Autor Tópico: Web site, galeria, blog - Reflexões  (Lida 1995 vezes)

LGphoto

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 263
  • Sexo: Masculino
  • www.lgphotography.fr
    • Laurent Guerinaud Photography
Online: 30 de Outubro de 2008, 13:29:28
Ola pessoal,

Ainda estou com duvidas com respeito a meu web site... Criei um blog para poder mostrar fotos que não iram se dar bem no site, mas isso não bastou para simplificar a organização do meu site... :no:

O objetivo do site é profissional : mostrar meu trabalho e convencer galerias, editoras ou clientes... :ok:

Mas fora disso, não consegui clarificar mesmo o papel do site é não sei como organiza-lo. Quem vai olhar o site ? o que vai procurar ? o que eu quero mostrar ? quantas fotos em total e por rubrica ? :ponder:

Se eu organizar o site por lugares, fica muito desequilibrado (muitas fotos de varias cidades do Brasil e da França), menos de 3 por outros paises... Também, as fotos gráficas ou as fotos tiradas em estúdio não tem nada a ver com o pais.

Se eu organizar por grande categorias, vou ter fotos que cabem em varias categorias.... Seria cidade, interior, litoral, montanha, pessoas, grafismo... Mas posso ter foto gráfica de pessoas numa cidade do interior !

Enfim, se eu organizar por temas, como bicicleta, pores do sol, motores, etc... é muito restritivo e vou ter muitas fotos “sem tema” que não vão caber... Também vai ser muito desequilibrado...


Então, estou pedindo sua ajuda, e seus conselhos, para saber como organizar meu site... Para que vai servir ? o que devo mostrar ? como ?
« Última modificação: 30 de Outubro de 2008, 13:31:44 por LGphoto »
www.lgphotography.fr
Sony A77 + Sony A700 + 16-80CZ + 70-400G + 50/1.7 + 100/3.5macro + 5600HS + HVL-F58AM
[Antigamente: Sony A100, 18-70, 70-300G, 500/8, Tamron 70-300]
---
Cursos de fotografia: http://www.lgphotography.fr/cursos___palestras_080.htm


Anderson Fonseca

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 691
  • Tião Carreiro e Pardinho Salva!!!!!!
Resposta #1 Online: 30 de Outubro de 2008, 14:19:28
olá, o mais comum que se vc por aqui, é classificar por categoria...

tipo, autoral, isntitucional...vc coloca lá e divide, estúdio, natureza, fine art, empresarial, editorial, eventos, etc...

 :assobi: :assobi: :assobi: :assobi: :assobi: :assobi: :assobi:


Anderson Fonseca

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 691
  • Tião Carreiro e Pardinho Salva!!!!!!
Resposta #2 Online: 31 de Outubro de 2008, 16:13:13
ahh, me perdoe os emoticons: :assobi: :assobi: :assobi:

era para ter colocado esse aqui: :ok: :ok: :ok: :ok:

valeu


LGphoto

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 263
  • Sexo: Masculino
  • www.lgphotography.fr
    • Laurent Guerinaud Photography
Resposta #3 Online: 05 de Novembro de 2008, 19:31:54
olá, o mais comum que se vc por aqui, é classificar por categoria...

tipo, autoral, isntitucional...vc coloca lá e divide, estúdio, natureza, fine art, empresarial, editorial, eventos, etc...

 :assobi: :assobi: :assobi: :assobi: :assobi: :assobi: :assobi:

Na verdade, não falo bastenta bem português para entender tudo isso... :( Não faz sentido para mim... Qual é a diferencia entre autoral e isntitucional? E o que é empresarial e editorial?

www.lgphotography.fr
Sony A77 + Sony A700 + 16-80CZ + 70-400G + 50/1.7 + 100/3.5macro + 5600HS + HVL-F58AM
[Antigamente: Sony A100, 18-70, 70-300G, 500/8, Tamron 70-300]
---
Cursos de fotografia: http://www.lgphotography.fr/cursos___palestras_080.htm


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #4 Online: 05 de Novembro de 2008, 20:30:04
Na verdade, não falo bastenta bem português para entender tudo isso... :( Não faz sentido para mim... Qual é a diferencia entre autoral e isntitucional? E o que é empresarial e editorial?

Se eu entendi o que o Anderson quis dizer, autoral seriam as fotos feitas por você sem a interferência de terceiros (Ex.: os grafismos do Mercadão) e institucional seriam as fotos realizadas a partir de uma encomenda externa; empresarial seriam as fotos feitas para empresas com algum fim comercial e editorial seriam as fotos feitas para revistas, jornais etc. também com fim empresarial, em resumo acho que são fotos de trabalho.

Se for isso mesmo, achei essa classificação meio confusa (talvez confusa seja minha interpretação dela), pois elas são mais complementares do que diferentes ou opostas. Por exemplo, é possível fazer fotos ditas autorais sob encomenda de alguma instituição. O livro "São Carlos de todos os povos", são fotos autorais feitas por Emidio Luisi sob encomenda de uma instituição pública, a Fundação Pró-Memória.

Criar mecanismos de classificação não é uma tarefa fácil e deve considerar os objetivos principais da seu site de fotos. Antes de mais nada, ele visa: apresentar ou vender o seu trabalho, com que propósito e para quem? Definindo essas questões de antemão, ficará mais fácil para você escolher os melhores classificadores para fins específicos.

Isso você já definiu no início do tópico, é um site profissional que visa apresentar o seu trabalho para um nicho especializado (galerias e editoras) com um fim específico (realizar exposições e vender imagens). Em ambos os casos imagino que o interesse central seja a fotografia autoral que, ao meu ver, não é uma categoria à parte, mas uma identidade fotográfica que permeia suas fotos, desde as paisagens até os retratos, se você for um fotógrafo eclético e transitar por todas as modalidades (paisagens urbana e rural, macrofotografia, grafismo, fotojornalismo, eventos, still, fotografias de rua, retratos, arquitetura, moda, etc.)

A classificação por lugares pode virar uma salada mista, por exemplo vai misturar os seus grafismos do Mercadão com as fotos de rua ou de arquitetura em S. Paulo, sem uma unidade visível entre elas, e a classificação por temas também é muito restrita e vai lhe criar problemas por não saber o local mais indicado para colocar as fotos que fogem dessa classificação.

Em todas formas de classificação, você terá fotos que podem ser inseridas tanto em uma quanto em outra categoria. Aí é caso de definir o conjunto ao qual ela está mais próxima.
« Última modificação: 05 de Novembro de 2008, 20:35:10 por Kika Salem »


LGphoto

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 263
  • Sexo: Masculino
  • www.lgphotography.fr
    • Laurent Guerinaud Photography
Resposta #5 Online: 05 de Novembro de 2008, 22:38:35
Muito obrigado. Efetivamente, so tenho fotos "autoral" para mostrar... Você entendeu muito bem meu problema. So que mesmo assim, não facil escolher. :shock:

Obrigado por suas reflexões, é isso que procurava! ;)
www.lgphotography.fr
Sony A77 + Sony A700 + 16-80CZ + 70-400G + 50/1.7 + 100/3.5macro + 5600HS + HVL-F58AM
[Antigamente: Sony A100, 18-70, 70-300G, 500/8, Tamron 70-300]
---
Cursos de fotografia: http://www.lgphotography.fr/cursos___palestras_080.htm


Kika Salem

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Feminino
Resposta #6 Online: 06 de Novembro de 2008, 18:07:28
So que mesmo assim, não facil escolher. :shock:

Laurent:
Estava aqui pensando numa melhor classificação.
Você já pensou em utilizar categorias pré-definidas como viagens, arquitetura, paisagens urbana e rural, fotojornalismo, still, street photography, grafismo, etc. e, se ainda assim elas limitarem sua seleção, você pode criar classificações temáticas complementares (séries) de bicicleta, motores, etc.
Essas seriam classificações gerais.
A indicação de lugar, que não se enquadrarem na categoria viagens, poderia vir na foto ou numa legenda abaixo dela junto com a data, uma espécie de sub-classificação.
« Última modificação: 06 de Novembro de 2008, 18:10:28 por Kika Salem »


LuisMuller

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
  • Sexo: Masculino
    • Facebook
Resposta #7 Online: 06 de Novembro de 2008, 19:06:30
Opa,

Uma boa pedida para o pessoal que gosta de ter suas fotos organizadas, por albuns, e não tem uma conta PRO no flickr, é esse site Ipernity, o site ja tem 1 ano, e é igualzinho ao flickr...
Quem quiser dar uma olhada:

http://www.ipernity.com/

Abs,