Autor Tópico: PENTAX K10 e FLASH  (Lida 5679 vezes)

alfbor499

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
  • Sexo: Masculino
Online: 03 de Novembro de 2008, 02:35:44
Saudações Santistas, alguém sabe me dizer se o vivitar 285HV pode ser usado na K10?
Agradeço qualquer colaboração.
Alex


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 03 de Novembro de 2008, 08:09:38
O 285HV é seguro com digitais.
Se voce quiser tirar a dúvida ligue o flash e meça com um voltímetro a tensão entre os contatos.
Dá entre 6 e 8V.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


alfbor499

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 03 de Novembro de 2008, 09:46:26
 Sim,eu estou entrando nas slr agora que comprei uma K10. Tinha uma fine pix 9100 e nessa, o flash era show!
 Obrigado.
Alex


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #3 Online: 22 de Março de 2009, 23:12:33
Tirando o tópico do fundo do baú, imagino que vc ja esteja usando a tempos, mas pode servir para mais alguem que tenha a mesma dúvida.

Pode ser usado sim. Minha situação é exatamente a mesma que a sua. Tenho uma Fuji S9000, e adquiri uma K10d. Ele pode ser usado sem medo. As fotos que eu faço a noite com flash são feitas com ela. E a k10d ainda tem o estabilizador no corpo, o que melhora ainda mais o desempenho dessa dupla (Vivitar 285HV e K10d), principalmente para fotos de eventos onde seja necessário baixas velocidades.

O incoveniente é que pelo fato de nao ser TTL e a K10d não ter luz auxiliar de foco, (isso é feito com o flash próprio dela, dando algumas piscadinhas, o que com o Vivitar acoplado fica impossível), em ambientes com pouca luz, vc simplesmente nao consegue fazer o foco.

Fiz essas fotos de aniversário assim (k10d + vivitar), com  o flash rebatido no teto, Mas olhando o exif das fotos, sempre vai dar que o flash nao foi disparado, pq. o mesmo nao é TTL.

http://davisato.multiply.com/photos/album/9/9

http://davisato.multiply.com/photos/album/16/16#

A S9000 + Vivitar 285HV nesse ponto funciona melhor, pq. tem aquela luz verde da camera que parece a mira do "Predador".

 :D
« Última modificação: 22 de Março de 2009, 23:21:16 por Davi Sato »
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #4 Online: 24 de Março de 2009, 11:09:09
Davi, isso é uma das coisas que mais me irrita nas DSLRs: a luz auxiliar de foco vem do flash. Poderiam pelo menos colocar o velho iluminador AF para quem quisesse usar flashes antigos (às vezes até da mesma fabricante da câmera) ou mesmo economizar bateria.

Já tentei até instalar um despolido genérico na minha K100D para fazer o foco no escuro, mas não ficou legal. Ultimamente eu tenho levado a minha F1 com uma 55mm f/1.2 e um Kodak Ultra 400 ou um Tri-X 400 puxado para iso 800. Ainda tenho esperança de que vão inventar um acessório que resolva esse problema.

Daria para adaptar um cabo de sincronismo na sapata para flash, mas de forma que não impedisse a abertura do flash pop-up. Aí, com uma manopla para flash presa à câmera, daria para ter tudo funcionando. Resta a pergunta: alguém já tentou essa alternativa?
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 25 de Março de 2009, 00:48:17
Francisco, eu também tenho essa curiosidade, vou ver se tenho o necessário aqui para testar. Em princípio, só não funcionaria se o simples fato de haver um flash (ou um adaptador) ligado na conexão hotshoe impedisse o funcionamento do pop-up, mesmo este podendo ser levantado.

Dependendo da necessidade, vai juntando uma graninha aí pra quando sair a K30D, pelo que já li ela terá luz auxiliar de flash (como algumas Nikon). Resta esperar pra ver se isso (e tudo o mais que já disseram a respeito) virá mesmo...
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde


Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 28 de Março de 2009, 00:55:41
Bem, fiz o 'teste' aqui e o pop-up não levanta totalmente com o adaptador acoplado. E não dispara quando não está totalmente levantado, ou seja, não é possível utilizar a luz auxiliar dele para focagem. Penso que a posição da sapata, que faz com que o pop-up fique a 'meio caminho' quando há algo instalado nela, é proposital.

Já o contato PC não impede que seja disparado o pop-up, bem como outro flash eventualmente instalado na sapata. Aí funciona tudo, direitinho...
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde


ELIAS

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 949
Resposta #7 Online: 28 de Março de 2009, 02:19:19
Davi, isso é uma das coisas que mais me irrita nas DSLRs: a luz auxiliar de foco vem do flash. Poderiam pelo menos colocar o velho iluminador AF para quem quisesse usar flashes antigos (às vezes até da mesma fabricante da câmera) ou mesmo economizar bateria.

Olá Francisco!

Realmento esse problema é chato mesmo!
Tenho vários flashs não TTL, e quando ivento/preciso de usa-los num evento, temos esse problema.
Sofro com isso, desde que fotografava com a Fuji S7000, que não tinha iluminador de AF na câmera, e nem conexão pra flash TTL, aí era pior ainda.
Tinha então que recorrer a gambiarras... Levar uma lanterninha na bolsa, ou abrir o celular na hora na cena pra focar (imagina a cena, você pedir para o noivo segurar seu celular com a tela acesa, pra sua câmera poder focar :doh:)
Nessa época ainda procurei uma melhor solução... e encontrei na BH um iluminador por LEDs, bem pequeno, que é rosqueado embaixo da câmera na rosca pro tripé. Não sei se na prática funcionaria bem, e qual a distancia que ele cobreria... Não cheguei a compra-lo, mas fica aí a idéia se alguem quiser aproveitar.  Dei uma olhada na BH agora, e não encontrei mais aquele modelo.

Abraço
Elias Vieira dos Santos
Jaú - SP

www.eliaseelizeufotoevideo.com


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 28 de Março de 2009, 22:32:07
Levar uma lanterninha na bolsa, ou abrir o celular na hora na cena pra focar (imagina a cena, você pedir para o noivo segurar seu celular com a tela acesa, pra sua câmera poder focar :doh:)

 :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Pô, amarra um vagalume no paletó dele! :hysterical: :hysterical:



=========================
Veja lá o que vai falar, hein! A mamãe nada tem a ver com isso! :assobi:
-22.352971,-48.775582


ELIAS

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 949
Resposta #9 Online: 28 de Março de 2009, 22:58:50
:hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Pô, amarra um vagalume no paletó dele! :hysterical: :hysterical:



=========================
Veja lá o que vai falar, hein! A mamãe nada tem a ver com isso! :assobi:

 :hysterical: :hysterical:
Boa essa do vagalume...rs

Mas agora viajando um pouco... se tivesse como adestrar um vaga-lume, poderia contratá-los para seguir o noivo/noiva, para ajudar no AF em cameras se Assistete de AF! :doh: :hysterical:
Elias Vieira dos Santos
Jaú - SP

www.eliaseelizeufotoevideo.com


Marcos Lima

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 405
  • Sexo: Masculino
  • Batatinha quando nasce espalha a rama pelo chão...
Resposta #10 Online: 29 de Março de 2009, 10:16:28
Se o AF não funciona vai no MF mesmo. e quanto ao flash não TTL vai na regrinha "GN/F=M". Na FM10 E FE10 eu faço isso.
Marcos Lima - Fotografia.

Nikon FE10, F100 e D200
Mamiya RB67, Baldax


Heber_Dm

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 659
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 29 de Março de 2009, 16:32:15
Se o AF não funciona vai no MF mesmo...

Já que ainda não lançaram o 'Curso Prático de Adestramento de Vagalumes'...

Às vezes é esse o único jeito. Mas a lente tem que ser 'quick shift', senão corre o risco do incauto detonar o motor do sistema de AF da lente (ou da câmera).
Uma vez, numa formatura, vi um cara sofrendo horrores com isso; no começo ele ainda desligava o AF da lente, depois ele desistiu e continuou 'na tora' mesmo.
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°
Heber DM - Lavras-MG
Pentax System - Canon PowerShot G6
°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

"Jovem é todo aquele que tem compromisso com o futuro" - Tristão de Ataíde