Autor Tópico: Veloterra - Alegrete/RS  (Lida 5854 vezes)

Adaly Pinheiro

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 382
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar é guardar um pedaço da vida para sempre
    • Flickr
Online: 01 de Novembro de 2008, 10:40:45
Ando um pouco afastado do forum mas não abandonei a fotografia. Essa fotos fiz em uma prova de Veloterra que aconteceu aqui na cidade e foi a primeira vez que fotografei um evento desse tipo. De um modo geral gostei das fotos e queria saber a opinião de vocês.

Usei uma compacta Canon S5 IS.

1


2


3


4


5


6


7

"...a fotografia é subversiva não quando assusta, perturba ou até estigmatiza,
mas quando é pensativa." - Barthes.

Adaly Pinheiro - Sto. Amaro da Imperatriz/SC
http://www.flickr.com/photos/adaly_pinheiro/


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 01 de Novembro de 2008, 10:45:57
Adaly, as fotos estão boas, mas nestes eventos a grande profundidade de campo das compactas faz com que o fundo fique muito destacado, tirando a atenção.
Assim a 1ª se destaca muito, ficou ótima.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #2 Online: 01 de Novembro de 2008, 11:03:30
Eu gostei. Acho que o grande dof foi uma escolha acertada para este evento. O assunto principal não perdeu destaque, principalmente ajudado pela poeira. Uma coisa que me incomoda nesses eventos de velocidade são aquelas fotos feitas com SLR com uma supertele em f/2.8, deixando só o piloto em foco e um borradão colorido no fundo. Parece anúncio de moto.

Para os fãs do equipamento moto, acho que essa abordagem (dof reduzido) talvez sirva, mas em se tratando do evento Veloterra em Alegrete, eu prefiro imagens mais contextualizadas. Este evento poderia ser em São Paulo? O que essas fotos têm que mostram que não poderia ter acontecido em São Paulo? Bom, talvez no seu caso, não haja evidência nenhuma de que aconteceu no Alegrete, mas a lona preta atrás, alguns rostos, etc, ajudam ao ensaio a contar uma história e não simplesmente exibir pilotos e suas máquinas.

Talvez se as motos não estivessem levantando poeira, a minha opinião mudasse, mas acho que no caso deste evento, a combinação muito dof + poeira funcionou :P
« Última modificação: 01 de Novembro de 2008, 11:06:12 por Francisco »
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Adaly Pinheiro

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 382
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar é guardar um pedaço da vida para sempre
    • Flickr
Resposta #3 Online: 01 de Novembro de 2008, 11:10:42
Paulo e Francisco

Na verdade o dof não foi uma escolha e sim falta de conhecimento. Em algumas o dof longo pode ter ficado bom mas em outras não gostei.

Depois dessas fotos dei uma estudada mais aprofundada para entender melhor o dof e acho que meu erro foi não ter usado prioridade de abertura. No meu pouco conhecimento e para não fazer nada errado regulei a máquina no "P" e mandei ver.

Próxima vez que fotografar um evento desses vou usar prioridade de abertura para ter um melhor controle do dof e em algumas usar prioridade de velocidade para conseguir alguns pannings (não consegui fazer nenhum e foram muitas tentativas).

Com o tempo e com os erros a gente vai aprendendo.

valeu pelos comentários.
"...a fotografia é subversiva não quando assusta, perturba ou até estigmatiza,
mas quando é pensativa." - Barthes.

Adaly Pinheiro - Sto. Amaro da Imperatriz/SC
http://www.flickr.com/photos/adaly_pinheiro/


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #4 Online: 01 de Novembro de 2008, 11:30:32
O problema da prioridade de abertura é que talvez as fotos fiquem todas borradas pelo movimento. Em eventos de velocicdade, em geral, é mais importante travar a velocidade (a menor possível para congelar) e deixar a câmera escolher a abertura. Se você achar que tem muito dof, vá aumentando a velocidade, assim a câmera naturalmente terá de escolher uma abertura maior.

De qualquer forma, numa compacta talvez você não consiga chega no efeito que quer. Talvez a melhor compacta nesse sentido é a Panasonic FZ10, FZ15 e FZ20 (já saíram de linha) que tinham f/2.8 em todo o range. A sua provavelmente tenha abertura menor em tele máxima. Você perde dof aumentando a distância focal, mas em compensação a abertura menor (maior f/stop) aumenta o dof, o que faz com que não se ganhe muito em desfoque do fundo.
« Última modificação: 01 de Novembro de 2008, 11:32:13 por Francisco »
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


rogerio_prazeres

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.171
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 01 de Novembro de 2008, 14:24:20
Eu gosto de motos e fotografia e gostei muito de todas. Fotos nítidas e muito bem enquadradas.

A 4 não foi aquele super panning mas já deu um efeito legal.
As 5, 6 e 7 passam muito bem a sensação de velocidade e competição.

Aliás, na 7 é uma DTzinha 180 e o cara enrolando o cabo... a frente até levantou. Que saudade da minha DT  :wub:.

Pra contextualizar mais realmente podia ser expandido a série mostrando os bastidores, alguns detalhes das motos, premiação etc.

Mas essas fotos estão muito boas. Parabéns!
Agora dirigindo um fusquinha das DLSR... Canon D30  :wub:

rogerio_prazeres@yahoo.com.br


Marcelo Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.325
Resposta #6 Online: 01 de Novembro de 2008, 14:59:46
Gostei das fotos independente do dof, a primeira entao esta linda.


Naiberg

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.212
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 01 de Novembro de 2008, 17:07:17
Gosto bastante. parabéns.


Anderson Fonseca

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 691
  • Tião Carreiro e Pardinho Salva!!!!!!
Resposta #8 Online: 01 de Novembro de 2008, 18:01:45
olá amigo, as fotos estão ótimas...gostei dos enquadramentos, a exposição também ficou boa...o unico ponto negativo como já falaram, é a grande profindidade de campo, que polui um pouco o fundo. :ok: :ok:


Marcelo.S.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.279
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/msafioti/sets/72157618134645270/detail/
Resposta #9 Online: 01 de Novembro de 2008, 18:24:56
Show essa primeira  :clap: :clap: :clap:
A melhor da série! A sexta vem logo atrás :ok:
Deutschland

Flickr


Adaly Pinheiro

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 382
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar é guardar um pedaço da vida para sempre
    • Flickr
Resposta #10 Online: 02 de Novembro de 2008, 11:22:09
Francisco, nos meus testes e estudos, me adaptei mais com prioridade de abertura para controlar o dof.
Mas é uma tarefa dura de fazer numa compacta. Tenho um bom zoom (34/436mm), velocidades bem razoáveis mas a abertura é complicado. Vai de 2,8 a 8 e com todo zoom o máximo que consigo de abertura é 3,5.
Vou fazer uns testes com as tuas dicas. Valeu pelas explicações, foram muito úteis.

Quanto ao fato de citar que foi no Alegrete/RS é porque essa prova faz parte de um circuito que acontece aqui na região. As provas acontecem em várias cidades e no fim de novembro acontece a final em Rosário do Sul/RS onde vão sair os campeões das várias categorias.

Rogério, só não fui nos boxes fazer fotos porque toda a poeira ia prá lá e não queria correr o risco de estragar a cam. O único lugar a favor do vento era na saída da curva que fiquei e tinha pouco mais de 50m que podia caminhar e procurar outros ângulos. Sem contar que a galera também se concentrou nessa curva, o que dificultava o deslocamento.

Obrigado aos demais pelos comentários.
"...a fotografia é subversiva não quando assusta, perturba ou até estigmatiza,
mas quando é pensativa." - Barthes.

Adaly Pinheiro - Sto. Amaro da Imperatriz/SC
http://www.flickr.com/photos/adaly_pinheiro/


JCMACIEL

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 296
Resposta #11 Online: 02 de Novembro de 2008, 21:01:03
Gostei das fotos. Pela ordem, 1, 6, 7, 2 e 3. Muito boas, considerando-se que é uma compacta. òtimo aproveitamento.

Abraços.
Maciel


cspinto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 192
Resposta #12 Online: 03 de Novembro de 2008, 23:24:48
A 1 e 4 ficarão sow!!! :ok:
Cristiano
-------------------