Autor Tópico: Foto de evento, quanto cobrar?  (Lida 4902 vezes)

Fly Angler

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 83
  • Sexo: Masculino
Online: 03 de Novembro de 2008, 11:04:11
Eu só fiz fotos de evento uma vez, quando estava começando na carreira e não tinha muita idéia quanto cobrar. Não é o tipo de foto que eu faço, mas um cliente só vai fechar um outro negócio comigo se eu fotografar também uma festa de um evento da empresa, seria pra fotografar algumas pessoas, a festa em si, etc. Ela estimou umas duas horas lá seria suficiente.

Quanto cobrar por hora? Qual é o valor médio do mercado pra esse tipo de serviço?

valeu, abs


Chello

  • Trade Count: (15)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.638
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Chello Photo Professional
Resposta #1 Online: 03 de Novembro de 2008, 11:46:03
Fly,

Aqui em SP, se você fosse por uma agência a média gira em torno de R$ 150,00 para este tipo de serviço. Como vai por conta própria, a média do mercado é de R$ 600,00 pela saída de 5h. Assim, daria aproximadamente R$ 120,00/hora. Mas, tem o fator muito importante também da região de mercado onde você atua que influencia muito a questão do preço.

Agora, vale à pena cobrar "barato" e conseguir além dessa grana da festa, também o outro negócio que o cliente vai fechar ou ficar em casa coçando e perder os dois?? rsrs

Ontem mesmo conversava com o Bruno, e discutimos isso... As contas no final do mês não querem nem saber!

Claro que devemos valorizar nosso trabalho, mas nunca esquecer o bom senso e a realidade na qual estamos inseridos!

Boa sorte!

Abs
« Última modificação: 03 de Novembro de 2008, 11:47:37 por Chello »
Chello
Fotojornalista
Canon Professional

Instagram: @chellofotografo


Anderson Fonseca

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 691
  • Tião Carreiro e Pardinho Salva!!!!!!
Resposta #2 Online: 03 de Novembro de 2008, 11:47:37
olá Octávio, eu costumo cobrar para esse tipo de evento de 500 a 800 reais, dependendo da complexidade, por um período de 4 horas. Entrego o DVD com as fotos, tratadas.

mas por 2 horas apenas acho


Anderson Fonseca

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 691
  • Tião Carreiro e Pardinho Salva!!!!!!
Resposta #3 Online: 03 de Novembro de 2008, 11:48:53
completando:

mas por 2 horas apenas acho que vc pode baixar esse valor, ainda mais se o cliente ainda vai fechar outro trabalho com vc. :ok: :ok: :ok: :ok:


Anderson Fonseca

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 691
  • Tião Carreiro e Pardinho Salva!!!!!!
Resposta #4 Online: 03 de Novembro de 2008, 11:52:33
ahh, e mais uma coisa:

eu já cobrei bem mais barato. já fiz esse tipo de evento por 300,400 reais, mas depois de fazer uma pesquisa de mercado e um cálculço de base para meu trabalho, resolví aumentar o preço.

Tem gente que chia bastante e não fecha, mas quem está mesmo preocupado em ter um serviço de qualidade não pensa duas vezes. :ok: :ok:


Fly Angler

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 83
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 03 de Novembro de 2008, 12:49:34
Valeu pessoal. O evento é em São Paulo mesmo.

Mandei o valor, agora é esperar a choradeira de praxe  :doh:

valeu abs!