Autor Tópico: Falta de nitidez na impressão  (Lida 11685 vezes)

mayaradr

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Online: 01 de Novembro de 2008, 15:59:48
Olá.
Tenho a impressora Epson 7300 jato de tinta, e na hora de imprimir, não consigo obter nitidez nas fotos.
Já tentei imprimir pelo programa de impressão da impressora, Word, photoshop, tudo.
A foto não sai nítida.

Por favor, preciso de ajuda com isso.
Obrigada.
« Última modificação: 03 de Novembro de 2008, 00:51:32 por Kika Salem »


Anderson Fonseca

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 691
  • Tião Carreiro e Pardinho Salva!!!!!!
Resposta #1 Online: 01 de Novembro de 2008, 16:34:44
vc usa monitor LCD ou CRT??

e na imopressão em laboratório, acontece essa mesma falta de nitidez??


mayaradr

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #2 Online: 01 de Novembro de 2008, 22:00:03
Uso LCD. Em laboratório não.
Só mesmo quando imprimo em casa, e comprei essa impressora exatamente porque ela imprime fotos.
Minha câmera tem 7.2 megapixel, é da Sony.
Será que é alguma configuração da impressora??

Sempre que vou imprimir uso papel fotográfico, coloco na opção de "foto de alta qualidade", já coloquei somente como "foto", e nada adianta. A foto continua saindo com pouca nitidez, dá a impressão de estar meio embaçada.

Espero que possa resolver meu problema, obrigada pela atenção.


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #3 Online: 01 de Novembro de 2008, 22:30:49
Olá Mayara!
Primeiramente bem-vinda ao MF!

Vamos lá:

1) Abra a mesma foto que mandou imprimir no lab e na sua impressora, através do PS e exiba ela em 100% de zoom. Caso note a mesma falta de nitidez que observa quando imprime em casa, talvez no lab eles estejam fazendo correção antes de imprimir e ai o problema é de acerto com a cam.

2) Vale indicar esse tópico (http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?topic=24976.0) que trata da calibração do monitor e que é muito importante para se obter bons resultados.

Vou acompanhando por aqui.

Abs
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


Anderson Fonseca

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 691
  • Tião Carreiro e Pardinho Salva!!!!!!
Resposta #4 Online: 02 de Novembro de 2008, 00:22:07
olá Mayara, eu perguntei, porque as fotos em monitores lcd, as vezes mostram um contraste e nitidez infinamente superior á foto real...tem uns monitores com um contraste excessivo que as vezes nos enganam mesmo...e se o seu estiver descalibrado, até dependendo do modo como vc o visualiza, a imagem impressa vai sair diferente mesmo.

quanto ao fato de as fotos estarem saido sem nitidez, pode ser vários motivos...a compatibildade entre o papel e a tinta usada, a qualidade da imagem ( já notou se ele não está sofrendo nehum tipo de compressão para a impressão?? a sua impressora suporta o arquivo no tamanho que vc está mandando pós tratamento, ou pode estar redimensionando essa imagem??)

algumas impressorar tem uma função de otimização de brilho...já notou se não é isso que está atrapalhando??



Anderson Fonseca

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 691
  • Tião Carreiro e Pardinho Salva!!!!!!
Resposta #5 Online: 02 de Novembro de 2008, 00:26:16
ahh, e só lembrando:

não espere milagres desse tipo de impressora.elas são boas para oque se propõe, que é imprimir suas imagens em casa, e só.

se fossem tão boas quanto os vendedores e fabricantes pregam, não custariam tão barato.

 :ok:


mayaradr

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #6 Online: 02 de Novembro de 2008, 17:55:38
Aham.. eu entendo, com certeza elas não fazem milagre. Mas será que é incompatibilidade da tinta mesmo, ou alguma disfunção da impressora, como a otimização e as configurações?
Como será que eu me informo sobre isso? Não seria no assistente comum né.. pois já fiz de tudo e não consegui.. Será que seria diretamente com o fabricante?
Obrigada pela ajuda.


Anderson Fonseca

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 691
  • Tião Carreiro e Pardinho Salva!!!!!!
Resposta #7 Online: 02 de Novembro de 2008, 22:13:23
Aham.. eu entendo, com certeza elas não fazem milagre. Mas será que é incompatibilidade da tinta mesmo, ou alguma disfunção da impressora, como a otimização e as configurações?
Como será que eu me informo sobre isso? Não seria no assistente comum né.. pois já fiz de tudo e não consegui.. Será que seria diretamente com o fabricante?
Obrigada pela ajuda.

sim...dá uma ligada no suporte da Epson...deve ter um tel 0800, aí eles te explicam oque pode ser isso. :ok: :ok: :ok:


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #8 Online: 02 de Novembro de 2008, 23:38:36
ahh, e só lembrando:
não espere milagres desse tipo de impressora.elas são boas para oque se propõe, que é imprimir suas imagens em casa, e só.
se fossem tão boas quanto os vendedores e fabricantes pregam, não custariam tão barato.

 :ok:

Grande Anderson,

Ai, tenho que discordar 100% contigo. Possuo uma Epson R290 + Bulk ink, conjunto "barato", mas que entrega imagens impressas com qualidade, nitidez e cores em certos testes, melhores que muitos minilabs com os quais já trabalhei.

Tinta, papel, boa calibração e fotografia bem registrada e tratada são fatores que pesam muito mais do que o equipamento utilizado para impressão.

Bom, deixe-me salientar que o equipamento citado tem suas limitações e claro que para trabalhos profissionais onde resoluções maiores do que 5760 x 1440 dpi e ampliações maiores que A4 são necessárias, não serve mesmo.  ;)

Abs
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


Anderson Fonseca

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 691
  • Tião Carreiro e Pardinho Salva!!!!!!
Resposta #9 Online: 03 de Novembro de 2008, 12:07:02
olá Chello, bom saber que alguém tem resultados realmente satisfatórios com essas impressoras.

A mim realmente, elas nunca impressionaram...ainda mais usando Bulk-ink...

como vc disse bem, é preciso ter também um ótimo controle sobre o processo todo para que funcione corretamente.

o maior problema dessas impressoras, é que se vc for trabalhar com o melhor papel, a melhor tinta e tendo atenção total em todo processo acaba sendo inviável.

 :ok: :ok: :ok: :ok:


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #10 Online: 03 de Novembro de 2008, 12:21:57
olá Chello, bom saber que alguém tem resultados realmente satisfatórios com essas impressoras.

A mim realmente, elas nunca impressionaram...ainda mais usando Bulk-ink...

como vc disse bem, é preciso ter também um ótimo controle sobre o processo todo para que funcione corretamente.

o maior problema dessas impressoras, é que se vc for trabalhar com o melhor papel, a melhor tinta e tendo atenção total em todo processo acaba sendo inviável.

 :ok: :ok: :ok: :ok:

Fala Anderson,

Inviável? Para mim o custo de R$ 1,30/1,50 por ampliação 10x15 com a vantagem de todo controle sob minha responsabilidade, ainda está bem razoável. Mas, claro, cada situação é uma situação.

Abs e ótima semana!
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


Renato B.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 102
Resposta #11 Online: 03 de Novembro de 2008, 17:18:13
mayaradr,

As vezes, o problema pode ser do programa utilizado para transformar a imagem em jpeg, que pode compactar demais a imagem e assim você perde na qualidade. Eu passei por uma experiência "estranha" dias desses... Editei uma imagem no Photo paint (sim!!!! eu fiz isso... era o que tinha em mãos) levei o arquivo sem fechar no lab e lá fechei no PHOTOSHOP do micro deles (isso sim dá gosto, quanta diferença)a impressão de teste ficou ótima. Voltei pra casa e fiz algumas alterações... Fechei o arquivo no Photo paint(exportei em jpeg)....quando levei para imprimir no lab, a imagem estava horrível, parecia desfocada. Fiz tudo novamente no Photoshop do lab e a imagem voltou a ficar perfeita.
Antes de contactar o suporte da epson, converse com o pessoal do lab. pois eles podem estar fazendo ajustes, como bem disse o Chello .... peça para eles salvarem um jpeg para vc. e use esse jpg para testar a sua impressora.

abraços


mayaradr

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #12 Online: 04 de Novembro de 2008, 14:42:06
Olá gente, obrigada.
Eu trabalho com isso, faço as imagens no photoshop, configuro no tamanho certinho da imagem, uso papel fotográfico não fica bom.
Ja tentei por vários programas, como disse no 1º tópico. Só consigo ter como solução que o problema seja da impressora, pois ficam ótimas quando revelados no laboratório. Vou tentar entrar em contato com o SAC de lá. Obrigada pela ajuda.


merlini

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 26
  • Sexo: Masculino
    • http://www.velocidadebrasil.com.br
Resposta #13 Online: 04 de Novembro de 2008, 20:33:23
Estou tendo o mesmo problema !!!
Já tentei 2 bulk diferentes e cartuchos genérios, entre eles Faber Castell ...
De tanto encomodar os vendedores descobri que as últimas R290 tiveram o chip
reprogramado e por isso as cores não saem ...
Quando comprei a minha fiz alguns testes e fiquei assombrado com a qualidade de
impressão em papel fotográfico ..., fiz alguns testes em dvd e também ficaram ótimos !!!
Acabou a tinta preta, daí começaram os problemas ...
Depois de 2 tentativas com cartuchos genéricos e 2 com bulk, resolvi
comprar um cartucho original preto e tudo voltou com antes ..., a impressão
é 100% ...

Ligue para Faber Castell (0800-7017068) e pergunte porque o cartucho TK-E081BK que
diz na embalagem ser compatível com TO81120 e TO82120 (cor preta) não é
reconhecido pela R290 e ouçca a explicação !!!

Procure falar com vendedores que conhecem o produto e ouça as reclamações
sobre essa situação exclusiva nas últimas R290 !!!

Bom, por último fiquei sabendo que a Maxprint já está produzindo cartuchos totalmente
compatíveis com todas as R290 ..., agora é só encontrá-los no mercado ...

Espero ter ajudado.

Abraços,


pksato

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 539
    • http://pksato.blogspot.com/
Resposta #14 Online: 06 de Novembro de 2008, 01:30:08
Humm...
Essa Epson e uma impressora multifuncional, não espere qualidade de minilab dele.
Experimente imprimir uma imagem de referencia como a tss_printer_test.tif
http://www.physics.ohio-state.edu/~kagan/new_toys/Test-Images/tss_printer_test.tif

Acredito que photoshop tenha essas imagens de referencia para testes, tanto de monitor como de impressora.
A nitidez nas fotos depende do tipo de papel utilizando, se imprimir em papel comum, vai ficar horrível.
Nas Epson, onde o mecanismo de impressão não fica no cartucho, sempre use os originais.

Se quer qualidade na impressão, use sempre insumos originais. (eu sei, custam mais caro que o petróleo)


Paulino K. Sato - Maringá Pr.
Canon A300, Canon A95, Panasonic FZ5S