrir esse tópico só a noite, mas desde já agradeço aos que deixarem sua ajuda aqui :ok: :ok:

DANIEL FERREIRA

JUNDIAÍ - SP
VENDO SONY T700 na garantia nacional de 3 anos!!! Só R$750,00

ACEITO PROPOSTAS POR DSLR...


Fransergio Paiva

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.521
  • Sexo: Masculino
    • http://www.fransergiopaiva.com.br/
Resposta #1 Online: 30 de Outubro de 2008, 12:10:46
Daniel

Cara, com os estudos e prática você vai aos poucos melhorando, vai por mim.

Bem.. vamos lá.

Aprender a fotografar logo de cara usado o manual é uma ótima opção, mas gera as dificuldades que você está passando.

Não existem regras ou receitas para a fotografia, por isto acredito ser mais fácil você expor as dúvidas explicitamente.

Você deve compreender os conceitos de ISO, Abertura, Velocidade e a relação entre eles e a exposição (isto você terá de sobra no curso do Leo).  Compreendendo isto saberá quando aplicar cada um.

A exposição é o próximo passo.. aprender a expor é fundamental para a fotografia (outro ponto que você tem muito conteúdo no curso do Leo).

Viu.. é mais fácil responder uma pergunta diretamente, como a "quando devo usar um tripé":  Simples... quando a velocidade do obturador não for a suficiente para fazer com que o assunto fique nítido.  O tripé tem mais utilidade para assuntos estáticos (ou quase) como vasos, plantas.  Como o tripé ajuda a manter a máquina estática e assim você poderá usar uma velocidade menor (se necessário).  Tem uma outra situação que eu gosto muito de usar tripé, é quando fotografo paisagens (foco no infinito).

 :ok:
Fransergio Paiva
Analista de Sistemas
Belo Horizonte - MG  - 
Nikon D7200
Nikon D300s
Nikon D50
Nikon 50mm 1.8 / Nikon 80-200mm 2.8 / Tamron 28-75mm 2.8
SB-600 / SB-900
Sekonic L-358 Flash Master Light

http://www.fransergiopaiva.com.br/


alfarrob

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 317
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo amador
    • Raios de Sul
Resposta #2 Online: 30 de Outubro de 2008, 12:34:50
Você está no bom caminho, tentando, tentando, tentando :)

Vou tentar dar respostas claras.

Tô com uma dúvida que não me deixa dormir a noite: Qual é o passo a passo da fotografia manual?


Não há! cada caso é um caso, quando muito haverá casos parecidos, de modo que a experiência que for acumulando serve para outros casos.


Como já falei em algum tópicos estou com uma DSLR à pouco tempo e tiro fotografias, no modo manual, todos os dias e estou com uma dificuldade tremenda em fazer um ajuste correto pra cada tipo de cena (Ex.: quando há pouca luz no ambiente, quando há luz dura, fotografias noturnas), ou a foto sai muito escura ou muito clara(dificilmente sai boa). Ah, já cheguei a tirar fotos de um mesmo objeto umas 15 vezes!!! Qdo sou persistente assim, mudo o tamanho da abertura, o tempo de exposição, iso... Já li o manual duas vezes e acho que sei mexer um pouco na minha câmera, estou lendo os tópicos daqui do fórum, revistas e estou até fazendo o curso do Leo Terra!!! Não vou dizer que não evolui nada nesse tempo, aprendi muia coisa mas agora cheguei a um ponto que não "saio do lugar". :aua: :aua: :aua: Tô precisando de um incentivo moral...hehe
Li um tópico que a Kika abriu aqui no fórum, "Um norte à deriva" e achei interessante :ok: :ok:, até cheguei a fazer algumas anotações sobre ele... mas ainda estou no módulo "domínio da câmera" :( :(..


No bom caminho, o que é preciso é ir tirando lições de cada vez que bater com a cabeça na parede :)


Bom, Será que vcs podem me dar umas dicas fáceis?


Não :)

Pergunta 1: Vocês passaram por isso? (respondam que sim, pois estou quase desistindo!!! E olha que estou fazendo um esforço tremendo!)


SIM!!!!


Pergunta 2: Existe (ou alguém usa o seu) um passo a passo para se tirar uma foto? Qual? (Ex.: primeiro verifico a abertura depois tempo de exposição, iso, quando devo usar um tripé...)


Depende do caso, só para exemplificar, se você quer tirar um retrato que desfoque o fundo, abertura e distância focal têm a primazia, se quer fotografar uma cascata em que se veja o arrastar da água ou pelo contrário quer congelar o momento da entrada de um pato na água, a velocidade tem a primazia.

Exercício, exercício, e mais exercício... intercalados com estudo e reflexão sobre os erros, esse é o caminho e você está nele.

Só tem que continuar

Abraço

Raios de Sul (de Portugal):
www.al-farrob.com

"Cuando pinto, mi objetivo es mostrar lo que he encontrado, y no lo que busco." - Pablo Picasso


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #3 Online: 30 de Outubro de 2008, 12:48:45
No início, a assimilação de tantos detalhes deixa confuso mesmo, mas aos poucos você não só vai estar entendendo melhor cada um deles como também começa a ver na prática os seus resultados.
Fique calmo Daniel, por essa situação todo mundo passa, eu ainda estou passando.  :D

Vou tentar complementar esse tópico com o que eu sei, corrijam-me se estiver errada, mas com delicadeza.  :D

TRIPÉ
"quando devo usar um tripé":  Simples... quando a velocidade do obturador não for a suficiente para fazer com que o assunto fique nítido. 

Quando você sabe que a velocidade do obturar não é suficiente para deixar o assunto nítido?
Quando a velocidade do obturador é inferior aos milímetros da objetiva. Por exemplo: com uma objetiva fixa 35 mm aprendi que se tem mais chances de fazer uma foto nítida, sem uso de tripé, com velocidade acima de 1/40. Com uma objetiva zoom 80-200 mm aprendi que se tem mais chances de fazer uma foto nítida, sem o uso do tripé, com uma velocidade acima  de 1/200. Essa regra vale para objetivas sem estabilizador que, por sua vez, permite trabalhar com até 4 pontos abaixo da velocidade mínima. Um ganho considerável em situações de pouca iluminação.

Quando ensinaram-me esse macete, fiquei com uma dúvida que vou tentar tirar agora. Se eu estiver usando uma objetiva zoom 80-200 mm, mas vou fazer a foto em 100 mm, porque eu ainda tenho que utilizar uma velocidade mínima de 1/200 se eu fixei a objetiva em 100 mm?

ABERTURA
Se você quer só um assunto da foto nítido e o restante desfocado, utilize uma grande abertura (f/1.8, 2.8, por exemplo). Agora, se você quer toda a foto nítida, desde o primeiro até o último plano, utilize uma abertura pequena (f/16, 18, 20, 22, ..., 32).

VELOCIDADE
Articule-a com a abertura para obter os resultados desejados.
Se você quer congelar o movimento, utilize uma velocidade alta (1/250, 1/320 pra cima). Agora, se você quer dar a sensação de movimento sem necessariamente congelá-lo, utilize uma velocidade baixa. Por exemplo, com uma velocidade baixa a saia de uma bailarina executando um giro vai ficar desfocada, porém dará a sensação de movimento que o congelamento não dá.

ISO
Quanto menor o ISO maior são as suas chances de uma foto nítida. Em resumo, se a sua prioridade é uma foto nítida, priorize um ISO baixo. Agora, se está em condições de pouca luz ou quer provocar ruído intencional, utilize um ISO alto.
« Última modificação: 30 de Outubro de 2008, 12:55:14 por Kika Salem »


alfarrob

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 317
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo amador
    • Raios de Sul
Resposta #4 Online: 30 de Outubro de 2008, 12:56:01
Quando ensinaram-me esse macete, fiquei com uma dúvida que vou tentar tirar agora. Se eu estiver usando uma objetiva zoom 80-200 mm, mas vou fazer a foto em 100 mm, porque eu ainda tenho que utilizar uma velocidade mínima de 1/200 se eu fixei a objetiva em 100 mm?


Não tem que usar o 1/200 s eo f que está usando é apenas de 100mm. O que conta é o que está usando e não o f máximo da lente.

Essa regra é apenas indicativa, depende muito da "mão" de cada um, assim como das condições, estabilidade, vento, etc.

 :ok:
Raios de Sul (de Portugal):
www.al-farrob.com

"Cuando pinto, mi objetivo es mostrar lo que he encontrado, y no lo que busco." - Pablo Picasso


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #5 Online: 30 de Outubro de 2008, 13:04:44
Não tem que usar o 1/200 s eo f que está usando é apenas de 100mm. O que conta é o que está usando e não o f máximo da lente.

Essa regra é apenas indicativa, depende muito da "mão" de cada um, assim como das condições, estabilidade, vento, etc.
 :ok:

Obrigada Alfarrob!
Eu estou com essa dúvida há tempos porque quando perguntei isso, o professor (visivelmente inexperiente) disse que eu tinha que pensar no mm maior da lente zoom, independente do mm que eu tinha fixado. Não fiquei convencida com a explicação porque, na minha cabeça, não fazia sentido lógico. Enfim, obrigada por sanar mais essa dúvida.

De fato, essa regra é muito relativa. Uma mão mais firme e outra mais trêmula vai fazer uma diferença enorme. Numa viagem que fiz, encontrei um senhor que tinha "mal de parkinson" e só fotografava com o uso do tripé.
« Última modificação: 30 de Outubro de 2008, 13:05:34 por Kika Salem »


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 30 de Outubro de 2008, 13:06:36
Pessoal, bom dia! :)


Pergunta 1: Vocês passaram por isso? (respondam que sim, pois estou quase desistindo!!! E olha que estou fazendo um esforço tremendo!)


Olá Daniel,
Vou rebater suas perguntas com outras, ok ?

1-Você gosta de fotografia ?
Se a resposta for não melhor não perder seu tempo.
Se a resposta for sim (como eu acho que é) então vc não vai desistir e com o tempo as coisas vão melhorar para o seu lado.

2-Você sabe um pouco de teoria ?
Se a resposta for não. Procure algum livro ou manual e leia bastante sobre esses conceitos. Essa base é importante para você desenvolver. Um bom livro é uma referência que podemos lançar mão toda hora que estivermos alguma dúvida.
Se a resposta for sim então vc está tendo dificuldades de aplicá-las na prática. Nesse caso, seria interessante vc fazer um curso (presencial) de fotografia onde você e seus colegas poderão participar de aulas práticas com professores. Seria o caminho mais curto para o seu aprendizado. Outra opção interessante seria participar de passeios fotograficos com pessoas mais experientes. Receberia muitas dicas legais.

Ahhh....Todos dão o primeiro passo um dia. Alguns tem mais dificuldades que outros. Normal. O importante é fazer o que gosta e ir levando adiante. Com o tempo, suas dúvidas serão resolvidas. Não é nenhum bicho de sete cabeças.

Abs.  :ok:
« Última modificação: 30 de Outubro de 2008, 13:12:04 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #7 Online: 30 de Outubro de 2008, 13:19:16
Não deixaram nada para eu responder.. magoei!!  :( :( :(

 :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Srta Kika,
Poderia ter tirado essa dúvida há tempos... lá no tópico mesmo onde comentamos sobre velocidade. rs

Daniel,

Todos que estão em aprendizado de algo novo passam pelas dificuldades. As dúvidas, a insegurança. .isso é normal! O importante, como o Gutão colocou, é que se você gosta de fotografar tudo isso passará logo. Daqui há um tempo, estará dando dicas nos tópicos para outros foristas e lembrará com boas risadas desse perrengue que você está vivendo agora!
Relaxe e siga as dicas do pessoal!
Ah, FOTOMETRIA. Estude bastante esse que é um dos mais importantes fundamentos da fotografia! Quando bem feita você já tem uma foto 50% perfeita!

Bons estudos e precisando não hesite em perguntar!

Abs

Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


Fransergio Paiva

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.521
  • Sexo: Masculino
    • http://www.fransergiopaiva.com.br/
Resposta #8 Online: 30 de Outubro de 2008, 14:29:40

Quando ensinaram-me esse macete, fiquei com uma dúvida que vou tentar tirar agora. Se eu estiver usando uma objetiva zoom 80-200 mm, mas vou fazer a foto em 100 mm, porque eu ainda tenho que utilizar uma velocidade mínima de 1/200 se eu fixei a objetiva em 100 mm?


É.. olhe o problema das regras montadas.. e ai temos outra falha.. não é somente a distância focal da lente usada no momento do click.. e sim a distância focal "relativa" usada, ou seja, o fator de corte do sensor deve ser calculado junto (para não complicar).  Por exemplo:  Nikon D50 --> Fator de corte 1,5;  Distância Focal da Lente em 100mm.  DFR = DFL x FC;  DFR = 100 x 1,5 ==> DFR = 150.

De acordo com a regra, a velocidade mínima deveria ser 1/200.  Ok?!?  Mas isto é válido para objetos parados, e se você for muito suave na hora do click.  Se o objeto tiver em movimento, já não garante a nitidez do assunto.

Falar em regras leva-nos a pensar em comandos que devem ser seguidos.. é melhor pensar em orientações básicas.   :D

 :ok:
Fransergio Paiva
Analista de Sistemas
Belo Horizonte - MG  - 
Nikon D7200
Nikon D300s
Nikon D50
Nikon 50mm 1.8 / Nikon 80-200mm 2.8 / Tamron 28-75mm 2.8
SB-600 / SB-900
Sekonic L-358 Flash Master Light

http://www.fransergiopaiva.com.br/


daniel ferreira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 160
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 30 de Outubro de 2008, 15:01:46
Fransergio: Iso, Abertura e Velocidade é o que mais tenho lido ultimamente, pelo que vejo aqui nos tópicos do fórum isso é essencial saber.

alfarrob: Vou criar um modo diferente de estudo, onde anoto o exif de cada foto que tirar assim, depois de muitas tentativas vou saber mais ou menos como devo ajustar a câmera de acordo com cada cena e efeito desejado. Dessa forma acho que vou bater menos a cabeça na parede e vou aprender com os erros.

Kika: Seus toques sobre o uso do tripé, velocidade e abertura me ajudaram muito. A "regra de referência" de velocidade para uso do tripé já anotei aqui!

Guto: Vc me passou o que tb tava precisando, Um Incentivo. Me desanimei por encontrar uma barreira grande na frente que é "o botar em prática" o que estou aprendendo...

Chello: O cara que sempre me dá altas dicas também! Espero estar dando dicas aos novos foristas logo logo. Vou pegar firme na Fotometria.

Pessoal, agradeço ao apoio de todos, mesmo não existindo um passo a passo para se tirar uma foto, deu pra tirar mais uma vez, um bom proveito das dicas que vcs me deram, algumas coisas anotei no meu caderno de bolso aqui. Vou treinar e treinar mais e depois vou me arriscar a sair à passeios com o pessoal aqui de Sampa.

Valeu!

DANIEL FERREIRA

JUNDIAÍ - SP
VENDO SONY T700 na garantia nacional de 3 anos!!! Só R$750,00

ACEITO PROPOSTAS POR DSLR...


Fransergio Paiva

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.521
  • Sexo: Masculino
    • http://www.fransergiopaiva.com.br/
Resposta #10 Online: 30 de Outubro de 2008, 15:07:17

(...) onde anoto o exif de cada foto que tirar assim, depois de muitas tentativas vou saber mais ou menos como devo ajustar a câmera de acordo com cada cena e efeito desejado. Dessa forma acho que vou bater menos a cabeça na parede e vou aprender com os erros.


Cara.. esta é uma das maravilhas do mundo digital.. o exif já prontinho na fotos só esperando para serem lidos (tenho um plugin ótimo do firefox para isto).  E pode ficar tranquilo, com o tempo você acostuma (mas uma "colinha" é sempre bom).

 :assobi:
Fransergio Paiva
Analista de Sistemas
Belo Horizonte - MG  - 
Nikon D7200
Nikon D300s
Nikon D50
Nikon 50mm 1.8 / Nikon 80-200mm 2.8 / Tamron 28-75mm 2.8
SB-600 / SB-900
Sekonic L-358 Flash Master Light

http://www.fransergiopaiva.com.br/


daniel ferreira

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 160
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 30 de Outubro de 2008, 15:12:08

(...) onde anoto o exif de cada foto que tirar assim, depois de muitas tentativas vou saber mais ou menos como devo ajustar a câmera de acordo com cada cena e efeito desejado. Dessa forma acho que vou bater menos a cabeça na parede e vou aprender com os erros.


Cara.. esta é uma das maravilhas do mundo digital.. o exif já prontinho na fotos só esperando para serem lidos (tenho um plugin ótimo do firefox para isto).  E pode ficar tranquilo, com o tempo você acostuma (mas uma "colinha" é sempre bom).

 :assobi:

 :assobi: por um acaso é o opanda exif?  :assobi:
DANIEL FERREIRA

JUNDIAÍ - SP
VENDO SONY T700 na garantia nacional de 3 anos!!! Só R$750,00

ACEITO PROPOSTAS POR DSLR...


almeida.neto

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 756
  • Sexo: Masculino
  • Estudando... Clicando... Analisando.. Estudando...
Resposta #12 Online: 30 de Outubro de 2008, 16:49:51
Oi Daniel,
     Desista não cara :no:. Estou no mesmo barco que você, mas acredito que todo aprendizado exige tempo, estudo, dedicação, paciência, prática, prática, prática, .... , tirar dúvidas com quem sabe  :ponder:(esse foi o melhor lugar que encontrei) para se ter maturação e sedimentação dos conhecimentos adquiridos.
     Meu equipamento não é o ideal e tenho consciência disso mas vou utilizá-lo para o meu aprendizado até que eu possa ter conhecimento suficiente para adquirir um melhor. Encontro as mesmas dificuldades que você relata aqui. Tenho comparecido às festas da família, passo a noite tirando fotos no manual, sem utilizar flash e ao final são bem poucas que possam ser mostradas :doh:. Mas experimento e analiso cada click. Tenho me utilizado do "Corredor Polonês" para que os colegas me ajudem a ter um "olho" mais crítico ao analisar fotografias :ponder: e vou postar, também, na galeria quando tiver uma série de fotos com um assunto específico para que possa haver discussão sobre os erros/acertos e assim estou construindo meu aprendizado. Sei que vou chegar lá. Infelizmente, desconheço na minha cidade um grupo que faça passeios fotográficos mas estou procurando. Acredito que sejam um momento único para troca de experiências. Se você tem oportunidade, compareça. Acredito que acelera o processo de aprendizagem.
     Não pense no caminho que falta percorrer, veja o caminho que já percorreu. E siga em frente.
     Espero contar com seus comentários na galeria e com sua análise e voto no corredor. :ok:


Abraços

P.S.: uma das grandes dificuldades que tenho encontrado aqui é a falta de um glossário com os termos técnicos utilizados. De vez em quando aparece um "vignetting" ou "moire". Outras vezes uma abreviação como AC, GA, etc. mas acredito que esse glossário deve sair qualquer dia desses. Vai nos ajudar bastante.
Natal/RN
Sony DSC-H9
Nikon D-7100 /Nikon D-40/Nikkor 18-55mm 1:3,5-5,6G/ Nikkor 18-135mm 1:3,5-5,6G / Nikkor 70-300mm 1:4-5,6G / Nikkor 50mm 1:1,8D
Twitter: @almeidanetontl Instagram: @almeidaneto


Alessandro D.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 129
  • Sexo: Masculino
    • AD-PHOTOS
Resposta #13 Online: 30 de Outubro de 2008, 16:57:29
Fala, Daniel!

Sobre seus comentários:

Fransergio: Iso, Abertura e Velocidade é o que mais tenho lido ultimamente, pelo que vejo aqui nos tópicos do fórum isso é essencial saber.

alfarrob: Vou criar um modo diferente de estudo, onde anoto o exif de cada foto que tirar assim, depois de muitas tentativas vou saber mais ou menos como devo ajustar a câmera de acordo com cada cena e efeito desejado. Dessa forma acho que vou bater menos a cabeça na parede e vou aprender com os erros.

Realmente a fotometria é uma "coisa" que demora um pouco, e ainda apanho muito :), mas a sua idéia de estudo é bem legal e é o que tenho feito.

Além do que vc disse, procure fazer o seguinte:
1. Use a medição no modo "spot", pois os demais modos são uma média da leitura total ou parcial da cena e, para o que vc quer como aprendizado, pode mascarar um pouco;
2. Anote em qual parte da cena vc tem 0EV (zero EV é quando o ponteirinho do fotômetro marca bem no meio da escala). Se der, anote também outras partes da cena (ex: janela tinha +2EV, sombra tinha -1EV, etc) Isso é fotometria por zonas, e ajuda muito na hora de entender a diferença de luminosidade de cada parte no resultado final.

Com o tempo (eu ainda estou caminhando nisso :doh:) vc vai aprender a perceber o "ponto médio" da cena, onde não há nem muita luz nem pouca luz. Ali (teoricamente) deve ser o 0EV. Verá que as fotos ficarão melhores.

Mas não desanime  :D. Pelo que vejo, estamos falando só de fotometria e nem tocamos no assunto camposição!  :hysterical: :hysterical:

Vamos dividindo conhecimentos! :ok:

Abraço,
Alessandro D.
São Paulo-SP
Canon Elan 7N (EOS30) + Canon EF 28-105mm f/3.5-4.5 II USM + Canon EF 70-300mm f/4-5.6 IS USM
http://www.flickr.com/photos/AD-PHOTOS


Celia H.

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.192
Resposta #14 Online: 30 de Outubro de 2008, 17:55:35
Daniel, não desista. Assim como você, estou aprendendo também, e sei que há dias melhores, outros piores. Não se aprende tudo de uma só vez, a gente tem que treinar bastante e estudar bastante também. É assim com tudo, não é mesmo?

Nao desanime, estamos no mesmo barco. E você tem a vontade de aprender e também a disposição para isso. Vá em frente. :ok: